COMPARTILHAR
como fazer um roteiro de viagem
© Pixabay

Apesar de ser uma tarefa simples para quem está acostumado a viajar, uma das dúvidas mais comuns entre os que irão cair na estrada pela primeira vez é como fazer um roteiro de viagem.

Prova disso são alguns comentários que recebo aqui no blog. Muitos pedem ajuda sobre como montar o seu roteiro.

Mesmo isso não sendo tão complexo, essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, e engana-se quem pensa que é por má vontade. O que torna essa questão tão complicada de ser respondida é o fato dela ser extremamente pessoal.

Cada pessoa tem um estilo próprio de viagem, gosta de lugares diferentes e também possuem orçamentos distintos.

Eu por exemplo gosto de viajar para lugares que possuem muita natureza.

Praias e montanhas estão entre os meus destino favoritos.

Por outro lado, a quem prefira viajar por grandes cidades e que possuam uma vida cultural e noturna bastante agitada.

Agora imagine que eu recomende um pequeno e tranquilo vilarejo na praia (e ainda diga que esse é um destino imperdível), para alguém que está em busca de uma viagem parecida com o segundo perfil que citei acima. Ela não vai ficar muito contente, concorda?

Além desses fatores que já mencionei, há muitos outros que também devem ser levados em consideração na hora de montar um roteiro de viagem. E é exatamente isso que eu quero mostrar para você nesse post.

Irei te ensinar um passo a passo para você aprender a organizar a sua viagem de acordo com o seu perfil, tempo e orçamento disponível.

Afinal, John Steinbeck já disse certa vez – “As viagens são como as pessoas: não há duas iguais.”

como fazer um roteiro de viagem
Praia do Félix – Ubatuba

Passo 1: Para onde ir

Antes de começar a montar um roteiro de viagem é preciso saber qual será o destino.

Se você não tem um lugar que sempre sonhou em conhecer, não faz ideia para onde ir ou está em dúvida entre muitas possibilidades, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a escolher.

⇒⇒⇒ Descubra que tipos de lugares você quer visitar

Praias paradisíacas, vilarejos pé de montanha, metrópoles, restaurantes conceituados, museus, cidades históricas e vida noturna. Esses são apenas alguns critérios que você pode utilizar para começar a “filtrar” as suas opções.

⇒⇒⇒ Quando ir

Se você não possui flexibilidade nas datas da sua viagem esse é outro fator que deverá considerar na hora de escolher um destino.

Por exemplo: se você só pode viajar nos meses de dezembro e janeiro e detesta frio, ir para Nova York não é uma boa ideia.

⇒⇒⇒ Saiba quanto $$$ você poderá gastar nessa viagem.

Esse é outro fator importantíssimo para determinar o seu destino.

Você pode curtir baladas até o sol raiar em Buenos Aires ou em Nova York, por exemplo. Tenho certeza de que as duas cidades possuem inúmeros lugares excelentes para isso. No entanto você gastará muito mais em uma do que em outra.

Leia também: Orçamento de viagem- 10 passos simples para não errar na conta

⇒⇒⇒ Quanto tempo você terá disponível para essa viagem?

Todo o seu roteiro será montado com base nesses dias. É essencial que você saiba essa informação antes de começar a organiza-lo.

Lembre-se de que algumas cidades necessitam de mais tempo para conhecer as principais atrações do que outras.

como fazer um roteiro de viagem
Cidade do México

Leia também: 8 erros que cometi no meu primeiro mochilão

Passo 2: Montando o seu roteiro de viagem

Destino escolhido, agora é hora de começar a montar o seu roteiro propriamente dito.

Determinar que lugares você  visitará e quanto tempo ficar em cada cidade será uma tarefa para essa etapa do seu planejamento.

Portanto, vamos às dicas de que como fazer isso.

⇒⇒⇒ Pesquise, pesquise e pesquise

Toda essa etapa do seu planejamento envolverá muitas pesquisas.

Consulte blogs, revistas e guias de viagem, grupos do Facebook e converse com pessoas que já viajaram para o lugar que pretende ir. Tudo isso com o objetivo de descobrir quais são os principais pontos turísticos e atrações que o seu destino oferece.

Faça uma lista com todos esses lugares coletados. Não descarte nenhum deles a princípio.

⇒⇒⇒ Escolhendo os lugares

Com essa lista pronta, é hora de começar a decidir o que de fato você irá conhecer. Hora de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada um deles e descartar os que não te interessam.

Dos itens que restarem classifique-os em dois grupos. Aqueles que você FAZ QUESTÃO de conhecer, e outros que você não se importaria em deixar para uma próxima viagem.

⇒⇒⇒ Planejando os seus dias

Hora de organizar o seu dia a dia na cidade que estiver visitando.

Com base na quantidade de atrações que escolheu no item anterior, estipule um número aproximado de quanto tempo precisará para conhecer  todos os lugares.

Muito provavelmente você irá descobrir que é necessário mais tempo do que a quantidade que você tem.

Não fique em pânico.

Tente organiza-los seguindo o critério estabelecido anteriormente (os que você FAZ QUESTÃO de conhecer e os que podem ser deixados para outra viagem).

Montar uma planilha no Excel ajuda bastante na hora de executar esse item. Você pode dividir os seus dias por período, determinando assim o que fará pela manhã, tarde e noite.

como fazer um roteiro de viagem
Montevidéu

Leia também: Seguro viagem- Por que contratar, qual escolher e como usar?

+ Dicas de como fazer um roteiro de viagem

⇒ Na hora de montar um roteiro de viagem é normal querer visitar o maior número de lugares e cidades possíveis. No entanto, ao fazer isso, muitas vezes você irá transformar a sua viagem em uma maratona.

Não tenha medo de deixar algum lugar que você queria conhecer para uma próxima oportunidade.

⇒ Os dias de deslocamento entre uma cidade e outra são praticamente dias perdidos. Se a viagem não for muita longa ou se o seu voo tem um horário legal, talvez você até consiga conhecer alguma coisa nesses dias. Mas não conte 100% com isso.

⇒ Tenha pelo menos um dia livre no seu roteiro de viagem. Você poderá usa-lo como quiser. Seja para conhecer um lugar que descobriu somente quando já estava na cidade; para compensar algum imprevisto que possa acontecer ou simplesmente para fazer aquilo que mais gosta.

Montar o seu roteiro de viagem é apenas uma das etapas de planejamento da sua trip. Existem muitas outras coisas que você também precisa organizar.

Se você está com a grana curta mas mesmo assim quer viajar, recomendo que leia o post “10 dicas realmente eficazes para viajar barato”.

Se você quer saber quais são esses outros itens e como  planeja-los, baixe gratuitamente o meu e-book: Guia Prático- 8 passos infalíveis para você planejar qualquer viagem.


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO?

Ao reservar os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas sobre como fazer um roteiro de viagem? Deixe um comentário abaixo!

Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. me ajuda pelo amor de tudo que ´mais sagrado, não estou conseguindo planejar minhas férias do ano que vem e as datas já estão chegando.

    Quero visitar Floripa, RJ e SP e Manaus em Março do ano que vem, onde vou primeiro e depois?

    • Faaala Fabio, blz?

      Então, depende de qual lugar você é e como fará as viagens (ônibus, avião…)

      De qualquer forma, uma opção é começar por Manaus e ir descendo!

      Manaus- RJ-SP- Floripa. Ou o inverso!

      Abraço

  2. Oi Murilo! Cara, estou impressionada com o seu post, poruq eu etava rascunhando algo parecido para postar e voilà 🙂 adorei. Vou aproveitar as dicas e compartilhá-las com meus leitores. Excelente blog e amei sua escrita, um beijo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here