COMPARTILHAR
Costa Rica, roteiro e turismo
La Fortuna

Se você gosta de destinos que envolvem muita natureza, como praias, florestas e até vulcões, um roteiro de viagem pela Costa Rica certamente irá te agradar. Embora não seja muito grande, o território costa-riquenho é privilegiado com paisagens deslumbrantes, tanto em quantidade como em diversidade. Além disso, poucos países no mundo conseguem desenvolver um turismo ecológico responsável como a Costa Rica faz.

Caso você esteja planejando uma trip para lá, ou então, ficou interessado em conhecer este país, neste post irei te sugerir um roteiro para que você possa explorar alguns dos lugares mais lindos da Costa Rica.

O tempo ideal que recomendo para fazer esta rota são 14 dias. Menos que isso sua viagem pode ficar corrida e você não conseguirá aproveitar o que cada cidade tem para oferecer. E claro, se você tiver mais dias para as sua férias, pode incluir outros destinos no seu roteiro. Pois, além dos lugares que vou indicar, a Costa Rica tem muitas outras paisagens que valem a visita.

>>> San José – La Fortuna – Monteverde – Parque Nacional Manuel Antonio

Seu roteiro de viagem pela Costa Rica começa em San José, maior cidade e capital do país. Embora sua fama não seja das melhores, viajar por território costa- riquenho sem, nem ao menos passar por ela, é bem improvável. Isso porque além estar bem próxima do Aeroporto Internacional Juan Santamaria, San José também é a origem de muitas rotas de ônibus que te levarão a outros destinos turísticos.

Aproveite seu dia de chegada para bater perna, conhecer as poucas atrações da cidade e organizar seu passeio do dia seguinte. Afinal, apesar de San José em si não valer muito a pena, ela está bem próxima de outros lugares que merecem a sua atenção, como por exemplo, o Vulcão Poás.

Localizado aproximadamente a 50 quilômetros da capital, o Parque Nacional Vulcão Poás pode ser visitado em um passeio bate-volta, seja com algum tour ou por conta própria. Para ir de forma independente primeiro você deve pegar um ônibus até a cidade de Alajuela. Chegando lá basta pegar outro ônibus que te levará ao parque. Apenas fique atento aos horários, pois há somente uma saída de ônibus por dia que faz o percurso Alajuela – Parque, Parque – Alajuela. Para ir ele sai da cidade ás 9hs. O horário de regresso do parque é as 14h30hs.

Costa Rica: roteiro, viagem, turismo e mochilão

No dia seguinte acorde cedo mais uma vez para seguir viagem até o próximo destino.  De San José até La Fortuna serão cerca de quatro horas e meia de viagem e há apenas três saídas de ônibus por dia, todos eles na parte da manhã. Por isso, se possível compre a sua passagem no dia anterior.

Recomendo pelo menos três dias inteiros em La Fortuna, minha cidade favorita na Costa Rica e ideal para quem curte natureza e atividades outdoors.  Além dos famosos hikings pelo Vulcão Arenal e Vulcão Cerro Chato, outras atrações que estão aos arredores, são: o Rio Celeste (no Parque Nacional Vulcão Tenorio), cachoeiras, tirolesa, rafting e hot springs (águas termais).

Costa Rica - Roteiro de viagem - Vulcão Arenal
Vulcão Arenal
roteiro de mochilão na Costa Rica
Rio Celeste

Para se deslocar de La Fortuna até Monteverde, a próxima cidade deste roteiro pela Costa Rica, você terá duas opções. A primeira, mais barata e demorada, é com o transporte público: primeiro você terá que pegar um ônibus até Tilarán e depois mais um até Monteverde. Este percurso levará cerca de sete horas. Para reduzir este tempo praticamente pela metade, a solução é ir com transporte privado, os famosos shuttles. A principal razão para toda essa diferença de tempo é que o transporte oferecido por agências fará parte do deslocamento por terra e outra parte pelo Lago Arenal, o que encurtará consideravelmente a distância. Espere gastar cerca de US$ 30,00 por essa regalia.

Já em Monteverde, recomendo que você fique no mínimo dois dias inteiros por lá. Apesar da região ter atrações para mais dias, nesse tempo você poderá conhecer lugares como o  Selvatura Adventure Park e Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde.

O último destino nesta viagem pela Costa Rica também envolverá muita natureza, porém, desta vez, as atrações são as praias. Mais especificamente as do Parque Nacional Manuel Antonio, um dos cartões postais da Costa Rica.

Para explorar este parque você terá que chegar até a pequena vila de Quepos. De Monteverde não há transporte público direto para lá, portanto, você terá que pegar dois ônibus: de Monteverde a Puntarenas e outro de Puntarenas até Quepos. Todo esse deslocamento levará cerca de oito horas. Se quiser chegar mais rápido, há muitas agências que oferecem shuttles sem paradas entre as duas cidades. Neste caso espere gastar cerca de quatro horas e US$ 50,00.

Chegando em Quepos fique ao menos três noites para explorar o Manuel Antonio e outras praias da região. Afinal, mar e correria não combinam nem um pouco, e você merece relaxar em praias incríveis nos seus últimos dias de férias.

+ Dicas de roteiro de viagem pela Costa Rica

>>> Para ir de Quepos até San José há ônibus direto.

>>> O Parque Nacional Manuel Antonio não abre às segundas-feiras.

>>> Se você tiver mais tempo para viajar pela Costa Rica, saiba que há muitos outros lugares bacanas para conhecer.

Do lado caribenho, perto da fronteira com o Panamá, a cidade de Puerto Viejo atrai viajantes que estão em busca de praias em um ambiente mais roots. Outra atração que também está no Caribe da Costa Rica é o Parque Nacional Tortuguero.

Já na Costa Pacífica, Santa Teresa e Jacó são bastante populares. Ambas são muito famosa entre os surfistas, porém, a segunda possui acesso mais fácil, já que fica no meio do caminho entre Puntarenas e o Parque Nacional Manuel Antonio.

>>> E você, tem outras dicas para um roteiro de viagem pela Costa Rica??? Me conta aí nos comentário. Tenho certeza de que ajudará outros viajantes.

# Leia mais sobre a América Central

>>> 7 razões para viajar pela América Central

>>> 5 roteiros de viagem pela América Central

>>> Quanto custa um mochilão pela América Central?

>>> Como se locomover pela América Central ?

>>> Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

>>> Guia dos principais destinos na América Central


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO? 

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here