COMPARTILHAR
roteiro Patagônia - torres del paine
Torres del Paine

A Patagônia é um destino bastante popular não somente entre os brasileiros, mas entre turistas do mundo inteiro. Paisagens incríveis em um dos lugares mais isolados do mundo, proporcionam uma experiência única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.

Os meses mais procurados pelos viajantes é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro até inicio de abril. Nessa época as temperaturas não são tão congelantes como no inverno, todas as atrações estão disponíveis e você dificilmente terá problemas na estrada por causa de nevadas. Durante o inverno  muitos hostels, restaurantes e agências de turismos fecham as portas devido a baixa procura, limitando as opções dos turistas.

Organizar um roteiro pela Patagônia pode parecer um pouco complicado a primeira vista. São muitas cidades, dois países envolvidos (Argentina e Chile), distâncias que parecem curtas mas que podem levar horas de viagem e surpresas no orçamento caso você não se planeje direito. Por isso resolvi escrever esse post para te orientar na hora de montar seu itinerário por esse lugar fantástico.

Em relação as passagens e transporte entre as cidades, eu apenas comprei uma bilhete aéreo  de ida de São Paulo até Ushuaia (escala em Buenos Aires) e volta de Buenos Aires para São Paulo. Todos os outros trajetos eu fiz de ônibus, e ia comprando as passagens conforme chegava em cada cidade. Caso você não tenha muito tempo para ficar viajando de ônibus, você pode pesquisar a passagem aérea de múltiplos- destinos, muitas vezes o valor acaba compensando.

roteiro Patagônia
El Chaltén

Roteiro de viagem pela Patagônia

Ushuaia → Torres del Paine → El Calafate → El Chatén

Pegue um voo de Buenos Aires até Ushuaia e comece a descobrir a Patagônia pela cidade mais austral do mundo. Quer dizer, pelo menos para os argentinos que defendem essa fama com todas as forças. Pergunte a um chileno se isso é verdade e você escutará um sonoro não como resposta.

A situação é a seguinte, a pequena cidade chilena de Puerto Willians está de fato localizada mais ao sul do que Ushuaia, porém, a maioria dos argentinos alegam que Puerto Willians se trata apenas de um porto, e com uma população tão pequena que não pode ser considerada uma cidade.

roteiro de viagem patagônia - ushuaia
Ushuaia

Leia também: Ushuaia, la ciudad del fin del mundo

Discussões a parte, reserve quatro ou cinco dias inteiros para conhecer a gelada e encantadora Ushuaia. Afinal você não veio tão longe para passar apenas duas noites, certo?!

A cidade pode ser percorrida a pé. Reserve um dia para conhecê-la. Passeie pelas praças, parques, museus e organize/reserve os passeios dos próximos dias caso você ainda não tenha feito isso.

Há muitas, mas muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios pela região de Ushuaia. Pesquise bastante antes de fechar negócio.

Alguns dos passeios que fiz e recomendo são: Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo (Pinguinera) e passeio pelo Canal Beagle. Você não precisa fazer todos esses, ou se achar pouco, há muitos outros que você pode incluir no roteiro, tudo depende do seu tempo e orçamento disponível.

mochilão patagônia - pinguinera ushuaia
Pinguinera, Isla Martillo

>>> Confira algumas ofertas de hospedagem em Ushuaia

Hora de atravessar a fronteira e ir até um dos parques mais bonitos do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine. Para ir até o parque, é interessante  você ter como base a cidade de Puerto Natales. De Ushuaia há ônibus que fazem esse trajeto, porém não diariamente. Caso não coincida com o dia que você quer, uma opção é ir primeiro até Punta Arenas (Chile) e de lá para Puerto Natales. Independente de qual for sua opção, esteja ciente que gastará praticamente todo o dia no trajeto.

⇒ Dica Importante: Compre sua passagem para Puerto Natales/Punta Arenas assim que chegar em Ushuaia ou com uma antecedência de pelo menos três dias.

viagem pela patagonia torres del paine
Torres del Paine

Você pode conhecer Torres del Paine em um passeio de um único dia, saindo bem cedo de Puerto Natales e retornando quase a noite. Nesse caso, será necessário ir com alguma agência de turismo pois, além de incluírem o transporte de ida e volta até o parque, você conhecerá o lugar basicamente de dentro de uma van. Parando apenas nos principais pontos de interesse para uma pequena caminhada e fotos.

A outra opção e que é muito mais interessante, na minha opinião, é o trekking. Nesse sistema você pode ir por conta própria, sem contratar nenhuma agência. Os circuitos mais tradicionais são o W, que dura quatro dias; e o circuito O, também conhecido como circuito completo.

Nesse segundo você conhecerá praticamente todo o parque, e precisará de sete a dez dias. Caso você não tenha todos os equipamentos necessários para trilha e acampamento, em Puerto Natales há muitas lojas que alugam esses itens como saco de dormir, isolante térmico, barraca entre outros.

roteiro patagonia
Torres de Paine

Leia também: Circuito W em Torres del Paine | Um guia essencial para a sua viagem 

Depois de conhecer esse lugar incrível no Chile, voltaremos para a Argentina rumo a El Calafate. A viagem desde Puerto Natales até El Calafate é bem tranquila e dura mais ou menos seis horas. Reserve dois ou três dias inteiros para essa cidade.

A grande atração que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o grande e imponente Glaciar Perito Moreno. Essa incrível geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Outros lugares legais para se conhecer em El Calafate é o Glaciarium (bar e museu de gelo) e a Laguna Nimez.

viagem patagônia perito moreno
Glaciar Perito Moreno

calafate

>>> Confira algumas ofertas de hospedagem em El Calafate

A última cidade do roteiro foi a que eu mais gostei na Patagônia, El Chaltén. O pequeno povoado localizado dentro de um parque nacional possui em torno de 600 habitantes e está apenas a três horas de El Calafate.

A pequena cidade é considerada a capital mundial do trekking devido as inúmeras opções  disponíveis. E o melhor é que a grande maioria é de graça, você não precisa pagar nem um centavo para fazê-las.

patagônia argentina chaten 1
Cerro Fitz Roy

Leia também: El Chaltén, destino ideal para trekking na Patagônia

A maioria das trilhas você pode fazer em um dia, ou seja, sair bem cedo de El Chaltén e retornar no fim do dia. As mais procuradas são as que levam até o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre. Reserve pelo menos três dias inteiros para El Chaltén.

chalten
Início da trilha para o Cerro Fitz Roy

QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO?

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas? Deixe um comentário abaixo!

Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

 

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

95 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Murilo, tudo bem?

    Cara estou planejando realizar uma vigem para a Patagônia, porém surge muitas dúvidas.

    Primeiro estamos pensando ( eu e minha namorada) em pegar um avião direto para Ushuaia posteriormente seguir o seguinte roteiro: Ushuaia-Torres Del Paine-El Calafate-El chalten-Ushuaia ( pois iremos comprar passagem de ida e volta).

    minhas dúvidas são as seguintes: existe ônibus que vá de uma cidade para outra e posteriormente de El Chaten para Ushuaia direto?
    Qual o melhor jeito de se locomover financeiramente falando?..rsrsrsr
    Os pacotes de passeios, é melhor comprar por lá? Internet? Você conhece alguma agência para indiciar?
    Em relação ao dinheiro, é melhor levar em reais, dólar ou peso argentino?

    • Faaala Luigi, tudo bem??

      Há ônibus entre essas cidades sim. Apenas de El Chaltén que não há direto para Ushuaia.
      Você deve voltar para El Calafate, e de lá pegar mais dois ônibus: se não me engano primeiro para Rio Gallego e depois mais um para Ushuaia (como disse, precisa verificar essa informação pois não tenho certeza… rs).
      Apenas já vá preparado para algumas horas nas estradas, pois as viagens são longas!
      Contratei todos os passeios lá e deu tudo certo. O bom é que dava pra pesquisar bastante antes e dar aquela negociada! Não me lembro o nome da agência pois na época não tinha o blog e não anotei!

      Na Patagônia a melhor cotação é de dólar para peso. Por isso recomendo levar dólar. A menos que você passe antes por Buenos Aires e consiga fazer o câmbio por lá. Neste caso, pode levar real mesmo.

      NÃO compre peso argentino no Brasil (a não ser em cidades fronteiras). A cotação nas casas de câmbio é muuuito ruim!

      O pessoal do blog Viajei Bonito voltou da Patagônia na semana passada e estão postando váááárias dicas legais que certamente podem te ajudar. Dá uma olhada. (link abaixo)

      >>> http://viajeibonito.com.br/

      Abraço!

  2. Oi Murilo! Tudo bem?
    Curti seu post!
    Gostaria de pegar um voo com destino Punta Arenas, ida e volta. Saberia me informar se existe algum ônibus de El Cháten até Punta Arenas direto?

    • Oi Erika, tudo bem e você?
      Que bom que gostou do post!

      De El Chaltén só há ônibus para El Calafate. De El Calafate eu acredito que não tenha um direto para Punta Arenas (não tenho certeza).
      Mas uma rota alternativa é ir de El Calafate para Puerto Natales e de Puerto Natales para Punta Arenas!

      Abraço!

  3. Bom tarde.
    Estou querendo ir para a patagônia com meu namorado, em janeiro de 2019.
    Gostamos desse roteiro que você informou.
    Gostaria de saber se teria como me enviar por e-mail, os custos dos passeios e hotéis. Chegou a ficar em algum Hostel?
    Acha que duas semanas seria um tempo bom para fazer todos esses passeios?
    Segue meu email.
    vivianstasiak@outlook.com

    Fico no aguardo.
    Agradeço desde já.

  4. Ola Moises, parabens pelo seu blog. Muito esclarecedor e bem detalhado.
    Eu queria saber de vc o seguinte: e realmente necessario ter um receptivo na Patagonia Chilena e Argentina ou posso somente fechar os transfers de uma cidade a outra e comprar os passeios por minha conta? Estou meio perdida. Vou agora em novembro.
    Te agradeco desde a pela ajuda,
    Erica

    • Oi Erica!

      Eu fechei tudo por minha conta quando cheguei lá e achei beeeem tranquilo!
      Além disso, novembro ainda não é altíssima temporada, então os passeios acabam não sendo tããão concorridos!

      Abraço

  5. Oi Murilo, pretendo ir em Janeiro.
    Chegarei dia 18 de janeiro (devo chegar ainda pela manha) e retornarei dia 25 de janeiro.
    Pensei em El calafate ( 03 dias ) –> El chaten (full day tb) –> torres del paine (full day) –> Ushuaia (02 dias)

    • Ou entao USh (ISLA MARTILLO e PQ NACIONAL TERRA DEL FUEGO em 02 dias) –> Torres del apine full day –> El calafate (perito moreno) —> El chaten Cerro Fritz Roy e Cerro Torre (02 dias) voltando para el cafalte e pegando o voo para o brasil. O que sugere?

      • Oi Elizio,
        Eu acho que fica beeeem corrido fazer todos estes destinos neste tempo!
        Tiraria Ushuaia e ficaria na região de Calafate e Chaltén. Apenas um dia em Él Chaltén é muuito pouco, pois o melhor de lá são as trilhas e normalmente você gasta um dia todo somente para uma delas!

        Abraço

  6. Olá Murilo,
    Somos portugueses e vamos viajar para argentina em outubro. Queremos visitar o glaciar perito moreno, porque devido aos preços elevados escolhemos apenas essa parte da Patagônia para ver! Alguma sugestão em como rentabilizar, iremos depois das cataratas lá bem na outra ponta do país!
    Obrigada,
    Raquel

    • Oi Raquel!

      Acredito que não há muitos meios de economizar nesta parte da viagem! =[
      Depois das Cataratas vocês pretendem ir direto para Calafate? Caso sim, acredito que a melhor maneira é ir de avião.
      A viagem de ônibus além de longa, não costuma render uma boa economia. Já em El Calafate, se você pretendem realizar o trekking pelo Perito Moreno, terão que contratar o serviço de alguma agência.

      Ahhh… Se tiver tempo disponível vá a El Chalten. Está a quatro horas de Calafate e há paisagens e trilhas incríveis por lá! E as trilhas podem ser feitas por conta própria, sem ter que gastar um único centavo com passeio!

      Abraço

  7. Olá! Tudo bem? Estou querendo ir para a região da Patagônia depois do Natal e ficar do dia 26 ao dia 5/1. Gostaria de saber se é fácil chegar nas cidades e reservar passeios ou é arriscado não conseguir. Normalmente se reserva só para o dia seguinte? E o que você acha do nível de dificuldade das trilhas em Torres del Paine e em El Chalten? Nunca fizemos trekkin, então gostaria de saber se dois amadores conseguem em um passeio mais curto ter acesso às paisagens tradicionais do parque. Caso os passeios precisem de agendamento com muita antecedência, quais empresas devemos entrar em contato? Muito obrigado!!

    • Oi Felipe!

      Quando eu fui foi bem tranquilo chegar e reservar lá. Normalmente para o dia seguinte ou para dois dias, já que alguns passeios não saiam todos os dias.
      Como você vai em época de ano novo, recomendo que entre em contato com algumas agências para verificar horários de funcionamento e em que dias eles irão fazer os passeios. Infelizmente na época desta viagem ainda não tinha o blog e não anotei com que agência fiz os passeio. Não sei te indicar nenhuma.

      Sobre as trilhas, em Torres del Paine o Circuito W (que é o menor), dura 4 ou 5 dias, e a trilha é puxadinha… hehe
      Mas dá pra conhecer os principais pontos do parque com algum tour saindo de Puerto Natales. Neste caso, vocês percorrem o carro dentro de uma van e vão parando nos principais pontos.

      Em El Chaltén há vááárias trilhas. Algumas fáceis e outras mais cansativas… Você faz tudo por conta e não precisa contratar nenhum tour!

      Abraço

  8. Boa noite.
    Dei uma olhada nos preços dos passeios e desanimei geral para ir a patagonia.
    Não há como fazer uma viagem mais low cost?
    Aconselham ficar mais dias em el chalten?
    Somos iniciantes de trilha e queriamos ir na lua de mel.

    • Oi Danielle!

      Realmente, a Patagônia é um destino bem caro…
      Economizar com passeios também não é muito fácil! =[

      El Chaltén foi meu lugar favorito na Patagônia!!! Então sou suspeito… hehehe
      Mas realmente, pelo menos em El Chaltén as trilhas são grátis, então da pra economizar uma bela grana com passeio!

      Abraço

  9. Olá,

    tenho um roteiro que chego de avião em Punta Arenas dia 16/11 e volto dia 25/11 de El calafate. O trecho entre TdP e El Calafate farei de ônibus. São 10 dias considerando os dias de chegada e saída. Mas não gostamos de viagens muito corridas. Você acha que ficaria cansativo ou dá para fazer as duas tranquilamente em 10 dias? Não temos a intenção de fazer circuito W/O em TdP, mas ficar uns 4 dias lá e fazer passeios voltando ao mesmo hotel todos os dias.
    Obrigado pela ajuda!

    • Oi Mauricio,

      Nesse tempo da pra fazer esses dois lugares sim, já que você não vai fazer o circuito W/O.
      E não fica corrido não…

      Abraço!

  10. olá Murilo,quero fazer essa viagem em novembro/17, minha saída é em Porto Alegre.tenho duvidas sobre se vou primeiro pra El calafate ou pro Ushuaia. E quantos dias fico hospedada em cada lugar?vale ficar hospedada em Puerto Natales e Punta Arenas?Como voce me recomentaria fazer essa sequencia?
    Parabéns pelo blog,é muito bommmmmmmm.

    • Oi Solange!

      Na verdade não tem muuuita diferença… Você pode começar em Calafate e ir descendo até Ushuaia, ou então, descer direto pra Ushuaia e ir subindo!
      hahaha
      Depende dos seus planos e o que quer conhecer… Eu não ficaria menos de 3 dias em nenhum deles!
      Eu fiz Ushuaia- Puerto Natales (Torres del Paine) – El Calafate – El Chaltén

      Para conhecer Torres del Paine o ideal é ter Puerto Natales como base!

      Abraço,

  11. Olá Murilo muito bacana seu blog!

    Estava fazendo roteiro para agosto, mas descobri que nessa época não terei acesso à muita coisa, então mudei para setembro, acha que é uma boa época?
    ​ Tenho 18 dias, e pensei em ir de Sp para El Calafate ficar 3 dias, depois seguir pra El Chalten ficar 5 dias, depois ir para Puerto Natales ficar 5 dias, e terminar em Ushuaia o que acha?

    Em Setembro tem neve também? E dá pra fazer os trekkings?

    Obrigado

    • Oi Christian,

      Realmente, agosto é o mês mais pesado para neve… Final de setembro é quando a neve começa a terminar!!
      Infelizmente não sei te dizer como são os trekkings nesta época!

      Sobre seu roteiro, a distribuição dos dias está bacana… Apenas fique atento em Puerto Natales, você pretende fazer o circuito W em Torres del Paine??? Se sim,talvez tenha que ficar mais um ou dois dias nesta região…Se for fazer apenas passeio bate e volta para o parque, três ou quatro dias são suficientes.

      Abraço

  12. Faaalae murilo, cara tô planejando uma trip p conhecer a patagonia e a capital argentina agora para o mês de agosto/2017, q acha dessa época? quanto a clima, passeios e tal? é tranquilo?

    Abração!

    • E aí Augusto, tudo bem!?

      Cara, é baixa temporada na Patagônia!

      Isso significa muito frio, algumas atrações, hostels e até mesmo restaurantes fechados e transporte não tão frequente como na alta temporada… Se planejando certinho da pra conhecer sim… Mas esteja ciente desses “detalhes”. hehehehe

      Abraço

  13. Murilo muito legal o seu blog! Caracas é um sonho conhecer a patagônia. Cara um dúvida em relação a dinheiro, você recomenda levar real e trocar na patagônia, levar peso argentino ou levar dólar?

    Na última vez que fui a Buenos Aires (único lugar que conheço da Argentina) levei Real e troquei por Pesos Argentinos nas Av. Florida no cambio paralelo.

    Outra dúvida, esse seu roteiro será que dá pra fazer em 12 dias? O que vc recomenda para um roteiro desse tipo mais curto?

    • Faaala André,

      Que bom que gostou do blog!

      Eu levei um pouco de Real e um pouco de dólar… Acho que não compensa levar peso argentino direto do Brasil!
      Em 12 dias fica um pouco corrido… Se você tirar uma cidade aproveitaria mais nesse tempo!

      Abraço

      • Valeu brother! Ouvi dizer que vale mais a pena levar dolar pois é difícil aceitarem Real nas lojas e não há muitas casas de cambio.

        Sobre fazer em 12 dias, acho que vou tirar o Ushuaia. Só ficar pelo El Calafate e suas redondezas. Não pretendo viajar só uma vez para a Patagonia, acho que terei outras oportunidades. Além disso, ouvi dizer que o transporte é caro e imagino que Ushuaia-Puerto Natales deve ser uma grana. Quanto vc pagou?

        Abraços!

  14. Olá Murilo, tudo certo?
    Cara, com relação as trilhas do Torres del Pane são bem sinalizadas? da pra ir sozinho di boa?
    Outra coisa, vc teria como passar uma base de quanto ficou mais o menos esse seu roteiro?
    Gostaria de ir agora em março, mas tenho q ver oq é possível fazer com a grana que tenho.

    Valew, abraço!

    • Faaala Juan!

      Não é preciso guia para fazer a trilha em Torres, mas é preciso ir bem preparado com relação a alimentos, equipamentos, essas coisas!!!
      Recomendo que você leia o post da Camila, do blog O Melhor Mês do Ano… tá bem completo! (link abaixo)

      http://www.omelhormesdoano.com/circuito-w-torres-del-paine/

      Sobre os custos, na minha viagem eu gastei R$ 6.000,00; mas essa foi só uma parte do meu roteiro… Também conheci Buenos Aires e BAriloche…
      Mas lembrando que isso foi há 4 anos atrás, os preços provavelmente mudaram bastante desde então!

      Abraço,
      Murilo

  15. Olá! tudo bem? estou indo para El calafate em janeiro, porém como o orçamento é contado, estou em duvida entre fazer o passeio full day em torres del paine ou em el chaten. Vc teria alguma dica para me decidir??
    Obrigadaa

    • Oi Cláudia, tudo bem e você!?

      Difícil escolha hein!? heheheh

      Bom, o legal de Él Chaltén é ir com calma e fazer algumas trilhas, até porque não é possível percorrer as trilhas em uma van.

      Já em Torres del Paine há a possibilidade de percorrer os principais pontos do parque em um automóvel. No caso, a van que as agências normalmente oferecem nesse passeio full day.

      De qualquer forma, ambos valem super a a pena conhecer… Para El Chaltén eu recomendaria pelo menos duas noites por lá. Vale lembrar que as trilhas de El Chaltén são gratuitas, então você não terá gasto com passeios… Apenas os gastos comuns da viagem: transporte, hospedagem e alimentação.

      Abraço,
      Murilo

  16. Fala Murilo!
    Cara, estou indo em Abril/2017, e queria saber exatamente qual rota você fez desde a saída do Brasil até a volta. Ví que voltou de Buenos Aires para SP, mas não entendi..você voltou para Ushuaia e pegou um vôo anterior para Buenos ou saiu de outro lugar? Ainda estou lendo sobre a região e as cidades, e pretendia começar por Ushuaia também. Outra coisa, em relação ao parque das Torres del Paine, levando barraca você pode acampar onde quiser ou é preciso estar com guia e acampar em campings credenciados? Queria muito fazer o trekking de 4 dias, já que vou para fazer um trabalho de fotografia de natureza. Abrç!

    • Faaala Rafael, tudo bem???

      Seguinte, eu fiz 3 trechos de avião e o restante de ônibus.
      No caso, comprei duas passagens aéreas separadas: ida e volta (São Paulo Buenos Aires – Buenos Aires São Paulo); e ida Buenos Aires -Ushuaia.
      Ficou assim:

      São Paulo – Buenos Aires, Avião, (Passagem aérea 1)
      Buenos Aires – Ushuaia, Avião, (Passagem aérea 2)
      Ushuaia – Puerto Natales, ônibus
      Puerto Natales – El Calafate, ônibus
      El Calafate – Bariloche, ônibus
      Bariloche – Buenos Aires, ônibus
      Buenos Aires- São Paulo, avião (passagem aérea 1)

      Acho que ficou confuso porque no post eu não coloquei Bariloche né!? hahahaha

      Bom, independente disso, sugiro que você de uma pesquisada em passagens aéreas múltiplos destinos… Na época que fui não conhecia isso, e talvez você consiga bons preços assim.

      Sobre Torres del Paine, você não precisa ir com guia e tal…Mas há lugares certos onde você pode acampar…
      Recomendo que leia esse post da Camila, do blog O Melhor Mês do Ano…(link abaixo)

      http://www.omelhormesdoano.com/circuito-w-torres-del-paine/

      Cara a Patagônia inteira é fantástica… Eu quero voltar pra lá exatamente pra tirar muitas fotos, pq quando fui não era tão ligado nisso…
      Realmente vale a pena fazer o circuito W em Torres…

      Espero ter ajudado!

      Abraço

        • Oi Jefferson, essas dúvidas eu respondo por aqui para ajudar outros viajantes também, ok?!

          Há ônibus direto entre essas cidades e a viagem leva cerca de 25 horas.
          Uma das empresa que faz o trajeto é a Taqsa.
          http://www.taqsa.com.ar/

          Se for durante o inverno, fique atento as saídas pois costumam ser menos frequentes!

          Abraço

  17. Oi, Murilo! Tudo bem?

    Parabéns pelo blog!! Achei seus posts e dicas bem detalhados! Muito bom!!

    Então, eu estou planejando viajar com minha família para Patagonia em Junho de 2017 e pretendia passar por Buenos Aires e dedicar alguns dias para essa cidade. Você poderia me indicar um roteiro de 20 dias no máximo? Meus pais tem 60 anos e o não tem condicionamento para as atividades que requerem mais preparo físico. Mesmo assim achas a Patagonia um bom destino?

    Obrigadaa!

    • Oi Nathalia, tudo bem e você ?

      Que bom que gostou do blog, fico super contente em saber! 🙂

      Bom, esse roteiro da Patagônia + 5 dias em Buenos Aires bate com os 20 que você tem disponível! hehehe
      Foi exatamente isso que eu fiz na minha viagem.

      Bom, pra ser bem sincero, as grandes atrações da Patagônia, na minha opinião, são as atividades outdoors, trilhas e essas coisas.
      Mas também há atrações e passeios que não exigem tanto preparo físico.

      É possível percorrer os principais pontos do Parque Torres del Paine, por exemplo, através de uma van em um passeio de um dia.
      Em Ushuaia, há muitas agências que fazem passeios bem confortáveis para lugares como a Pinguinera e a o Parque Tierra del Fuego.
      A única cidade que talvez poderia ser evitada, no seu caso, é El Chaltén. Ela é a minha favorita, mas o motivo é exatamente as belíssimas (e cansativas) trilhas que há por lá.

      Ahhh… também acho que há um limite de idade para fazer o trekking pelo Glaciar Perito Moreno, em El Calafate. Mas ainda assim é possível visitá-lo e conhecê-lo pelas passarelas que há por lá!

      Espero ter ajudado!

      Abraço

  18. Murilo tudo bom?
    Estou planejando uma viagem para Ushuaia, El calafate, Puerto Natales e voltando a El Calafate para retorno a São paulo em março de 2017, se puder me tire algumas duvidas:
    Posso comprar os passeios para as principais atrações das cidades quando estiver lá ou é melhor reservar daqui do Brasil?
    Existem linhas regulares de El calafate para Puerto Natales e vice-versa, tenho tentado conseguir essa informação mas está difícil…Valeria a pena alugar carro para esse trajeto?
    Parabéns pelo seu post, esta me ajudando bastante!

    Obrigado

    • Oi Clóvis, tudo bem e você???

      Sobre os passeios, eu comprei tudo quando estava lá… Em Ushuaia, por exemplo, assim que cheguei na cidade fui atrás disso.
      Há muitas agências por lá, aí dei uma pesquisada e fechei tudo de uma vez, lá mesmo!
      A questão é que nem todos os passeios saem todos os dias… então tem que ir adaptando, entendeu!? Mas mesmo assim consegui fazer todos os que eu queria.

      Há ônibus de Puerto Natales a El Calafate. Não me lembro os horários, mas peguei um que saiu cedinho de Puerto Natales e cheguei em El Calafate na hora do almoço. Sobre alugar carro vai do seu orçamento, mas vezes pelo fato de ter que cruzar a fronteira entre Argentina e Chile, pode se tornar mais burocrático do que ir de ônibus (eu acho).

      Abraço

  19. Olá Murilo, muito bom seu blog cara….
    uma pergunta, vc chegou em puerto natales, ficou hospedado lá, e como vc fez para ir ao pq torres del paine? tem ônibus que vai pra lá, ou precisa contratar agência de turismo/guia, etc?
    eu pretendo ficar 2 dias inteiros lá (tirando os dias de ida e volta de el calafate/chalten) e queria fazer trekkings de 1 dia inteiro, tipo bate e volta, ir ao parque de manhã e voltar a tarde/noite, o que vc recomenda nesse caso?
    abç!!

    • Faaala Rafael, tudo bem?

      Tem ônibus sim!
      Mas para conhecer o parque em apenas 1 dia recomendo que você vá com alguma agência!
      O parque é meeeega grande… e pra conhecer os lugares mais lindos lá dentro em um único dia, é necessário se locomover em uma van/carro.
      Muitas agências oferecem esse tipo de passeio saindo de Puerto Natales!

      Para fazer o trekking o ideal é que você tenha mais tempo disponível!

      Abraço

  20. Olá!

    Fiquei com uma dúvida. Você fala para reservar de 4 a 5 dias em Ushuais, mas e El calafate? Quantos dias acharia necessário lá para ver o principal?

    Obrigada!

    • Oi Sheila!

      Acho que é possível sim… Apenas tem definir certinho os lugares de interesse da criança também!
      Por exemplo, se ela tem condições de fazer trilhas leves ou não… essas coisas!

      Ainda Tô devendo o post sobre custos! =/

      Abraço

  21. Murilo, adorei seu post, estou fazendo meu roteiro através dele porém, você encerrou em El Chaitén e agora ? como voltar de lá para o Brasil rsrsrs. Qual o melhor/menos caminho?

    • Oi Nizia, que bom que gostou!

      Na verdade meu roteiro não terminou em El Chaltén… Depois de lá voltei a El Calafate e fui de ônibus até Bariloche e depois Buenos Aires (de onde era o meu retorno ao Brasil). Cada viagem de ônibus dessa levou pouco mais de 20 horas cada… hehehe

      Uma sugestão que posso te dar é comprar uma passagem aérea múltiplos destinos, comprando a ida para um destino e o retorno por outro!
      No caso, essa prática se chama open jaw!

      No post “Como comprar passagens aéreas baratas” eu explico isso. Da uma olhadinha pois pode te ajudar (link abaixo)

      http://www.voltologo.net/comprar-passagem-aerea-barata/

      Abraço

  22. Amei suas dicas! Sou apaixonada por viagens, e sempre que posso escolho algum roteiro que me desafie.
    Gostaria de saber, (sua opinão) , se vale a pena fazer esse trajeto por carro. Vou casar proximo ano, e queremos fazer uma roadtrip pela Patagonia. Voce recomenda? Ou é mais seguro/barato fazer os trajetos por avião e ônibus?

    Muito oBrigada 🙂

    • Que bom que gostou Leana!

      Agora não fica brava comigo, pois sinceramente não sei te responder se é mais barato ou não. hehehehe

      Em relação a segurança não vejo problemas!

      Outro ponto a favor da road trip é que ela te dará muito mais liberdade e flexibilidade do que viajar de ônibus e avião!

      Encontrei esse texto bem legal do Viaje na Viagem (link abaixo). Da uma olhadinha nele, acho que vai te ajudar!

      http://www.viajenaviagem.com/2016/01/patagonia-de-carro-roteiro

      Abraço,
      Murilo

  23. Oi Murilo!

    Conheci o blog por acaso e amei. Eu e meu marido estamos pensando em fazer a trip da Patagonia final de outubro/novembro. É uma boa época? Não sabemos nada de lá, foi uma coisa que surgiu de repente. vamos sair de Salvador e teremos uns 10/12 dias de viagem. Qual roteiro você sugere?

    Amamos esportes radicais, trilhas, etc.

    Beijos e obrigada!

    Juliana

    • Oi Juliana,

      Que bom que gostou! 🙂

      É uma época boa sim. Já está próximo do verão e as temperaturas não são tão congelantes como no inverno.
      De bônus ainda vai ter lugares menos lotados do que na altíssima temporada (dezembro/janeiro).

      Esse roteiro do post se encaixa muito bem para vocês. A única coisa é que talvez vocês tenham que tirar uma cidade para não ficar muito corrido.
      Aliás, se quiserem fazer algum circuito em Torres del Paine talvez seja interessante conhecer apenas duas cidades.

      Enfim… Depende do seu estilo de viagem também. Se curtem viajar na correria ou com mais folga!

      Se vocês realmente curtem trilhas, vão amar Torres del Paine (Chile) e Él Chaltén (Argentina)

      Abraço,
      Murilo

  24. Adorei o blog…. minha cabeça está a mil com tantas opções maravilhosas. Vou viajar no início de setembro e gostaria de dicas, queria incluir El Calafate, El Catén, Ushuaia e um ou dois dias em Santiago, Buenos Aires ou Montevidéu. como sugere? Vou sair de Brasilia, acha que devo ir por qual país (cidade)?

    • Oi Janaína, que bom que gostou!!! 🙂 🙂 🙂

      Acredito que para esse roteiro Buenos Aires seja o que mais se encaixa, mas acho um ou dois dias pouquíssimo tempo para qualquer uma dessas três cidades que você mencionou (Buenos Aires, Santiago e Montevidéu).

      Você pode começar por Buenos Aires e de lá pegar um voo até Ushuaia. Depois pode ir subindo até El Calafate e El Chaltén. Em El Calafate pega um voo de volta.

      Espero ter ajudado!
      Abraço,
      Murilo

  25. Olá , estou pensando em ir em Novembro ou Dezembro para o Chile, e gostaria de uma ajuda no Roteiro.
    Penso em ficar 4 ou 5 dias em Santiago para conhecer a Neve (1 – City Tour, 2 – Vale Nevado, 3- Vina del Mar e Val Paraiso e 4 – Vale Nevado e estação Farellone), depois pegar voo para Calama para ir em Atacama e Uyuni 4 ou 5 dias também pelo que pesquisei, fazer os passeio com a agência Turistour que me indicaram aqui no Mochileiros.
    Quero saber se depois dá pra fazer a Patagônia (Ushuaia, Perito Moreno e Torres del paine) ou fica muito corrido?

    • Oii, tudo bem?

      Então, do Chile só conheço Torres del Paine então não sei te dizer sobre roteiro por lá!
      Te indico um site excelente com muito conteúdo bom do Chile, O Melhor Mês do Ano (link abaixo).

      http://www.omelhormesdoano.com/

      Depende de quanto tempo disponível terá para a viagem! Da pra incluir a Patagônia sim, mas o ideal será pegar um voo até o Sul. Para Ushuaia por exemplo!
      Para esses 3 lugares da Patagônia que você citou recomendo pelo menos dez dias!

      Abraço.
      Murilo

    • Murilo,

      Estive em Santiago em abril de 2015, fiquei 4 dias inteiros, conheci Vinã del Mar e Valparaiso em um passeio de um dia, porém fui com agência, caso vá por conta sugiro reservar 1 dia para cada cidade. Quanto ao Vale Nevado também fui em passeio de 1 dia por agência, como não dia neve foi suficiente, porém for em epoca de neve sugiro 2 dias. Sugiro ainda uma visita a Cajon de Maipo, eu não fui, mas vi fotos de uns amigos que foram e fiquei encantada. Santigo tem muitos lugares para conhecer, sem contar as viniculas, sendo assim deixe uns 4 dias para Santiago.
      Quanto ao Atacama acabei de voltar de lá (set/2016), esse lugar é maravilhoso, surreal. Vale muito a pena ir, fique 6 dias em San Pedro do Atacama e fiz 08 passeios, aproveitei e fui também para o Salar de Uyuni ficando 4 dias e 3 noites, retornando a San Pedro. Para os passeios no Atacama indico a agência Ayllu e para o passeio do Salar de Uyuni indico a agencia Cordilleira.
      Já em relação a Patagônia ainda não conheço, planejo ir em 2017.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.
      Michela.

      • Quaaaaanta dica boa Michela!!!

        🙂 🙂 🙂

        Conheço bem pouco do Chile, quero conhecer todos esse lugares que você mencionou!!

        Muitíssimo obrigado por colaborar com o blog!! 😉

        Abraço

  26. Olá Murilo!

    Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog! 🙂

    Como base no seu blog fiquei interessada em conhecer a Argentina, em particular a Patagónia e já comprei viagem a sair de Portugal no dia 25 de Outubro e regressar dia 12 de Novembro.

    Temos algumas ideias sobre as cidades que queremos conhecer, no entanto não sabemos muito bem quanto tempo é suficiente em cada cidade e se os dias que temos dá para conhecer tudo.

    O que pretendíamos fazer era assim que chegarmos a Buenos Aires ir directo para Ushuaia e começar a nossa tour.

    As cidades que pretendíamos ir são: Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate, El Chatén, Bariloche, Mendoza, Cordova e Buenos Aires (não necessariamente por esta ordem).

    Será que me consegue ajudar quanto tempo será necessário para cada uma destas cidades? Sugere algum roteiro?

    Obrigada,
    Patrícia

    • Oi Patrícia!

      Fiz praticamente todas as cidades que você quer fazer, com exceção de Córdoba e Mendonza!

      Sinceramente acho que todas essas cidades nesse tempo que você tem disponível fica muito corrido!

      Você terá 17 dias de viagem ,certo? (tirando o dia de ida e volta)

      Recomendo 3 dias em cada cidade!

      Buenos Aires, por exemplo, precisaria de mais tempo… mas em 3 dias da pra conhecer as principais atrações!

      Abraço,
      Murilo

  27. Oi Murilo!

    Muito bom o post!
    Fiz um roteiro parecido com este… Mas estou com medo de ficar muito cansativo pois tenho apenas 12 dias disponíveis.

    Pensei em:
    Dia 1: Rio / Buenos Aires / Ushuaia (dia perdido)
    Dia 2: Ushuaia (Parque Nacional Terra do Fogo de manhã e Canal de Beagle a tarde)
    Dia 3: Ushuaia (Lagos Off Road em 4X4)
    Dia 4: Ushuaia / El Calafate (conhecer a Laguna Esmeralda pela manhã e ir para El Calafate à tarde)
    Dia 5: El Calafate (navegação e tour 4×4 para conhecer o Glaciar Upsala e o Lago Guillermo e oCampo de Gelo do Sul da Patagônia)
    Dia 6: El Calafate / Torres Del Paine
    Dia 7: Torres Del Paine (Parque Nacional)
    Dia 8: Torres Del Paine / El Calafate / El Chaltén
    Dia 9: El Chaltén (trilha Monte Fitz Roy)
    Dia 10: El Chaltén / El Calafate
    Dia 11: El Calafate / Bariloche (circuito Chico)
    Dia 12: Bariloche / Villa La Angostura (caminho dos 7 lagos)
    Dia 13: Bariloche / Rio

    Você sabe me dizer se é viável incluir Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de Los Andes no final desse roteiro? Ou é muito longe e fica muito corrido?

    E a locomoção entre as cidades? É fácil? Os ônibus são confortáveis ou é perrengue? Pois vou com minha tia (57 anos) e irmã (12 anos).

    Obrigada!

    • Oi Raquel,

      Então, acho que incluir Bariloche e essas outras cidades mais ao norte vai deixar sua trip cansativa sim!
      Até porque se pretende ir de ônibus de El Calafate a Bariloche, a viagem leva quase 20 horas.

      Eu se você fosse pararia o roteiro em El Calafate, e aproveitaria pra deixar o roteiro mais folgado.

      Vi que não citou o Perito Moreno, não pensa em conhece-lo?
      Poderia ficar um dia a mais em El Chaltén também (caso tire Bariloche do roteiro)

      Todos os ônibus que peguei por lá são aqueles convencionais, que estamos acostumados no Brasil, sabe?
      Em viagens intermunicipais… Tem banheiro… Bem tranquilo… Em viagens longas há até opções de poltrona tipo semi cama, sabe?

      Outra coisa, já pensou em fazer Ushuaia- Torres del Paine – El Calafate?
      Não entendi a razão de ir para El Calafate- Torres del Paine e depois voltar para El Calafate de novo?!

      Algumas das trilhas de El Chaltén exigem certo preparo fisíco! Fique atenta a isso também…

      Abraço
      Murilo

      • verdade, não pensei nisso.
        Eu peguei dois roteiros de uma agência (Patagônia Experience, conhece?) e personalizei p pedir um orçamento. Vou consertar! Eu pensei que não tinha como ir de Ushuaia para Torres Del Paine… Hehehehe

        Ai ficou desse jeito…

        E eu estava pensando em ir de avião de el calafate a Bariloche… Vc sabe me dizer se é acessível?
        Não pensei no Perito Moreno também… Onde você acha que encaixaria?

        Obrigada!

        • De Ushuaia você vai até Puerto Natales (que no caso é a cidade base para explorar Torres del Paine).

          Não estou certo se há ônibus direto entre Ushuaia e Puerto Natales, se não tiver, é só fazer o trecho Ushuaia- Punta Arenas – Puerto Natales.

          Perito Moreno é incrível… vale demais a pena! Ele fica dentro do Parque Nacional os Glaciares. Da pra conhece-lo quando estiver em El Calafate.
          Reserve um dia para isso… o ideal é fechar algum tour com alguma agência, lá em El Calafate mesmo.

          Fiz El Calafate – Bariloche de ônibus. 940 pesos argentinos há 4 anos atrás. Como te disse, acho que fica corrido inclui-la nesse roteiro!

          😉

  28. Olá Murilo, tudo bem?

    Parabéns pelo blog e pelo post!

    Você saberia dar uma ideia de quão curtos são os dias em julho? Acha que isso inviabilizaria fazer alguns passeios?
    Sabe me dizer também onde eu consigo ver os horários de ônibus e de passeios durante o inverno? Você acha que o roteiro ficaria muito prejudicado pelo fato de ser inverno? Seria possível fazer os trekkings ou o perigo de nevasca é grande?

    Obrigado!

    PS. o link em “Leia também: Ushuaia, la ciudad del fin del mundo” está direcionando para esta página..

    • Faaaala Bruno, tudo tranquilo e ae?

      Que bom que gostou do blog! Espero te ver mais vezes por aqui! hehehe

      Seguinte, quando conversei com um argentino lá na Patagônia, ele me disse que no inverno é comum as 16hs já estar escuro.

      Sim, o inverno inviabiliza alguns passeios. No ano em que fui, tinha pesquisado e soube que nem o mini trekking no Perito Moreno era possível fazer durante o inverno. Não sei como está agora.

      Até é possível fazer alguns trakkings, mas as condições não são lá as melhores.

      Acredito que duas coisa são importantíssimas para se viajar durante o inverno na Patagônia: o planejamento tem que ser bem mais detalhado e preciso e você tem que estar bem consciente de que imprevistos tem grandesss chances de acontecer. E que por isso talvez você não possa conhecer um lugar que gostaria muito.

      Claro o inverno também tem suas vantagens: preços mais baixos, menos gente e caso você queira praticar esportes na neve é época ideal.

      Ah, já corrigi o link para o texto de Ushuaia!

      Se você ainda não viu, é esse aqui embaixo

      http://www.voltologo.net/ushuaia-la-ciudad-del-fin-del-mundo/

      Espero ter ajudado!
      Abraço
      Murilo

  29. Oi Murilo.
    Em primeiro lugar, adorei seu blog. Parabéns.
    Eu e meu marido estaremos de férias em outubro e estamos pensando em ir para a Patagônia. O que você acha? É uma boa época?
    obrigada e abraços
    Fátima

    • Oi Fátima!
      Que legal que gostou do blog… Fico muito contente!!!

      Bom, se você quer evitar neve e frio extremo, outubro é uma boa época sim.
      Aliás, em meados de outubro é quando começa a temporada para quem quer aproveitar a natureza, fazer trekkings e atividades ao ar livre em geral.

      Com a vantagem de que outubro não é um mês muito lotado como dezembro e janeiro!
      Mesmo assim, é bom saber que o clima na Patagônia é muito doido… Com mudanças drásticas em um mesmo dia e sem avisos… hehehe
      Forte abraço,
      Murilo

    • Oi Rodrigo!

      Depende muito do seu estilo de viagem e quais passeios você pretende fazer!
      Infelizmente não tenho os registros de valores das passagens de ônibus entre uma cidade e outra e nem dos passeios contratados por agência!

      Mas considerando hospedagem em quarto compartilhado, todas as alimentações em lugares não sofisticados você consegue fazer com US$ 40,00/dia.
      Acrescente a isso a passagem aérea e os outros gastos que mencionei acima (passagem de ônibus + passeios)

      Espero ter ajudado,
      Abraço,
      Murilo

  30. oi murilo! ótimo o seu relato, muito legal mesmo!!! estou planejando ir em janeiro de 2017… será que você poderia me passar onde ficou hospedado e as agências de turismo que contratou por lá? e sem querer abusar… quanto gastou… vamos em 3… obrigada desde já! parabéns e sucesso!!!

    • Oi Patricia!

      Infelizmente na época que fui ainda não tinha o blog, então não me preocupei em anotar essas informações!!
      Lembro apenas que em Ushuaia fiquei hospedado no hostel Freestyle e em El Chalten no Condor de lo Andes. Recomendo ambos.

      Abraço.
      Murilo

  31. Oi Murilo, Suas dicas estão muito boas, muito bacana os seus relatos.

    Estou planejando ir à patagônia inicio de outubro e vou ficar 3 dias em El Calafate e depois pegar um ônibus para Puerto Natales e ficar mais 3 dias e depois voltar para El Calafate e passar mais 02 dias em El Chaten. Você acha interessante esse roteiro? Gostaria de fazer o ninitrekking no perito moreno e trekkings de 01 dia no Fitz Roz e torres Del Paine, assim você me aconselha a comprar os passeios pela internet ou é melhor conseguir melhores preços comprando nas agências de lá um dia antes dos passeios?

    Desde já muito obrigado e fique com Deus.

    • Olá Moisés,

      Bom saber que gostou das dicas!

      Sem dúvida alguma é um roteiro incrível o seu…Talvez se puder, acrescentaria pelo menos mais um dia para El Chaltén.

      Olha, eu comprava os passeios assim que chegava na cidade. Dessa forma dava pra bater perna e pesquisar o melhor preço entre as agências.

      No entanto, algumas vezes acontecia de não ter saída para determinado passeio que eu queria e no dia que eu podia. A solução era fazer outro tour ou então esperar até o dia que tivesse o passeio. (Caso você possa esperar… hehehe, normalmente é questão de 1 dia.. por exemplo, há passeios que saem de segunda, quarta e sexta… entendeu?). Esses casos são raros, mas podem acontecer…Apenas de uma pesquisada na internet para não ter nenhuma surpresa quando chegar lá.

      Sei que para Torres del Paine com certeza há saídas diárias.
      Para Fitz Roy você não precisa contratar nenhum tour!

      Espero ter ajudado!
      Boa Viagem
      Murilo

  32. Olá Murilo, tem alguma dica para ir para a Patagônia já no período do frio? Talvez Junho ou Julho. Quero levar o meu filho (9 anos) época das férias escolares para começar a conhecer a Argentina e ver a Neve, planejo viajar com ele em companhia da minha esposa.
    Obrigado por sua atenção e parabéns pelo site.

    • Oi George,
      Que tipo de dica você gostaria?? Bom, na verdade fui à Patagônia no verão… Vou te passar algumas informações que sei sobre o inverno por lá:

      – Frio, frio, frio… óbvio, mas vá preparado.. hehehe
      – Dias super curtos. Então tem que se programar bem para aproveitar ao máximo as poucas horas de luz
      – Caso pretenda se deslocar de uma cidade a outra, é importante ficar atento aos horários de ônibus que são reduzidos. Estradas interditadas por causa do mal tempo também é algo comum.

      Abraço,
      Murilo Pagani

  33. Olá Murilo, tudo bem? Muito bacana seu post, bem esclarecedor. Estou planejando ir pra Patagônia no final de abril – início de maio, e gostaria de saber se os trekkings são muito difíceis, voltados só pra experientes, e se o tempo é bom pra ir nessa época do ano. Gostaria de incluir Puerto Madryn no roteiro, mas me parece que lá só é interessante no verão. É possível se hospedar em hostels e acomodações mais baratas? Obrigada!!! Bj

    • Oi Bia, tudo bem?

      Olha, para caminhadas e trekking o verão é a melhor época. De dezembro ao final de março mais ou menos.
      Abril e começo de Maio não são ruins, no entanto os dias não são tão longos como no verão. E a partir da segunda quinzena de maio o frio começa a aparecer com mais intensidade.

      Os trekkings tem paras todos os gostos e níveis. Circuitos como o W em Torres del Paine exige uma preparação maior, tanto física como de logística.
      Em El Chaltén há diversasss trilhas que podem ser feitas em um dia. Normalmente você vai gastar o dia inteiro para fazer uma (ida e volta) e apesar de ser um pouco cansativo elas não são difíceis.

      Há hostels com quartos compartilhados em todas essas cidades que cito no roteiro. Portanto da pra economizar uma grana ficando neles.

      Espero ter ajudado!
      Murilo Pagani

  34. Olá! estou planejando minha viagem de fim de ano para a Patagonia e terei cerca de 24 dias de viagem. Você acha que ´da tempo de começar por Santiago, descer, fazer Pucon e ir pra Patagonia chilena, ir pra argentina e voltar pelo Uruguai?Ou é melhor voltar pela Argentina?

    Vai me ajudar muito! obrigada!

    • Oi Maria Cláudia,

      Então depende do que você quer conhecer na Patagônia do lado argentino.. hehe
      Eu particularmente deixaria Uruguai de fora nesse momento porque acho que ficaria muito corrido. Portanto, voltaria pela Argentina.

      No meu caso, em 24 dias totais de viagem (incluindo o dia de ida e regresso) montaria um roteiro com cinco ou no máximo seis cidades.
      Espero ter ajudado,

      Murilo

    • Fiz o roteiro inverso, vindo de Santiago até o Ushuaia, depois peguei um vôo de Punta Arenas para Puerto Montt, Puerto Montt para Santiago. Foi uma viagem incrível de 20 dias, no verão, da para circular tranquilamente pela Patagônia.

      Uruguai deixaria para outra viagem, o litoral é bem bonito, vale uma viagem para aproveitar algumas cidades como Colonia del Sacramento, Piriapolis, Cabo Polonio, Punta del Diablo e as mais famosinhas Punta del este =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here