COMPARTILHAR
Riviera Maya: Sete lugares para conhecer no Caribe mexicano. Dicas de praias, cidades maias, cenotes, ilhas e outros passeios para incluir no seu roteiro de viagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Minha expectativa para conhecer a Riviera Maya, no México, estava acima do normal. E isso me preocupava, afinal, esse é o ingrediente número um para se decepcionar com algum lugar durante uma viagem. Mas não tinha como controlar a ansiedade. A combinação de praias caribenhas, sítios arqueológicos, noites animadas e a culinária mexicana, é capaz de empolgar até mesmo aquele viajante mais despretensioso.

Porém, como bom anfitrião que é, o Caribe mexicano não conquista tantos turistas em vão. Da mesma forma que ele nos deixa eufórico antes de viajar, ele reproduz o mesmo sentimento a cada atração que conhecemos. E, de quebra, ainda deixa o nosso bolso feliz. Se por um lado esta é uma das regiões mais caras para fazer turismo no México, por outro, se comparado a outros destinos da América Latina, é fácil perceber que nosso dinheiro rende mais por aqui.

Portanto, se você já se convenceu de que conhecer Cancun, Playa del Carmen ou Tulum é uma boa ideia, neste post irei te contar quais são alguns lugares que você pode incluir no seu roteiro pela Rivera Maya. Mesmo que você também esteja com a expectativa nas alturas, acredito que eles não irão te decepcionar.

1- Cenotes

Além do mar caribenho, outra forma de se refrescar do calorão da Riviera Maya, e ainda, se deslumbrar com belos cenários, é visitando cenotes. Essas formações geológicas que formam pequenas (ou nem tanto) piscinas naturais, são encontradas aos montes por essas bandas do país. São tantos que decidir quais deles visitar pode ser uma tarefa difícil. Outra coisa que possivelmente te deixará com mais dúvidas, é que dificilmente você encontrará um consenso sobre quais são os melhores cenotes da Riviera Maya.

Eu visitei o da foto abaixo, mas infelizmente não lembro o nome dele. Para te orientar nesta missão, recomendo que leia os textos “Cenotes no México”, do blog Viagens Cine,  e “The Best Cenotes in Mexico: Ultimate Guide”, do blog Anna Everywhere (em inglês).

cenotes na Riviera Maya, México

2- Chichen Itzá

Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo encontra-se no México e atende pelo nome de Chichén Itzá. O famoso sítio arqueológico Maia é um dos responsáveis por atrair tantos turistas nesta região. O que é compreensível, já que além das construções por si só serem uma baita atração, aprender sobre a Cultura Maia é algo fascinante.

Para conhecer a antiga cidade agências de turismo em Cancún, Playa del Carmen e Tulum, oferecem tours que custam a partir de US$ 50,00 e que duram o dia todo. Neste preço normalmente está incluído transporte, almoço, ingressos e visita guiada dentro do sitio arqueológico. Dependo do tour ainda há outras duas paradas no passeio: em algum cenote e na encantadora cidade de Valladolid.

Riviera Maya - Chichen Itza

Leia também: Chichén Itzá | Turismo pelas fascinantes ruínas Maias, no México

3- Isla Mujeres

Conhecer a Isla Mujeres é um passeio clássico para quem está em Cancún e que, de fato, vale a pena fazer. A boa noticia é que você pode ir por conta própria, sem intermédio de nenhuma agência. Há diversas balsas que saem ao longo do dia, tanto do centro (Puerto Juaréz) como da Zona Hoteleira (Playa Tortuga).

4- Isla Cozumel

Geograficamente falando, a Isla Cozumel está para Playa del Carmen assim como a Isla Mujeres está para Cancun. Ou seja, se deslocar de Playa até Cozumel é bem fácil e você pode fazer isso de forma independente.

Localização a parte, Cozumel é um destino muito atraente para quem está a fim de mergulhar, ou de simplesmente dar um tempo de Playa e Cancún.  A ilha é grande e há boas (e caras) opções de restaurantes e acomodações. Um lugar bacana para conhecer tanto em um bate-volta, como em mais tempo.

5- Ruínas de Tulum

É na pequena cidade de Tulum que está um dos cartões postais mais famosos de toda a Riviera Maya: as ruínas bem ao lado do mar azul caribenho.

É possível visitar este sitio arqueológico durante um passeio bate-volta saindo de Playa del Carmen ou de Cancún, por conta própria ou com agência. No entanto, dependendo do seu perfil, alguns dias em Tulum podem cair bem. Dessa forma você poderá curtir praias bem menos badalas – mas igualmente deslumbrantes – do que em Cancún e Playa del Carmen.

Além disso, na região ainda é possível conhecer alguns cenotes e as ruínas de Cobá, um dos próximos lugares indicados neste texto.

Ruínas de Tulum - Riviera Maya

6- Akumal

A meia hora do centro de Playa del Carmen, Akumal recebe – principalmente – turistas que querem ver de perto tartarugas marinhas. Nesta praia não é difícil encontrar algumas delas nadando bem perto da faixa de areia. Quem não faz questão de vê-las, também pode incluir este lugar em uma viagem pela Riviera Maya, afinal, o mar azul estará lá te esperando.

Em Playa del Carmen há agências que oferece tours até Akumal. No entanto, na minha opinião, não há necessidade de ir com eles. Há vans compartilhadas que saem frequentemente de Playa e que te levam até Akumal. Chegando lá, você pode alugar máscaras e outros equipamentos de mergulho.

Leia também: Onde se hospedar em Playa del Carmen?

7- Cobá

Outra atração perto de Tulum é as Ruínas de Cobá. Essa antiga cidade Maia está em meio a uma farta vegetação, o que a torna ainda mais especial. Para conhecê-la o ideal é reservar ao menos uma manhã ou tarde. Você também pode aproveitar para conhecer os cenotes que há pela região.      

#Bônus: Parques Temáticos

Não há um nem dois, mas três parques temáticos pela Riviera Maya. Embora os ingressos não sejam baratos, não deixa de ser uma opção de passeio para a sua viagem. Cada parque possui suas próprias características, e é recomendado separar ao menos um dia inteiro para conhecer cada um deles.

De uma forma bem resumida, a diferença entre eles é a seguinte: o  XCaret é o mais cultural e possui apresentações de dança e espetáculos sobre a cultura maia e mexicana. O Xel-Há é um parque natural onde se prioriza diversas atividades aquáticas. Já o Xplor é o mais aventureiro entre eles.

Para entender melhor o que você irá encontrar em cada um, recomendo que leia o artigo “Xcaret, Xel-Há e Xplor: Qual o melhor parque em Cancun e Riviera Maya?”, do blog Viagens Possíveis.


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO?

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

 Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

 Compare e contrate seu seguro viagem através da Seguros Promo
Não se esqueça de usar nosso cupom para ganhar 5% de desconto (VOLTOLOGO5)


Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de lugares para conhecer na Riviera Maya? Deixe um comentário abaixo!

Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Murilo, você acha que vale a pena alugar um carro para conhecer a riviera maya? Vou estar sozinha, mas mesmo assim tenho medo de perder muitas horas em função de horários de excursões, onibus, e outros, vou me hospedar tanto em tulum quanto em playa del carmen.

    • Oi Patrícia!
      Sim. A Riviera Maya é um daqueles lugares onde alugar um carro faz muuuita diferença!
      Você terá liberdade não apenas em função dos horários, mas também para conhecer lugares mais afastados!

      Abraço!

  2. Fala Murilo. Muito boa a sua lista, obrigado pela indicação. Os cenotes são, para mim, uma das melhores e mais únicas experiências da Riviera Maia. Mas confesso que eu gostei de tanta coisa por lá que fica difícil dizer qual a melhor. Ótima lista. Abração.

    • Faaala Fabio, tudo em ordem!?

      É muita coisa bacana, né?!

      Cara, eu nem fazia ideia dos cenotes quando cheguei lá, e achei incrível!!
      Não conheci todos os que gostaria, mas como é um lugar que pretendo voltar, não tem problema! hehehe

      Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here