Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Sobre o autor, Murilo Pagani

Murilo Pagani

Parque Tayrona, na Colômbia, em outubro de 2014

Escrever sobre si mesmo sem apelar para as rotineiras informações de ficha cadastral ou clichês interneteiros exige mais tempo do que eu estou disposto a dedicar para escrever este texto. Portanto, sem invencionices: nas próximas linhas você encontrará uma breve linha do tempo viajante sobre mim, Murilo Pagani, o responsável por este modesto espaço virtual.

Fiz meu primeiro mochilão em julho de 2011, quando estava prestes a completar 20 primaveras. Até pouco tempo antes, viajar para outro país – ou até mesmo pelo Brasil – nunca havia sido exatamente um sonho. Aliás, com a rotina de trabalho das 7h às 17h e o curso de engenharia civil à noite, eu nem sequer pensava sobre isso.

Ainda assim, quando um colega de firma me chamou para fazer uma viagem pela Bolívia e pelo Peru, que segundo ele custaria uma pechincha porque faríamos tudo por conta própria, eu respondi que talvez iria.

Ok, admito que na hora eu disse isso sabendo que não tinha a menor pretensão de sair de Jundiaí, cidade paulista onde nasci e morei durante a maior parte da vida. Porém, depois de alguns meses comecei a considerar essas possíveis férias.

No final das contas a viagem saiu do papel. E, de lambuja, eu tomei gosto por esse negócio que é viajar.

Murilo Pagani - Atacama

Deserto do Atacama, no Chile, em maio de 2019

Em 2013 fiz a minha segunda viagem internacional, sendo que desta vez as férias seriam apenas com a minha companhia. O destino? Patagônia argentina e chilena. Foram quase 30 dias de muitas horas dentro de ônibus, pedidos de informações na rua e hostels que eu prometi a mim mesmo nunca mais voltar.

E de fato eu cumpri com a minha palavra – o que não foi difícil de fazer, afinal, eu ainda não retornei a nenhum dos destinos que visitei durante o mochilão de 2013. Porém, em 2014 e 2015 a lista de albergues em que eu prometi nunca mais me hospedar aumentou vertiginosamente. Isso porque, entre junho e abril destes anos eu viajei por diversos países da América Latina.

Aliás, foi justamente durante esta viagem de 10 meses que começou na Colômbia e terminou no México – e que incluiu também todos os países da América Central continental – que eu criei o Volto Logo. Desde então, compartilho por aqui dicas e roteiros de viagem dos lugares que visito.

Murilo Pagani - Maranhão

Lençóis Maranhenses, agosto de 2022