Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O que fazer em BH: 10 passeios em Belo Horizonte

Mesmo tendo dormido muito pouco durante as oito horas de viagem de ônibus entre São Paulo e BH e estar com bastante sono, eu não deixaria que isso atrapalhasse o roteiro que eu pretendia fazer em Belo Horizonte.

No entanto, pouco depois de tomar um banho eu me dei conta do que de fato impediria, parcialmente, os meus planos de passeios em BH: era segunda-feira, e praticamente todas as atrações estão fechadas nesse dia.

Ainda assim, depois de uma breve conversa com o pessoal que trabalhava no hostel em que fiquei hospedado, descobri que daria para para cumprir, ainda que não por completo, o meu itinerário.

E, neste texto, eu contarei a você quais são os programas que não dá pra deixar de fazer em Belo Horizonte. 

Leia também: Onde ficar em Belo Horizonte | Melhores bairros e hotéis

# O que fazer em Belo Horizonte

Para conhecer os principais pontos turísticos em Belo Horizonte recomendo dedicar ao menos dois ou três dias inteiros na cidade. Isso sem contar, é claro, passeios bate-volta até outras cidades de Minas Gerais.

Para incluir Inhotim, por exemplo, o ideal é montar um roteiro para passar 5 dias em BH.

Abaixo estão alguns lugares que você não deveria deixar de conhecer em Belo Horizonte.

Por fim, no final do texto, há dicas de passeios bate-volta que você pode fazer saindo da capital mineira.

1- Mercado Central de Belo Horizonte
2- Circuito Cultural Praça da Liberdade
3- Parque das Mangabeiras
4- Praça do Papa
5- Parque Municipal
6- Feira Hippie
7- Museu de Arte e Ofícios
8- Savassi
9- Conjunto Moderno da Pampulha
10- Mineirão

» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em BH

1- Mercado Central de Belo Horizonte

Um dos principais motivos que me levam a visitar mercados são as comidas deliciosas que normalmente há neles e, confesso, que o de BH está mais do que bem servido nesse quesito.

Afinal, são diversos estabelecimentos vendendo os mais variados sabores de Minas: pão de queijo recheado, doces típicos, cachaças artesanais, queijos, temperos e o tradicional fígado acebolado com jiló. 

Aliás, recomendo que você vá na hora do almoço e que faça sua refeição por lá mesmo.

Mercado Central de Belo Horizonte

» De segunda a sábado, das 7h às 18h
» Domingos e feriados, das 7h às 13h

principais pontos turísticos em BH

Produtos do Mercado Municipal de Belo Horizonte

2- Circuito Cultural Praça da Liberdade

Somente a Praça da Liberdade em si, com seu agradável espaço público, já valeria uma visita por essa região de BH. Além disso, junte todas as atrações que existem ao seu redor e fica praticamente impossível ignorá-la.

Inaugurado em 2010, esse circuito já é considerado um dos polos culturais mais importantes do nosso país. Isso porque, são vários museus, centros de cultura, biblioteca e outras instituições que além de contar boa parte da história de Minas Gerais, possuem diversas exposições artísticas.

Se acaso eu tivesse que escolher apenas duas das mais de 15 instituições que fazem parte desse complexo para conhecer em uma tarde, certamente seria o Centro Cultural Banco do Brasil e o Memorial Minas Gerais Vale.

Sem dúvida este é um daqueles passeios que não pode faltar na programação de atividades para fazer em BH.

Circuito Liberdade

» Você pode consultar todas as instituições participantes e horários de funcionamento nesse site.

lugares para conhecer em BH - Dicas

Praça da Liberdade

3- Parque das Mangabeiras

Se você acompanha o blog há algum tempo já deve ter percebido que um dos meus passeios favoritos quando viajo, é conhecer parques e outros espaços públicos onde a natureza esteja presente.  

Em Belo Horizonte, na minha opinião, nenhum outro lugar atende melhor esse critério do que o famoso Parque das Mangabeiras.

Localizado ao pé da Serra do Curral, as funções desse parque vão muito além de ser apenas um espaço para lazer. Afinal, ele também tem a missão de preservar a fauna e flora nativa dessa região, e promover a educação ambiental e cultural com os seus visitantes.

Além de poder caminhar, ler, praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar em alguns dos espaços do parque, em determinados pontos é possível apreciar uma bela vista de BH.

Parque da Mangabeiras

» De terça a domingo (e feriados), das 8h às 17h

o que fazer em BH - dicas

Parque das Mangabeiras

4- Praça do Papa

Pouco antes de chegar ao Parque das Mangabeiras, certamente uma praça com uma cruz irá chamar sua atenção. Trata-se da Praça Israel Pinheiro, ou simplesmente Praça do Papa – como ficou popularmente conhecida após a visita do Papa João Paulo II, em 1980.

Do alto dessa praça se tem uma vista bem bonita da cidade. Ou seja, passeio ideal para um fim de tarde quando o sol estiver se pondo.

passeios em Belo Horizonte

Praça do Papa

5- Parque Municipal

Localizado na região central da cidade, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um típico parque urbano.

Inclusive, quem está lá dentro nem de longe sente a agitação da Avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte e que está ao lado dessa área verde.

Meu passeio durou menos do que o esperado por causa da chuva. No entanto, é possível passar algumas horas caminhando pelas sua trilhas, observando seus jardins e, quem sabe, tirando algumas fotos.

Para quem gosta de contato com a natureza, vale lembrar que a cidade Capitólio, que fica a menos de 300 quilômetros de BH, surpreende 10 em cada 10 viajantes e pode entrar o seu roteiro por Minas Gerais. Para saber como organizar sua viagem para lá, leia o texto “O que fazer em Capitólio”.  

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

» De terça a domingo (e feriados), das 6h às 18h

roteiro de viagem BH

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

6- Feira Hippie

De hippie só mesmo o nome, mas nem por isso a maior feira de artesanato de Belo Horizonte deixa ser interessante.

Há mais de 40 anos centenas de pessoas vão à Avenida Afonso Pena, aos domingos, para comprar peças de decoração, artesanatos em geral, móveis ou simplesmente para comer em alguma das várias barraquinhas de comida que também há por lá.

Feira Hippie

» Aos domingos, das 7h às 14h

7- Museu de Arte e Ofícios

Mesmo que você não seja fã de museus talvez se interesse por esse passeio, afinal, ele está instalado no belíssimo prédio da antiga Estação Central.

O museu conta com um acervo bem variado de ferramentas e instrumentos utilizados nas mais diversas profissões. Uma ótima oportunidade para acompanhar a evolução dos equipamentos utilizados em diferentes áreas de trabalho.

Museu de Arte e Ofícios

» Terça a sexta-feira, de 12h às 19h
» Quarta e quinta-feira, de 17h às 19hs –  ENTRADA GRATUITA
» Sábado, Domingo e Feriado, de 9h às 17h – Aos Sábados ENTRADA  GRATUITA.
 

8- Savassi

Além de ser um ótimo bairro para se hospedar, a Savassi é a região perfeita para quem quer aproveitar um barzinho no fim da tarde, ou almoçar em algum restaurante legal durante o dia.

Na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), por exemplo, há muitos bares, cafés e restaurantes com mesinhas e cadeiras na calçada.

o que fazer em Belo Horizonte em 5 dias

Savassi

9- Conjunto Moderno da Pampulha

Sabe qual foi o meu maior arrependimento durante essa viagem a BH? Não ter reservado tempo suficiente para conhecer com calma todo o Conjunto Moderno da Pampulha. 

Assim que cheguei ao MAP (Museu de Arte da Pampulha), percebi que deveria ter separado pelo menos um dia inteiro para caminhar e tirar fotos dessa belíssima área da cidade.

Além do museu, outras obras da arquitetura moderna fazem parte desse complexo: a Casa do Baile; a Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha; e o Iate Tênis Clube. Tudo ao redor da imensa e fotogênica Lagoa da Pampulha.

Acredite: passar um dia inteiro por estas bandas é uma das melhores coisas para fazer em Belo Horizonte.

o que fazer em BH - pampulha

Igreja da Pampulha

10- Mineirão

Aproveite o dia que for conhecer a região da Pampulha para conhecer também o Estádio do Mineirão. Isso, esse mesmo, o lendário estádio da Copa de 2014 onde o Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha.

Apesar de não ter tido tempo de conhecer, essa era uma das atrações que estavam no meu roteiro de viagem em BH.

Se acaso você tiver interesse em visitá-lo recomendo que leia o post da Zelinda, do blog Em Cantos Fotográficos. Ela fez um texto bem detalhado contando como é o tour guiado pelo estádio.

+ Dicas do que fazer em BH

Tendo mais de três dias disponíveis, além de conseguir zerar os principais programas turísticos para fazer em Belo Horizonte, dá pra incluir outros destinos no roteiro.

A primeira opção de passeio costuma ser o Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 60 quilômetros de BH. Embora dê para conhecer esse enorme parque/museu a céu aberto num esquema bate-volta,  quem dedica dois dias de visita ao instituto consegue aproveitar melhor. Neste caso, passe uma noite na região de lá.

Com mais tempo, considere alugar um carro para conhecer algumas cidades-históricas de Minas Gerais, como Congonhas, Ouro Preto e Mariana. 

Se acaso dirigir não é contigo, pule Congonhas e vá de ônibus direto de BH para Ouro Preto.

Um bom roteiro para fazer em 7 dias em Belo Horizonte e arredores, é:

Primeiro dia: Chegada a BH antes do almoço, passeio pela Pampulha à tarde.

Segundo dia: Bate-volta para Inhotim.

Terceiro dia: Circuito Cultural Praça da Liberdade, Mercado Central de BH e Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Quarto dia: Parque das Mangabeiras, Praça do Papa, Museu de Arte Ofícios e fim de tarde/noite na Savassi.

Quinto dia: Deslocamento para Ouro Preto de manhã e caminhar pela cidade à tarde.

Sexto dia: Atrações em Ouro Preto

Sétimo dia: Regresso

Lembrando que caso no seu primeiro dia você chegue em Belo Horizonte a tarde ou a noite, o ideal é dedicar mais um dia inteiro para curtir a cidade.

Por fim, se no último dia sua saída de Ouro Preto for somente no final da tarde, considere passar o dia na cidade de Mariana, que está a apenas 15 quilômetros de Ouro Preto.

3 lugares para se hospedar em Belo Horizonte

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Adrena Sport Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis BH Savassi tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Por outro lado, podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Max Savassi Apart Service.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Belo Horizonte.

 

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Alex Nobert disse:

Estou planejando um roteiro de 20 dias em MG, saindo de carro. 100% de carro!

N de pernoites:
1 – Monte Verde
2 – São Tomé das Letras
4 – Belo Horizonte
4 – Ouro Preto (1 dia em Mariana)
3 – Tiradentes (1 dia em São João Del Rei)
3 – São Lourenço (1 dia em Caxambu)
3 – Gonçalves

Acha que dá pra curtir legal com esse número de dias em cada cidade??

Ótimas dicas! Valeu

Murilo Pagani disse:

Oi Alex, tudo bem?

Que legal!

Um roteiro de carro facilita bastante!

Seu roteiro está muito bem distribuído, sim! Vai dar para aproveitar bastante…

No caso, dependendo dos seus gostos, um único ajuste que você poderia fazer é tirar um dia de Ouro Preto e colocar em São Thomé ou Monte Verde.

Mas é claro, depende do tipo de lugar que você prefere.

Abraço!

Roberto disse:

Muito bacana as dicas, Murilo. Estou morando em BH há 4 meses. Cheguei no auge da pandemia e nem conheço quase nada. Essa semana estou de férias vou ver se consigo conhecer algumas das dicas desses locais que sejam possiveis.

Murilo Pagani disse:

Oi Roberto, tudo bem?

Que legal. Espero que aproveite os passeios em BH.

Abraço

Cibelle Aparecida do Carmo disse:

Oi sou de BH, estou aqui procurando o que fazer aqui na minha cidade! Gostei do seu blog, se algum dia voltar aqui vá para Serra do Cipó tem dezenas de cachoeiras! É uma região espetacular!!!

Murilo Pagani disse:

Oi Cibelle, tudo bem?

Que legal. Fico contente em saber que gostou do blog!

Dica anotada. Tinha planos de voltar aí em agosto, mas acabei adiando a viagem por conta da pandemia.

Abraço