COMPARTILHAR
Onde ficar em Ilha Grande, no Rio de Janeiro: Dicas essenciais para não errar. Descubra quais são as enseadas mais recomendadas, porque a Vila de Abraão é a mais procurada, além de hostels e pousadas com excelente custo- benefício.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Por mais que eu evite viajar na alta temporada, algumas vezes não tem como escapar. E, foi em um belo mês de janeiro, que fui para este lugar que a tanto tempo queria conhecer. Como era de se esperar, os preços das acomodações nesta época não estavam nada convidativos para o meu orçamento limitado. Por isso, decidir onde ficar em Ilha Grande me custou algumas horas de buscas na internet.

Depois de muito procurar e constatar que as pousadas e hostels com melhor custo-benefício já estavam lotadas, aprendi – do pior jeito possível – a primeira lição sobre se hospedar em Ilha Grande: se for viajar em feriados ou nos meses de férias escolares, reserve o quanto antes. Como isso já não era possível para mim, a solução encontrada para não gastar muito foi acampar. Aliás, há uma boa oferta de campings na ilha.

No entanto, se ficar em barraca não é a sua praia, mas gastar uma fortuna com hospedagem também não faz o seu estilo, basta você seguir a primeira dica – de reservar com antecedência – e ler este texto até o final. Irei te contar quais são as principais enseadas para ficar em Ilha Grande, indicar pousadas e hostels para todos os bolsos, além de relatar a minha experiência no camping.

# As principais enseadas de Ilha Grande

O nome Ilha Grande não é em vão, afinal, ela possui uma área de 193 km². Com todo esse tamanho, não é nenhuma surpresa que há mais de uma enseada (ou vila), onde você pode se hospedar.

A com melhor estrutura turística e, consequentemente, mais procurada pelos viajantes, é a Vila de Abraão. Foi lá que fiquei hospedado e é o lugar que recomendo para quem não abre mão de certas praticidades que explicarei a seguir.

A Enseada de Araçatiba, embora bem menor do que a Abraão, é a segunda mais desenvolvida e há boas acomodações. Quem ficar nesta região de Ilha Grande estará próximo de uma natureza em seu estado mais natural. As opções de bares e restaurantes não são muitas e, por isso, não há o agito encontrado na Vila de Abraão. Lembrando ainda que para chegar até lá, os barcos saem apenas de Angra dos Reis.

Quem quer ter uma experiência ainda mais isolada, e não faz questão de comodidade alguma, a Enseada de Palmas, Praia do Aventureiro e Praia da Parnaioca são as que oferecem este ambiente. Em Palmas você encontrará pouquíssimas pousadas e alguns campings – tudo bem simples e de frente para o mar.

Já na Praia do Aventureiro e da Parnaioca as alternativas são ainda mais limitadas, e quem vai normalmente é para acampar. Lembrando ainda que nestes lugares não há energia elétrica à noite e, para chegar até lá, é preciso se planejar com mais atenção já que não há barcos regulares como para a Vila de Abraão ou Araçatiba. Quem for ficar na Praia do Aventureiro precisará também de uma autorização, pois o local faz parte de uma  Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

# A Vila de Abraão

A Vila de Abraão é onde a maioria dos turistas decide ficar em Ilha Grande. Nela, a oferta de acomodação vai de pousadas confortáveis a campings básicos. Além de que, há dezenas de bares, restaurantes e agências de turismo, o que acaba tornando a vila bastante movimentada.

A facilidade para se chegar é outro ponto a favor. Há barcos desde Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Por outro lado, é exatamente por ter um grande número de embarcações, que a praia da vila não é boa para banho. Porém, mesmo com esta desvantagem, as comodidades que Abraão oferece costuma pesar mais, e faz com que muitos viajantes a considerem o melhor lugar para se hospedar em Ilha Grande.

onde se hospedar na Vila de Abraão, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro
Vila de Abraão

# Dicas de hospedagem  na Vila de Abraão

Antes de te indicar hostels e pousadas na Vila de Abraão é importante lembrar que, mesmo as acomodações mais caras e bem avaliadas em sites de pesquisa, podem não oferecer o serviço primoroso que talvez você esteja acostumado a receber em outros lugares.

Além da simplicidade, outra característica compartilhada por muitas hospedagens é a baixa qualidade do wi-fi disponível. Se isso for inadmissível para a sua estadia, fique de olho na avaliação especifica deste item.

Outro problema que afeta a maior parte dos estabelecimentos é a falta de energia elétrica. Não é raro acabar a energia em toda a vila. Durante a semana em que estive lá isso aconteceu três vezes, mas, por sorte, sempre voltou em pouco tempo. No entanto, dependendo do caso, o retorno da eletricidade pode levar mais de um dia. Se quiser evitar este incômodo, se hospede em um local que possua gerador.

Hostels e pousadas na Vila de Abraão, em Ilha Grande

O Marlin Hostel é possivelmente o melhor albergue da Vila de Abraão. Foi o lugar que mais me interessou quando estava procurando um lugar para ficar em Ilha Grande, mas, já estava lotado para as minhas datas. O Holandês Hostel também é muito concorrido e costuma estar sempre cheio. Outros bem cotados são o Beach House Ilha Grande Hostel, Hostel Refúgio e o Che Lagarto, este último a uns dez minutos de caminhada do centrinho.

Quem está em busca de uma pousada com excelente custo-benefício, recomendo que confira as ofertas da Pousada Armação dos Anjos, Pousada Casablanca, Pousada Horizonte dos Borbas, Pousada Recanto do Sabiá e Pousada D’Pillel.

Já quem pode gastar um pouco mais para ser recompensado com mais conforto, a Pousada Só Natureza, Lonier Praia Inn Flats e Pousada Pedacinho de Céu, dificilmente decepcionam.

Leia também: 10 pousadas baratas na Vila de Abraão, em Ilha Grande

# A minha experiência

A minha experiência foi no Camping Cantinho da Ilha, um local que além de uma área para camping, também possui algumas suítes. As habitações privadas são concorridas, portanto, se quiser ficar nelas é necessário reservar com bastante antecedência.

Já a área de camping é ampla e costuma lotar apenas na alta temporada e feriados. O espaço destinado para montar as barracas possui uma parte com cobertura e outra sem. Há pontos de tomada disponível, e se precisar de uma extensão para chegar à sua barraca, você pode emprestar na recepção. É necessário pagar R$ 20,00 de caução, e você recebe o dinheiro de volta quando devolver a extensão. Eles também alugam ventilador por R$ 10,00/dia.

No camping há vestiários masculinos e femininos que nem sempre estavam tão limpos. Também há uma cozinha compartilhada com muitos utensílios e quatro geladeiras. Senti falta de uma área comum coberta onde os hospedes pudessem interagir quando estava chovendo.

Um problema que quem vai acampar pode passar, inclusive em outros campings, é que dependendo de onde montar a barraca, e da quantidade de chuva, você pode ter o seu lar inundado. Na noite anterior da minha chegada havia chovido bastante, e três pessoas passaram por este inconveniente. Se possível, antes de baixar acampamento, verifique com o responsável do camping em quais áreas a chance de alagamento é menor.

>>> Confira as fotos, preços e reviews dos quartos no Cantinho da Ilha

+ Dicas de onde ficar em Ilha Grande

>>> Na Praia de Araçatiba a Pousada Mar de Sonhos é uma das mais bem cotadas.

>>> Na Enseada de Palmas, a Cabanas Paraíso é uma das poucas opções e que costuma agradar os visitantes.

>>> Os preços de hospedagem em Ilha Grande variam consideravelmente em feriados e meses de alta temporada. Se for viajar nessas épocas, comece a pesquisar e reserve o seu lugar para ficar com antecedência.

>>> Se você ainda tem dúvidas para escolher sua acomodação, recomendo que leia o artigo “5 dicas para escolher sua hospedagem”, nele eu explico os principais pontos que você deve considerar antes de tomar a sua decisão.

>>> Se você já se hospedou em algum desses lugares, ou tem outras dicas sobre onde ficar em Ilha Grande, me conta como foi sua experiência aí nos comentários. Tenho certeza de que ajudará outros viajantes!

>>> Se você precisa de mais dicas de viagem à Ilha Grande, como por exemplo: quando ir, como chegar, onde comer, o que fazer, recomendo que leia o texto “Ilha Grande: Dicas práticas para sua viagem”.

>>> Lembrando que o Booking.com é nosso parceiro. Além de ser uma ótima ferramenta para te ajudar no planejamento da sua viagem, ao fazer sua reserva com os links que estão disponíveis no Volto Logo nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso. 

>>> Confira outras ofertas de hospedagem em Ilha Grande


Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! ????

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here