Início Políticas do Blog

Políticas do Blog

Com o objetivo de manter total transparência com você, leitor do Volto Logo, nessa página você encontrará alguns tópicos importantes sobre como realizo o meu trabalho nesse veículo de comunicação.

# Conteúdo

Os conteúdos publicados no Volto Logo são pautados de acordo com as minhas experiências pessoais durante as minhas viagens, e sou eu mesmo quem escreve todos os relatos.

A exceção fica por conta dos artigos escritos por autores convidados (Guest Post). Nesses casos eles serão devidamente identificados e você saberá quem foi o autor do texto.

Eventualmente também poderei mencionar e/ou recomendar algum lugar que ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas que gostaria muito de visitar. Nesses, raríssimos casos, você também será informado de tal situação.

Sobre as fotografias utilizadas no blog, mais de 95% são de minha autoria. Quando não é possível utilizar as minhas fotos pessoais para ilustrar os posts, são utilizadas fotos que possuem licença liberada para uso (Creative Commons). Algumas vezes também posso utilizar fotografias, gentilmente cedidas e autorizadas, de outros blogueiros.

Nesses dois casos quando a fotografia é de terceiros, os devidos créditos e fontes estarão indicados de forma clara.

# Comentários

Acredite, se tem uma coisa que todo blogueiro gosta (e muito) é de ver um post com dezenas de comentários pertinentes e relacionados ao assunto tratado no texto. Seja ele com alguma dúvida, elogio, dica que ficou faltando ou até mesmo com o alerta de algum possível erro. Quando feita de forma respeitosa, esse bate papo nos comentários são sempre muito prazerosos.

Você, caro viajante, será sempre mais do que bem vindo a deixar algum comentário nos texto publicados. Afinal, para mim, eles são o oxigênio desse blog. Conhecer a sua opinião, experiências vividas, gostos e preferências, sempre é, e será, um imenso prazer. São eles, principalmente, que me motivam a seguir com esse projeto.

Mas antes de fazer isso, gostaria que você ficasse a par das condutas de comentários que utilizo no Volto Logo. São as famosinhas regrinhas de boa convivência que, quando seguidas, todos ganham de alguma forma.

⇒ ⇒ ⇒ Com a finalidade de reduzir o número de comentários spans, você precisa se identificar com seu nome e e-mail para comentar no Volto Logo. Mas não se preocupe, essas informações jamais serão compartilhadas e tampouco enviarei spam à você.

⇒ ⇒ ⇒ Todos os comentários no Volto Logo são moderados. Ou seja, antes dele se tornar visível para todos, é necessário que ele seja aprovado (por mim mesmo).

⇒ ⇒ ⇒ Todos os comentários são lidos, aprovados ou não, e respondidos. Apesar de algumas vezes demorar mais do que gostaria, em poucos dias você terá a sua resposta (caso ele seja aprovado).

⇒ ⇒ ⇒ Não são aprovados comentários que possuem conteúdo desrespeitoso, discriminatório, ofensivo ou com qualquer mensagem de ódio.

⇒ ⇒ ⇒ Comentários que não são pertinentes ao conteúdo do texto, que possuem links suspeitos, ou que ainda fazem propaganda de produtos e/ou serviços, também não serão aceitos. Sobre links que complementam o conteúdo do texto ou tira alguma dúvida, são mais do que bem vindos.

⇒ ⇒ ⇒ Antes de comentar, verifique se sua dúvida já não foi respondida ao longo do texto ou em algum outro comentário.

⇒ ⇒ ⇒ As informações e dicas contidas nos comentários de outros leitores não são de minha responsabilidade.

No mais, COMENTE, COMENTE e COMENTE.

# Monetização

Você poderá encontrar no Volto Logo algumas ações e/ou parcerias que visam a monetização desse projeto. As forma que utilizo no momento estão listadas abaixo:

⇒ ⇒ ⇒ Programa de Afiliados

Basicamente um programa de afiliado significa que quando você compra algum produto, serviço ou até mesmo reserva alguma hospedagem, através dos links ou banners disponíveis aqui no Volto Logo, eu ganharei uma pequena comissão em cima disso e você não gasta absolutamente nenhum centavo a mais.

Atualmente participo de dois programas de afiliados que oferecem serviços aos viajantes:

Booking.com, para reservas de hospedagem em milhares de cidades em todo o mundo.

Seguros Promo, para comparação e contratação de seguro viagem.

MaxMilhas, para compra de passagens aéreas.

Vale ressaltar que somente ofereço serviços nos quais confio e que realmente utilizo. O que é exatamente o caso dos serviços oferecidos acima.

Eventualmente também poderei oferecer e divulgar outros produtos -como guias e cursos on line –  ou serviços que seguem esse mesmo sistema.

⇒ ⇒ ⇒ Artigo Patrocinado

Também conhecido como publieditorial ou post patrocinado, esses são textos pelos quais eu recebo algum valor ($$$) de alguma empresa, para publicar no Volto Logo.

Sempre que isso acontecer, você será informado de forma clara que se trata de um artigo patrocinado pela empresa que estiver aparecendo no post.

Lembrando mais uma vez que apenas serão publicados artigos que realmente podem te ajudar de alguma maneira, e que sejam patrocinados por empresas que eu realmente uso, confio e recomendo.

⇒ ⇒ ⇒ Google Adsense | Anúncios

Na barra lateral do blog há um espaço reservado para “Anúncios”. Atualmente ele apresenta propagandas de empresas que participam do sistema de anúncio do Google. Sendo assim, cada clique que aquele anúncio recebe é convertido em algum valor de comissão.

Não possuo nenhum tipo de controle sobre os anúncios, empresas, produtos ou serviços oferecidos que aparecem nesse espaço.

# Direitos autorais

Os textos e imagens publicadas no Volto Logo são protegidas pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998. Sendo assim, é proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desse blog sem a minha autorização.

# Considerações Finais

Mesmo escrevendo todas as dicas de viagem com as melhores das intenções e, com o objetivo de te auxiliar no planejamento da sua viagem, não me responsabilizo pelo uso das informações contidas no Volto Logo.

Sim, faço um trabalho muito sério e que ajuda diariamente centenas de viajantes. Mas como já mencionei anteriormente, os relatos e sugestões indicadas são baseadas nas minhas experiências pessoais. E elas, muito provavelmente, serão diferentes da sua- independente de qual seja. Um passeio que pode ser legal para mim, pode não ter a mínima graça para você. O mesmo vale para as impressões sobre restaurantes, bares, hospedagens e até mesmo o conceito do que é caro ou barato.

Além disso, restaurantes fecham, preços sobem, hotéis melhoram ou pioram seu serviço e linhas de ônibus são alteradas. Enfim, há uma infinidade de variáveis em constante mudança e que são impossíveis de serem mantidas 100% atualizadas aqui no blog (apesar do grande esforço). Por isso, recomendo que você sempre verifique a data em que o post foi publicado, quando a viagem foi realizada e que consulte os dados em mais de uma fonte.

E se possível, sempre que verificar alguma informação incorreta ou desatualizada, não pense duas vezes em entrar com contato comigo para que eu possa fazer a correção.

Também quero destacar que o Volto Logo é membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e respeita todas as suas diretrizes.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma proposta de parceria, você pode entrar em contato comigo através do e-mail: contato@voltologo.net

Forte abraço,
Murilo Pagani