Melhores passeios para fazer na Guatemala: Descubra quais lugares visitar nos principais destinos turísticos do país, como se locomover. e como reservar os seus tours!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Acredite: há muito o que fazer na Guatemala. Inclusive, este país costuma ser a melhor surpresa de muitos viajantes que se aventuram pela América Central.

Apesar de as suas belezas exigirem cansativos deslocamentos por estradas quase sempre mal cuidadas, o esforço é bem recompensado com cenários dignos de filme.

E, para que você não deixe nenhum grande destino de fora do seu roteiro, a primeira dica que deixo sobre o que fazer na Guatemala, é: vá com tempo. Aliás, recomendo dedicar ao menos dez dias para percorrer o território guatemalteco.

Ainda assim, saiba que para aproveitar cada cidade com calma, e também descansar entre uma parada e outra, duas semanas seria o ideal.

Por fim, para que você descubra como preencher o seu itinerário, neste texto eu irei te contar quais são os melhores passeios para fazer na Guatemala, nos principais destinos do país.

# O que fazer na Guatemala

A Guatemala é o destino perfeito para os viajantes que gostam de história, cultura e contato com a natureza.

No entanto, não espere encontrar aqui as praias caribenhas do Panamá ou as florestas da Costa Rica. Isso porque, na categoria de belezas naturais, quem reina na Guatemala são os lagos e os vulcões.

Além disso, impossível não mencionar as construções históricas da Civilização Maia. De norte a sul, o país é recheado com imponentes ruínas que nos levam de volta ao passado. Passado, inclusive, que vive até hoje nos costumes preservados pelo seu povo.

No mapa abaixo você pode conferir a localização dos principais lugares para conhecer na Guatemala:

» Antigua
» Lago Atitlán
» Semuc Champey
» Ruínas de Tikal

E, para mais informações sobre cada destino, basta ler o texto atentamente até o final.

» Pacote de passeios para viagem de 10 dias na Guatemala

# Como fazer os passeios na Guatemala

O combo: locais de difícil acesso, estradas ruins e transporte público sofrível, faz com que a melhor maneira de conhecer as principais atrações da Guatemala seja com passeios oferecidos por agência.

Além de tours no esquema bate-volta, que inclui transporte para algum destino, acompanhamento de guia e – às vezes – ingressos, as agências podem oferecer pacotes mais completos, que incluem diversas atrações num preço fechado.

Outro serviço muito oferecido pelas agências são os shuttles, que nada mais é do que o transporte entre duas cidades turísticas do país.

Como viajar de ônibus pela Guatemala exige inúmeras conexões, as agências prestam esse serviço fazendo o deslocamento direto. Normalmente, os percursos são feitos em vans compartilhadas com outros viajantes.

Sobre contratar os passeios e serviços antes ou durante a viagem, isso depende do seu roteiro. Com o cronograma apertado, o melhor plano é deixar tudo reservado antes de sair de casa. Afinal, dessa forma você evitará perder tempo durante férias.

Com tempo de sobra, saiba que é possível contratar seus tours quando chegar em cada cidade. Tenha em mente, porém, que alguns passeios e serviços não são diários. Portanto, talvez seja necessário lidar com imprevistos e ajustar seu itinerário.

Se acaso você quiser deixar tudo certo antes de sair de casa, uma boa ferramenta para pesquisar os melhores passeios na Guatemala, consultar preços e fazer sua reserva, é o site da Get Your Guide.


# Antigua

Das cidades turísticas na Guatemala, Antigua é a mais organizada e com melhor estrutura para os viajantes. O que é compreensível, afinal, durante muitos anos a graciosa cidade-histórica foi a capital do país.

Como se não bastassem suas construções coloniais que por si só justificariam a viagem, Antigua está no meio do caminho para o Lago Atitlán – outro destino imperdível – e é o ponto de partida para uma aventura no Vulcão Pacaya.

Para aproveitar toda a região, recomendo dedicar ao menos dois dias inteiros em Antigua.

Isso considerando que seu roteiro pela Guatemala irá contemplar algumas noites no Lago Atitlán. Embora seja possível fazer um passeio bate-volta desde Antigua até a região do Atitlán, essa não é melhor maneira de conhecer todas as paisagens ao redor do lago.

Passeios em Antigua

» City tour em Antigua e arredores

» Passeio de bicicleta em Antigua

» Passeio de 1 dia ao Vulcão Pacaya

» Mercado de Chichicastenango e Panajachel em 1 dia (Evitar)

» Mercado de Chichicastenango e Lago Atitlán em 3 dias (Preferível)

Antigua - Guatemala
Antigua

# Lago Atitlán

Um lago, três vulcões e inúmeros vilarejos: este é o cenário que atrai centenas de forasteiros ao Lago Atitlán, localizado a 80 quilômetros de Antigua.

Ideal para quem gosta de passeios de barco, fazer trilha ou simplesmente se desconectar de grandes centros urbanos, o Lago Atitlán merece ao menos dois dias completos do seu itinerário.

A primeira parada da sua viagem rumo ao Atitlán será em Panajachel – que é a maior cidade do pedaço e de onde saem as embarcações para os demais vilarejos.

Para pernoitar e ter como base, considere as vizinhanças de San Pedro la Laguna ou San Marcos. A primeira, é a mais famosa, com melhor estrutura e mais agito. Já San Marcos é o point para a turma zen-relax.

Passeios pelo Lago Atitlán

» Tour a fazenda orgânica e de permacultura (saída de Panajachel)

» Trilha em Santa Cruz la Laguna e Mercado de Solola (saída de Santa Cruz la Laguna)

» Nascer do sol em San Pedro la Laguna (saída de San Pedro la Laguna)

» Cerimônia Maia nas Cavernas Sagradas (saída de Panajachel)

» Aula de culinária Maia (em Santa Cruz la Laguna)

passeios na Guatemala
Lago Atitlán

# Semuc Champey

Foi depois de ver uma foto do Monumento Natural de Semuc Champey que eu realmente me empolguei em conhecer as paisagens guatemaltecas. Portanto, na minha opinião, este é um destino que não pode ficar de fora dos seus planos sobre o que fazer na Guatemala.

Por outro lado, já aviso: chegar até lá exige estômago para encarar as estradas esburacadas e as curvas sinuosas.  

A primeira parte da sua aventura é chegar até a pequena Lanquín – que é a cidade base para visitar Semuc Champey. Uma vez em Lanquín, basta se juntar a um passeio de um dia que levas os viajantes às principais atrações da região – que incluí, é claro, o Parque Semuc Champey.

E, se até agora você está se perguntando o que raios há de tão especial neste Semuc Champey, basta ver a imagem abaixo que tenho certeza que ela será mais convincente do que qualquer palavra que eu escreva.

Passeio em Semuc Champey

» Tour de 1 dia pelas Cavernas Kanba e Semuc Champey (saída de Lanquín)

roteiro Guatemala
Semuc Champey

# Ruínas de Tikal

No extremo norte do país, a 65 quilômetros da cidade de Flores, se encontra a mais importe cidade antiga da civilização Maia situada na Guatemala: as Ruínas de Tikal. Portanto, não pense em deixar este local de fora do seu itinerário pelo país.

O jeito mais cômodo de se chegar a Flores é com um voo desde a Cidade da Guatemala. No entanto, se antes de ir pra lá você estiver em Semuc Champey, a boa notícia é que há shuttle desde Lanquín até Flores. Apesar de o deslocamento levar quase oito horas na estrada, é mais prático do que voltar a Cidade da Guatemala para ir de avião.

Uma vez em Flores, para ir até as Ruínas de Tikal basta contatar um passeio de um dia até a antiga cidade Maia.

Passeio para Ruínas de Tikal

» Tour de 1 dia para Tikal (saída de Flores)

# Como comprar ingressos para passeios na Guatemala?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para passeios na Guatemala é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios, ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas da sua viagem a Guatemala, verifique se a atração indica que o cancelamento é gratuito.

» A maior parte dos passeios na Guatemala são com guias que falam espanhol e inglês.

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios na Guatemala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here