Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Florianópolis: Melhores bairros e hotéis

Mesmo viajando na baixa temporada fiquei em dúvida na hora de decidir onde ficar em Florianópolis. Afinal, com tantas opções de praias, bairros e acomodações para se hospedar, é comum ficarmos com aquele pensamento de “será que não vou me arrepender depois?”.

Acabei escolhendo uma região convencional e bastante óbvia que, para minha viagem, se mostrou ser uma área adequada. Porém, se viajasse durante a altíssima temporada talvez optasse por me hospedar em outro canto de Floripa.

Pois é, a capital catarinense tem destas coisas. Um bom lugar para a minha viagem não necessariamente será uma boa alternativa para a sua.

Antes de reservar uma acomodação no destino número um de Santa Catarina, precisamos levar em conta a data da nossa trip, e quais comodidades não abrimos mão durante os nossos dias de lazer.

Com estas respostas em mãos, ou pelo menos com a data definida, basta ler esse texto até o final que você certamente irá descobrir qual o melhor lugar para você ficar em Florianópolis.

# Dicas de onde ficar em Florianópolis, Santa Catarina

» Os melhores lugares para ficar em Florianópolis
» Centro
» Lagoa da Conceição
» Barra da Lagoa
» Jurerê e Jurerê Internacional
» Canasvieiras
» Praia dos Ingleses
» Campeche
» Minhas Experiências
» 10 pousadas baratas em Florianópolis

# Os melhores lugares para ficar em Florianópolis [Entenda]

Para facilitar o entendimento sobre os melhores lugares para se hospedar em Florianópolis, podemos dividir a ilha em cinco regiões: Centro, Lagoa da Conceição, Praias do Leste, Praias do Norte e Praias do Sul.

Cada uma destas grandes áreas têm suas particularidades que podem nos influenciar na hora de reservar nossa acomodação.

De um modo geral, podemos dizer que as praias do norte são mais urbanizadas, e com boa estrutura de comércios e acomodações para todos os gostos.

Centro e Lagoa da Conceição possuem a vantagem de estar numa área central, e de fácil acesso a qualquer canto da ilha. Porém, você precisará se deslocar ao menos alguns quilômetros para chegar às praias mais próximas.

As praias do leste não são tão urbanizadas quanto as norte, porém, algumas delas possuem estrutura e acomodações consideráveis.

Por fim, as praias do sul, em sua maioria, possuem comércios e hospedagens mais simples e sem tanto glamour. Aliás, é difícil encontrar construções de grande porte.

Além disso, cada praia também tem características únicas que devem ser consideradas.

Por exemplo: apesar de Jurerê Internacional e Canasvieiras estarem localizadas ao norte e apenas a cinco quilômetros de distância uma da outra, as vizinhanças são completamente diferentes.

Outro detalhe importante na hora de escolher em qual bairro ficar em Floripa, é a data da nossa viagem. Isso porque, durante as festas de fim de ano, carnaval, outros feriados prolongados e nos meses de alta temporada, o trânsito na ilha atinge níveis estratosféricos.

Portanto, caso sua viagem a Florianópolis seja nestes períodos, o ideal é que você se hospede em alguma praia bacana para não ter que dirigir. Tenha em mente que o mais indicado é ficar sossegado em uma única praia pois explorar os quatro cantos da ilha vai exigir horas no trânsito.

Onde ficar em Florianópolis (Resumo)

» Alta temporada: Durante o verão, entre o Natal até o Carnaval, se hospedar na praia que você pretende visitar mais vezes faz com que você não perca tempo no trânsito sofrível de Floripa.

Para quem gosta de vasta estrutura de comércios, aposte nas praias do norte. Quer praias mais selvagens? Fique nas praias do sul!

» Baixa temporada: Com o trânsito mais fluido, a conveniência do Centro e da Lagoa da Conceição é uma boa pedida.

Você não estará pé na areia, no entanto, se deslocar até as praias não exigirá tanto tempo dentro do carro. Aliás, a Praia Mole e a Praia da Joaquina ficam a apenas cinco quilômetros da Lagoa da Conceição.

Fiquei hospedado na Lagoa da Conceição e não me arrependo. Inclusive, é a região que eu escolheria para ficar em Florianópolis em outras oportunidades.

» No Réveillon: Vale as dicas de alta temporada, e deixo o conselho de não sair de carro próximo do horário da virada sob o risco de passar o Ano Novo no trânsito.

Se acaso você já tiver planos de passar a noite numa festa especifica, é adequado se hospedar próximo a ela.

» Com a família: Depende do perfil da família e dos planos da viagem.

As praias do norte costumam ser opções coringas porque oferecem boa estrutura no bairro como também na areia.

Além disso, o mar costuma ser mais manso do que as praias do leste e do sul, o que é adequado para famílias que viajam com bebês ou crianças pequenas.

Para famílias motorizadas durante a baixa temporada, a Lagoa da Conceição também é uma escolha acertada.

No mapa abaixo você pode visualizar quais são os principais bairros e praias que eu considero uma boa escolha para ficar em Florianópolis.

» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em Florianópolis

# Centro

O Centro de Florianópolis concentra uma rede hoteleira tradicional e com ótimo custo-benefício. Aliás, muitos hotéis de grandes redes estão por estas bandas da cidade.

É uma região bastante conveniente pra quem viaja na baixa temporada e tem a intenção de conhecer diversas praias.

Além disso, possui boa oferta de comércios em geral e você estará grudado na agradável e movimentada Avenida Beira Mar Norte.

Por outro lado, nos meses mais concorridos o inconveniente de se hospedar por estes lados é o trânsito para se deslocar até as praias.

Acomodações no centro de Florianópolis

Quem estiver em busca de um albergue no centro de Floripa o Eco Box Hostel é um dos mais bem cotados. Porém, atenção, pois a cama dos dormitórios é no estilo cápsula e não agrada todos os viajantes.

Com tarifas econômicas e perto da movimentada e estruturada Avenida Rio Branco, o Castelmar Hotel, Ibis Florianópolis e o Valerim Florianópolis são alguns dos mais concorridos e reservados.

Na Avenida Beira Mar Norte o Novotel Florianópolis é um cinco estrelas de preço acessível. Uma boa pedida pra se hospedar bem sem precisar gastar uma fortuna.

# Lagoa da Conceição

Fiquei hospedado nas pousadas da Lagoa da Conceição e não me arrependo.

Assim como o Centro, a Lagoa da Conceição está localizada numa área central da ilha. No entanto, está para o lado leste, enquanto o centro propriamente dito fica à oeste.  

Por aqui quem reina são as pousadas e hostels. Quem estiver de carro é bom verificar a disponibilidade de estacionamento antes de reservar a acomodação.

Há uma ótima oferta de bares, restaurantes e até mesmo casas noturnas. Inclusive, é o point certo para os mais baladeiros.

Além disso, é uma vizinhança agradável que proporciona entardeceres únicos à beira da lagoa. E, outro ponto a favor, é que você não estará tão distante das praias do leste.

A Praia Mole, por exemplo, fica a menos de quatro quilômetros, enquanto a Praia da Joaquina a menos de cinco.

Porém, não se engane, pois apesar da curta distância, fazer este percurso de carro durante os feriados pode levar mais de uma hora.

Acomodações na Lagoa da Conceição

Os viajantes que costumam se hospedar em albergues terão dezenas de opções na Lagoa. O Vintage Hostel Florianópolis é um dos mais bem avaliados de toda a cidade.

Outros hostels  bem cotados e sempre cheios são o Geckos Hostel e o Mad Dog Hostel.

Para quem quer ficar em uma pousada com atendimento simpático e gastando pouco, a minha dica é a elogiadíssima e familiar Pousada da Lagoa. Foi lá que me hospedei por alguns dias e com certeza voltaria outras vezes.

Outra que possui excelente reputação, não custa muito e está grudada no centrinho da Lagoa é a Vaga Mundo Pousada.

Na Avenida das Rendeiras, mais afastadas do burburinho mas igualmente bem localizadas, se destacam a Pousada Lagoa do Sol e a Pousada Ilha da Magia.

Por fim, o cinco estrelas Hotel Boutique Quinta das Videiras é a escolha certeira para os mais endinheirados.

onde se hospedar em floripa

Vizinhança da Lagoa da Conceição, um dos melhores lugares para ficar em Florianópolis

# Barra da Lagoa (Leste)

Com ares de vilazinha que nem parece fazer parte de uma grande cidade, a Barra da Lagoa é um lugar adequado pra quem quer se hospedar perto da praia, e não faz questão de ambientes sofisticados.

Apesar da estrutura razoável, possui comércios e residências típicas de um bairro comum.

A localização também não deixa a desejar. Você estará a poucos quilômetros da Praia da Galheta (acessada por trilha), da Praia Mole e da Lagoa da Conceição.

Acomodações na Barra da Lagoa

Pertinho do mar, com quartos práticos e sem tanta frescura, a Pousada Mar do Leste é uma das mais bem cotadas na Barra da Lagoa. Além da ótima localização, os funcionários também costumam ser muito elogiados.

Um pouco mais afastada do centrinho a Pousada Lozalti esbanja conforto e elegância sem exageros. E o melhor: cabe no bolso de qualquer viajante.

lugares para ficar em Floripa

Praia da Barra da Lagoa

# Jurerê e Jurerê Internacional (Norte)

Sem limites quando se trata de ostentação, Jurerê Internacional é a dona do metro quadrado mais valorizado da ilha. Mansões e comércios requintados formam uma vizinhança que se torna objeto de desejo de muitos viajantes que a conhecem.

Sua vizinha Jurerê é mais modesta e possui preços e acomodações mais realistas. Inclusive, até mesmo em maior quantidade do que em Jurerê Internacional.

É um daqueles lugares que você pode se hospedar em Florianópolis, sem ter que se preocupar em dirigir para chegar à praia.

Acomodações em Jurerê

Em Jurerê Tradicional você consegue encontrar tarifas amigáveis no Jurerê Ville e Angá Jurerê Apart Hotel. E não se preocupe, pois além dos preços atraentes eles também são bastante confortáveis e perto da praia.

As elegantes Pousada dos Sonhos, Pousada dos Chás Hotel Boutique e o Hotel Sete Ilhas possuem reputações invejáveis e preços intermediários. Sem dúvida alguma são boas opções para quem está com o orçamento mais folgado.

Em Jurerê Internacional quem reina praticamente sozinho é o respeitado IL Campanário Villagio Resort

hotéis para ficar em Florianópolis

Jurerê Internacional

# Canasvieiras (Norte)

Também ao norte da ilha, Canasvieiras é um dos bairros mais estruturados e, consequentemente, frequentado pelos turistas estrangeiros. Nossos vizinhos argentinos são figurinhas carimbadas por estas bandas da cidade.

Além de bares, restaurantes e acomodações para todos os gostos e bolsos, a conveniência de estar ao lado da praia tem seu apelo. Prédios e casas mais bairristas formam uma vizinhança típica a beira-mar, daquelas que, de fato, nos dão a sensação de estar a poucos metros do oceano.

Sua faixa de areia, no entanto, pode parecer um tanto sem graça para muitos viajantes. 

O fato de estar entre outras praias bacanas do norte, como Jurerê e Ponta das Canas, também ganha pontos no quesito localização.

Acomodações em Canasvieiras

A Pousada Don Alberto’s é um daqueles achados ideais pra quem quer economizar. Ambientes sem firulas, mas com conforto, limpeza e localização adequada para tornar sua estadia bastante agradável.

O imponente Mar de Canasvieiras Hotel é um dos mais reservados da região devido ao seu excelente custo-benefício. Organizado, com estrutura ok e pertinho da praia.

Já se você fizer questão de um hotel pé na areia, o Palace Praia Hotel é um dos mais bem cotados e não costuma decepcionar.

# Praia dos Ingleses (Norte)

Praticamente tudo o que disse sobre Canasvieiras pode ser aplicado para as pousadas na Praia dos Ingleses. Não à toa, este é o bairro com segunda maior concentração de estrangeiros durante a alta temporada.

A principal diferença é que a Praia dos Ingleses é maior, podendo até mesmo ser dividida em Ingleses Centro, Ingleses Norte e Ingleses Sul. O maior burburinho está, obviamente, na região central.

Acomodações na Praia dos Ingleses

Com localização indiscutível, o Pietra Flat é um dos melhores lugares para se hospedar na Praia dos Ingleses. Possui funcionários atenciosos e conforto adequado por um preço justo.

Se acaso você preferir um ambiente mais intimista, a Pousada Porto do Arvoredo é praticamente uma unanimidade por quem já ficou lá e não custa muito. Destaque para o seu jardim e área externa bem cuidada.

Outra opção bastante convencional por estes lados é o Ingleses Park Hotel. Além de suítes confortáveis, você terá a sua disposição uma bela piscina e salão de jogos.

onde ficar em florianópolis - praia dos ingleses

Praia dos Ingleses

# Campeche (Sul)

Dentre as praias do sul a mais preparada para receber os turistas é a Praia do Campeche.

Além de boa oferta de acomodações, o fato dela não estar no extremo sul da ilha é uma vantagem pra quem quer rodar pelas paisagens de Florianópolis. Está a dez quilômetros da Lagoa da Conceição, e a menos que isso da Praia da Armação e da Praia da Joaquina.

Acomodações na Praia do Campeche

Quem estiver em busca de um albergue por estes lados, o Magia do Mar Hostel tem localização privilegiada e uma equipe bastante simpática.

Pousadas com bom custo-benefício também não faltam. Destaque para a Pousada Recanto do Sul e a Pousada Do Capitão.

Podendo investir um pouco mais, a Pousada Ilha Faceira é uma das melhores da região, tem preços realistas e está pertinho do mar.

# Minhas experiências: Geckos Hostel e Pousada da Lagoa

Como fiquei um tempo razoável na cidade, dividi minha hospedagem em Florianópolis em dois lugares. Ambos, porém, na mesma região: a Lagoa da Conceição.

Dentre as dezenas de albergues disponíveis no bairro, acabei optando pelo econômico Geckos Hostel e ele atendeu minhas necessidades. Ambiente agradável, atendimento profissional e área comum espaçosa. O dormitório compartilhado também não deixou a desejar. Um lugar ok para quem não quer gastar muito.

O perfil dos hóspedes de lá é, em sua maioria, estrangeiros. Principalmente europeus. Talvez seja um bom lugar pra quem quer praticar outro idioma, mas pouco conveniente pra quem tem dificuldade de se enturmar falando outro idioma.

Minha outra casa, não muito longe do hostel, foi a Pousada da Lagoa. Uma acomodação pra lá de conveniente pra quem não abre mão de privacidade, e com excelente custo-benefício.

Além do atendimento atencioso e simpático, você terá a sua disposição suítes ou quartos privados com banheiro compartilhado.

O café da manhã cumpre seu papel de nos dar bastante energia para começar um dia de andanças. Você poderá se servir a vontade com pães, frios, bolo, biscoitinhos, frutas da época, iogurte, suco, café leite, chá e outras delícias.

» Veja fotos, avaliações e preços do Geckos Hostel

» Veja fotos, avaliações e preços da Pousada da Lagoa

onde se hospedar em Florianópolis - pousadas

Quarto com banheiro compartilhado da Pousada da Lagoa

+ Dicas de onde ficar em Florianópolis

Além de todos os lugares para ficar em Florianópolis que já foram indicados, você tem outras possibilidades para a sua viagem.

Apesar de precisarem de algumas melhorias, a Pousada Bangalôs da Mole e o Praia Mole Hotel são duas opções possíveis para ficar em frente à Praia Mole.

Não muito longe desta mesma praia – quinze minutos de caminhada com uma pequena subida – uma alternativa mais confortável é o The Hyperion Boutique Hotel & Bar.

Na Praia da Joaquina o Cris Hotel está de frente para o mar e possui uma boa reputação.

E, não menos importante, vale lembrar que se sua viagem for na alta temporada, faça sua reserva o quanto antes. Deste modo você vai garantir um bom custo-benefício na sua estadia, e não terá que ficar em uma espelunca gastando uma fortuna.

Se acaso preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Florianópolis.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
NADIR REBECA GAUTO RAMIREZ disse:

Murilo, li seu post, me ajude se puder , pretendo viajar no Natal, família, adultos, queremos agua e praia limpas, mas com bares noturnos para sair, onde encontro isso tudo? Em qual bairro ficar? Pretendemos pegar algum imóvel no airbnb proximo ao mar, não pretendo viajar de carro, sem saco p trânsito, muito obrigada

Murilo Pagani disse:

Oi, Nadir, tudo bem?

Jurerê é uma boa vizinhança perto de uma praia bacana e com boa estrutura de serviços!

Abraço

Fernanda disse:

Não conheço Floripa ainda, mas com o seu post já tenho uma boa ideia de onde me hospedar em Florianópolis! Sempre ouvi mesmo q está impossível o trânsito por lá em alta temporada então definitivamente eu só viajaria na baixa hehehe.

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda!

Realmente, viajando na baixa temporada, na minha opinião, dá para aproveitar bem mais a viagem.

Sem falar que as hospedagens em Florianópolis nesta época estará mais barata!

Abraço