Onde se hospedar em Gramado, no Rio Grande do Sul: Descubra quais são os melhores bairros da cidade, além de hotéis e pousadas que garantem uma ótima hospedagem para as suas férias!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora existam diversas regiões para se hospedar na cidade, não é difícil decidir onde ficar em Gramado. Afinal, cada vizinhança possui vantagens e desvantagens muito claras.

No entanto, se por um lado escolher um bairro é relativamente simples, por outro, encontrar uma hospedagem que atenda o seu orçamento pode ser mais trabalhoso – principalmente para quem viaja na alta temporada.

Com a imensa procura de hospedagens nos meses de inverno, e durante festivais como o Natal Luz, as diárias das pousadas e hotéis vão às alturas. O que, consequentemente, acaba limitando as possibilidades dos viajantes que estão com o orçamento mais apertado.

Ainda assim, se planejando com antecedência, dá para se hospedar bem sem ir à falência.

E, para que você não caia em roubadas na hora de decidir onde ficar em Gramado, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber antes de fazer sua reserva. Isso porque, além de comentar sobre os prós e contras dos melhores bairros da cidade, indicarei acomodações para todos os gostos e bolsos.

Leia também: 10 pousadas baratas em Gramado

# Melhores bairros para ficar em Gramado

De um modo geral, o melhor bairro para ficar em Gramado é no centro – onde estão todas as facilidades turísticas que os viajantes costumam precisar.

No entanto, há também outras vizinhanças perfeitamente viáveis, principalmente para quem quer economizar. Tenha em mente, porém, que ficar nos bairros mais afastados do burburinho central aumentará as suas despesas com deslocamentos.

Em todo caso, saiba que os melhores bairros para ficar em Gramado, são:

» Centro de Gramado
» Planalto e Floresta
» Canela

Para saber quais as facilidades e inconveniências de cada região, descobrir ótimas pousadas e hotéis em cada bairro, e saber como foi a minha experiência no lugar que escolhi para ficar em Gramado, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

# Centro de Gramado

É no centro de Gramado onde estão os principais restaurantes, lojas de chocolate, comércios em geral, além de muitas atrações turísticas da cidade.

Ou seja, se hospedar nesta área significa que você estará a uma curta caminhada de muitos locais que certamente farão parte da sua lista do que fazer em Gramado. Uma baita facilidade, principalmente, para os viajantes que estiverem sem carro.

Além disso, para quem gosta de sair à noite, esse é o pedaço com maior movimento. Mais uma vez, os desmotorizados de plantão terão uma preocupação a menos se decidirem ficar no centro de Gramado.

Como se não bastasse, é no centro que você verá maior aglomeração de construções charmosinhas em estilo europeu, que são a marca registrada da cidade.

Por outro lado, usufruir de tantos benefícios tem um custo, que, muitas vezes, pode ser alto.

Embora o centro de Gramado tenha algumas acomodações com bom custo-benefício, de um modo geral, as diárias das pousadas e hotéis tendem ser mais salgadas. Principalmente durante a alta temporada.

No entanto, nos meses menos concorridos, como de fevereiro a abril, dá para se hospedar no centro gastando o mesmo que em outros bairros de Gramado.

Na hora de escolher sua acomodação, tenha como referência a Avenida Borges de Medeiros (a principal de Gramado), a Paróquia de São Pedro e a Praça das Etnias. Isso porque, é por estas bandas que há maior concentração de comércios.

onde ficar no centro de Gramado
Centro de Gramado
hospedagem em Gramado
Centro de Gramado

Pousadas e hotéis para ficar no centro de Gramado

O hotel com tarifas mais simpáticas e que ainda tem localização imbatível no burburinho central é o Alameda Alegra Hotel. Embora não seja uma acomodação requintada, as instalações são ótimas, os funcionários simpáticos e o café da manhã cumpre seu papel com maestria.

Outra opção econômica no centro de Gramado são as Suítes Colonias Gramado. A pousada tem poucos quartos e faz a linha mais intimista.

Grudado na Praça das Etnias e na Rua Torta, o Prodigy Gramado é um quatro estrelas com bom custo-benefício e é um dos hotéis mais famosos da cidade. É um hotel de grande porte, com decoração elegante, e serviços que podem ser facilmente comparados a um hotel cinco estrelas.

Outro quatro estrelas que faz sucesso, principalmente entre famílias que viajam com crianças, é o Serrazul Hotel. Ocupando quase uma quadra ao lado da Avenida Borges de Medeiros, o hotel se destaca pela sua excelente estrutura de lazer, que tem piscina, salão de jogos, espeço kids, academia e bar. Além disso, a decoração refinada também enche os olhos dos viajantes.

Minha experiência: Eleganz Hostel & Suítes

O lugar que eu escolhi para ficar em Gramado foi o Eleganz Hostel & Suítes. E, já adianto, que com toda certeza me hospedaria lá outras vezes.

Localizado no centro da cidade, a duas quadras da Avenida Borges de Medeiros e a dez minutos de caminhada da rodoviária, o Eleganz tem quartos compartilhados e privados.

Como viajei sozinho, optei por um dormitório compartilhado com oito pessoas. Além das camas serem confortáveis, as beliches têm aquela cortininha que garante mais privacidade aos viajantes. Não menos importante, o quarto era equipado com ar-condicionado, armários individuais, e luz e tomada ao lado de cada cama.

O banheiro principal é estilo vestiário e enorme, sendo que há um masculino e outro feminino. O espaço é bem montado com bancos, nichos para deixar pertences e ganchos para toalha. Além disso, a limpeza também estava sempre em dia.

A área comum tem sala de estar com TV, bar com mesa de sinuca e um grande salão onde é servido o café da manhã.

Aliás, o café da manhã é um dos melhores que já vi em hostel – daqueles que deixa saudades quando voltamos para casa. Além da enorme variedade de comes e bebes, os produtos são de ótima qualidade.

Para quem viaja sozinho e quer um quarto compartilhado para ficar em Gramado, o Eleganz Hostel & Suítes é sem dúvida a escolha mais certeira.

Por outro lado, os quartos privativos têm dois inconvenientes: a maioria são com banheiro compartilhado, e o preço é equivalente a de pousadas mais intimistas e românticas.

Portanto, para quem pretende se hospedar numa suíte, vale a pena ficar de olho nas ofertas das outras pousadas indicadas.

dicas de hotéis em Gramado
Área comum do Eleganz Hostel & Suítes
lugares para ficar em Gramado
Dormitório compartilhado do Eleganz Hostel & Suítes

» Veja fotos, avaliações e preços do Eleganz Hostel & Suítes

# Bairros Planalto e Floresta

Não muito longe do centro de Gramado há alguns bairros com ares mais residências e que, ainda assim, tem uma estrutura razoável de comércios.

Em todo caso, por estarem a cerca de dois ou três quilômetros do centro, a distância das principais atrações centrais não chega a ser um problema. Embora ir caminhando seja inviável durante à noite, uma corrida de Uber dificilmente passa dos R$ 10,00.

Os dois principais bairros vizinhos ao centro e que podem ser considerados opções para ficar em Gramado são o Planalto e o Floresta.

Planalto

Extensão do centro, o bairro Planalto tem ótimos hotéis e, de quebra, também fica próximo de alguns pontos turísticos de Gramado. É por estas bandas, por exemplo, que está o Mini Mundo, o Lago Joaquina Bier e o Lago Negro – este último, um pouco mais afastado do eixo central.

Como é uma vizinhança grande, você pode estar a cinco ou a vinte minutos de caminhada do centro, dependendo de onde a sua hospedagem estiver situada.

Além das atrações já citadas, outra referência geográfica no bairro é a Avenida das Hortências, que além de ser um dos caminhos para o centro, está repleta de hotéis e restaurantes.

É uma boa vizinhança para quem quer mais tranquilidade, busca pousadas mais charmosas, e não faz questão de bater-perna à noite no centro todos os dias. 

Para gastar pouco, a Pousada St. Patrick e a Pousada Betânia têm tarifas amigáveis e são muito bem avaliadas.

Querendo investir em ambientes mais elegantes e românticos, no entanto, sem precisar declarar falência, consulte as suítes charmosíssimas da simpática Pousada Vovó Carolina e do concorrido Bavaria Sport Hotel.

Para uma experiência cinco estrelas, seu endereço tem nome e sobrenome: Hotel Ritta Höppner.

Gramado onde ficar
Lago Joaquina Bier

Floresta

Outro bairro vizinho do centro de Gramado é o Floresta – que fica a mais ou menos dois quilômetros do burburinho central. A distância entre os dois é tão pouca que, muitas vezes, mal nos damos conta de que estamos em outra vizinhança. Inclusive, a Avenida Borges de Medeiros vai até o início do bairro.

Além disso, é por estas bandas que se encontra o Expogramado, espaço onde acontecem alguns eventos, dentre eles, algumas apresentações do Natal Luz.

Algumas acomodações bem cotadas pela região, são: Floresta Hospedagem, Pousada Querência e Hotel Daara.

# Vale a pena ficar em Canela?

Localizada a nove quilômetros de Gramado, a cidade de Canela é outra possibilidade de hospedagem durante sua viagem pela Serra Gaúcha.

Embora não tenha a ostentação de Gramado e ofereça uma vida mais pacata, Canela tem boa estrutura turística com muitos bares, restaurantes e acomodações com excelente custo-benefício.

Inclusive, as diárias mais em conta durante a alta temporada é o que leva a maior parte dos viajantes a escolherem Canela como local de hospedagem.

Já durante a baixa temporada, os preços das pousadas e hotéis de Canela se equiparam com os de Gramado. Neste caso, a menos que você tenha alguma razão especial para ficar em Canela, considero mais conveniente se hospedar em Gramado.

Não menos importante, saiba que apesar de economizar com hospedagem, tenha em mente que ficando em Canela você aumentará as suas despesas com deslocamento.

Apesar de Canela ter alguns atrativos que fazem parte do circuito turístico da região, será inevitável o deslocamento até Gramado. Para quem estiver de carro a inconveniência é facilmente contornada. Já para quem for depender de Uber, espere gastar cerca de R$ 20,00 para cada pernada entre as duas cidades.

melhores bairros em Gramado
Centro de Canela

Pousadas e hotéis para ficar em Canela

Para quem quer gastar pouco com hospedagem, a Pousada Cammino Della Serra é uma escolha imbatível em Canela. Não à toa, além de estar sempre cheia, a pousada é também uma das mais bem avaliadas da cidade.

Outra opção econômica, porém, mais afastada do centro e com uma pegada mais romântica, a Pousada Hencke Haus é praticamente uma unanimidade entre os viajantes que já ficaram lá.

Investindo um pouco mais, o Hotel Pousada Blumenberg garante suítes mais espaçosas e espaços com decoração mais bem pensada.

+ Dicas de onde ficar em Gramado

» Longe do centro mas praticamente ao lado do parque de neve Snowland, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é o destaque entre os viajantes que querem curtir além das atrações da cidade, uma hospedagem com as comodidades que só um resort pode oferecer.

» Lembrando que há ainda outras centenas de lugares para ficar em Gramado. Caso você tenha mais dicas, me conte sua experiência aí nos comentários.

» Não menos importante, não se esqueça de que na alta temporada os preços das hospedagens em Gramado sobem vertiginosamente. Neste caso, quanto antes você reservar sua acomodação, maiores são as suas chances de encontrar tarifas realistas.

E também, fique de olho nas promoções do site Booking.com. Muitas vezes há ofertas com até 40% de desconto.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Gramado.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here