COMPARTILHAR

livros sobre viagem
© Gellinger [Pixabay]
Uma das maneiras que eu encontrei de combater parcialmente aquela clássica depressão que todo viajante sente depois de alguma trip, foi através dos livros sobre viagem. Conhecer as aventuras, histórias e experiências de outras pessoas, se tornou um dos meus passatempos preferidos.

Além de me fazer viajar, ainda que por imaginação, pelos lugares que o autor está narrando, essas leituras abrem a minha mente e me deixam com vontade de viajar para destinos que, muitas vezes, eu nunca tinha imaginado em conhecer.

Enfim. Se você é viciado em viagem, e também adora ler, deve entender o que estou querendo dizer. Por isso, resolvi compartilhar nesse post alguns dos melhores livros sobre viagem que eu já li e recomendo.

E além das minhas sugestões, você também encontrará aqui recomendações de outros blogueiros de viagem que aceitaram participar desse post.

1- Não conta lá em casa, de André Fran

Você teria coragem de viajar para zonas de conflito ou lugares que sofreram algum desastre natural recente??? O pessoal do Não Conta Lá em Casa tem.

Esse é um caso de programa de televisão que virou livro e, na minha opinião, muito bem escrito pelo André Fran.

De um modo envolvente, divertido e muitas vezes emocionante, o livro te levará para lugares como o Iraque, Afeganistão e Coreia do Norte.

2- De Cape Town a Muscat: Uma aventura pela África, de Guilherme Canever

O que você sabe sobre a Namíbia, Ruanda e Djibuti??? Alguma vez já pensou em viajar para esses países???

O Guilherme Canever não só pensou, como de fato viajou por todos eles e muitos outros países que maioria das pessoas nunca ouviu falar. Se você adora narrativas sobre lugares pouco conhecidos, irá gostar não apenas desse livro, mas também dos outros dois que ele já publicou: “De Istambul a Nova Délhi, uma aventura pela Rota da Seda”; e o mais recente, “Uma viagem pelos países que NÃO existem”.

Você também pode ler outros relatos de viagem do Guilherme através do blog dele, o Sai por Aí.

livros sobre viagem
© Guilherme Canever

3- Um Lugar na janela, de Martha Medeiros

⇒ ⇒ ⇒ Dica da Camila Lisboa, autora do blog O Melhor Mês do Ano 

Guias de viagens existem aos montes (os meus preferidos são, de longe, os da Lonely Planet), mas escutar histórias de quem viajou é uma das coisas que eu busco pras minhas leituras semanais.

O Um Lugar na Janela é cheio de crônicas, histórias e impressões de viagens feitas pela jornalista Martha Medeiros e é uma delícia de ler. Daqueles que em uma tarde você já mata meio livro. Com uma leitura leve e cheia de nuances, ela conta das viagens, mas não apenas sobre os lugares, fala também sobre a vida pessoal e alguns causos.

Um ‘must read’ pra quem adora viajar pelas páginas de um livro!

4- Pé na África, de Fábio Zanini

A narrativa do texto é bem objetiva, mas, ao mesmo tempo, possui detalhes e informações relevantes quando necessário. O que acaba deixando a leitura bastante fácil e interessante.

O Fábio conseguiu combinar de maneira muito harmônica três elementos super importantes do universo viajante: suas experiências pessoais durante a viagem, fatos históricos sobre os lugares que visitava e pinceladas de dicas práticas para quem quer explorar o continente africano.

5- Dois no mundo, de Karla Larissa

livros de viagem
© Compartilhe Viagens

Se uma simples viagem de férias já rende inúmeras histórias que merecem ser contadas, imagine só uma volta ao mundo por mais de 20 países??? É exatamente sobre essa viagem os relatos que a Karla conta neste livro.

Momentos de diversão, reflexão e as histórias com as pessoas que, ela e o Fred (seu marido), conheceram durante a viagem.

Ahh… Além das histórias contadas no livro, também recomendo que você acompanhe as dicas de viagem que a Karla compartilha no seu blog, o Compartilhe Viagens

6- Cem dias entre céu e mar

⇒ ⇒ ⇒ Dica da Adriana Magalhães, autora do blog Atravessar Fronteiras

Impossível não se inspirar pelas histórias do Amyr Klink. Um cara que nunca se conformou com uma vida pasteurizada de casa, trânsito, relógio de ponto, minutos contados para tudo.

Com ele, não! A vida é contada em paisagens, em vivências e experiências.

Acima de tudo, Amyr Klink é um obstinado. No “100 dias entre Céu e Mar” ele conta em detalhes como foi percorrer todo o Oceano Atlântico a bordo de uma canoa com uma pequena cabine, e remando, remando e remando, da África para o Brasil.

Obstinado como eu falei que ele é, planejou tudo nos mínimos detalhes. Mas, sei lá, como ficar tranquilo dormindo no meio do oceano? Com tubarões e baleias batendo no seu casco?

Eu sei que Amyr Klink, depois desses 100 dias no Oceano, chegou à maravilhosa praia de Itacimirim, a cerca de 60km de Salvador. Chegou à Praia da Espera – poderia haver nome mais adequado para esse feito? Quando estive na Praia da Espera pela primeira vez, fiz questão de tirar uma foto com a pequena estátua em homenagem a esse homem extraordinário.

livros sobre viagens
Escultura em homenagem ao ponto de chegada do Amyr ao Brasil. Praia da Espera, Itacimirim/BA

7- A Fantástica Volta ao mundo, de Zeca Camargo

Na época eu tinha apenas 12 anos, mas me lembro muito bem de como eu esperava ansioso pelo domingo a noite para poder assistir ao programa em que nós, telespectadores, poderíamos decidir para onde o apresentador Zeca Camargo viajaria.

A série A Fantástica Volta ao Mundo foi produzida pelo Fantástico e exibida em 2004. Depois disso, virou um livro onde o jornalista, apresentador e viajante, Zeca Camargo, nos conta sobre os bastidores dessa viagem.

Durante 18 semanas ele viajou para 17 destinos diferentes. Do México a Nova Zelândia. Passando também por lugares mais inusitados como o Rajastão e Uzbequistão.

8- Meu Everest, de Luciano Pires

Não é difícil encontrar um livro de viagem sobre o Everest, qualquer livraria provavelmente terá algum exemplar com esse tema. Eu mesmo já li uns três ou quatro de diferentes autores e histórias.

Mas, de todos eles, o que mais despertou meu interesse e fascínio pela leitura foi o do Luciano Pires. Um cara “comum” (na época, executivo de uma multinacional), que decidiu realizar o seu sonho de chegar até o Campo Base do Everest.

De uma maneira simples e divertida, Luciano conta como foram os seus dias de trilha para chegar até a base de uma das maiores montanhas do mundo.

9- Mas você vai sozinha?, de Gaía Passarelli

⇒ ⇒ ⇒ Dica da Mariana Bueno, autora do blog Mariana Viaja

Ao ler o título já senti uma identificação, porque essa é uma pergunta que eu sempre escuto de familiares, de amigos e de desconhecidos – sempre com um tom de espanto.

Viajei sozinha pela primeira vez em 2013 e, desde então, já fiz outras viagens assim tanto no Brasil como no exterior. Por isso gostei tanto do livro. Ele é dividido por destinos e, em cada um deles, a autora começa contando a história daquela viagem, as coisas boas, divertidas, os perrengues, tudo de uma forma muito leve. E, no fim, coloca as informações mais práticas sobre o lugar e as dicas para quem quer ir sozinha.

Como ela mesma diz logo no início, não é um livro sobre lugares que você precisa ir ou outros clichês, mas sim um livro sobre não dar desculpas e viver sua própria vida. Quem já passou por isso vai se identificar! É como se a gente estivesse realmente viajando junto! Quem tem vontade de viajar sozinha, mas ainda não criou coragem, pode ser também uma inspiração. Recomendo a leitura!

livros sobre viagem
© Mariana Bueno

Leia também: “Mas você vai sozinha?”, o livro que toda mulher viajante precisa ler

10-Viajo Logo Existo, um ano de estrada, de Leonardo e Rachel Spencer

livro de viagens
© Viajo Logo Existo

Esse é apenas um dos três livros desse casal que já está viajando há 3 anos. As histórias relatadas têm como cenário o continente americano. Os outros dois livros falam das suas experiências pela África e Europa.

Com fotos fantásticas e, um texto super bem escrito e de fácil leitura, é impossível não embarcar nessa viagem junto com eles

Além dessas experiências, o Leonardo e a Rachel compartilham muitas outras dicas e relatos de viagem através do blog Viajo Logo Existo. Vale super a pena conferir. 

# Bônus

11- Veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

⇒ ⇒ ⇒ Dica da Flávia Donohoe, autora do blog Quarto de Viagem

O Eduardo Galeano é um dos meus autores preferidos, tanto que tenho a maioria de seus livros não só em espanhol, mas também versões em inglês, português e francês. No momento estou lendo a versão francesa da “As Veias Abertas da América Latina” ou “Les Veines Ouvertes de L’Amérique Latine”, “L’histoire implacable du pillage d’un continent”. E é exatamente o livro que levei na minha viagem pela América do Sul, já comprei a versão em espanhol na Argentina e a versão em inglês na Inglaterra.

O livro é incrível e atualíssimo, o Galeano é um escritor magnifico, um dos meus preferidos da Literatura Mundial. Tive a grande oportunidade de vê-lo na Bienal do livro em Brasília em 2014, o autor mesmo disse que a leitura do livro não estava preparada para a época.

Escrito em 1971, ele analisa a história da América Latina desde a época da colonização até a década de 70. Os pontos altos são a argumentação contra a exploração econômica e a dominação do continente pelos europeus e também pelos Estados Unidos. Na época da ditadura militar no Brasil o livro foi banido, incluindo outros países como a Argentina, Chile e o próprio país do escritor. Esta é sem dúvida uma leitura obrigatória pra quem quer conhecer mais da América Latina.

12- A casa do céu, de Amanda Lindhout

⇒ ⇒ ⇒ Dica da Liliane Inglez, autora do blog Trilhas e Cantos

“A Casa do Céu” conta a história da canadense Amanda Lindhout que aos 20 e poucos anos, começa a alternar seu tempo entre mochilões pelo mundo e empregos de garçonete na cidade Calgary (Alberta, Canadá).

Aos poucos, Amanda se especializa em fotografia e um trabalho freelance a leva à Somália, onde ela é sequestrada e passa 463 dias em cativeiro. Mais que um relato sobre as viagens ou o tenso período que passou no cativeiro, o livro é uma inspiradora história de resiliência e superação.

+ Livros sobre viagem

É claro que esses são apenas alguns das centenas de livros sobre viagem que existem publicados. Há muitos outros que também valem demais a leitura, como os clássicos Na Natureza Selvagem e On the Road. Porém, nesse post, quis enfatizar os títulos de autores brasileiros.

As exceções foram os bônus – dicas das minhas colegas blogueiras Flávia e Liliane. 

E você, tem outras recomendações??? Me conta aí nos comentários!!!


Gostou do post??? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

20 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas. Ano passado eu e meu marido fizemos uma viagem pela Europa e procurei muito por livros assim para ler, pois era exatamente o tipo de experiência “as impressões de cada viajante” que eu queria conhecer antes de Viajar. Nossa viagem também rendeu um livro escrito pelo meu marido, que está quase pronto. É bom saber que existem pessoas que como eu, gostam de viajar em experiências diversas. Obrigada pelas dicas.

  2. Adorei a lista!
    Sou fã também de “Estrada Solitária”, de André Carvalho de Olivera. Além de relatos dos lugares, ele faz reflexões das viagens , traz pensamentos e poesias.
    Mas acho que vc só o encontra on line ou encomendando direto com o autor, que é super aberto a trocar ideias!

  3. Muito obrigada Murilo, adorei fazer parte da lista, afinal todos são incríveis! Eu vejo muito o Não Conta lá em casa (o programa), e adorei ler o Viajo logo existo, tenho que dar um jeito de ler os outros! Me interessei muito pelo da Gaía e do Guilherme. Abraços e feliz por estar aqui 😀 Beijos

    • Acredita que eu ainda não li o Um Lugar na Janela!?

      Já faz tempo que fico adiando, mas agora que você indicou ele aqui com certeza será meu próximo!!!

      Muito obrigado por compartilhar a dica!!

      Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here