Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Bem Vindos ao Volto Logo

Viajar! Uma palavra de apenas seis letras, mas que nos faz percorrer quilômetros de distância para o desconhecido. Verbo intransitivo e verbo transitivo direto. Sair fora da realidade, estar no mundo da lua, pensar muito longe, percorrer, visitar, deslocar-se de um local a outro por determinado período. Esqueça essas definições dadas por livros e dicionários, viajar é muito Volto Logomais que isso e pode ter um significado diferente para cada pessoa.

Raramente ouço alguém falar que não gosta de viajar. Porém, é muito comum ouvirmos pessoas dizendo que não viajam por diversos motivos. Falta de dinheiro, tempo e companhia são apenas alguns dos mais citados. Sei muito bem que não é fácil guardar dinheiro quando temos que pagar faculdade, conta de água, luz, comida, impostos e muitos outros gastos. Também entendo que na maioria das vezes não somos nós quem decidimos quando e por quanto tempo vamos tirar nossas tão sonhadas férias, isso quando temos. Mas acredito que com um pouco de planejamento é possível fazer uma viagem bacana, gastando pouco.

Há algum tempo, viajar tornou-se uma das minhas prioridades. Após meu primeiro mochilão, percebi que o mundo é muito grande e cheio de possibilidades para que deixemos de conhece- lo. Segundo a ONU são 193 países no mundo, porém, se considerarmos territórios dependentes esse número sobe para 242. Ou seja, se conhecermos um país a cada ano em que vivemos, no final provavelmente não teremos conhecido nem a metade deles.

É por esse e outros motivos que em junho de 2013 deixei o Brasil para poder realizar uma viagem um pouco mais longa. A trip começou na Colômbia, onde morei por quatro meses em Medellín realizando um trabalho voluntário. Após essa primeira etapa da viagem, foram mais seis meses viajando pelo Equador e toda a América Central, do Panamá ao México para ser mais preciso.

Aqui no Volto Logo você encontrará informações para ajuda-los no planejamento de suas viagens, sobre a cultura e costumes de outros lugares e dicas para você conseguir viajar mais, gastando menos.

E então, bora viajar!?

 

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

 Amyr Klink

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Marcos Ferreira disse:

Achei a introducao muito legal e as ideias bem colocadas meu brother…Acredito que viajar é realmente mais que um simples Verbo e essa experiencia de conhecer um outro local nos leva para realidade da grandeza do mundo!!! Abraco do seu correspondente Australiano 😉

MuriloPagani disse:

Valeu Marcola! E já pode preparar um post sobre a Austrália. xD