Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Couchsurfing: Como funciona e Dicas Práticas

Já pensou em se hospedar na casa de uma pessoa que você conheceu através de uma rede social? Pois saiba que existe uma com apenas esse objetivo: o Couchsurfing.

A princípio, a ideia pode parecer um pouco estranha: se hospedar na casa de um desconhecido e sem ter que pagar nada por isso.

Provavelmente, a primeira pergunta que deve estar surgindo na sua cabeça, é: “Mas isso não é perigoso?”. O que é compreensível, afinal, todos os dias somos bombardeados com notícias que nos levam a crer que o mundo vai de mal a pior.

Porém, uma das primeiras coisas que me dei conta quando comecei a viajar é que há muito mais pessoas  boas do que más nesse mundo. E é com essa ideia que você deve iniciar uma viagem – principalmente se for utilizar o Couchsurfing.

Leia também: 8 erros que eu cometi no meu primeiro mochilão

 # O que é o Couchsurfing?

Resumidamente é uma rede social onde você pode buscar por hospedagem ou hospedar alguém na sua casa sem nenhum custo financeiro. Portanto, a ideia é estar aberto para conhecer novas pessoas e participar de um interessante intercâmbio cultural.

# Como participar?

Para isso basta criar um perfil no Couchsurfing.

Você preencherá seus dados básicos e muitas outras informações relacionadas aos seus gostos, hobbys e lugares para onde você já viajou.

Você pode confirmar seu perfil efetuando o pagamento de uma taxa com cartão de crédito – o que dará mais credibilidade ao  perfil. Porém, isso não é requisito obrigatório para participar da rede.

Preencha seu perfil de forma completa, coloque algumas fotos e seja honesto com o que escreve. Afinal é através do perfil que as pessoas terão a primeira impressão sobre você.

Além disso, você ainda poderá escolher se quer ser apenas  host (quem recebe as pessoas na sua casa), surfer (quem se hospeda na casa dos host) ou os dois. Você não é obrigado a receber ninguém para poder se hospedar e vice versa. 

# Buscando por um host

Para isso basta informar para qual cidade você está indo e em qual data.  Aparecerá uma lista com vários hosts disponíveis, leia atentamente cada perfil e as avaliações referente a ele.

Se acaso você se identificar com a pessoa basta enviar lhe uma solicitação contando um pouco mais sobre você e o que pretende fazer na cidade.

Envie a solicitação a uma pessoa que possua um perfil parecido com o seu, isso o ajudará no decorrer de sua estadia tornando essa experiência mais agradável para ambos.

# É seguro utilizar o Couchsurfing?

De uma maneira geral, sim, é seguro utilizar o Couchsurfing. Aliás, conheço várias pessoas que se hospedam assim há algum tempo e nunca tiveram problemas.

Por outro lado, não posso afirmar que é 100% seguro. Tenha em mente que a maioria das pessoas inscritas no site são viajantes assim como você, que querem economizar durante a viagem, aprender sobre uma nova cultura ou simplesmente fazer novos amigos.

Uma ferramenta muito bacana é a avaliação dos usuários. Após se hospedar na casa de alguém ou receber algum viajante você não só pode como deve deixar uma avaliação no perfil da pessoa contando como foi a experiência.

Afinal, dessa forma outros usuários terão alguma referência – positiva ou negativa – sobre a pessoa.

# Minha experiência

Me hospedei através do Couchsurfing pela primeira vez na Colômbia. Fiquei por dois dias na casa do Facundo, um argentino que mora com seu primo e um amigo em Santa Marta.

Uma das grandes vantagens do Couchsurfing é que estar com alguém que conhece o lugar facilita muito a nossa vida durante a viagem.

Além de dar todas as informações que necessitava sobre a cidade, Facundo ainda me acompanhou por um dia a uma vila perto de Santa Marta que eu nunca tinha ouvido falar.

Ou seja, ao me hospedar em uma cidade através do Couchsurfing, além de fazer novos amigos eu conheci melhor o destino que visitei, economizei com hospedagem, aprendi sobre alguns hábitos dos argentinos e sobre os lugares que meus anfitriões já visitaram.

Além desta primeira experiência no Couchsurfing, já me hospedei dessa forma em outras ocasiões. No meu caso, sempre tive experiências agradáveis e sem nenhum tipo de inconveniente.

Evite este erro durante a sua viagem

Não contratar um bom seguro para sua viagem é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *