Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O site Booking.com é confiável? [Entenda de verdade]

Para quem não costuma reservar hospedagem pela internet, uma dúvida comum é se o site Booking.com é confiável. O que é compreensível, afinal, quando estamos planejando as nossas férias queremos que tudo ocorra sem complicações.

Imagine só chegar ao hotel em que fizemos uma reserva, e lá descobrir que, na realidade, não consta nenhum registro em nosso nome. A preocupação inicial se o Booking é seguro, de fato, faz todo o sentido.

Eu mesmo, que sempre utilizei a plataforma para encontrar acomodações em todo o mundo, por muito tempo fiquei com um pé atrás na hora de reservar meu hotel utilizando o site.

No entanto, por praticidade, e muitas vezes tarifas mais baratas, comecei aos poucos fazer minhas reservas pelo Booking. E hoje, depois de já ter feito isso 103 vezes e nunca ter tido nenhum problema, nem penso mais na hora de garantir o meu quarto.

E, neste texto, além de explicar porque reservar um hotel pelo Booking.com é confiável, também darei algumas dicas de como você pode encontrar hospedagens com excelente custo-benefício.

Leia também: Seguro viagem barato | Dicas para não se arrepender depois

# Sobre a empresa Booking.com

Fundada em 1996 e com 23 anos de história, o Booking.com é uma empresa holandesa, e que foi pioneira no sistema de reservas de hospedagem online. Naquela época, encontrar e reservar um hotel através da internet era difícil, e essa inovação, como não poderia deixar de ser, foi recebida com bastante ceticismo.

O que começou sendo apenas uma promessa para facilitar a vida dos viajantes, atualmente é uma empresa do grupo Booking Holdings Inc – que tem valor de mercado de algumas dezenas de bilhões de dólares e capital aberto na bolsa de valores de NASDAQ.

Diariamente, mais de um milhão e meio de reservas são feitas através do site Booking.com. E, para dar conta de todo esse sistema, mais de 17 mil funcionários ocupam quase 200 escritórios em 70 países pelo mundo.

Booking

Booking.com

# Por que, geralmente, o Booking é mais barato?

Embora nem sempre isso seja a realidade, muitas vezes reservar um hotel pelo Booking pode ser mais barato do que em outros lugares. Não é raro, inclusive, as tarifas serem mais em conta do que no próprio balcão do hotel.

Se por um lado isso é excelente para os viajantes, por outro, o fato do Booking ser mais barato acaba gerando desconfiança nas pessoas que chegam pela primeira vez à plataforma.

Pois bem, a principal razão pelo Booking, algumas vezes, ser mais barato, é que o site trabalha com um volume absurdo de reservas. E, consequentemente, esse grande volume traz flexibilidade para que ele faça muitas promoções.

Normalmente, os hotéis acabam se sujeitando a estas tarifas mais baixas porque o número de reservas que o Booking traz para acomodação é muito alto. Uma vez cadastrada no Booking, os hotéis e pousadas têm uma divulgação que jamais conseguiriam por conta própria – a menos que fossem uma grande rede hoteleira. E, mesmo as grandes redes, utilizam o Booking para impulsionar ainda mais as suas reservas.

Além disso, as melhores ofertas são para períodos de baixa temporada, ou seja, uma época que as hospedagens dificilmente lotariam seus quartos. Como quase sempre o custo para manter o hotel de porta abertas é alto, mesmo com tarifas mais em conta o hotel ainda fica satisfeito com os hóspedes que recebe.

É seguro usar o site Booking.com

Villa Chic Hostel Pousada, hospedagem barata em Jericoacoara

# É seguro reservar hotel pelo Booking? (E uma dica de ouro!)

Sim, é perfeitamente seguro reservar um hotel pelo site Booking.com.

Primeiro, porque essa é uma empresa com uma reputação e tanto no mercado. E segundo, porque os hotéis que estão cadastrados na plataforma, de fato, existem.

Não menos importante, as avaliações feita por hóspedes, que você encontra no site, são verdadeiras e realizadas somente por quem realmente já se hospedou no local. Ou seja, caso alguma hospedagem não seja legal, ela certamente terá uma nota baixa e você encontrará comentários negativos sobre a estadia.

Além disso, o Booking investe pesado em tecnologia de ponta, tanto para oferecer as melhores ofertas para os usuários, como também no que diz a respeito à proteção de dados. 

Como nada é perfeito, existem casos de viajantes que já reservaram o seu hotel através do Booking e, ao chegar na acomodação, foram informados de que não havia reserva. Isto são raríssimas exceções, no entanto, eu estaria mentindo se falasse que não acontece.

A principal razão para este problema é que, ao mesmo tempo em que o hotel disponibiliza quartos através do Booking, ele também faz a mesma coisa em outros sites de reserva. Algumas vezes, os quartos são reservados simultaneamente em plataformas diferentes, porém, apenas uma das pessoas conseguirá, de fato, se hospedar no quarto.

 Normalmente, quando isso acontece, o hotel entra em contato com o viajante informando sobre o problema. Porém, alguns hotéis falham nesta comunicação e simplesmente cancelam uma das reservas, e o viajante só fica sabendo quando chega ao local.

Para evitar este tipo de situação – isso nunca aconteceu comigo em nenhuma das 103 reservas que já fiz pelo Booking – o que eu faço é: depois de um ou dois dias de ter feito a reserva, entro em contato com o hotel perguntando se está tudo certo com o meu quarto. Faço isso através do próprio Booking, que disponibiliza uma ferramenta para falar diretamente com a propriedade reservada.

hotéis no Booking

Casa Volante Hostel, em Valparaíso (Chile)

# Como reservar hospedagem pelo Booking?

Se você nunca reservou um hotel no Booking.com, a primeira coisa a fazer é criar um cadastro básico com os seus dados pessoais. Depois disso, você conseguirá entrar na área de cliente com seu e-mail e senha.

Com o cadastro feito, basta acessar a página inicial do Booking (clique aqui), informar a cidade para onde você pretende viajar, as datas de chegada e partida, o número de pessoas e, se for o caso, a quantidade de quartos. Basta clicar no botão pesquisar e será apresentado na sua tela uma lista com hotéis e pousadas disponíveis que atendem o critérios que você informou anteriormente. Simples assim!

No entanto, agora vem a parte mais importante: escolher uma hospedagem que atenda as suas necessidade. Afinal, no Booking você encontra todo tipo de acomodação: hotéis de luxo, hotéis baratos, pousadas, albergues e até mesmo apartamentos.

Depois que essa primeira busca foi feita, você pode filtrar o resultado da pesquisa por diversos critérios, como por exemplo, valor da diária, nota de avaliação, bairro, tipo de hospedagem, se inclui café da manhã e muitas outras opções.

Independente do tipo de lugar que você quer para sua estadia, a melhor dica que eu posso te dar, é: não reserve hospedagens que têm nota de avaliação abaixo de 8,0. Até pode existir uma ou outra exceção, mas, por experiência própria, todas as vezes que fiquei num local com uma reputação inferior a 8,0, a estadia não foi das melhores.

como reservar hotel no Booking?

Resultado de uma busca por hotéis em São Paulo

Depois de encontrar um hotel que parece atender as suas necessidades iniciais – preço e nota de avaliação – clique no nome da acomodação para ter mais informações sobre o local.

Neste momento, leia com atenção toda a descrição do hotel e confira as seguintes informações:

» Notas de avaliações por critérios. Além da nota geral mostrada no inicio da pesquisa, o Booking apresenta notas individuais para cada item avaliado pelos viajantes. São eles: funcionários, comodidades, limpeza, conforto, custo-benefício, localização e wi-fi. Caso alguma destas notas seja muito baixa para algo que seja muito importante para você, desconsidere ficar neste lugar.

» Leia os comentários deixados por viajantes que já se hospedaram naquele hotel.

» Leia os detalhes sobre o quarto escolhido e preço.

» O preço informado já inclui café da manhã ou é cobrado a parte?

» Há estacionamento disponível? Precisa reservar? É gratuito?

» Em caso de cancelamento da reserva, terei que arcar com alguma despesa?

» Quais as formas de pagamento do hotel? Preciso fazer algum depósito parcial depois que fizer a reserva, ou pagarei integralmente no momento do check-in?

Uma vez que o hotel atenda todas as suas necessidades, basta selecionar a quantidade de quartos e clicar no botão reservar.

Em seguida você será direcionado para uma página onde fará o login com o seu e-mail e senha que foram cadastrados anteriormente, e informará alguns dados para concluir a reserva.

Importante: algumas reservas podem exigir os dados de um cartão de crédito. Isso não quer dizer, no entanto, que a cobrança será feita. Normalmente, o cartão é apenas para garantia do pagamento em caso de cancelamento, quando o cancelamento não for gratuito.



Booking.com

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Izabel Gomes dutra disse:

Infelizmente em questões de cancelamento de reserva , eles não retornam o dinheiro do cartão, infelizmente , estou na luta para receber faz 3 meses e nada

Murilo Pagani disse:

Oi, Izabel.

Poxa, que pena que você está com esse problema.

Obrigado por compartilhar a sua experiência.

Abraço

Simone Cavalcanti Garcia Diniz disse:

A maioria das experiências foram péssimas. Os descontos do booking garantem o pior quarto sempre. Também colchões que afundam, lençóis que não são brancos, acomodação em local barulhento e banheiro com barata!!!

Murilo Pagani disse:

Oi, Simone!

Que pena que você não teve boas experiências!

Abraço

Priscilla disse:

Olá, Bom dia!
Minha dúvida é…
Eu fazendo a reserva com a pousada/hotel por determinado valor e com antecedência (na baixa temperada) corre o risco desse valor sofrer algum reajuste já que (as férias) vão acontecer em um outro momento (na alta temporada)?
Sabe dizer se o que foi acordado pode alterar?
Obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi, Priscila, tudo bem?

O preço que você pagará é o que foi informado no momento da reserva.

Mesmo que você pesquise e reserve um hotel na baixa temporada para viajar na alta temporada, os preços que você encontrará já serão os da alta.

Nunca ouvi nenhum relato de preços que foram alterados devido à essa situação.

Abraço

Alisson Rodrigo da Silva disse:

Murilo, Boa Tarde!
Tenho uma duvida.
Se eu fizer uma reserva pelo Booking.com, os valores das reservas ja veem com as passagens ou tenho que compra-las a parte.
Desde ja agredeço
Abraços
Alisson Rodrigo

Murilo Pagani disse:

Oi, Alisson, tudo bem?

No Booking.com, os valores e as reservas são apenas para a hospedagem.

Portanto, passagem aérea, passeios e outras despesas, você deve providenciar à parte, por sua própria conta!

Abraço!

Aline disse:

Nunca tive problemas!!!

Murilo Pagani disse:

Oi Aline, tudo bem?

Obrigado por compartilhar a sua experiência! =)

Abraço

José Salvador de Albuquerque disse:

Meu irmão, falo por mim por alguns que conheço. O booking não é confiável, e muito menos “mais barato”. Muitas vezes inclusive é até mais caro. Nesse mês de setembro, ao ser muito mal recebido numa pousada em Pirenópolis-GO cancelei uma reserva, onde no booking constava que eu pagaria 50% do valor contratado. Acontece que até a presente data, nem a propriedade, e muito menos o booking, fizeram o estorno dos outros 50%. Uma Empresa dessa jamais pode ser considerada “segura”. Não apresenta o mínimo respeito com boa parte de seus clientes.

Murilo Pagani disse:

Oi José, tudo bem?

Caramba, que situação chata, para dizer o mínimo!
Espero que o estorno seja feito o quanto antes…

Muito obrigado por compartilhar sua experiência!

Abraço