Melhores tours e passeios em Ushuaia, na Argentina: Descubra quais atividades incluir no seu roteiro de viagem pela Patagônia, e como comprar seus ingressos!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Uma das maiores dúvidas que tive quando planejava minhas férias para Patagônia foi decidir quais passeios em Ushuaia eu deveria incluir no meu roteiro. Afinal, a cidade mais emblemática do sul da Argentina possui tantos tours a disposição dos viajantes, que dificilmente conseguimos conhecer todos os lugares numa única viagem.

Além disso, outro detalhe importante é que dependendo da época da viagem, nem todas as atrações estão acessíveis. Isso porque, embora algumas atividades possam ser feitas em qualquer período do ano, outras tantas são sazonais, e estão abertas apenas durante o verão ou inverno.

Como se não bastasse, há ainda uma variável a ser equilibrada nesta equação: orçamento. Verdade seja dita, os melhores passeios em Ushuaia não são exatamente os mais baratos da América do Sul. Pelo contrário, este é um dos destinos mais caros do nosso continente.

Ainda assim, acredite: é possível fazer uma baita viagem com os principais passeios em Ushuaia na programação, sem ir à falência. E, neste texto, eu indicarei quais são estes tours e o que dá para esperar de cada um deles.

Leia também: Onde ficar em Ushuaia | Melhores bairros e hotéis

# Melhores passeios em Ushuaia

Apesar de ser possível conhecer alguns lugares em Ushuaia por conta própria, inevitavelmente uma hora ou outra precisamos recorrer a um passeio em grupo.

Isso porque, certas atrações da cidade ficam afastadas do burburinho turístico e não há transporte público até o local. Além disso, alguns dos passeios em Ushuaia incluem deslocamentos de barco, carro 4×4 e outros tipos de aventura que são mais facilmente organizadas quando nos juntamos a um tour guiado.

Como boa cidade turística que é, Ushuaia possui dezenas de agências que oferecem os mais variados passeios. Dependendo da época da sua viagem e da disponibilidade do seu roteiro, você pode comprar tudo por lá a hora que chegar.

No entanto, tenha em mente que alguns tours saem apenas em dias específicos da semana. Portanto, o ideal é se informar com antecedência sobre a programação, para não ter que deixar de fazer um passeio que você gostaria de incluir na sua lista de atividades.

Além disso, para quem estiver com o cronograma apertado e sem tempo a perder, talvez seja mais adequado deixar todos os passeios em Ushuaia reservados antes de sair de casa.

Independente de qual seja a sua decisão, vale informar que os passeios em Ushuaia que serão indicados a seguir são baseados nas experiências oferecidas pela Get Your Guide, uma plataforma onde você pode pesquisar, reservar e comprar seus tour com segurança, e do conforto de sua casa.

1- Parque Nacional Tierra del Fuego

Seja durante o inverno ou durante o verão, o Parque Nacional Tierra del Fuego é o passeio clichê-imperdível de qualquer roteiro em Ushuaia.

Localizado a doze quilômetros do centro da cidade, este parque é um verdadeiro refúgio formado por lagos, montanhas, bosques, pântanos e uma fauna exuberante.

Além disso, é aqui que se encontra famoso Trem do Fim do Mundo. Durante muitos anos – entre 1910 e 1947 – este mesmo trem era utilizado para transportar prisioneiros.

Atualmente, no entanto, o trem é meramente turístico e serve apenas para levar os viajantes da entrada do parque até um ponto mais adentro.

Saiba que a viagem no trem é opcional. Contratando seu tour, você pode incluir ou não o passeio sobre trilhos ($$$). Quem não quiser fazer esta parte do itinerário segue de van até a estação final onde encontrará novamente o pessoal do grupo que optou em ir de trem.

Em seguida, todos continuam o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego no veículo. Ao longo do caminho há diversas paradas para aproveitarmos a natureza dessa região e tirarmos muitas fotos!

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

melhores tours para fazer em Ushuaia
O Trem do Fim do Mundo

Leia também: Seguro viagem para Argentina | Dicas indispensáveis

2- City tour + Glaciar Martial

Um dos primeiros passeios para fazer em Ushuaia é um reconhecimento de área central e visitar também o Glaciar Martial – uma geleira que fica a menos de oito quilômetros do centro.

Por causa das curtas distâncias a serem percorridas, saiba que este é um passeio que você pode fazer por conta própria sem nenhuma complicação.

O tour guiado é mais indicado apenas para os viajantes que fazem questão de saber da história local através de um guia profissional.

Em todo caso, além de um recorrido pelo centro urbano e da visita ao Glaciar Martial, o passeio também inclui ingresso para a Galeria Temática História Fueguina. Trata-se de uma espécie de museu onde há várias esculturas em tamanho real que ajudam a contar como era a vida na Patagônia.   

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

como comprar ingressos de passeios em Ushuaia
Glaciar Martial

3- Navegação pelo Canal Beagle e Ilha dos Lobos

Possivelmente a segunda atração mais visitada da cidade, atrás apenas do Parque Nacional Tierra del Fuego, fazer uma navegação pelo famoso Canal Beagle é um dos passeios em Ushuaia que não dá para deixar de fora da programação.

Bem, na realidade, talvez você até tenha que deixa-lo de fora. Mas que seja pelo fato do tempo estar ruim, e não por falta de vontade da sua parte.

Com saídas de manhã e a tarde, este é um passeio curtinho, que dura entre 2hs30 e 4hs – dependendo das condições climáticas e de quais lugares estão incluídos no itinerário do seu passeio.

De um modo geral, as navegações vão até o Estreito de Beagle, passam ao lado da Ilha dos Pássaros, da Ilha dos Lobos e do Farol do Fim do Mundo. Nas ilhas com animais não há parada para descida, o lance é apenas contemplativo da própria embarcação.

Ainda assim, é comum ter parada para caminhada em alguma ilha onde não iremos incomodar o lar dos bichinhos.

Para quem interessar, é possível investir alguns pesos a mais neste passeio e incluir na programação uma parada próxima a uma ilha habitada por pinguins. Para mais informações, clique aqui.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

4- Trilha para Laguna Esmeralda

Algumas das paisagens mais lindas de Ushuaia são vistas durante a trilha para a Laguna Esmeralda – que se encontra a quase vinte quilômetros do centrinho da cidade.

Como não há transporte público para chegar até o ponto de início da trilha, o jeito mais prático de fazer este passeio é se juntando a um tour que já inclua transfer e serviço de guia durante o caminho.

Embora sejam menos de cinco quilômetros de trilha para chegar à Laguna Esmeralda, o percurso é de dificuldade média, e o deslocamento costuma durar ao menos duas horas – dependendo, é claro, do ritmo do grupo.

Além disso, saiba que este passeio é mais adequado para ser feito durante o verão. Isso porque, se você for fazer o caminho durante a época de neve, deverá ter muitíssimo cuidado para não escorregar. E também, há o risco de chegar na lagoa e não ser possível vê-la com clareza por causa do tempo ruim.

Ainda assim, reforço a dica: se viajar durante o verão, ou em meses em que a neve não atrapalhará a aventura, este será um dos seus melhores passeios em Ushuaia.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

5- Glaciar Vinciguerra + Lagoa Témpanos

Embora estas atrações não fiquem tão distantes do centro de Ushuaia, o tour para o Glaciar Vinciguerra  e para a Lagoa Témpanos ainda é pouco popular entre os viajantes.

O que é uma pena, afinal, as paisagens por estas bandas são lindíssimas. Além disso, diferente da caminhada para a Laguna Esmeralda, a trilha neste passeio é de nível fácil.

Para ficar ainda melhor, o tour oferecido pelo pessoal da Get Your Guide já inclui um almoço típico durante a trip.

Sem dúvida esta é uma ótima pedida, principalmente, para os viajantes que querem fugir das multidões, e contemplar a natureza da Patagônia no seu estado mais selvagem.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

6- Lagos Fagnano e Escondido

Se você prefere ver belas paisagens sem precisar fazer longas caminhadas, então um dos passeios em Ushuaia que você deve fazer é o que tem como destino final os Lagos Fagnano e Escondido.

A pouco mais de cinquenta quilômetros de Ushuaia, este é um tour mais contemplativo, onde o esforço físico será mínimo.

A dinâmica do tour é simples: ir de van até o Lagos Fagnano e, ao longo do percurso, fazer diversas paradas para observar os cenários patagônicos.

Além dos destinos finais, que ostentam um visual digno de cartão postal, outra atração super aguardada deste passeio é o Valle de Lobos – um centro de criação de cães huskies do Alasca e huskies siberianos.

Outros lugares fazem parte do itinerário, são: Valle Carabajal, Cntro de Esqui Alpino de Beaver Mountain, Serraria Bronzovich e a Escola Rural Entre Rios. Tenha em mente, porém, que não há paradas em todos os locais.

Para os viajantes que preferem adrenalina, saiba que é possível fazer um roteiro ainda mais completo num veículo 4×4. Neste caso, além dos Lagos Fagnano e Escondido, a jornada vai até outros locais de difícil acesso. Para mais informações, clique aqui.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

7- Voo panorâmico de helicóptero

Que tal ver todas as belezas de Ushuaia do alto?

Embora não seja um passeio baratinho, saiba que dá para fazer um voo de helicóptero pela região e se impressionar ainda mais com a natureza da Patagônia.

Aos interessados, há três itinerários de voos disponíveis, que podem durar sete, quinze ou trinta minutos. Como não poderia deixar de ser, quanto maior o tempo de voo, mais caro este passeio em Ushuaia.

Mas é claro: junto com o preço aumenta também o número de lugares que você verá durante a aventura.

O voo mais completo, por exemplo, sobrevoa a cidade de Ushuaia, o Glaciar Martial, e inclui vistas próximas do topo do Monte Olivia, Vale Carbajal, Laguna Esmeralda e da Cordilheira dos Andes.

Podendo investir, sem dúvida é um tipo de passeio que tornará a sua viagem a Ushuaia ainda mais inesquecível.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

# Como comprar ingressos para passeios em Ushuaia?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para os passeios em Ushuaia é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios. Ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas do seu roteiro, verifique se a atração indica que o cancelamento e gratuito.

» A maior parte dos passeios em Ushuaia são com guias que falam espanhol e inglês. Alguns até incluem guias em português, mas não costuma ser regra!

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

Caso sinta falta de algum detalhe, entre em contato com a turma da Get Your Guide, eles terão o maior prazer em lhe ajudar.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios em Ushuaia.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here