O que fazer em Belize: Descubra quais são os principais destinos do país, quais cidades visitar, e os melhores passeios para incluir no seu roteiro de viagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Escondidinho entre a Guatemala e o México, boa parte dos viajantes nem sequer se lembram de que este é um destino latino-americano. No entanto, não se engane: há muito o que fazer em Belize.

Localizado na América Central, o território belizenho é uma escolha certeira para os forasteiros em busca de praias caribenhas e vestígios da antiga civilização Maia. De um modo geral, quem reina por estas bandas são as atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

Para incrementar o combo, vá preparado para encontrar uma gastronomia que é um verdadeiro caldeirão cultural – ao melhor estilo caribe-latino de ser.

Por fim, antes de iniciar as dicas sobre o que fazer em Belize, recomendo que você tenha ao menos dez dias para viajar pelo país. Isso porque, dessa forma será possível visitar os três principais circuitos turísticos de Belize.

Com menos tempo até dá para se aventurar em terras belizenhas, no entanto, você terá a difícil missão de escolher qual destino deixar de fora do seu itinerário.

# O que fazer em Belize

Viajar por Belize é para quem gosta da vida boa de frente para o mar. Praias com areia branquinha e água azul, passeios de barco e mergulhos, farão parte do seu dia a dia.

Para quebrar a sequência dos dias preguiçosos no litoral, considere esticar a viagem até destinos mais culturais onde você poderá aprender sobre história Maia. Afinal, tenho certeza que ficar diante de imponentes ruínas antigas deixará a sua programação ainda mais especial.

Embora não estejam exatamente próximas uma das outras, as três áreas turísticas que eu recomendo incluir na sua lista do que fazer em Belize, são:

» Caye Caulker e San Pedro
» San Ignacio
» Placencia

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios para fazer em Belize

# Como fazer os passeios em Belize

O mais comum para fazer os passeios em Belize é contratar os tours com alguma agência.

Isso porque, enquanto estiver nas praias a maior parte dos passeios envolvem deslocamentos de barco, e é pouco provável que os viajantes consigam se aventurar no oceano por conta própria.

Além disso, pelo interior do país, apesar dos percursos serem pela estrada, dois inconvenientes entram em cena: estradas ruins e transporte público sofrível.

Alugar um carro até poderia ser uma opção. No entanto, os índices de criminalidade e segurança em Belize não são dos mais animadores para sair rodando sozinho pelos quatro cantos do país.

Veja bem, não quero dizer que você estará em risco ao viajar a Belize. Aliás, dos países da América Central ele é um dos mais seguros – principalmente nas vizinhanças turísticas. Porém, como em qualquer país da América Latina, as grandes cidades não são os lugares mais seguros do mundo e há áreas que devem ser evitadas.

Para contratar os seus passeios em Belize e deixar tudo organizado antes de sair de casa, uma boa ferramenta é o site da Get Your Guide. Além de encontrar os melhores tours, você pode consultar os preços e fazer sua reserva.

# Caye Caulker e San Pedro

As ilhas de Caye Caulker e San Pedro são os dois destinos mais visitados em Belize. Isso porque, além de toda a beleza que só o Caribe é capaz de oferecer, chegar até lá é relativamente fácil.

Além dos barcos que saem de Belize City – maior cidade do país e por onde chegam os voos internacionais – as duas ilhas são ainda ponto de parada de cruzeiros e podem ser acessadas de barco a partir do México.

Com apenas oito quilômetros de extensão, Caye Caulker é o point dos mochileiros e de qualquer viajante em busca de simplicidade. Apesar de estar no Caribe, não espere encontrar resorts ou qualquer construção requintada. Inclusive, ruas de terra, casinhas coloridas e astral despretensioso, é o que conquista os viajantes por lá.

Por outro lado, San Pedro é maior e mais arrumada do que Caye Caulker. Apesar de os locais não fazerem a linha #ostentação, você terá mais opções de hospedagens e restaurantes.

Na dúvida, divida sua hospedagem nas duas ilhas. Ou, se o tempo for curto, se hospede apenas em uma mas também aproveite para passar um dia na outra. Afinal, Caye Caulker e San Pedro estão a apenas 20 minutos de barco uma da outra.

Para aproveitar os melhores passeios por estas bandas de Belize, recomendo passar ao menos três dias inteiros nas ilhas.

Passeios em Caye Caulker e San Pedro

» Snorkel na Reserva Marinha Hol-Chan (saída de Caye Caulker)

» Sobrevoo de 1 hora na Great Blue Hole (saída de Caye Caulker e San Pedro)

» Aluguel de carrinho de golfe (em San Pedro)

» Voo de parapente (saída de San Pedro)

melhores passeios em Belize
Praia em Caye Caulker
lugares para conhecer em Belize
Caye Caulker

# San Ignacio

Localizada a 115 quilômetros de Belize City e a 15 quilômetros da fronteira com a Guatemala, San Ignacio é a cidade base para você explorar um Belize completamente diferente do litoral. No entanto, não menos impressionante.

Ao invés de mar, rios e cachoeiras. O ritmo devagar das ilhas caribenhas dá lugar a adrenalina em esportes de aventura. E ao invés das pequenas casinhas coloridas, imponentes construções da antiga Civilização Maia.

Para aproveitar tudo isso que também há para fazer em Belize, recomendo passar pelo menos dois dias inteiros em San Ignacio. No entanto, saiba que com mais tempo você pode até mesmo fazer um bate-volta para visitar as mais importantes ruínas Maias da Guatemala: Tikal, que se encontra a 113 quilômetros.

Passeios em San Ignacio

» Passeio pela Caverna Actun Tunichil Muknal

» Ruínas Maia El Caracol + Cachoeira Big Rock

» Bate-volta para as Ruínas Maia de Tikal, na Guatemala

» Passeio a Ruína Maia de Xunantunich

» Transfer entre Belize City e San Ignacio

# Placencia

Situada no sul de Belize, a 185 quilômetros de Belize City, a Península de Placencia é o destino certo para quem quer curtir o Caribe, mas sem a badalação de Caye Caulker ou San Pedro.

Ao contrário das duas ilhas, o acesso a Placencia é mais demorado e exige paciência. O que, consequentemente, faz com que poucos viajantes se aventurem até lá.

Saindo de Belize City, se acaso você for de ônibus será preciso encarar ao menos cinco horas na estrada. De transfer ou avião o tempo de viagem diminui, mas o preço aumenta proporcionalmente.

Ainda assim, quem inclui Placencia na programação de lugares para visitar em Belize, dificilmente se arrepende. Além do mar hipnotizante, a península tem uma estrutura rústico-charmosa que deixa a viagem ainda mais encantadora.

Recomendo passar ao menos dois dias inteiros na região de Placencia. Porém, é claro, como em qualquer destino de praia, não há limite de tempo para curtir a vida boa de frente para o mar.

Passeios em Placencia

» Passeio de barco pelo Parque Nacional Laughing Bird Caye

» Transfer entre Belize City e Placencia

# Como comprar ingressos para passeios em Belize?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para passeios em Belize é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios, ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas da sua viagem a Belize, verifique se a atração indica que o cancelamento é gratuito.

» A maior parte dos passeios em Belize são com guias que falam espanhol e inglês.

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios para fazer em Belize.

 

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here