O que fazer em São Thomé das Letras, em Minas Gerais: Descubra quais as atrações, passeios, pontos turísticos, restaurantes e melhores cachoeiras para visitar na cidade mística de Minas.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora a fama de cidade mística contribua para movimentar o turismo por estas bandas, boa parte dos viajantes que vão ao pequeno município mineiro está em busca das suas belezas naturais, e, de certo modo, uma viagem convencional – sem tantas extravagâncias. E, a boa notícia, é que há muito o que fazer em São Thomé das Letras.

É bem verdade, porém, que suas atrações podem ser facilmente visitadas em dois ou três dias. A viagem seria perfeita para um feriado prolongado, mas como não poderia deixar de ser, a multidão nestes períodos é um inconveniente que eu prefiro evitar. Ainda que um final de semana comum proporcione menos horas de lazer, elas serão melhores aproveitadas sem a multidão de turistas dos feriadões.

De qualquer forma, independente de quando seja a sua viagem, neste post você encontrará cinco coisas que não deveria deixar de fazer em São Thomé das Letras. E não se preocupe, pois são atrações que você pode incluir no seu roteiro mesmo que não tenha a menor vocação para o misticismo que reina na cidade.

Leia também: Onde ficar em São Thomé das Letras – MG?

# Dicas do que fazer em São Thomé das Letras

1- Perambular pelo centrinho da cidade

Caminhar pelo centrinho de São Thomé das Letras fará parte do seu dia-a-dia, afinal, é lá que estão os principais bares, restaurantes e comércios da cidade. Porém, reservar um tempo para se dedicar somente a isso é uma boa ideia. Sem a correria de chegar e sair em um lugar específico, será possível observar todos os detalhes quem envolvem e tornam este lugar único.

A Praça Barão de Alfenas, onde está a Igreja São Thomé, é o principal ponto de referência por estes lados. É por ali que também está um dos atrativos do centro, a pequena Gruta de São Thomé.

Caminhando menos de dez minutos do burburinho central – passando por diversas lojas de lembrancinhas, restaurantes e docerias – se chega na Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário), outro cartão postal de São Thomé que costuma encantar os viajantes.

E claro, como não poderia faltar, nas suas andanças pelo centrinho inclua paradas estratégicas para repor as energias e se esbaldar com as delícias mineiras. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

melhores pontos turísticos em São Thomé
Igreja de Pedra

Leia também: 10 pousadas baratas em São Thomé das Letras

2- Comer bem

Convenhamos: comer bem em qualquer cidade mineira é uma obrigação da qual não devemos fazer cerimônia. E é claro que isso é umas das coisas que você também não deve deixar de fazer em São Thomé das Letras.

Por lá, não espere encontrar restaurantes pomposos ou com menus mirabolantes. A máxima de que menos é mais funciona muito bem, obrigado – até porque, se tratando da culinária de Minas Gerais não há a menor necessidade de novas invenções.

Para refeições por quilo ao melhor estilo fogão à lenha, o Restaurante da Sinhá e o  Restaurante Monalisa servem os sabores de mineiros por um preço realista. Sem dúvida ótimas escolhas para o almoço.

Para o jantar, o Restaurante O Alquimista – que possui três casas na mesma rua – oferece ambientes agradáveis e cardápio mais diversificado. Cada restaurante tem uma especialidade diferente, que pode ser pizza, cozinha mineira, ou pratos mais convencionais (como grelhados e saladas).

Caso queira um espaço mais animado, o Empório, que fica do lado da praça principal, foi o meu lugar favorito para tomar uma cerveja e petiscar alguns quitutes.

dicas de restaurantes em São Thomé das Letras
Restaurante da Sinhá

3- Assistir ao pôr do sol

Alguns destinos são famosos por oferecerem entardecer inesquecíveis, e, São Thomé das Letras, é um destes lugares que tem um fim de tarde especial.

Pertinho do centro, no perímetro que faz parte do Parque Municipal Antônio Rosa, estão os três lugares mais famosos para ver o pôr do sol em São Thomé: a Pirâmide, o Cruzeiro e a Pedra da Bruxa. Dos três, o mais movimentado é a construção piramidal, onde é comum ter gente tocando violão, e até mesmo vendedores de bebida. Já a Pedra da Bruxa costuma ser a mais tranquila.

Na dúvida, vá cada dia em um local e tenho certeza de que não irá se arrepender.

dicas para conhecer a Pirâmide em São Thomé das Letras
Pirâmide em São Thomé
onde ver o pôr do sol em São Thomé das Letras
Pôr do Sol em São Thomé das Letras

4- Mergulhar nas cachoeiras

Finalmente a dica do que fazer em São Thomé das Letras que é mais buscada pelos viajantes: suas cachoeiras.

A primeira coisa que você deve saber sobre estas atrações é que, para chegar até elas, é preciso estar motorizado. Caso você não esteja viajando de carro, na praça principal de São Thomé é possível encontrar pessoas oferecendo passeios que vão até as principais quedas d’ agua da região.

A apenas três quilômetros do centro, a Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima do burburinho e também uma das mais bonitas. Por conta da curta distância, o maior senão é que é difícil encontra-la vazia.

Uma vez no Vale das Borboletas, os mais dispostos podem esticar a pernada até a Cachoeira Garganta do Diabo. A trilha não é exatamente das mais difíceis, mas exige cuidado e atenção.

As outras principais cachoeiras de São Thomé das Letras estão localizadas em outra direção, e para chegar até lá é preciso dirigir alguns quilômetros por estrada de terra.

Minha dica é ir primeiro até a Cachoeira Véu da Noiva – que é a mais distante, a quase dez quilômetros do centrinho – e na volta você também pode parar em outros atrativos, como a Cachoeira do Flávio e a Cachoeira da Eubiose.

Um pouco mais distante de todas as que foram citadas, outra costuma estar sempre presente nas listas de melhores cachoeiras em São Thomé é a Cachoeira Antares.

melhores cachoeiras em São Thomé das Letras
Cachoeira Véu da Noiva

5- Esticar a trip até Sobradinho

A quase vinte quilômetros do centro de São Thomé, Sobradinho é um distrito que rende um dia inteiro de passeio no seu roteiro de viagem.

Além da Gruta de Sobradinho e da Cachoeira de Sobradinho, também vale a pena incluir no itinerário o Poço das Esmeraldas e Poço Azul. Os mais dispostos podem fazer ainda a trilha até o Morro do Sobradinho, que irá oferecer paisagens pra lá de fotogênicas durante o caminho.

3 lugares para se hospedar em São Thomé

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Monalisa é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Reino Encantado tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Além da Lenda.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Thomé das Letras

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

10 COMENTÁRIOS

    • Oi Maria Clara, tudo bem?

      Pelo que eu me lembre apenas no Vale das Borboletas precisei pagar uma pequena taxa. E em Sobradinho algumas atrações também são pagas!

      Abraço

  1. Oii, estive durante um feriado em São Thomé das Letras, realmente tava bem cheio (pro padrão normal da cidade né, pq tenho a impressão de que mesmo nos feriado lá ainda é um refúgio do tumulto).
    Eu amei, comi muito bem e adorei suas dicas de restaurantes. Pretendo voltar lá e já tomei nota.

    O post tá um máximo, parabéns!

  2. Adorei essas dicas! Morro de vontade de conhecer São Tomé das Letras principalmente por causa das cachoeiras lógico e só sabia da Pirâmide para ver o pôr do sol, adorei as dicas dos outros lugares que são mais tranquilos!!! Super obrigada 🙂

  3. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here