Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

5 dicas do que fazer em São Thomé das Letras

Embora a fama de cidade mística contribua para movimentar o turismo por estas bandas, boa parte dos viajantes que vão ao pequeno município mineiro está em busca das suas belezas naturais, e, de certo modo, uma viagem convencional – sem tantas extravagâncias. E, a boa notícia, é que há muito o que fazer em São Thomé das Letras.

É bem verdade, porém, que suas atrações cabem facilmente em dois ou três dias.

Aliás, a viagem seria perfeita para um feriado prolongado, mas como não poderia deixar de ser, a multidão nestes períodos é um inconveniente que eu prefiro evitar.

Ainda que um final de semana comum proporcione menos horas de lazer, elas serão melhores aproveitadas sem a multidão de turistas dos feriadões.

De qualquer forma, independente de quando seja a sua viagem, neste post você encontrará cinco passeios para fazer em São Thomé das Letras.

E não se preocupe, pois são atrações que você pode incluir no seu roteiro mesmo que não tenha a menor vocação para o misticismo que reina na cidade.

Leia também: Onde ficar em São Thomé das Letras?

# O que fazer em São Thomé das Letras

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em São Thomé das Letras

1- Perambular pelo centrinho da cidade

Caminhar pelo centrinho de São Thomé das Letras fará parte do seu dia-a-dia, afinal, é lá que estão os principais bares, restaurantes e comércios da cidade.

Porém, reservar um tempo para se dedicar somente a isso é uma boa ideia. Isso porque, sem a correria de chegar e sair em um lugar específico, será possível observar todos os detalhes que envolvem e tornam este lugar único.

A Praça Barão de Alfenas, onde está a Igreja São Thomé, é o principal ponto de referência por estes lados. Inclusive, é por ali que também está um dos atrativos do centro: a pequena Gruta de São Thomé.

Caminhando menos de 10 minutos do burburinho central – passando por diversas lojas de lembrancinhas, restaurantes e docerias – se chega na Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário), outro cartão postal de São Thomé que costuma encantar os viajantes.

E claro, como não poderia faltar, nas suas andanças pelo centrinho inclua paradas estratégicas para repor as energias e se esbaldar com as delícias mineiras. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

melhores pontos turísticos em São Thomé

Igreja de Pedra

Leia também: 10 pousadas baratas em São Thomé das Letras

2- Comer bem

Convenhamos: comer bem em qualquer cidade mineira é uma obrigação da qual não devemos fazer cerimônia. E é claro que isso é umas das coisas que você também não deve deixar de fazer em São Thomé das Letras.

Por lá, não espere encontrar restaurantes pomposos ou com menus mirabolantes. A máxima de que menos é mais funciona muito bem, obrigado – até porque, se tratando da culinária de Minas Gerais não há a menor necessidade de novas invenções.

Para refeições por quilo ao melhor estilo fogão à lenha, o Restaurante da Sinhá e o  Restaurante Monalisa servem os sabores de mineiros por um preço realista. Sem dúvida ótimas escolhas para o almoço.

Para o jantar, o Restaurante O Alquimista – que possui três casas na mesma rua – oferece ambientes agradáveis e cardápio mais diversificado. Cada restaurante tem uma especialidade diferente, que pode ser pizza, cozinha mineira, ou pratos mais convencionais (como grelhados e saladas).

Por fim, caso queira um espaço mais animado, o Empório, que fica do lado da praça principal, foi o meu lugar favorito para tomar uma cerveja e petiscar alguns quitutes.

dicas de restaurantes em São Thomé das Letras

Restaurante da Sinhá

3- Assistir ao pôr do sol

Alguns destinos são famosos por oferecerem entardecer inesquecíveis, e, São Thomé das Letras, é um destes lugares que tem um fim de tarde especial.

Pertinho do centro, no perímetro que faz parte do Parque Municipal Antônio Rosa, estão os três lugares mais famosos para ver o pôr do sol em São Thomé: a Pirâmide, o Cruzeiro e a Pedra da Bruxa.

Dos três, o mais movimentado é a construção piramidal, onde é comum ter gente tocando violão, e até mesmo vendedores de bebida. Por outro lado, a Pedra da Bruxa costuma ser a mais tranquila.

Na dúvida, vá cada dia em um local e tenho certeza de que não irá se arrepender.

dicas para conhecer a Pirâmide em São Thomé das Letras

Pirâmide em São Thomé

onde ver o pôr do sol em São Thomé das Letras

Pôr do Sol em São Thomé das Letras

4- Mergulhar nas cachoeiras

Finalmente a dica do que fazer em São Thomé das Letras que é mais buscada pelos viajantes: suas cachoeiras.

A primeira coisa que você deve saber sobre estas atrações é que, para chegar até elas, é preciso estar motorizado.

Caso você não esteja viajando de carro, na praça principal de São Thomé é possível encontrar pessoas oferecendo passeios que vão até as principais quedas d’ água da região.

Apenas três quilômetros do centro, a Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima do burburinho e também uma das mais bonitas. Por conta da curta distância, o maior senão é que é difícil encontrá-la vazia.

Uma vez no Vale das Borboletas, os mais dispostos podem esticar a pernada até a Cachoeira Garganta do Diabo. A trilha não é exatamente das mais difíceis, mas exige cuidado e atenção.

As outras principais cachoeiras de São Thomé das Letras estão localizadas em outra direção, e para chegar até lá é preciso dirigir alguns quilômetros por estrada de terra.

Minha dica é ir primeiro até a Cachoeira Véu da Noiva – que é a mais distante, a quase 10 quilômetros do centrinho – e na volta você também pode parar em outros atrativos, como a Cachoeira do Flávio e a Cachoeira da Eubiose.

Um pouco mais distante de todas as que foram citadas, outra que sempre está nas listas de melhores cachoeiras em São Thomé é a Cachoeira Antares.

Por fim, vale deixar a dica de outro destino mineiro para quem curte belos passeios que envolva água: Capitólio, que fica a menos de 250 quilômetros de São Thomé das Letras.

Para organizar essa etapa do seu roteiro, recomendo que leia as dicas “O que fazer em Capitólio”, do blog Apure Guria.

melhores cachoeiras em São Thomé das Letras

Cachoeira Véu da Noiva

5- Esticar a trip até Sobradinho

A quase 20 quilômetros do centro de São Thomé, Sobradinho é um distrito que rende um dia inteiro de passeio no seu roteiro de viagem.

Além da Gruta de Sobradinho e da Cachoeira de Sobradinho, também vale a pena incluir no itinerário o Poço das Esmeraldas e Poço Azul.

Além disso, os mais dispostos podem fazer ainda a trilha até o Morro do Sobradinho, que irá oferecer paisagens pra lá de fotogênicas durante o caminho.

3 lugares para se hospedar em São Thomé

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Monalisa é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Reino Encantado tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Além da Lenda.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Thomé das Letras.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Rafael disse:

E ai Murilo BLZ, gostaria de saber de você conhece alguma pousada para família e crianças em São Tomé, pois pretendo passar o dia passeando pela cidade e a noite descansar para no dia seguinte seguir viagem.

Murilo Pagani disse:

Oi Rafael, tudo bem e você?

Vou deixar abaixo o link de um texto onde dou apenas dicas de hospedagem em São Thomé das Letras, ok?!

>>> https://www.voltologo.net/onde-ficar-em-sao-thome-das-letras/

Mas já adianto por aqui também. Duas com bom custo benefício são a Pousada Antares e a Pousada Maciel.

Abraço!

Ranyela Leal disse:

Oi Murilo.
Amei as dicas, tudo bem esclarecedor vou conhecer Capitolio e na volta quero passar por São Tomé das Letras coisa rápida mas suas dicas me deixaram bem animada.

Grata

Murilo Pagani disse:

Oi Ranyela, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas de SãoThomé! =)

Abraço!

Talita disse:

Murilo amei as dicas, porém gostaria de saber se há alguma hípica ou haras que ofereça serviço de cavalgada a cavalo por trilhas ou pela cidade? Poderia indicar ?

Murilo Pagani disse:

Oi Talita, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas!

Infelizmente não conheço ninguém que ofereça este serviço… =(

Abraço

Adriana Oliveira disse:

Olá Murilo adorei suas dicas. Existe algum período do ano q não seja recomendado ir por causa de chuvas ou tempo ruim? Isso claro pós pandemia.

Murilo Pagani disse:

Oi Adriana, tudo bem?

Fico feliz em saber que você gostou das dicas de São Thomé das Letras! =)

Os meses mais chuvosos na região são durante o verão, de dezembro a fevereiro.

Abraço

Ana Paula disse:

Olá Murilo

Adorei o post. É um desejo antigo conhecer São Thomé e suas dicas me animaram muito pra decidir fazer isso logo.
Saberia me informar como estão as restrições? Visita às cachoeiras estão liberadas?
Muito obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi Ana Paula, tudo bem?

Que bacana!

Atualmente São Thomé ainda não retomou o turismo. Creio que em breve a prefeitura deve divulgar alguma novidade sobre as medidas de restrições!

Abraço

Guilherme disse:

Olá Murilo

É possível aproveitar a viagem sem ter carro? Recomenda ir sozinho?

Murilo Pagani disse:

Oi Guilherme, tudo bem?

Sem carro você precisará contratar alguns passeios, pois será o único jeito de chegar às cachoeiras!
Não vejo problemas em ir sozinho…

Abraço

Maria Clara disse:

Olá, gostaria de saber se alguma cachoeira/visitação paga p entrar??
adorei as dicas <3

Murilo Pagani disse:

Oi Maria Clara, tudo bem?

Pelo que eu me lembre apenas no Vale das Borboletas precisei pagar uma pequena taxa. E em Sobradinho algumas atrações também são pagas!

Abraço

Fernanda Freitas disse:

Oii, estive durante um feriado em São Thomé das Letras, realmente tava bem cheio (pro padrão normal da cidade né, pq tenho a impressão de que mesmo nos feriado lá ainda é um refúgio do tumulto).
Eu amei, comi muito bem e adorei suas dicas de restaurantes. Pretendo voltar lá e já tomei nota.

O post tá um máximo, parabéns!

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Que bacana! Que bom que gostou das dicas e da cidade! =)

Abraço

Liany disse:

Adorei essas dicas! Morro de vontade de conhecer São Tomé das Letras principalmente por causa das cachoeiras lógico e só sabia da Pirâmide para ver o pôr do sol, adorei as dicas dos outros lugares que são mais tranquilos!!! Super obrigada 🙂

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou, Liany!

São Thomé tem muita coisa bacana!

Abraço

Bob Wolf disse:

Murilo, tive a oportunidade de fazer uma pedalada com uma turma de São Paulo aí em São Thomé.
Inesquecível todas as bikes perfiladas na região da pirâmide!

Grande abraço!

Murilo Pagani disse:

E aí Bob, beleza?!

Caramba, que bacana! Deve ter sido irado mesmo!

Abraço