O que fazer no Equador: Descubra quais são os melhores passeios e tour nos principais destinos turísticos do país!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora seja um país pequeno territorialmente falando, há muita coisa bacana para fazer no Equador. O destino, que ainda é pouco conhecido pela maior parte dos brasileiros, é a prova viva de que tamanho não é documento.

Praias pitorescas, cidades-históricas lindíssimas, cachoeiras em meio a florestas, vulcões grandiosos e mercados efervescentes – você encontrará tudo isso num território que tem praticamente o mesmo tamanho que o estado do Rio Grande do Sul.

Com tantos lugares para visitar, recomendo que se tenha pelo menos dez dias para viajar pelo nosso vizinho, que, na realidade, não é tão vizinho assim.

Diferente de outros destinos sul-americanos, a passagem aérea para o Equador não é das mais baratas. Por esta razão, na minha opinião, investir tanto para uma viagem de apenas sete dias não tem o melhor custo-benefício do mundo.

Além do que, como você verá neste post, há muito o que fazer no Equador por pelo menos duas semanas!

# O que fazer no Equador

Antes de tudo é preciso entender que a maior parte das coisas para fazer no Equador estão relacionadas à atividades ao ar livre, história e natureza.

Ou seja, para quem gostaria de viajar para destinos modernosos e com metrópoles descoladas, talvez este não seja o país mais recomendado da América do Sul. Ainda assim, quem se aventura por terras equatorianas normalmente se surpreende com as belezas que há por lá.

Neste texto, indicarei quais são os principais passeios no Equador, nas cidades mais visitadas no país.

Caso queira deixar todo o seu roteiro organizado antes de sair de casa, uma boa ferramenta para contatar as suas aventuras é a Get Your Guide. Além de se informar sobre as melhores experiências em cada destino, você consegue contratar o seu tour de um jeito rápido, prático e seguro. Outro beneficio é que, na maioria dos passeios, é possível alterar as datas ou até mesmo cancela-lo com 24 horas de antecedência.

Neste post, você encontrará dicas do que fazer em:

» Quito
» Baños
» Cuenca
» Guayaquil
» Montañita
» Galápagos

» Clique aqui para ver preços e reservar seus passeios no Equador

# Quito

Os viajantes que irão viajar para o Equador e saem de avião do Brasil, certamente aterrissarão em Quito. Afinal, é na capital equatoriana que se encontra o principal aeroporto do país.

Para conhecer os principais atrativos da cidade e fazer passeios bate-volta pelos seus arredores, recomendo passar ao menos quatro dias inteiros por lá.

Para começar, o centro-histórico de Quito já consegue ocupar quase um dia inteiro do seu roteiro. Não importa se você irá percorrer essa região num ônibus turístico ou com um city tour convencional, o fundamental é você não deixar esta atividade de fora da sua programação.

Num outro dia, você pode visitar o famoso Parque la Mitad del Mundo, passear de teleférico para ter uma vista panorâmica da cidade, e terminar o dia no animado bairro de Mariscal – onde não faltam bares e restaurantes!

Sobre os passeios bate-volta, vale a pena separar um dia para o tradicional Mercado de Otavalo, e outro para o passeio ao Vulcão Cotopaxi e Laguna Quilotoa.

Passeios em Quito

Para ver preço, avaliações ou reservar o seu tour, basta clicar nos links abaixo que estão destacados com esta cor!

Ônibus turístico

Walking tour pelo centro-histórico

Lendas urbanas de Quito (tour noturno)

Passeio ao Parque la Mitad del Mundo

Bate-volta para Otavalo e Imbabura

Bate-volta para Cotopaxi e Quilotoa

o que fazer no Equador em 10 dias
Centro-Histórico de Quito
melhores passeios no Equador
Laguna Quilotoa

# Baños

Localizada a 170 quilômetros de Quito, Baños é o destino certo para quem gosta de natureza e aventura. Afinal, esta é a porta de entrada para explorar a região amazônica equatoriana.

No entanto, se ficar dias isolado em floresta não faz o seu tipo, não precisa se preocupar. Isso porque, este é apenas um dos atrativos da cidade. A partir da área urbana de Baños, é possível fazer diversos passeios de um dia para conhecer as belezas deste pedaço do Equador.

Três lugares imperdíveis para qualquer tipo de viajante, são:  

La Casa del Árbol: onde além do cenário pra lá de fotogênico há um balanço que garante fotos divertidas.

Ruta de las Cascadas: um circuito de aproximadamente vinte quilômetros onde há várias cachoeiras, e que você pode fazer de bicicleta ou com algum tour guiado de carro ou van.

  – Relaxar em águas termais.

Para os mais aventureiros, ainda dá para incluir na lista do que fazer no Equador atividades como: rafting, escalada e tirolesa.

passeios no Equador
La Casa del Árbol

# Cuenca

Poucas cidades-históricas na América Latina são tão lindas quanto Cuenca.

E, o mais fascinante, é que não se trata de um pequeno município que tem apenas a sua área histórica como atração. Cuenca é uma cidade que soube se construir e crescer sem abrir mão do seu passado.

Além disso, há algumas atrações pelos arredores da cidade que você também pode incluir no seu itinerário.

De início, separe um dia para conhecer a área histórica de lá. Recomendo que você comece com um tour guiado de meio período, e que depois descubra a região por conta própria. Dessa forma, você consegue aprender sobre a história da cidade e não abre mão de cruzar com locais aleatórios em andanças sem rumo.

No final da tarde, uma caminhada pela orla do rio Tomebamba é um passeio bastante simpático.

Dentre os passeios no esquema bate-volta, os mais procurados são os que levam até o Parque Nacional Las Cajas, e às províncias de San Bartolomé, Gualaceo e Chordeleg. Este último, trata-se de um passeio histórico-cultural surpreendente.

dicas do que fazer no Equador
Cuenca

# Guayaquil

Dos destinos indicados nesta lista sobre o que fazer no Equador, para mim, Guayaquil é o menos atraente.

Ainda assim, decidi incluir a maior cidade equatoriana neste texto porque, eventualmente, você passará por lá durante os seus deslocamentos. E, neste caso, se você tiver tempo disponível. é válido conhecer alguns lugares da cidade.

O eixo turístico de Guayaquil se concentra próximo ao Malecón 2000 – um bem cuidado calçadão à beira-rio onde há praças, jardins e alguns comércios.

Em seguida, você pode continuar batendo perna pelo colorido bairro de Las Peñas.

Para não ficar zanzando sem rumo, afinal, Guayaquil é uma cidade grande, recomendo contratar algum city-tour que te leve para os principais atrativos de lá. Uma boa pedida é este passeio oferecido pela Get Your Guide.

o que fazer no Equador em janeiro
Malecón 2000

# Montañita

Praia, sol e festas, assim é o destino mais movimentado do litoral equatoriano.

Situada a 180 quilômetros de Guayaquil, Montañita é um destino repleto de jovens, baladas e ondas.

Tanta animação atrai não apenas viajantes do mundo inteiro, como também, os próprios equatorianos que moram na região – principalmente aos finais de semana e feriado.

O burburinho turístico da cidade se concentra em seis ruas próximas a praia. É nelas que você encontrará bares, restaurantes, baladas e hospedagens. Para quer tranquilidade, o ideal é se afastar da área central.

No entanto, é importante ter em mente que Montañita não é o destino ideal para quem quer sossego. Na realidade, o grande atrativo da cidade é seu astral descontraído e animado.

Aliás, essa vibe despretensiosa é até mesmo mais atraente do que a própria praia central de Montañita, Isso porque, se comparada às praias que estamos acostumados no Brasil, ela não é bonita.

Para curtir um visual realmente digno de cartão postal, a dica é fazer um passeio de um dia até a Praia Los Frailes, que fica dentro do Parque Nacional Machalilla, a 55 quilômetros de Montañita.

tours no Equador
Montañita

# Galápagos

De todos os destinos no Equador que foram indicados no texto, a Ilha de Galápagos é o único que ainda não conheço. No entanto, vontade é o que não me falta.

A questão é que devido a dificuldade de acesso e aos custos envolvidos para viajar a Galápagos, normalmente, o mais adequado é dedicar uma viagem inteira somente a esta atração equatoriana. Afinal, para fazer sua viagem valer a pena, o ideal é dedicar ao menos quatro dias inteiros neste pedaço do paraíso.

Além das belas praias, o Arquipélago de Galápagos é famoso por abrigar uma vida selvagem encontrada em raros lugares do planeta. Não à toa, foi por estas bandas em que Charles Darwin extraiu conceitos fundamenteis sobre a Teoria da Evolução.

Para mais informações sobre este destino, recomendo que leia o completíssimo Guia Galápagos, do blog Segredos de Viagem.

+ O que fazer no Equador em 12 dias

Deixarei a seguir uma sugestão sobre o que fazer em dez dias no Equador.

No entanto, saiba que o itinerário abaixo não irá contemplar três destinos que foram indicados no texto: Guayaquil, Montañita e Galápagos. Isso porque, como são lugares muito particulares e que podem não fazer sentido para muitos viajantes, deixarem a decisão de incluí-los para você.

Portanto, caso você queira organizar uma viagem por todos estes lugares, sinta-se livre para adaptar o seu roteiro.

1º dia: Chegada em Quito

2º dia: Centro-histórico de Quito e atrações centrais (reserve aqui)

3º dia: Bate-volta para Otavalo (reserve aqui)

4º dia: Parque la Mitad del Mundo, teleférico, e bairro Mariscal (reserve aqui)

5º dia: Bate-volta para Vulcão Cotopaxi e Laguna Quilotoa (reserve aqui)

6º dia: Deslocamento para Cuenca

7º dia: Centro-histórico de Cuenca e atrações centrais (reserve aqui)

8º dia: Bate-volta para o Parque Nacional Las Cajas (reserve aqui)

9º dia: Deslocamento para Baños

10º dia: Ruta de las Cascadas

11º dia: Caminhada pelo centro, La Casa del Árbol e águas termais.

12º dia: Regresso     

Importante: Este é o tempo mínimo que eu recomendo em cada um destes destinos no Equador.

Com mais tempo disponível, além de diminuir o ritmo da viagem, você poderá visitar mais lugares em cada cidade. Ou ainda, incluir outros locais, como Guayaquil, Montañita e Galápagos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here