Onde ficar em Valparaíso, no Chile: Descubra quais são os melhores bairros para se hospedar, além de hostels e hotéis com excelente custo-benefício para sua estadia!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora não seja o mais comum entre os viajantes brasileiros que vão ao Chile, se hospedar em Valparaíso por alguns dias pode ser uma grata surpresa.

É bem verdade que a cidade é visitável num passeio bate-volta desde Santiago, que inclui ainda a sua vizinha Viña del Mar. No entanto, dedicar mais tempo do seu roteiro para conhecer estes destinos certamente te dará um percepção mais real de cada lugar.

Além disso, Valparaíso possui uma boa rede hoteleira e, de um modo geral, os custos por aqui são mais baixos do que na capital chilena e do que em Viña.

Mas atenção! É importante que você saiba de antemão algumas particularidades da cidade, para que você não se arrependa da sua estadia por estas bandas.

E, neste post, eu contarei tudo o que você deve saber sobre onde ficar em Valparaíso. Além de revelar como é o dia a dia da cidade, irei explicar quais são os bairros mais adequados para se hospedar, e indicar acomodações com excelente custo-benefício.

Tenho certeza que depois de ler este texto atentamente até o final, você estará preparado para reservar a sua hospedagem em Valparaíso. 

# Vale a pena se hospedar em Valparaíso?

Primeiramente, vamos tentar entender se você deve ou não ficar em Valparaíso por alguns dias.

Se você gosta de conhecer o real dia a dia dos destinos que visita, sem a correria de um esquema bate-volta, o ideal é se hospedar em Valparaíso por ao menos duas noites. Dessa forma, além de conhecer as principais atrações da cidade no seu ritmo, você também pode aproveitar para conhecer Viña del Mar com mais calma.

Uma vez decido investir alguns pernoites no litoral chileno, há outra questão a resolver: é melhor ficar em Valparaíso ou em Viña del Mar?

Eu decidi me hospedar em Valpo e não me arrependi da escolha. No entanto, cada cidade irá te proporcionar experiências completamente diferentes, portanto, veja quais delas têm mais chance de te agradar.

Se hospedando em Valparaíso

Quem viaja de ônibus de Santiago para Valparaíso certamente se impressiona com as boas vindas pelos arredores da rodoviária. Comércio de rua, buzinaços e ruas relativamente caóticas formam um cenário que não é o mais comum nas cidades turísticas chilenas.

Porém, não se preocupe, pois bastar sair desta zona que Valparaíso começa a revelar seus encantos. Embora a cidade tenha esse agito por todos os lados, nas áreas mais turísticas as ruas são mais ordenadas.

Além disso, a arquitetura característica da cidade – grandes prédios com ar decadente, casinhas coloridas e grafites aos montes – começam a dar o ar da graça e conquistam os viajantes.

Se você gosta de lugares enfeitados, arte de rua, bares e restaurantes bacaninhas com preços realistas, e não se importa de ficar numa cidade onde a vibe bagunçada é uma das suas marcas registradas, Valparaíso é o lugar certo para você!

dicas de hospedagem em Valparaíso, no Chile
As ruas coloridas do Cerro Alegre

Se hospedando em Viña del Mar

Em poucas palavras, Viña del Mar é o oposto de Valparaíso. Por aqui, reinam avenidas largas e bem cuidadas, edifícios altos e em sua maioria modernos, além de restaurantes e bares mais elegantes.

Outra diferença crucial é que em Viña del Mar as praias são bonitas e podem render um mergulho durante o verão. Já fora da estação mais quente, entrar na água deixa de ser um programa empolgante.

Prepare-se também para gastar mais pesos chilenos por aqui do que em Valparaíso. A rede hoteleira até é diversificada e há opções para todos os bolsos. Mas os comes e bebes, de um modo geral, são bem mais caros do que em Valpo.

Vale a pena ficar em Viña del Mar? Se você for durante o verão e quiser curtir alguns dias na praia, sim. Se você gosta de lugares mais organizados e que sejam esteticamente mais perfeitinhos, Viña também é uma escolha mais adequada.

No bom português, podemos dizer que Viña del Mar é a prima rica que, dependendo dos seus gostos, pode parecer sem graça. E que Valparaíso apesar dos seus defeitos, tem um alto astral contagiante.

Se você achou que Viña del Mar é mais a sua cara, recomendo que leia o texto “Onde ficar em Viña del Mar: Melhores praias e hotéis”.

# Melhores bairros para ficar em Valparaíso

Uma vez decidido que ficar em Valparaíso é mais conveniente para você, é preciso entender quais são os melhores bairros para se hospedar na cidade. E, a primeira coisa a fazer nesse sentido é adequarmos o nosso vocabulário.

Em Valparaíso, os bairros são na verdade chamados de “cerros”, já que a maior parte da sua vida acontece no alto dos morros.

Embora tenha mais de trinta cerros nomeados na cidade, o burburinho turístico – e neste caso a melhor região para ficar em Valparaíso – se concentra pelo Cerro Alegre e Cerro Concepción.

Ambos estão lado a lado e é até difícil identificar onde termina um e começa o outro. A única certeza é que ficar nesta região é uma escolha acertada.

Além de estar grudado nas principais atrações, bares e restaurantes da cidade, estes cerros ficam relativamente próximos da rodoviária, metrô (na parte baixa, claro!), e também é por estas bandas que você encontra uma maior concentração de murais grafitados.

Sem invenções na hora de escolher o seu bairro para ficar em Valparaíso. Busque uma acomodação por essa área que você não irá se arrepender.

Lembre-se, porém, que uma das características de Valparaíso são suas ladeiras, e  colocar as pernas pra funcionar será inevitável durante os seus dias por aqui. Usar ocasionalmente os ascensores públicos que transportam as pessoas das partes baixas até o alto das colinas facilita a vida. Mas não vale decidir se hospedar em Valparaíso e depois ficar reclamando das subidas, combinado?

melhores bairros para ficar em Valparaíso
Escalera Fischer, em Valparaíso
acomodação em Valparaíso
Parte baixa da cidade

# Dicas de hospedagem em Valparaíso

Valparaíso possui uma infinidade de bons hostels, hotéis charmosinhos e opções mais simples pra quem só quer um lugar pra passar a noite. A seguir indicarei algumas acomodações com excelente custo-benefício e localização privilegiada.

Para ver os preços de cada uma delas para as suas datas, basta clicar no seu nome que estará destacado com esta cor.

Hostal Casa Volante

Quem estiver em busca de um hostel para se hospedar em Valparaíso, pode parar sua pesquisa agora mesmo e fazer sua reserva no Hostal Casa Volante. Sem dúvida este é um dos melhores albergues em que me hospedei na vida.

Os dormitórios são aconchegantes e com camas extremamente confortáveis. Inclusive, encontrei algo que nunca tinha visto antes: dois travesseiros por cama em um albergue!

Os banheiros são espaçosos, organizados e sempre limpos.

A área comum também é pra lá de agradável e inclui sala com TV, cozinha compartilhada bem equipada e um bar que funciona a noite.

O café da manhã é acima das expectativas do que se espera de um hostel. Dois tipos de sucrilhos, pão, ovos cozidos (ou crus para você preparar ao seu gosto), frutas, suco natural, iogurte, café, chá, leite, manjar (doce de leite), geleia, manteiga e queijo cremosos. Detalhe: produtos de primeiríssima qualidade. No Booking.com aparece a opção de reservar a diária com ou sem café da manhã incluído, mas vale muito a pena já garantir a primeira refeição do dia.

Sem dúvida é um lugar que eu me hospedaria em outras ocasiões!

>>> Nota geral no Booking: 8,6 – baseada em 1.486 avaliações.

>>> Veja fotos, avaliações e preços do Hostal Casa Volante

hostal Casa Volante em Valparaíso, no Chile
Área comum do Hostal Casa Volante

La Galería B&B

Para quem não abre mão de privacidade mas não quer gastar uma fortuna, a La Galería B&B oferece quartos privativos econômicos e sem muitas firulas. Mas não se preocupe, pois a acomodação é super bem cuidada e agradável.

Antes de reservar o seu quarto verifique exatamente se ele atende as suas necessidades, pois lá você encontra diversas possibilidades, como quarto pequeno, familiar e, além disso, alguns são com banheiro compartilhado e outros privativo.

Uma boa pedida para se hospedar bem, sem precisar gastar muito!

>>> Nota geral no Booking: 8,8 – baseada em 718 avaliações.

>>> Veja fotos, avaliações e preços da La Galería B&B

Ibis Valparaíso

Se você gosta do estilo convencional da rede Ibis, saiba que em Valparaíso há um hotel deste grupo.

Localizado na parte baixa da cidade, próximo do porto e da praça principal, a localização é bastante central e conveniente.

Quartos práticos e confortáveis, atendimento profissional e limpeza bem feita, seguem o padrão da rede que costuma agradar a maioria dos viajantes.

>>> Nota geral no Booking: 8,2 – baseada em 3.868 avaliações.

>>> Veja fotos, avaliações e preços do Ibis Valparaíso

Hotel Ecomusic

Com uma temática musical que toma conta da decoração e dos detalhes do hotel, o Hotel Ecomusic é uma escolha certeira pra quem gosta de lugares com personalidade própria, e de quebra, oferece instalações pra lá de bem cuidadas.

Além de ambientes simpáticos, o hotel se destaca também pelas suítes espaçosas, limpeza impecável e café da manhã caprichado.

Como se não bastasse, o preço é perfeitamente realista para a estadia diferenciada que ele proporciona.

>>> Nota geral no Booking: 9,0 – baseada em 568 avaliações.

>>> Veja fotos, avaliações e preços do Hotel Ecomusic

Augusta Hotel

Podendo investir um pouco mais, o Augusta Hotel é na verdade um apart-hotel com apenas seis quartos, que rende uma estadia aconchegante e requintada – mas sem muitos exageros.

Os apartamentos são espaços, com decoração de bom gosto e cinco deles oferecem uma vista privilegiada da cidade.

Limpeza, atendimento e localização, ostentam ainda uma reputação invejável que sempre rende comentários positivos nas avaliações feitas por viajantes que já se hospedaram no local.

>>> Nota geral no Booking: 9,6 – baseada em 192 avaliações.

>>> Veja fotos, avaliações e preços do Augusta Hotel

+ Dicas sobre onde ficar em Valparaíso

» Se possível, prefira ficar em Valparaíso durante um final de semana. Nestes dias a cidade ganha mais vida e sua experiência noturna poderá ser ainda mais animada.

» As hospedagens no Chile cobram um imposto sobre o valor total da reserva. Normalmente, sites como o Booking.com não incluem esta taxa na hora que mostram os preços, mas indicam que ainda será acrescido um valor X referente a impostos.

Quando for comparar preços entre as hospedagens de Valparaíso, verifique tudo o que já está sendo incluído nos valores apresentados.

» A outra notícia é que viajantes de fora do Chile podem se isentar do acréscimo deste imposto. Para isso, é necessário fazer o pagamento com dólar americano, ou com cartão de crédito (que neste caso terá IOF, mas ainda assim o valor será menor do que o imposto!).

Além disso, no momento do pagamento é obrigatório apresentar o seu documento (RG ou Passaporte), junto com o cartão de migração que você recebe quando entra no Chile.

» Se for fazer o pagamento com cartão de crédito, verifique se hospedagem aceita essa forma de pagamento.

» Se você já se hospedou em algum dos lugares indicados, ou tem outras dicas de onde ficar em Valparaíso, me conta aí nos comentários.

 » Se preferir, clique aqui e encontre outras ofertas de hospedagem em Valparaíso. (Algumas com até 30% de desconto!)

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here