Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

11 melhores passeios na Cidade do México

Vai por mim: não faltam passeios na Cidade do México. Afinal, a capital mexicana é aquele tipo de lugar inesgotável, sendo que não importa quanto tempo ficamos lá, sempre haverá algo novo para conhecer.

Além disso, como se não bastassem as próprias atrações cidade, há ainda muitos passeios bate volta para visitarmos destinos vizinhos.

Se por um lado isso é ótimo, por outro, é necessário ter atenção redobrada na hora de organizar o roteiro pela Cidade do México. Isso porque, inevitavelmente uma ou outra atividade precisará ficar de fora da programação.

Portanto, a melhor dica que eu já posso deixar antes de indicar os melhores passeios na Cidade do México, é: vá com tempo. Embora muitos viajantes dizem que uma estada de dois ou três dias é suficiente, a capital mexicana tem muito mais a oferecer.

Passeios na Cidade do México

melhores passeios na Cidade do México
Os city tours pelo centro histórico estão entres os melhores passeios para fazer na Cidade do México

Quantos dias ficar na Cidade do México?

Pode parecer exagero e a quantidade de dias ideal para ficar na Cidade do México também dependerá da sua empolgação por atrações urbana. Porém, para mim, vale a pena montar um roteiro de 7 dias pela capital do México.

Isso porque, além de visitar as atrações urbanas, também será possível fazer um ou dois passeios bate volta até destinos que estão mais afastados da capital.

Ainda assim, se não for possível dedicar tanto tempo em uma única cidade, uma estada de três noites já consegue entregar um roteiro básico pelos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México.

E por falar em estada, os melhores bairros para ficar na Cidade do México, são: Zócalo (centro histórico), Zona Rosa, La Condesa e Polanco, sendo que cada vizinhança têm as suas próprias particularidades.

Para encontrar e reservar hotéis com bom custo benefício recomendo ficar de olho nas ofertas especiais do Booking.com. Normalmente há suítes bem localizadas para duas, já com o café da manhã na conta, por menos de R$ 300,00.

Em todo caso, seguem abaixo alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:

o que fazer na Cidade do México em 7 dias
Na minha opinião, a quantidade de dias ideal para visitar os pontos turísticos da Cidade do México é uma semana

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis na Cidade do México

Como fazer os passeios na Cidade do México?

Embora seja possível fazer muitos passeios na Cidade do México por conta própria, algumas atividades guiadas deixam a experiência mais completa.

Além disso, os passeios guiados também agilizam os deslocamentos na hora de visitar os pontos turísticos que estão mais afastados do burburinho central da capital mexicana.

Portanto, para mim, o ideal é organizar uma programação que tenha os dois tipos de passeios na Cidade do México: andanças despretensiosas por conta própria + tours guiados.

Ainda assim, a boa notícia é que há muitos passeios gratuitos na Cidade do México, ao melhor estilo “Free Walking Tour”.

Se acaso você nunca ouviu falar do conceito de free walking tour, trata-se de um passeio guiado quase gratuito. E, no caso, o “quase” é porque na realidade a atividade funciona com contribuições voluntárias.

Para reservar os tours antes de sair de casa, no site da Civitatis há os melhores passeios para fazer na Cidade do México. Além disso, também há outras comodidades oferecidas pela plataforma:

  • O preço dos passeios é em real (R$).
  • Parcelamento das compras no cartão de crédito.
  • Algumas atividades têm cancelamento gratuito.

Ainda assim, antes de fazer a reserva recomendo ficar atento a três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas do roteiro, verifique até quanto tempo antes é possível fazer o cancelamento gratuito.

» Parte dos passeios em Cancún são com guias que falam espanhol e inglês. Alguns até incluem guias em português, porém, não costuma ser regra.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

1- Free walking tour na Cidade do México

O primeiro passeio na Cidade do México que eu indico para qualquer viajante é o Free Walking Tour pelo centro histórico da capital mexicana.

Afinal, trata-se da vizinhança com a maior quantidade de atrações por metro quadrado deste destino e esta atividade consegue entregar um excelente recorrido pelos locais mais cobiçados pelos forasteiros.

Na minha opinião, um bom plano é reservar um dia inteiro para bater perna pela região. Neste caso, faça o city tour gratuito pela manhã e aproveite a tarde para entrar nos pontos turísticos da Cidade do México que você tem mais vontade de conhecer.

De modo geral, o circuito do Free Walking Tour pelo centro histórico passa pelas seguintes atrações:

  • Palacio de Bellas Artes.
  • Casa de los Azulejos.
  • Plaza de la Constitución (Zócalo).
  • Palacio Nacional.
  • Templo Mayor.
  • Templo de Tlaloc.

Sobre o passeio em si, o Free Walking Tour no Centro Histórico da Cidade do México acontece diariamente, às 10h, dura aproximadamente 2h30 e é necessário fazer a reserva antecipadamente (gratuita).

passeio gratuito na Cidade do México
A Catedral Metropolitana é uma das atrações da Cidade do México

2- Ônibus turístico na Cidade do México

Comum em muitos destinos do mundo, o ônibus turístico também está presente na capital mexicana e facilita a vida dos viajantes.

Com validade de 24 ou 48 horas, ao comprar a passagem do ônibus o viajante terá três roteiros disponíveis e poderá embarcar e desembarcar quantas vezes quiser. O que é ótimo, afinal, há itinerários com mais de 10 paradas.

Para deixar o passeio mais completo, durante todo o percurso o viajante terá o auxílio de um áudio guia digital que conta com tradução em português.

As rotas disponíveis no ônibus turístico da Cidade do México, são:

» Centro x Polanco: com 15 paradas, leva os viajantes a percorrerem as ruas mais elegantes e chiquetosas da capital. Uma boa pedida para quem quer ir às compras requintadas.

» Centro x Sur Coyocán: com 15 paradas, passa pelos bairros mais descolados e boêmios da Cidade do México.

» Circuito Basílica: Contempla 4 paradas em locais religiosos da capital mexicana.

Por fim, seguem algumas informações importantes sobre este city tour na Cidade do México:

  • Funciona diariamente, das 9h às 19h.
  • Um único ingresso dá direito a utilizar os três roteiros.
  • Vale mais a pena comprar o ingresso válido por 48 horas.
  • O tempo de frequência dos ônibus varia entre 40 minutos e 1h20, a depender do circuito.
city tour na Cidade do México
Centro histórico da Cidade do México

3- Bosque de Chapultepec

Em poucas palavras, pode-se dizer que o Bosque de Chapultepec está para a Cidade do México o que o Parque Ibirapuera está para São Paulo. Ou seja, trata-se de uma imensa área verde em meio ao caos da cidade grande e que oferece diversas atrações em um único endereço.

Localizado ao lado de algumas da vizinhanças mais simpáticas da Cidade do México e ocupando uma área 686 hectares, o Bosque de Chapultepec é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e também é extremamente relevante no cenário cultural da capital do México.

Mais do que um espaço para caminhadas em contato com a natureza, o Bosque de Chapultepec tem pelo menos meia dúzia de atrações históricas e culturais que merecem ser visitadas. Aliás, não é nenhum exagero dedicar pelo menos uma tarde inteirinha batendo perna por lá.

Inclusive, há tanto o que ver e fazer no parque, que há até mesmo um walking tour gratuito no Bosque de Chapultepec. Uma boa programação, por exemplo, é fazer esse passeio guiado e depois visitar os museus que achar mais cativantes.

As atrações da Cidade do México que estão localizadas dentro do Bosque de Chapultepec, são:

  • Castillo de Chapultepec.
  • Museo del Caracol.
  • Zona Arqueologica Chapultepec.
  • Museo de Arte Moderno de México.
  • Orquideario Bosque de Chapultepec.
  • Museo Tamayo Arte Contemporáneo
  • Museu Nacional de Antropologia.
Qual é o ponto turístico mais visitado do México?
O Bosque Chapultepec é um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México

4- Mirante da Torre Latinoamericana

Localizado em pleno centro histórico da Cidade do México, este arranha-céu de 44 andares oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e é um dos melhores lugares para entender a vastidão da capital mexicana.

Construída em 1956, a Torre Latinoamericana foi, por muitos anos, o edifício mais alto da cidade. Embora tenha sido superada em altura por outros arranha-céus, sua importância e popularidade permanecem intactas.

Do alto do mirante localizado no 44º andar é possível observar a Cidade do México em toda a sua magnitude, com seus edifícios históricos, modernos arranha-céus, a vastidão urbana e as majestosas montanhas ao redor.

Inclusive, em dias claros é possível ver os vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl ao fundo, que estão quase 100 quilômetros distantes da capital do México.

Além da vista espetacular, o Mirante também abriga um pequeno museu que conta a história da Torre Latinoamericana e exibe exposições relacionadas à arquitetura e à cidade.

Além disso, há também um restaurante giratório no 41º andar, onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição deliciosa enquanto apreciam as vistas em constante mudança.

passeios na Cidade do México preços
Vista do Mirante da Torre Latinoamericana

5- Coyoacán, Xochimilco e Museu Frida Kahlo

Coyoacán e Xochimilco são dois bairros pitorescos e culturalmente ricos que oferecem aos visitantes uma experiência encantadora. Como ambos estão distantes do burbuinho central da capital mexicana, na minha opinião, a forma mais conveniente para visitá-los é com um tour guiado.

Coyoacán é uma das vizinhanças mais antigas da cidade e é conhecida por seu charme colonial e atmosfera boêmia. Suas ruas estão repletas de belas praças, jardins arborizados, edifícios coloniais coloridos e igrejas históricas.

Uma das atrações mais visitadas em Coyoacán é a Casa Azul, também conhecida como Museu Frida Kahlo. Esta casa era o lar de Frida Kahlo, uma das artistas mais famosas do México, e seu marido, Diego Rivera.

O museu abriga uma coleção impressionante de obras de arte de Frida Kahlo, bem como objetos pessoais, fotografias e uma visão detalhada da vida e do legado da artista.

Por outro lado, Xochimilco é conhecido por seus famosos canais e trajineras, coloridas embarcações que são uma das principais atrações turísticas da cidade.

Os canais de Xochimilco são um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferecem uma experiência única, onde os visitantes podem alugar uma trajinera e passear pelos canais, desfrutando de música ao vivo, comida e bebidas típicas mexicanas.

Além dos canais, Xochimilco também abriga o Mercado de Flores de Cuemanco. Trata-se de um lugar vibrante e colorido, onde os visitantes podem admirar uma grande variedade de flores e plantas, e até mesmo comprar algumas para levar para casa.

Tanto Coyoacán quanto Xochimilco oferecem aos visitantes uma experiência autêntica e cativante. Com sua arquitetura histórica, belezas naturais e atmosfera animada, entregam um dos passeios mais legais na Cidade do México.

6- Pirâmides de Teotihuacán e Santuário de Guadalupe

Outro passeio na Cidade do México em que um tour guiado fará uma baita diferença é a visita até as majestosas Pirâmides de Teotihuacán.

Primeiro, porque as construções históricas estão situadas a quase 60 quilômetros da capital, e o transporte, que está incluído no tour, fará você ganhar tempo e conforto no deslocamento.

Além disso, ter um guia que explique a história do povo de Teotihuacán durante o passeio é essencial para que a experiência seja mais proveitosa.

Para ficar ainda melhor, o passeio bate volta às Pirâmides de Teotihuacán costuma incluir outras duas paradas no roteiro: Santuário de Guadalupe e o Tlatelolco. Ou seja, em um único dia será possível visitar os cartões postais de maior sucesso da capital mexicana.

Particularmente, considero este tour o passeio bate volta saindo da Cidade do México que entrega melhor relação entre preço x comodidade x atrações visitadas.

passeios bate volta Cidade do México
Visitar as Pirâmides de Teotihuacán é um dos mais clássicos passeios bate volta saindo da Cidade do México

7- Free tour de tacos mexicanos

Fazer um city tour na Cidade do México já é bom. Porém, fazer um passeio gratuito envolvendo sabores mexicanos é melhor ainda. Neste caso, o carro chefe deste roteiro pelas ruas dos bairros de Roma e Condesa é o taco.

Apesar de muita vezes parecer uma modesta entrada de pratos mais elaborados que ainda estão por vir, a verdade é que é os tacos são protagonistas da mesa mexicana. E, este passeio, guiará você às receitas mais clássicas do quitute número um do México.

Embora seja um passeio rápido e sem muitas firulas, durante aproximadamente 2h os forasteiros conhecerão quatro taquerias e provarão a especialidade da casa de cada local. Portanto, vá de barriga vazia para dar conta da comilança.

Por fim, tenha em mente que apesar de ser um passeio gratuito, pode haver a cobrança de pequenos valores pela degustação dos tacos. Além disso, para participar é necessário fazer a reserva antecipada.

8- Museu Nacional de Antropologia

Não escondo de ninguém: o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México está entre os meus três museus favoritos na América Latina.

Localizado no Bosque Chapultepec, a primeira coisa que você deve saber sobre o Museu Nacional de Antropologia, é: ele é imenso, tanto na estrutura física quanto no tamanho do seu acervo.

Fundado em 1964, o museu é dedicado à preservação, pesquisa e exposição das culturas pré-hispânicas e indígenas do México, abrangendo um período que vai desde as antigas civilizações até os grupos étnicos contemporâneos.

O edifício que abriga o museu é uma obra-prima projetada pelo renomado arquiteto mexicano Pedro Ramírez Vázquez. Sua estrutura ostenta um grande pátio central cercado por corredores que abrigam as diferentes salas de exposição.

Aliás, a arquitetura foi concebida para refletir as tradições e elementos simbólicos das culturas pré-hispânicas, como a pirâmide trunca de Teotihuacán.

O museu possui uma vasta coleção de artefatos e exposições que abrangem mais de 30 salas temáticas. Cada espaço é dedicado a uma cultura específica, como os maias, os astecas, os toltecas, os olmecas, os zapotecas e muitos outros grupos indígenas do México.

As exposições exibem esculturas, cerâmicas, objetos religiosos, joias, murais e outros artefatos preciosos, permitindo aos visitantes uma verdadeira imersão na rica história e nas tradições dessas culturas antigas.

Uma das peças mais famosas do museu é a Pedra do Sol, também conhecida como Calendário Asteca. Este imponente disco de pedra esculpido é uma obra de arte incrível e um exemplo do avanço astronômico e matemático dos astecas.

Além das exposições permanentes, o Museu Nacional de Antropologia também abriga exposições temporárias, bem como eventos culturais, palestras e apresentações artísticas.

Cidade do México turismo
O Museu Nacional de Antropologia é uma das atrações localizadas no Bosque Chapultepec

9- Bate volta a Puebla e Cholula

Considerada uma das cidades históricas mais preservadas e cheias de vida do território mexicano, Puebla é um destino que dificilmente decepciona os viajantes.

É bem verdade que a visita por essa região poderia ocupar facilmente dois ou três dias do roteiro pelo México.

No entanto, quem está com o cronograma apertado consegue fazer um passeio no esquema bate volta saindo da Cidade do México. Afinal, Puebla está a apenas 150 quilômetros da capital do país.

A primeira parada deste tour é em Cholula, que fica 15 quilômetros antes de chegar a Puebla e onde está a Pirâmide de Cholula: a maior do mundo em termos de volume.

Depois disso, a atividade segue para Puebla, onde os viajantes terão a oportunidade de visitar as principais construções históricas da cidade.

Além disso, saiba que Puebla também é uma referência mexicana quando o assunto é gastronomia. Portanto, aproveite o passeio para provar as delícias mexicanas que ainda não foram testadas pelo seu paladar.

10- Vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl

Um dos passeios mais inusitados para fazer na Cidade do México é escalar o Vulcão Iztaccíhuatl, que fica no Parque Nacional Iztaccíhuatl – Popocatépetl, a duas horas da capital.

No entanto, não precisa se preocupar. Isso porque, a escalada, na realidade, é uma caminhada pelo parque até a base do vulcão. Embora seja necessário certo esforço físico, o passeio preza mais pelo contato com a natureza do que pela a atividade física em si.

Como este é um passeio que começa bem cedo e vai até o final do dia, é bom estar preparado para frio e calor. Além disso, leve bastante água e lanchinhos para comer ao longo do caminho.

11- Parque de diversão Six Flags

Para os viajantes que gostam de parque de diversão, um bom passeio para incluir no roteiro pela Cidade do México é o Six Flags, um local que garante uma super dose de adrenalina.

Apenas 25 quilômetros distantes da capital, o Six Flags oferece atrações convencionais, como por exemplo, montanha-russa, elevador e boomerang giratório. Eventualmente, também é possível dar de cara com algum atrativo temático especial.

No mais, tenha em mente que é um passeio para fazer somente depois de já ter marcado presença nas principais atrações históricas e culturais da Cidade do México. Isso é claro, se você não for nenhum parque-de-diversão-maníaco.

O que fazer na Cidade do México em 7 dias?

Deixarei a seguir uma sugestão de passeios para fazer na Cidade do México em 7 dias de viagem.

Porém, sinta-se à vontade para ajustar o roteiro de acordo com o seu cronograma, preferência de atividades e orçamento disponível.

» Primeiro dia:

  • Chegada.
  • Check-in no hotel.
  • Almoço.
  • Free tour de tacos mexicanos (18h).

» Segundo dia:

  • Free walking tour centro histórico (10h).
  • Mirante da Torre Latinoamericana.
  • Visitas a museus por conta própria.

» Terceiro dia:

  • Passeio bate volta às Pirâmides de Teotihuacán e Santuário de Guadalupe.

» Quarto dia:

  • Tour por Coyoacán, Xochimilco e Museu Frida Kahlo.

» Quinto dia:

  • Passeio bate volta a Puebla e Cholula.

» Sexto dia:

  • Free tour pelos bairros Roma e Condesa (11h).
  • Bosque de Chapultepec.
  • Museu Nacional de Antropologia.

» Sétimo dia:

  • Manhã livre.
  • Retorno.
Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *