Movimentados destinos durante os verões chilenos, as praias em Viña del Mar e Valparaíso atraem boa parte dos viajantes que vão a Santiago. E há várias razões para isso.
A primeira, é que essa parte do litoral está a 120 quilômetros da capital do Chile, e pode ser visitada até mesmo em um passeio bate-volta desde Santiago.
O segundo motivo, é que muitos brasileiros têm vontade de conhecer as tais praias do oceano Pacífico, e essa é uma das maneiras mais práticas de ter essa experiência.
Além disso, Valparaíso se destaca também pela sua importância histórica e sua arquitetura peculiar, que ajuda a formar um combo turístico irresistível por estas bandas.
O mais curioso, porém, é que embora o mar realmente seja uma das atrações nestes destinos, quem vai com muita expectativa para curtir a boa vida de frente para o mar pode acabar se decepcionando.
Para que isso não aconteça durante a sua viagem, neste post eu explicarei exatamente como são as praias em Viña del Mar e Valparaíso, no Chile.
Leia também: Onde ficar em Viña del Mar, no Chile?
# Praias em Viña del Mar
Diferente de Valparaíso, onde as praias não são as principais atrações da cidade, Viña del Mar é de fato um destino que atrai os viajantes com a promessa de boas praias.
E a fama da cidade não é em vão. Ruas organizadas e limpas, prédios elegantes, e simpáticos pedaços de areia farão parte do seu dia a dia quando estiver em Viña.
Ainda assim, é importante saber que mesmo durante o verão a temperatura da água não é das mais empolgantes para ficar à toa no mar.
Agito e comes e bebes na areia? Depende. Nem todas as praias tem esse tipo de estrutura. Portanto, saiba que talvez você precise adaptar os seus hábitos praieiros quando estiver por aqui.
» Clique aqui e encontre ofertas de hospedagem em Viña del Mar
Playa Caleta Abarca
Para quem vem de Valparaíso a Playa Caleta Abarca é a primeira praia movimentada de Viña del Mar.
Perto do burburinho da cidade, a praia fica próxima de alguns pontos turísticos de Viña, como o Relógio de Flores e o Castillo Wulff.
Embora sempre cheia, principalmente pela sua localização central, a praia em si não ostenta grandes encantos.
Playa Acapulco, Playa El Sol e Playa Blanca
Próximo ao cassino de Viña del Mar, a Playa Acapulco, Playa El Sol e Playa Blanca estão situadas uma ao lado da outra num trecho que tem aproximadamente dois quilômetros de extensão.
Como estão na mesma faixa de areia, o cenário natural não muda praticamente nada de uma praia para outra – só o nome mesmo.
Este é um dos pedaços mais agitados da cidade, pois, além da localização conveniente, é por aqui que se concentram os principais bares e restaurantes de Viña del Mar.
Aliás, na Avenida San Martín, a primeira paralela da orla, não faltam prédios modernos e comércios em geral.
É um dos melhores lugares para uma caminhada no calçadão com pausas para repor a energia num café ou restaurante bacaninha.
Playa los Cañones
Pouco mais de um quilômetro da Playa Blanca está a Playa los Cañones. Por conta do mar mais agitado por estes lados, essa parte não atrai tantos turistas na areia. Ainda assim, seu calçadão é bastante movimentado.
Bem ao seu lado está a Playa del Deporte, o lugar certo para quem curte praticar atividade física na praia.
Playa Reñaca
Essa foi a minha praia favorita em Viña del Mar. Localizada a seis quilômetros do centro, a Playa Reñaca se destaca pelo seu astral animado e vizinhança com prédios baixos.
Na avenida principal paralela a praia, e até mesmo duas ou três quadras bairro a dentro, há diversos bares, restaurantes e cafeterias com ares descolados.
Sem dúvida uma boa escolha para passar o dia inteiro, ou até mesmo, como um bairro para se hospedar por alguns dias em Viña del Mar.
Uma vez por estas bandas, vale esticar a trip até as Dunas de Concon, que estão a três quilômetros da Playa Reñaca (vá de ônibus ou Uber!).
Do alto das dunas, além do cenário ser um dos mais lindos da região, é possível se aventurar em divertidas descidas de sandboard – há como alugar uma prancha no local.
# Praias em Valparaíso
Desencane de praias em Valparaíso. Esse é o melhor conselho que eu posso te dar sobre os pedaços de areia da cidade.
Embora algumas delas fiquem cheias durante o verão, das praias que visitei na cidade nenhuma justificou o tempo que gastei indo até lá – isso que só fui para tirar algumas fotos.
Em Valparaíso, aproveite a noite animada nos bares da Avenida Ecuador, e a sua arquitetura pra lá de fotogênica com casinhas coloridas e arte de rua espalhada por todos os cantos.
Para colocar o bronzeado em dia ou simplesmente mergulhar os pés no Pacífico pela primeira vez, aproveite as praias em Viña del Mar.
3 lugares para se hospedar em Viña del Mar ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o NOT FOUND Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o La Blanca Hotel tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Querendo investir em um cinco estrelas, vale conferir as suítes do Sheraton Miramar Hotel. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Viña del Mar. |