Qual é a melhor época para viajar a Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro: Descubra como é o clima na região, como é a alta e a baixa temporada e para quando você deve organizar o seu roteiro!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Boa notícia para os forasteiros que querem saber qual é a melhor época para ir a Arraial do Cabo: em linhas gerais, o destino mais queridinho da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, pode ser visitado em qualquer estação.

É claro que há meses em que a temperatura é mais elevada e a chance de chuva é menor. No entanto, dificilmente uma viagem é arruinada por causa dos aguaceiros.

Talvez, mais importante do que se preocupar com o clima em Arraial do Cabo, é entender quais são os períodos do ano em que a superlotação de viajantes pode se tornar um inconveniente para as suas férias.

E, para que você consiga aproveitar o seu roteiro do jeito que você mais gosta, neste texto eu contarei o que você pode esperar de cada estação, para que você decida quando ir a Arraial do Cabo.

Leia também: 10 pousadas baratas em Arraial do Cabo

# Melhor época para ir a Arraial do Cabo

Para mim, os melhores meses para ir a Arraial do Cabo, são: abril, maio, setembro e outubro. Isso porque, além da temperatura ser aceitável para ficar à toa na areia, esses meses também apresentam, historicamente, baixo volume de precipitação.

Além disso, outra vantagem de viajar nestes períodos é que – fora de feriados – você não terá que dividir a cidade com tantos turistas. Ou seja, é uma boa pedida para economizar, principalmente com hospedagem.

Ainda assim, se acaso você não puder viajar nestes meses, confira abaixo como é o clima em Arraial do Cabo durante cada estação do ano.

clima em Arraial do Cabo
Praia do Forno

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Arraial do Cabo

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

Ah, o verão… Como não poderia deixar de ser, essa é a alta temporada em Arraial do Cabo. No entanto, não necessariamente é a melhor época para visitar a cidade.

Sim, este é o período mais quente do ano, sendo que os termômetros dificilmente vão ficar abaixo dos 25°C. 

Por outro lado, é durante o verão que chove mais em Arraial do Cabo. Embora, normalmente, as chuvas apareçam no final do dia e de forma espaçada, em dezembro e janeiro costuma chover mais de 200 mm em cada mês.

Além disso, se você quiser curtir as melhores praias de Arraial do Cabo nesta época, é preciso estar disposto a gastar mais – tanto nos comes e bebes à beira-mar, como também na sua acomodação.

E, por falar em acomodação, faça a sua reserva com antecedência pois as hospedagens com melhor custo-benefício ficam totalmente ocupadas com meses antes do verão chegar.

Por fim, se você pretende dirigir durante o seu roteiro, coloque na mala um pacote extra de paciência porque o trânsito certamente estará presente no seu itinerário.

Abril e maio

Depois da Semana Santa está aberta oficialmente a baixa temporada em Arraial do Cabo. E, para mim, abril e maio são dois dos melhores meses para conhecer este destino.

Aliás, minha viagem a Arraial do Cabo foi durante o mês de abril e não me arrependi da escolha.

Apesar do clima não ser tão quente quanto no verão, os dias costumam ser ensolarado, com céu azul e temperatura média de 25°C. As noites costumam ser mais frescas, mas não chega a ser um incomodo.

Para ficar ainda melhor, quem viaja em abril e maio costuma encontrar diárias de hotéis mais conta. E, até mesmo o aluguel de cadeiras e guarda-sol fica mais acessível.

melhor época para viajar a Arraial do Cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia

Junho, julho e agosto

Praia durante o inverno? Pode ser que sim. Afinal, a estação mais fria do ano é menos intensa nessa região do litoral fluminense.

É comum, por exemplo, os dias de inverno ser tão ensolarados quanto no verão. Com a vantagem de que a chance de chuva será mínima, pois está é a estação mais seca em Arraial do Cabo.

Por outro lado, mesmo com o sol esquentando nossos dias na areia, a água do mar pode estar mais gelada do que o tolerável – principalmente para os viajantes acostumados com as águas mornas do Nordeste.

Além disso, esteja ciente de que frentes frias podem dar as caras e derrubar a temperatura sem aviso prévio. Portanto, se quiser ir a Arraial do Cabo durante o inverno, o mais adequado é confirmar a sua viagem poucos dias antes da data de partida, caso seja possível.

Setembro, outubro e novembro

Assim como abril e maio, setembro e outubro são ótimos períodos para viajar a Arraial do Cabo. Isso porque, além da cidade não ser tão movimentada quanto na alta temporada, o clima está adequado para curtir os passeios que a cidade tem a oferecer.

Embora as chuvas voltem a aparecer com a chegada da primavera, ela só se torna mais intensa em meados de novembro.

Sobre a temperatura, espere encontrar um clima ligeiramente mais frio do que no outono. Apesar de fazer sol, essa é uma época que venta bastante em Arraial do Cabo, o que, consequentemente, faz com que a sensação térmica seja mais baixa.

# Réveillon e feriados em Arraial do Cabo

A única certeza para o Réveillon e feriados em Arraial do Cabo, é: estará lotado.

Aliás, devido à proximidade com o Rio de Janeiro (165 km), mesmo os finais de semana comuns são mais movimentados do que de terça a quinta-feira.

Portanto, se quiser pular sete ondinhas em Arraial, saiba que você terá que lidar com os inconvenientes típicos desta época do ano em qualquer pedaço do litoral brasileiro.

Por fim, sobre as festas de Ano Novo, o principal ponto de agito gratuito é na Praia Grande. Lá você encontrará palcos com apresentação de shows, e é onde também acontece a tradicional queima de fogos à meia-noite.

3 lugares para se hospedar em Arraial do Cabo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Caravela é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Costa Dourada Pousada tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada do Timoneiro.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Arraial do Cabo

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here