Arraial do Cabo: Sugestão de roteiro para 4 dias de viagem. Descubra como organizar sua programação para aproveitar o melhor da cidade.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Quatro dias. Este é o tempo ideal para um roteiro em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. É claro que com mais tempo, você pode aproveitar as belezas da cidade no ritmo que achar mais adequado. Porém, saiba que com este período já é possível conhecer suas principais praias e atrações.

E, mesmo que Arraial não tenha dezenas de praias como sua vizinha Búzios, organizar os seus dias certamente fará com que você tenha uma viagem mais proveitosa.

Pensando nisso, decidi te sugerir neste texto como você pode estruturar o seu roteiro de viagem para Arraial do Cabo. Caso não tenha os quatro dias disponíveis, basta tirar as atividades que te parecerem menos interessantes, e priorizar os passeios e lugares que você tem mais vontade de conhecer.

Leia também: 10 dicas valiosas para sua viagem a Arraial do Cabo

# Dia 1: Chegada + Praia Urbana

A programação do primeiro dia do seu roteiro em Arraial do Cabo vai depender do horário que você chegar à cidade. Como parte do dia deve ser ocupado com o deslocamento até lá, vou considerar que você terá apenas a tarde livre.

Depois de devidamente instalado na sua acomodação, uma boa pedida é partir rumo a Praia Grande, já que ela possui uma ótima estrutura de bares e restaurantes.

Você pode curtir o restante do dia por estas bandas, afinal, o fim de tarde por aqui é um dos mais disputados – principalmente no canto esquerdo da praia, onde numa pracinha encontra-se a estátua da atriz Flávia Alessandra.

Caso queira conhecer outro pedaço de areia, a Prainha – primeira praia que se vê quando chegamos em Arraial do Cabo – é outra alternativa urbanizada.

Lembre-se, porém, que além de aproveitar o dia no mar, o ideal é que nesta primeira tarde você já organize o seu passeio de barco para a manhã seguinte.

praia grande em arraial do cabo - roteiro
Praia Grande

Leia também: 7 Praias de Arraial do Cabo | O guia indispensável

# Dia 2: Passeio de barco + Mirantes

Há quem diga que ir a Arraial e não fazer o passeio de barco é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Comparações exageradas (?) à parte, o fato é que o tour mais concorrido da cidade, realmente, te levará a algumas das praias mais lindas da região. Como por exemplo, a Praia da Ilha do Farol, acessada somente pelo mar.

Além desta, outra parada clássica do passeio é nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Normalmente essa é a última atração do tour. Portanto, se quiser colocar o bronzeado em dia e passar mais tempo por lá – ao invés de ficar apenas os trinta minutos da parada – avise o pessoal da embarcação que você não voltará com eles. Lembre-se, no entanto, de organizar por sua conta a volta para o centrinho de Arraial – seja de táxi, barco táxi ou jardineira.

roteiro em arraial do cabo - prainhas do pontal do atalaia
Prainhas do Pontal do Atalaia

Dentre as dezenas de agências que oferecem este passeio, escolhi e recomendo a Arraial Vip Turismo. O motivo? Além dos serviços em si serem bastante adequados, eles são os primeiros a colocarem o barco no mar. O que, consequentemente, nos faz chegar na Ilha do Farol antes que ela fique lotada.

Dependendo do horário que for o seu passeio, você terá parte da tarde livre para incluir outras atividades no seu roteiro em Arraial do Cabo. A minha dica é fazer a trilha até a Praia Brava, ou pelo menos parte dela, já que na metade do caminho somos presenteados com uma vista pra lá de fotogênica.

Por estes lados também está o Mirante do Pontal do Atalaia, chamado por muitos de Mirante do Pôr do Sol. Vale a pena terminar o dia por aqui.

Leia também: Passeio de barco em Arraial do Cabo | Vale mesmo a pena?

# Dia 3: Praia do Forno

Reserve o terceiro dia do seu roteiro em Arraial para curtir sem pressa a Praia do Forno. Com uma boa estrutura pé na areia, capaz de agradar todos os bolsos – os trailers mais econômicos ficam no canto esquerdo – é possível passar um dia inteiro se preocupando apenas em não se esquecer de usar protetor solar.

Para chegar neste concorrido paraíso há duas maneiras: trilha ou barco. E, para mim, a trilha é o mais adequado já que te proporcionará uma vista digna de cartão postal.

praia do forno - roteiro
Praia do Forno

O caminho começa na Praia dos Anjos, perto do cais, com uma subida bastante íngreme. Em menos de dez minutos a rota fica plana novamente e você pode percorrê-la sem grandes dificuldades.

O tempo de percurso varia entre 20 e 40 minutos, dependendo da sua condição física e de quantas vezes você vai parar pra tirar fotos.

Se optar em chegar até lá pelo mar, bem na entrada da trilha há barqueiros que ficam oferecendo os seus serviços e reunindo os viajantes interessados. Espere gastar em torno de R$ 10,00 por cada trecho do deslocamento.

Leia também: Os melhores lugares para ficar em Arraial do Cabo

# Dia 4: Manhã livre + Retorno

O último dia da sua viagem não exige muitos planos, afinal, dependendo da hora do seu retorno não será possível aproveitar muita coisa. Ainda assim, tendo a manhã livre aproveite para revisitar aquela praia que você mais gostou!

Se for ficar até a noite, considere passar o dia em Cabo Frio. A animada Praia do Forte e o simpático bairro da Passagem têm tudo para te proporcionar um excelente final de trip.

roteiro em Cabo Frio
Praia do Forte, em Cabo Frio

Leia também: 5 melhores hostels em Arraial do Cabo (E baratos!)

+ Dicas para seu roteiro em Arraial do Cabo

>>> Um carro é dispensável para este roteiro em Arraial do Cabo. É claro que se você já estiver motorizado ele pode ser útil em alguns momentos. Como por exemplo, para ir até as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Porém, se não for o seu caso, saiba que é possível visitar as praias urbanas em caminhadas que não passam de vinte minutos. Quando precisar de um veículo, aplicativos como o Uber funcionam muito bem e as corridas ficam em conta.

>>> Prefira conhecer Arraial do Cabo na baixa temporada e durante a semana. As praias ficarão ainda mais impressionantes sem uma multidão de viajantes espremidos na areia.

>>> Se puder viajar durante uma semana ou mais, considere visitar também outras praias da Região dos Lagos.

>>> Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de como organizar um roteiro em Arraial do Cabo? Me conta aí nos comentários! 🙂

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito Legal suas dicas, Murilo. Com certeza vou dar um print nesse roteiro e levá-lo comigo. Gostaria, no entanto, de explorá-lo mais um pouco e saber se você teria dicas de camping para se hospedar em Arraial do Cabo. Vou de Furgao ou carro e barraca, ambos para ficar em camping. Devo ir agora no final de setembro, antes do Rock`n Rio e já fecho minha viagem com o show do Red Hot. Parece conveniente, não?

    • Oi Renata, tudo bem?

      Que demais! Infelizmente não conheci nenhum camping por lá, mas imagino que tenha sim.

      Super conveniente! A propósito, também irei ao Rio em breve, mas para o show do Iron Maiden. hehehe

      Abração!

      PS: Se descobrir algum camping, depois me conta aqui!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here