Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Arraial do Cabo: Roteiro para viagem de 4 dias

Quatro dias. Este é o tempo ideal para um roteiro em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

É claro que com mais tempo, você pode aproveitar as belezas da cidade no ritmo que achar mais adequado. Porém, saiba que com este período já é possível conhecer suas principais praias e atrações.

E, mesmo que Arraial não tenha dezenas de praias como sua vizinha Búzios, organizar os seus dias certamente fará com que você tenha uma viagem mais proveitosa.

Pensando nisso, decidi te sugerir neste texto como você pode estruturar o seu roteiro de viagem para Arraial do Cabo.

Se acaso não tiver os quatro dias disponíveis, basta tirar as atividades que te parecerem menos interessantes, e priorizar os passeios e lugares que você tem mais vontade de conhecer.

Leia também: 10 dicas valiosas para sua viagem a Arraial do Cabo

# Roteiro de 4 dias em Arraial do Cabo

1- Chegada + Praia Urbana
2- Passeio de barco + Mirantes
3- Praia do Forno
4- Manhã livre + Retorno
» Reservar hospedagem em Arraial do Cabo

# Dia 1: Chegada + Praia Urbana

A programação do primeiro dia do seu roteiro em Arraial do Cabo vai depender do horário que você chegar à cidade. Como parte do dia deve ser ocupado com o deslocamento até lá, vou considerar que você terá apenas a tarde livre.

Depois de devidamente instalado na sua acomodação, uma boa pedida é partir rumo à Praia Grande, já que ela possui uma ótima estrutura de bares e restaurantes.

Você pode curtir o restante do dia por estas bandas, afinal, o fim de tarde por aqui é um dos mais disputados – principalmente no canto esquerdo da praia, onde numa pracinha encontra-se a estátua da atriz Flávia Alessandra.

Caso queira conhecer outro pedaço de areia, a Prainha – primeira praia que se vê quando chegamos em Arraial do Cabo – é outra alternativa urbanizada.

Lembre-se, porém, que além de aproveitar o dia no mar, o ideal é que nesta primeira tarde você já organize o seu passeio de barco para a manhã seguinte.

praia grande em arraial do cabo - roteiro

Praia Grande

Leia também: Como chegar em Arraial do Cabo?

# Dia 2: Passeio de barco + Mirantes

Há quem diga que ir a Arraial e não fazer o passeio de barco é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel.

Comparações exageradas (?) à parte, o fato é que o tour mais concorrido da cidade, realmente, te levará a algumas das melhores praias de Arraial do Cabo. Como por exemplo, a Praia da Ilha do Farol, acessada somente pelo mar.

Além desta, outra parada clássica do passeio é nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Normalmente essa é a última atração do tour. Portanto, se quiser colocar o bronzeado em dia e passar mais tempo por lá – ao invés de ficar apenas os trinta minutos da parada – avise o pessoal da embarcação que você não voltará com eles.

Mas atenção: lembre-se, no entanto, de organizar por sua conta a volta para o centrinho de Arraial – seja de táxi, barco táxi ou jardineira.

Dentre as dezenas de agências que oferecem este passeio, escolhi e recomendo a Arraial Vip Turismo.

O motivo? Além dos serviços em si serem bastante adequados, eles são os primeiros a colocarem o barco no mar. O que, consequentemente, nos faz chegar na Ilha do Farol antes que ela fique lotada.

Dependendo do horário que for o seu passeio, você terá parte da tarde livre para incluir outras atividades no seu roteiro em Arraial do Cabo. Assim sendo, a minha dica é fazer a trilha até a Praia Brava, ou pelo menos parte dela, porque na metade do caminho somos presenteados com uma vista pra lá de fotogênica.

Por estes lados também está o Mirante do Pontal do Atalaia, chamado por muitos de Mirante do Pôr do Sol. Vale a pena terminar o dia por aqui.

roteiro em arraial do cabo - prainhas do pontal do atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Leia também: Passeio de barco em Arraial do Cabo | Vale mesmo a pena?

# Dia 3: Praia do Forno

Reserve o terceiro dia do seu roteiro em Arraial para curtir sem pressa a Praia do Forno.

Com uma boa estrutura pé na areia capaz de agradar todos os bolsos – os trailers mais econômicos ficam no canto esquerdo – é possível passar um dia inteiro se preocupando apenas em não se esquecer de usar protetor solar.

Para chegar neste concorrido paraíso há duas maneiras: trilha ou barco. E, para mim, a trilha é o mais adequado já que te proporcionará uma vista digna de cartão postal.

O caminho começa na Praia dos Anjos, perto do cais, com uma subida bastante íngreme. Em menos de dez minutos a rota fica plana novamente e você pode percorrê-la sem grandes dificuldades.

O tempo de percurso varia entre 20 e 40 minutos, dependendo da sua condição física e de quantas vezes você vai parar pra tirar fotos.

Se optar em chegar até lá pelo mar, bem na entrada da trilha há barqueiros que ficam oferecendo os seus serviços e reunindo os viajantes interessados. Espere gastar em torno de R$ 12,00 por cada trecho do deslocamento.

praia do forno - roteiro

Praia do Forno

Leia também: Os melhores lugares para ficar em Arraial do Cabo

# Dia 4: Manhã livre + Retorno

O último dia da sua viagem não exige muitos planos, afinal, dependendo da hora do seu retorno não será possível aproveitar muita coisa.

Ainda assim, tendo a manhã livre aproveite para revisitar aquela praia que você mais gostou!

Se acaso for ficar até a noite, considere passar o dia em Cabo Frio. A animada Praia do Forte e o simpático bairro da Passagem têm tudo para te proporcionar um excelente final de trip.

roteiro em Cabo Frio

Praia do Forte, em Cabo Frio

+ Dicas para seu roteiro em Arraial do Cabo

» Um carro é dispensável para este roteiro em Arraial do Cabo.

É claro que se você já estiver motorizado ele pode ser útil em alguns momentos. Como por exemplo, para ir até as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Porém, se não for o seu caso, saiba que é possível visitar as praias urbanas em caminhadas que não passam de 20 minutos. Quando precisar de um veículo, aplicativos como o Uber funcionam muito bem e as corridas ficam em conta.

» Prefira conhecer Arraial do Cabo na baixa temporada e durante a semana. As praias ficarão ainda mais impressionantes sem uma multidão de viajantes espremidos na areia.

» Se puder viajar durante uma semana ou mais, considere visitar também outras praias da Região dos Lagos.

3 lugares para se hospedar em Arraial do Cabo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Caravela é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Costa Dourada Pousada tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada do Timoneiro.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Arraial do Cabo

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Andréia disse:

Dicas de como ir saindo de São Paulo até Arraial ?

Murilo Pagani disse:

Oi, Andréia, tudo bem?

De que forma você se refere? Carro? Ônibus?

Se for de ônibus, há uma linha entre São Paulo e Cabo Frio. De Cabo Frio você pode pegar um Uber até Arraial.

Abraço

VICTORIA disse:

Sabe que a gente passou cinco dias em Arraial do Cabo durante o ano Novo e estava TÃO cheio que nem fizemos muitas das coisas que você sugeriu. Adorei o roteiro e quero ir de novo para aproveitar esses lugares maravilhosos!!

Murilo Pagani disse:

Oi Victoria, tudo bem?

Realmente, um roteiro em Arraial do Cabo é melhor aproveitado fora dos feriados.

Vale a pena voltar na baixa temporada, viu!?

Abraço

Marcela disse:

Se tudo correr bem em breve vou seguir suas dicas e conhecer esse paraíso chamado Arraial do Cabo. Amei o roteiro, as dicas, tudo, Não vejo a hora.

Murilo Pagani disse:

Oi Marcela, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas!

Abraço

Simples e prático, gostei! Estava mesmo pesquisando sobre um roteiro para Arraial do Cabo e fiquei cheia de ideias.

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou do roteiro, Carla!

Abraço

Ana Carolina disse:

Nossa Murilo que roteiro show de bola. Arraial é um destino que quero muito conhecer e já salvei suas dicas, obrigada por compartilhar

Murilo Pagani disse:

Oi Ana Carolina, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas!

Arraial do Cabo é um destino que vale muito a pena!

Abraço

Renata disse:

Muito Legal suas dicas, Murilo. Com certeza vou dar um print nesse roteiro e levá-lo comigo. Gostaria, no entanto, de explorá-lo mais um pouco e saber se você teria dicas de camping para se hospedar em Arraial do Cabo. Vou de Furgao ou carro e barraca, ambos para ficar em camping. Devo ir agora no final de setembro, antes do Rock`n Rio e já fecho minha viagem com o show do Red Hot. Parece conveniente, não?

Murilo Pagani disse:

Oi Renata, tudo bem?

Que demais! Infelizmente não conheci nenhum camping por lá, mas imagino que tenha sim.

Super conveniente! A propósito, também irei ao Rio em breve, mas para o show do Iron Maiden. hehehe

Abração!

PS: Se descobrir algum camping, depois me conta aqui!

Carla Boechat disse:

Muito bom seu post!!! ????????
Obrigada por indicar um post da Fui Gostei!!

Murilo Pagani disse:

Que bom que curtiu, Carla!

Abração