Região dos Lagos, no Rio de Janeiro: 10 praias para você conhecer em Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

A princípio seriam apenas cinco eleitas. Mal comecei a escrever e percebi que já havia sete escolhidas. Por fim, aceitei que organizar uma lista com as melhores praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, com menos de dez indicações, seria bastante injusto.

E pode ter certeza: há ainda outros pedaços de areia que não estão neste post, mas que rendem um dia e tanto de frente para o mar. Portanto, se quiser aproveitar tudo o que há de bom por estes lados, pode reservar uma semana inteira para a viagem.

Se não for possível e você tiver apenas três ou quatro dias, o mais adequado é dedicar todo o seu tempo em apenas um destino, seja ele Cabo Frio, Arraial do Cabo ou Búzios.

Como decidir? Leia este texto até o final, e descubra quais praias fazem mais o seu estilo, e que te dão mais vontade de ficar horas e horas apenas ouvindo o som das ondas no mar.

1- Praia do Forno (Arraial do Cabo)

Esta não é apenas a minha praia favorita em Arraial do Cabo, mas também, é a minha número um em toda a Região dos Lagos.

E há vários motivos para isso. O mar azul e areia clarinha é apenas um deles, porém, não o mais importante, já que há isso em todas as praias de Arraial.

Provavelmente o que mais me fascina é a vista que temos quando fazemos a trilha para chegar até lá. Afinal, a melhor maneira de ver a real beleza de uma praia é do alto.

Outro ponto a favor é que, apesar do acesso ser somente por trilha ou barco, a caminhada não é longa e não exige muito esforço.

E claro, com a boa estrutura pé na areia que tem, é uma daquelas praias pra passar um dia inteiro à toa. Seja gastando bastante $$$ em um restaurante arrumadinho, ou bem menos nos modestos trailers que ficam no canto esquerdo.

praia do forno na região dos lagos
Praia do Forno

Leia também: As 7 praias de Arraial do Cabo [O Guia]

2- Praia da Ilha do Farol (Arraial do Cabo)

De beleza inquestionável, é perfeitamente compreensível que a Praia da Ilha do Farol seja considerada por muitos viajantes como a praia mais bonita da Região dos Lagos.

Acessada somente pelo mar, e tendo sua área protegida pela Marinha, a Ilha do Farol oferece aos viajantes um ambiente preservado e sem sinais de urbanização. Ou seja, nada de quiosques ou qualquer coisa do tipo por lá.

Aliás, vale lembrar que você nem mesmo vai poder passar o dia todo na ilha. Como o acesso é controlado, você só chega com um passeio de barco, e fica em torno de quarenta minutos, que é o tempo médio das paradas para banho neste tipo de tour.

praia da Ilha do Farol, na Região dos Lagos
Praia da Ilha do Farol

3- Prainhas do Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo)

E já que a Praia da Ilha do Farol não pode te receber por um dia inteiro, as Prainhas do Pontal do Atalaia estão sempre prontas para acolher os viajantes quando eles bem entenderem.

Possivelmente uma das praias mais famosas e visitadas da Região dos Lagos, é aqui que você encontrará aquela fotogênica escadaria que termina num colchão de areia branquinha e o mar azul turquesa. Para garantir um bom clique – e o seu lugar ao sol – chegue cedo pois a praia costuma ficar lotada.

Quem for pra passar o dia poderá contar com os serviços de alguns trailers. Os preços, porém, fazem valer a lei da oferta e da procura.

prainhas do pontal do atalaia, na refião dos lagos
Prainhas do Pontal do Atalaia

Leia também: Os melhores lugares para ficar em Arraial do Cabo

4- Praia do Forte (Cabo Frio)

A Praia do Forte é, na minha opinião, a praia urbana mais bonita da Região dos Lagos. Localizada perto do centro de Cabo Frio, é aquele tipo de praia que costuma estar sempre cheia, com dezenas de barraquinhas de comida, além de vendedores ambulantes de frente para o mar. O bom é que como sua faixa de areia é enorme tem espaço pra todo mundo.

Além disso, sua avenida à beira-mar possui um calçadão bem cuidado, com dezenas de barzinhos e quiosques bem estruturados.

Praia do Forte, em Cabo Frio - RJ
Praia do Forte

Leia também: Onde se hospedar em Cabo Frio?

5- Praia do Peró (Cabo Frio)

Situada a quase sete quilômetros do centro de Cabo Frio, a Praia do Peró – e sua vizinha Praia das Conchas – foram uma baita surpresa durante minha viagem pela Região dos Lagos.

Combinando uma estrutura adequada e sem muitas firulas, com duas praias dignas de cartão postal, é um lugar apropriado para quem quer fugir dos burburinhos mais conhecidos e agitados.

Quem quiser sossego por alguns dias, pode até mesmo considerar se hospedar por estas bandas.  Apesar da rede hoteleira não ser enorme, há acomodações com excelente custo-benefício.

Praia do Peró, em Cabo Frio
Praia do Peró

6- Ilha do Japonês (Cabo Frio)

Pertinho do centro de Cabo Frio, mais especificamente ao lado do bairro da Passagem e na Lagoa de Araruama, a Ilha do Japonês é um refúgio – já não tão secreto – que oferece águas calmas e cristalinas em um ambiente bastante pitoresco.

Com vegetação abundante e pouco espaço para os banhistas, quem chega cedo consegue um canto para instalar sua cadeira de praia e passar um dia despreocupado.

Vale lembrar que na ilha propriamente dita não há nenhuma estrutura turística, e é bom levar aqueles comes e bebes para forrar o estômago.

Porém, se preferir, no lado oposto da Ilha do Japonês, às margens da lagoa, há alguns quiosques e restaurantes bastante convidativos. Além de poder usufruir de toda a sua estrutura e serviços, você continuará apreciando um visual estonteante. 

Ilha do Japonês, em Cabo Frio
Ilha do Japonês   

7- Ferradurinha (Búzios)

Apesar das mais de vinte praias que oferece à Região dos Lagos, quem me conquistou em Búzios foi a pequenina Ferradurinha. E, provavelmente, o motivo por eu ter gostado tanto dela é que foi uma das mais vazias que conheci.

Mesmo com sua faixa de areia limitada, foi possível curtir algumas horas de frente para o mar sem a multidão das suas vizinhas mais concorridas.

Na estreita ruazinha de acesso à praia há alguns restaurantes e lanchonetes que fazem a vez de quem quer passar o dia por ali.

praia da ferradurinha, na região dos lagos
Praia da Ferradurinha

8- Geribá (Búzios)

Na contra mão das principais praias de Búzios, Geribá é espaçosa e com mar agitado. Muitos viajantes, inclusive, acham que com tantas praias mais encantadoras do que ela, chega a ser um desperdício perder uma manhã ou tarde de Búzios por aí.

Eu, no entanto, fui conquistado pelo seu astral animado, boa estrutura de bares, e um fim de tarde pra lá de agradável. Além do que,  na alta temporada é uma das poucas praias da cidade onde   você não ficará com aquela sensação de super lotação.

praia de geribá, em búzios, região dos lagos
Praia de Geribá

Leia também: Onde se hospedar em Búzios | Dicas, praias e pousadas

9- Azeda e Azedinha (Búzios)

Com águas calmas e esverdeadas e um ambiente rústico, a dupla Azeda e Azedinha formam uma das mais belas paisagens da Região dos Lagos. O outro lado da moeda é que como são bem pequenas, o espaço na areia é concorridíssimo e a multidão de viajantes pode incomodar um pouco.

Para aproveitar sua beleza no seu estado natural, coloque o relógio pra despertar e chegue cedo.

Praia Azeda, na Região dos Lagos
Praia Azeda

10- Olho de Boi (Búzios)

O mar é agitado e há algumas pedras perto da areia, o que deixa a situação um pouco inadequada para os banhistas. Banhistas que por sinal, estão como vieram ao mundo: bienvenida y bienvenido à Olho de Boi, a praia de nudismo de Búzios.

Com faixa de areia pequena e acessada somente por uma trilha rabugenta, a Praia Olho de Boi é uma das mais preservadas de Búzios. Logo na metade da caminhada o passeio já se faz valer a pena e você tem uma vista privilegiada da prainha. Porém, é lá embaixo que você vai encontrar um dos pedaços de areia mais pacatos de Búzios.

Se quiser aproveitar tal tranquilidade, não se esqueça de levar alguns comes e bebes, usar filtro solar, e claro, tirar as roupas.

praia de nudismo na região dos lagos
Praia Olho de Boi

Leia também: Praia Olho de Boi, em Búzios | Minha primeira visita a uma praia de nudismo

+ Praias da Região dos Lagos

Como se não bastasse essas dez praias da Região dos Lagos, deixarei mais algumas indicações que também valem a visita.

Em Arraial do Cabo, a Praia Brava é ideal pra quem curte lugares selvagens, para os surfistas de plantão e para os viajantes que não dispensam uma trilha. Ainda na cidade, uma passada pela Prainha e pela Praia Grande é praticamente inevitável.

Em Búzios, vale incluir no seu roteiro a rústica Praia da Tartaruga, a simpática João Fernandinho e a agitada Praia Brava.

2 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here