3 praias de Cabo Frio que você deveria incluir no seu roteiro pela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

É provável que o viajante apressado que passa pela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, opte por deixar de fora do seu roteiro as praias de Cabo Frio.

Afinal, situada entre destinos mais badalados como Búzios e Arraial do Cabo, os pedaços de areia da maior cidade desta região podem parecer menos atraentes.

O que é compreensível, afinal, Cabo Frio – de fato – não tem o charme de Búzios, e nem suas praias saem tão bem na foto como as de Arraial.

Porém, ainda assim, é possível encontrar vistas de frente o mar capazes de agradar muitos viajantes. Eu mesmo, reservei dois dias do meu itinerário para explorar estas bandas e não me arrependi.

E, a boa notícia, é que possivelmente o metro quadrado por estes lados estará menos concorrido do que nas suas vizinhas. Ou seja, as praias de Cabo Frio podem ser uma boa pedida, principalmente, para quem quer fugir de multidões aglomeradas.

Leia também: Onde ficar em Cabo Frio?

# Praias de Cabo Frio

Confira no mapa a localização das praias de Cabo Frio que serão indicadas neste post, e logo abaixo uma breve descrição sobre o que você pode esperar de cada uma delas.

» Clique aqui e encontre ofertas de pousadas em Cabo Frio

1- Praia das Dunas

A menos de 10 quilômetros de Arraial do Cabo, e a metade disso distante do centro de Cabo Frio, a Praia das Dunas chama atenção pela pouca estrutura à beira mar – praticamente não há – e pela faixa de areia pouco concorrida.

Apesar de não ser selvagem, é uma boa pedida pra quem não faz questão de estar perto do agito.

O bairro em si faz a linha mais residencial, com algumas casas para alugar na temporada, poucos comércios e uma rede hoteleira modesta.

É uma área ideal para quem estiver de carro e quiser se hospedar numa região afastada do oba oba central.

melhores praias de Cabo Frio
Praia das Dunas

Leia também: 7 coisas que você não pode deixar de fazer em Cabo Frio

2- Praia do Forte

Apesar de dividir a mesma faixa de areia com a Praia das Dunas, a região da Praia do Forte é o oposto da sua vizinha. E não é para menos, pois está a menos de um quilômetro do centro de Cabo Frio.

A movimentada Avenida Litorânea possui diversos prédios à beira-mar e ajuda a compor um visual típico de uma praia urbana.

Na altura do Parque das Águas você encontrará um calçadão bem cuidado com diversos quiosques de frente para o mar, praças, e comércios em geral, como sorveterias, restaurantes e lojinhas. É por estas bandas, inclusive, que está a ferinha de artesanato.

Além disso, é na Praia do Forte que você também encontrará a maioria dos hotéis e pousadas de Cabo Frio. Sem dúvida uma região que não costuma decepcionar quem gosta de ficar perto do agito.

A faixa de areia, como não poderia deixar de ser, está sempre cheia e há diversas tendas que providenciam cadeiras, guarda sol e bebidas gelada.

Praia do Forte
Praia do Forte

Leia também: 5 dicas valiosas para sua viagem a Cabo Frio [O Guia]

3- Praia do Peró

Situada a pouco mais de cinco quilômetros do centro, a Praia do Peró foi a boa surpresa entre as praias de Cabo Frio.

Com um astral familiar e despretensioso, a praia possui uma boa estrutura à beira-mar, porém, sem exagero ou badalação.

O bairro, apesar de ser mais residencial, possui boa oferta de comércios simples e alguns hostels e hotéis pra quem quiser passar alguns dias à toa por estas bandas.

Além de aproveitar o mar propriamente dito, basta seguir para o canto direito da praia que você poderá subir ao pequeno Parque Estadual da Costa do Sol, para ter uma vista panorâmica da área.

Ou ainda, basta continuar a caminhada pela areia que você chegará em instantes à Praia das Conchas.

Peró
Praia do Peró

Leia também: 5 melhores hostels em Cabo Frio (E baratos!)

# Bônus: Ilha do Japonês

Pertinho do burburinho central e do bairro da Passagem, a pitoresca Ilha do Japonês garante águas calmas e cristalinas sem precisar se preocupar muito com a logística do passeio.

Apesar de ficar sempre lotada na alta temporada, o que sem dúvidas faz o ambiente perder parte do seu charme, a ilha costuma surpreender pelo astral tranquilo e fácil acesso.

Para chegar até lá, no bairro da Passagem há barcos que fazem o trajeto até a ilha e cobram R$ 15,00 (ida e volta) pelo deslocamento que dura menos de 15 minutos.

Para curtir o local como ele merece, evite ir aos finais de semana, leve tudo o que for precisar para passar o dia (não há nenhuma estrutura), e chegue cedo para garantir o seu lugar na estreita margem da ilha.

Se acaso preferir mais comodidades, no lado oposto à ilha há alguns quiosques e restaurantes que podem garantir um ambiente mais confortável e um almoço mais reforçado.  Entenda que, uma vez na Ilha do Japonês, a travessia até estes restaurantes é pela água. Ou seja, você precisa combinar o deslocamento até lá com algum barqueiro.

lugares para conhecer em Cabo Frio
Ilha do Japonês

3 lugares para se hospedar em Cabo Frio

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Bravo Hostel Design é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a  Pousada Valle Verde tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Boutique Recanto da Passagem.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Cabo Frio.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Os melhores carnavais e férias da minha vida “versão quando eu era jovem kkk” foram nas Praias de Cabo Frio. Era o máximo passar fim de semana por lá.

  2. A Praia do Forte tem gostinho de infância, lembro de quantas vezes fiquei correndo naquela enorme faixa de areia pra chegar até o mar. A Ilha do Japonês ainda quero conhecer, ótimas dicas

  3. Eu detesto multidões, então nestes tempos de pandemia fiquei com pavor de muita gente junta. Ou seja, adorei essa foto da Praia das Dunas. Aliás, toda a região do Cabo Frio é novidade para mim.

    E essa ilha do japonês!? Que charme. Lindas dicas

    • Oi Ruthia, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou das dicas de praias de Cabo Frio.
      Realmente, a Praia das Dunas costuma estar bem tranquila! =)

      Abraço

  4. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here