Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O que fazer em Cabo Frio: 7 dicas para o roteiro

Normalmente a maior cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, acaba sendo turisticamente ofuscada por suas duas vizinhas, Arraial do Cabo e Búzios. No entanto, quem dá uma chance para o destino descobre que há muito o que fazer em Cabo Frio.

Apesar de não ter o charme de Armação de Búzios e nem tantas paisagens instagramáveis como Arraial, o território cabo-friense não decepciona.

Isso porque, o mar cumpre seu papel com dignidade, a estrutura de bares e restaurantes é infinitamente melhor do que em Arraial, e os preços são levemente mais atraentes do que nos outros dois balneários.

Ou seja, se você pensa em viajar por estas bandas, não há razão para não dedicar ao menos um ou dois dias para curtir tudo o que há de bom para fazer em Cabo Frio. E, neste post, eu contarei a você quais são os lugares para incluir na sua programação.

Leia também: Onde ficar em Cabo Frio?

# O que fazer em Cabo Frio

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Cabo Frio

1- Praia do Forte

Diferente de muitos destinos que têm suas praias centrais e urbanas como as menos frequentadas, em Cabo Frio isto não acontece.

Aliás, pelo contrário: a Praia do Forte, que fica a menos de um quilômetro do centro, é justamente a mais concorrida.

Fazendo o estilo praiona, mesmo com sua faixa de areia pra lá de espaçosa pode ser difícil encontrar uma sombra durante os meses mais concorridos. É muita gente, muitas barraquinhas de comes e bebes, e muitos vendedores ambulantes – ao menos no trecho mais central.

Para fugir da multidão e da estrutura à beira-mar, a dica é seguir caminhando para o lado direito da praia, sentido Praia das Dunas.

De qualquer forma, o grande barato de ir a Praia do Forte e utilizar os serviços dos bons quiosques que há a beira-mar na altura da Praça das Águas.

Sobre os atributos naturais, espere encontrar areia branquinha, mar azul e com ondas na medida certa.

dicas de atrações em Cabo Frio

Fim de tarde na Praia do Forte

Leia também: 10 hotéis baratos em Cabo Frio

2- Praia do Peró

Se você quer um lugar longe do auê central e ainda assim ficar numa praia bacana e com uma estrutura razoável na areia, a dica é ir para a Praia do Peró, que fica a 15 quilômetros do centro.

A Praia do Peró tem seu próprio ritmo e estilo de levar a vida. Não se trata de uma praia selvagem, porém, o bairro consegue um bom equilíbrio de comércios e residências, que o torna numa vizinhança pra lá de agradável.

O visual praieiro também não decepciona: marzão esverdeado com ondas, areia dourada e algumas barraquinhas na sua orla.

Para ter uma vista bacana de todo este cenário, no canto direito da praia está o Parque Estadual da Costa do Sol, um pequeno morro com vegetação preservada de onde se pode ver tudo do alto.

E bem ao lado do parque estadual, outra praia que você deve aproveitar para conhecer é a Praia das Conchas.

praias para conhecer em Cabo Frio

Praia do Peró

Leia também: 3 melhores praias de Cabo Frio

3- Bairro da Passagem

Outra coisa que você não pode deixar de fazer em Cabo Frio é visitar o bairro da Passagem, que está localizado a aproximadamente um quilômetro do centro e da Praia do Forte.

Embora não tenha nem de longe tantas construções históricas como em Paraty, o bairro preserva uma fotogênica arquitetura colonial.

Além disso, no fim da tarde diversos bares abrem as portas e suas mesinhas na calçada deixam o ambiente ainda mais simpático.

Sem dúvida uma ótima região para esperar o anoitecer depois de um dia de praia.

lugares para conhecer em Cabo Frio

Bairro Passagem

Leia também: 5 melhores hostels em Cabo Frio

4- Ilha do Japonês

No meio da Lagoa de Araruama, não muito longe do agito central, está a Ilha do Japonês – um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio.

Com uma estreita margem para os banhistas se estirarem, águas mansas e límpidas e uma tranquilidade sem igual (fora da alta temporada, claro!), a ilha serve como um ótimo refúgio sem precisar de uma logística complicada para chegar lá.

Para ir a Ilha do Japonês, basta pegar um dos barquinhos que ficam nas margens da lagoa, ao lado do bairro da Passagem.

O trajeto de ida e vota custa R$ 20,00 por pessoa e o percurso não leva nem 10 minutos.

Se for pra passar o dia, leve tudo o que for precisar porque não há nenhuma estrutura na ilha. Caso prefira mais comodidade, uma alternativa é se instalar em algum restaurante que há na margem oposta a da ilha, e curtir a mesma água da lagoa, só que com mais conforto.

Para não se frustrar com a atração, evite conhecer a Ilha do Japonês aos finais de semana, porque ela costuma ficar extremamente lotada.

Ilha do Japonês - dicas

Ilha do Japonês

Leia também: 10 pousadas baratas em Cabo Frio

5- Comer bem

Cabo Frio é aquele tipo de destino de que eu adoro: que se come bem sem precisar gastar uma fortuna. Inclusive, a oferta de bares e restaurantes pela cidade é infinitamente melhor do que na sua vizinha Arraial do Cabo.

Uma das regiões abarrotadas de locais bacanas é o bairro da Passagem. Por lá, dois lugares que se destacam é o Escritório Do Chef e o Dream Land Pub.

Ainda por estes lados provei o prato-feito do Le Monde, na hora do almoço, e não me arrependi.

Outras regiões que oferecem diversas possibilidades gastronômicas é a avenida a beira-mar da Praia do Forte, na altura da Praça das Águas (quiosques, sorveterias e lanchonetes), e o Boulevard Canal (bares e restaurantes).

onde comer em Cabo Frio

Prato feito do Le Monde por R$ 15,00

6- Arraial é logo ali

É bem verdade que Cabo Frio por si só já rende uma baita viagem. Porém, já que estará pela Região dos Lagos, reserve ao menos dois dias para conhecer também as belezas de Arraial do Cabo.

Situada a 12 quilômetros de Cabo Frio, em Arraial você poderá fazer um passeio de barco que levará até a Ilha do Farol, conhecer as famosas escadas das Prainhas do Pontal do Atalaia, ou ainda fazer uma trilha até Praia do Forno – que oferece um dos melhores visuais da cidade.

Apesar de poder fazer tudo isso em deslocamentos bate-volta desde Cabo-Frio, dependendo do seu roteiro talvez seja mais adequado se hospedar por alguns dias em Arraial do Cabo.

como ir de Cabo Frio para Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo

7- Búzios é logo ali

Outra coisa para fazer em Cabo Frio, caso você tenha tempo suficiente, é esticar a viagem até Búzios, que está distante a 25 quilômetros.

Neste caso, porém, apesar da distância não ser tanta, o ideal é que você se hospede por ao menos duas noites no balneário. Afinal, Búzios dispõem dezenas de praias que merecem ser visitadas.

Alguns dos meus pedaços de areia favoritos são a Praia da Azeda e Azedinha, Praia da Ferradurinha, Praia da Tartaruga e a Praia de Geribá.

Outro programa que não pode faltar no seu itinerário é se deliciar nas dezenas de sabores que há na Rua das Pedras. Acredite, há restaurantes para todos os gostos e (quase) todos os bolsos.

Verdade seja dita: comer por lá não é a coisa mais econômica do mundo. Porém, dá para encontrar locais mais em conta saindo do burburinho central.

Búzios, Costa do Sol

Orla Bardot, em Búzios

+ Dica do que fazer em Cabo Frio

Há ainda outras atividades que você pode incluir na sua lista do que fazer em Cabo Frio.

Pertinho da Praia do Forte, o Forte de São Mateus é uma atração que costuma atrair boa parte dos viajantes.

Ainda por estas bandas, em frente à Praça das Águas está a Praça da Cidadania, que abriga o Museu do Surf e uma feirinha de artesanato durante a noite.

Outro lugar para conhecer em Cabo Frio, principalmente para as mulheres, é a Rua dos Biquínis, uma espécie de galeria a céu aberto com dezenas de lojas que vendem este tipo de roupa.

3 lugares para se hospedar em Cabo Frio

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Bravo Hostel Design é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a  Pousada Valle Verde tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Boutique Recanto da Passagem.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Cabo Frio.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Cludio e Alessandra disse:

Cara,e um prazer conhecer o seu documentário.
As informações são bem objetivas e fácil entendimento.
Já fui em cabo frio várias vezes e sempre fui a praia e depois para o apartamento, as vezes na feirinha.
Depois das suas informações me acrescentou um leque de opções para curtir com minha família 👪, continue assim,grande abraço.

Murilo Pagani disse:

Olá, tudo bem?

Poxa, que bacana!

Fico contente em saber que você gostou das dicas.

Espero que aproveite ainda mais os passeios que há para fazer em Cabo Frio.

Abraço!

HotBrazil disse:

Muito top esse artigo so tenho a agradecer depois de conhecer Cabo Frio através do seu artigo vir mora no Braga parabéns

Diego disse:

Tive o prazer de conhecer Cabo Frio, é fiquei hospedado no hotel bravo designer, praias lindas e um hotel maravilhoso tudo de bom super recomendo.

Murilo Pagani disse:

Oi Diego, tudo bem?

Que bom que você teve uma boa experiência em Cabo Frio! =)

Abraço

Ótima matéria, Cabo Frio é realmente um destino esplendido!!😍
Caso alguém tenha interesse em acomodações em Cabo frio é só acessar o Link abaixo 👇

Boa viagem pessoal ❤
linktr.ee/Mar_de_alegrias

Murilo Pagani disse:

Oi, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas do que fazer em Cabo Frio!

Abraço

Milton disse:

Que roteiro maravilhoso,eu vou em Janeiro para uma pousada que fica próxima à praia do Pero entre Buzios e Cabo Frio e seu roteiro ja ajuda e muito a programar os passeios.Alguma dica para levar crianças pequenas?

Murilo Pagani disse:

Oi Milton, tudo bem?

Que legal…

Fico feliz em saber que gostou das dicas do que fazer em Cabo Frio! =)

Caso tenha a oportunidade, vejo que as crianças costumam gostar bastante de passeio de escuna. E o de Arraial do Cabo é bacana demais!

Abraço

Nathália Ramos Ferreira disse:

Olá.
Adorei o post tem me ajudado muito, irei para Cabo Frio de 13 a 18 de Fevereiro e gostaria de dicas, acha mais viável ficar hospedada em Búzios por 3 dias e fazer um roteiro entre Búzios e Arraial do Cabo e posteriormente me hospedar mais 3 dias em Cabo Frio e curtir por lá?

Quais sugestões você me dá? Quero explorar Búzios e Arraial do Cabo.
Dicas de passeio
Mergulho Vale a pena?

Muito obrigada.

Murilo Pagani disse:

Oi Nathália, tudo bem?

Fico feliz em saber que as dicas de Cabo Frio estão te ajudando! 🙂

Eu dividiria a estadia em Búzios e Arraial do Cabo. Passaria dois ou três dias apenas conhecendo as praias de Búzios, e depois iria para Arraial.

Uma vez em Arraial do Cabo, fica bem fácil você ir para Cabo Frio e passar um dia por lá!

Abraço!

Celinha Araujo disse:

arraial favelizou. Vale a pena visitar as praias mas ficar lá é furada. Hospede-se em Cabo Frio.

Celinha Araujo disse:

se for a Búzios conheça a praia Azeda, no caminho visite a Igreja da praia dos Ossos, rende fotos maravilhosas, e pare no Paulinho (na praia, para beber um drinque). Búzios não é barato, mas já está na chuva, então se molhe. Almoço no Bar do Zé, o melhor da Orla. Se quiser uma comida portuguesa vá no Cais de Gaia, no Porto da Barra. A noite é no The House of Rock, musica de qualidade, cerveja gelada e o point mais famoso de Búzios.
Em Cabo Frio jante no Le Gondole, o chef suíço André é o melhor, peça o creme brulee. O Dream Land fechou, no lugar tem outro pub mas não com a mesma qualidade. Eu prefiro a praia das conchas ao Peró, é mais intimista e na barraca da Tia Maria você encontra a melhor caipi de pitanga.

Murilo Pagani disse:

Oi Celinha, tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar todas as suas dicas!

Anotei todas para a próxima vez que for a Região dos Lagos! 🙂

Abraço e boas viagens!

Pâmela Suellen disse:

Bom dia!

Murilo, estou indo para cabo frio em novembro!
Será que vou conseguir pegar um ônibus/uber ate arraial ?

Murilo Pagani disse:

Oi Pâmela, tudo bem?

Até o momento, para entrar em Arraial do Cabo é necessário apresentar comprovante de hospedagem na cidade. Sua intenção era apenas passar o dia?

No caso de quem chega com o transporte público, não sei te dizer se é feito essa comprovação da hospedagem.

De qualquer forma, se seu roteiro permitir, acho que vale a pena dividir a estadia nas duas cidades (Cabo Frio + Arraial do Cabo).

Abraço

Caroline disse:

Amei a matéria! Estou pensando em ir em Dezembro pra Arraial para conhecer, sabe me dizer se posso estar fazendo um bate-volta para Buzios e Cabo frio? Com essa pandemia fiquei meio perdida.

Murilo Pagani disse:

Oi Caroline, tudo bem?

Que bom que gostou do post com dicas do que fazer em Cabo Frio!

É difícil prever como estará a situação em dezembro.

Até o momento os passeios bate-volta estão suspensos em Búzios e Arraial do Cabo. Para entrar na cidade é necessário comprovar estadia através de um QR Code fornecido pela hospedagem!

Abraço

Gisele Prosdocimi disse:

Amo Cabo Frio, e é isso aí, perto de outros destinos maravilhosos, sempre bom fazer um bate e volta partindo da cidade, para aproveitar muito das belezas do estado do Rio de Janeiro. Arrasou nas dicas, Cabo Frio é demais!

Murilo Pagani disse:

Dá pra ficar um tempão por estas bandas, né Gisele?!

Abraço

Angela C disse:

eu visitei a praia do japones e achei muito legal, super tranquila, transparente, agua relativamente quente e com varias opcoes de almoço pq vendem de tudoo aheuaheua tinha ate uma churrasqueira num barco!

Murilo Pagani disse:

É bem legal mesmo, né!?
hahahahaha

Abraço!