COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Búzios: 15 praias para você conhecer (ou não) durante sua viagem. Saiba o que esperar de cada uma delas, e visite aquelas que achar mais atraente.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é pra menos que a atriz francesa Brigitte Bardot tenha se apaixonado por estas bandas da Região dos Lagos, e tenha colocado o destino no cenário turístico na década de 60. Afinal, as praias de Búzios formam cenários de fazer inveja a muitos balneários famosos pelo mundo.

Uma prainha escondida aqui, uma mais espaçosa ali, ou uma urbana que ainda possui traços autênticos acolá. Em Búzios é possível se deliciar cada dia em uma praia diferente por quase um mês, se assim você desejar. E, mesmo sendo conhecida pelas suas faixas de areia curtas e estreitas, quem prefere praias com mais espaço também encontrará um cantinho para chamar de seu na cidade.

Para não cometer nenhuma injustiça, ao invés de fazer uma lista com as melhores praias de Búzios, decidi te dar um panorama sobre como são as mais conhecidas na cidade. Nesta lista, além de indicar algumas das minhas praias favoritas, também vou falar sobre algumas que não gostei muito, mas que, dependendo do seu estilo e de quando for sua viagem, poderá ter uma impressão diferente da minha.

Leia também: Onde se hospedar em Búzios?

10 pousadas baratas em Búzios

# Mapa das praias de Búzios

Confira abaixo a localização das principais praias de Búzios que serão apresentadas neste post.

Leia também: 7 coisas que você não pode deixar de fazer em Búzios

# Principais praias de Búzios

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que esta lista não é sobre as melhores praias de Búzios. Se você achar isso depois que conhecê-las, ótimo. Mas é bem provável que, assim como eu, você tenha algumas prediletas, e outras que não faça questão de voltar.

A minha intenção com este texto é te dar uma ideia geral para que você entenda o que esperar de cada um destes lugares, e, consequentemente, te ajudar a organizar o seu roteiro.

Lembrando ainda que as praias não estão organizadas por ordem de preferência, mas de acordo com a sua localização na península. Comecei indicando as praias da região central e segui sentido horário, conforme você pode observar no mapa acima.

1- Praia do Canto

Pertinho da Rua das Pedras, a Praia do Canto é uma opção conveniente pra quem quer se refrescar no mar sem precisar se deslocar do centro. Nem de longe é a praia mais encantadora de Búzios, mas está quase sempre vazia e possui um visual até que simpático. Não possui bares e restaurantes à beira-mar.

2- Praia da Armação

Apesar de não ser usada por banhistas, é quase certo que você passará pela Praia da Armação durante seus dias em Búzios. Isso porque, esta é a praia que está no centro e margeia a encantadora Orla Bardot.

Movimentada durante o dia e a noite, além de vários bares e restaurantes é por aí que você encontrará a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, bares e restaurantes bacaninhas, além de um pôr do sol que não costuma decepcionar.

Além disso, é aí que também está o principal cais da cidade de onde partem os passeios de barcos.

praia da armação em Búzios
Estátua de Brigitte Bardot

Leia também: Onde comer em Búzios [Minhas experiências]

3- Praia dos Ossos

Apesar de alguns turistas não se acanharem e aproveitarem o mar da Praia dos Ossos, ela não é das mais indicadas para isso por conta dos barcos que ficam ali atracados. Ainda assim, passar por ela é garantia de boas fotos.

praias de Búzios - Dicas
Praia dos Ossos

4- Azeda e Azedinha

Aproximadamente a dois quilômetros do centro, as irmãs Azeda e Azedinha foram duas das minhas praias favoritas de Búzios por conta da sua bela paisagem. Porém, por serem belas, pequenas e centrais, o espaço na areia costuma ser concorrido e você pode ficar com a sensação de que é muita gente pra pouca praia.

De qualquer forma, me pareceram ótimos lugares para passar um dia inteiro de bobeira, mesmo com a estrutura limitada. Mas é claro, se você, assim como eu, não gosta de praias lotadas, evite visita-las na alta temporada ou finais de semana.

praias de Búzios - as melhores
Azedinha

Leia também: Roteiro de 4 dias em Búzios

5- João Fernandes

Outra praia que raramente está vazia é a João Fernandes, uma boa pedida pra quem gosta de uma excelente estrutura à beira-mar. Além disso, a João Fernandes também conta com bons hotéis e pousadas, sendo muito procurada por quem quer se hospedar perto do mar.

Apesar destas qualidades, foi uma das praias que eu menos gostei. Caminhar na areia sem esbarrar em algum viajante é uma tarefa pra lá de complicada. Talvez, se eu a tivesse conhecido em um dia que estivesse mais vazia, minha percepção teria sido outra.

Saí de lá com a sensação de que mais vale aproveitar sua estrutura e as vistas bacanas que existem lá perto, do que a praia propriamente dita.

búzios praias
Praia de João Fernandes

6- João Fernandinho

Bem menor do que sua vizinha João Fernandes, a João Fernandinho possui um visual pra lá de fotogênico.

O acesso se dá por uma caminhada de cerca de dez minutos, nada complicado, porém, não tão prático como chegar à areia da sua irmã.

Apesar de simples, o local conta com alguns quiosques para garantir aqueles petiscos e bebida gelada.

7- Praia Brava

Embora o mar seja agitado e pouco adequado para ficar na água à toa, a Praia Brava conquista os viajantes com um cenário bastante convidativo: faixa de areia espaçosa e estrutura pra passar um dia inteiro por lá.

É bem verdade que os preços não são dos mais simpáticos, principalmente se você quiser ostentar nos requintados Silk Beach Club e Rocka Beach Lounge & Restaurant. Porém, procurando com afinco é possível encontrar comes e bebes mais baratos na areia.

Praia Brava, em Búzios
Praia Brava

Leia também: 10 dicas valiosas para sua viagem a Búzios

8- Praia Olho-de-Boi

Acessada por uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava, e que dura em torno de trinta minutos, essa é uma praia de nudismo em Búzios.

Selvagem, com faixa de areia pequena e mar agitado, é uma das paisagens mais lindas da cidade. Inclusive, na metade da trilha você já tem uma vista privilegiada e consegue ter uma noção do que te espera.

Verdadeiro refúgio pra quem quer escapar das movimentadas praias de Búzios, além do acesso mais chatinho outro detalhe importante é que – com exceção de um ou outro vendedor ambulante – não há estrutura por lá.

praia olho de boi em Búzios
Praia Olho-de-Boi

Leia também: Praia Olho de Boi, em Búzios | Minha primeira visita a uma praia de nudismo

9- Praia do Forno

Mesmo não sendo uma opção tão convencional, a Praia do Forno costuma ser uma grata surpresa para passar o dia. Com estrutura razoável, faixa de areia pequena e mar calmo, é um point muito procurado por famílias com crianças. Porém, para garantir seu pedaço na areia chegue cedo.

Não menos impressionante, ou na verdade até mais fascinante do que a própria praia, é o Mirante do Forno, que fica a pouco mais de um quilômetro distante.

praia do forno em Búzios
Vista para a Praia do Forno (do mirante de mesmo nome)

  

10- Praia da Foca

Uma praia que costuma estar vazia em Búzios é a pequenina Praia da Foca. Talvez ela não te impressione logo de cara, mas aos poucos é provável que você se encante com a privacidade do lugar e queira passar mais tempo do que o esperado.

O acesso é por uma trilha curtinha que dura no máximo dez minutos de caminhada. O local não possui nenhuma estrutura, e nem fica perto de bares e restaurantes.

Praia em Búzios
Praia da Foca

11- Praia da Ferradura

A menos de dois quilômetros do centro, a Praia da Ferradura é outra porção de areia muito famosa em Búzios. Com boa infraestrutura e poucas ondas, é uma das mais concorridas para curtir um dia de sol. Se quiser menos movimento – e consequentemente menos quiosques – vá para o canto direito da praia.

Além disso, a Praia da Ferradura também é bastante adequada para se hospedar. Por lá você encontrará pousadas e hotéis com excelente custo-benefício, e contará com a praticidade de estar perto de uma praia legal, e não muito longe da Rua das Pedras e da Orla Bardot.

praia da ferradura em Búzios
Praia da Ferradura

12- Praia da Ferradurinha

Localizada perto do canto esquerdo da Praia de Geribá (sim, é isso mesmo), a Praia da Ferradurinha é a prova de que tamanho não é documento, e conquista os viajantes com sua curta faixa de areia e visual digno de cartão postal.

Na estreita ruazinha de acesso à praia há alguns restaurantes e lanchonetes onde você poderá garantir os comes e bebes do dia.

melhores praias de Búzios
Praia da Ferradurinha

13- Praia de Geribá

No bom e velho estilo praiona, com quiosques à beira-mar e ambiente animado, a Praia de Geribá não é uma unanimidade entre os turistas. No entanto, é uma escolha pra lá de pertinente pra quem gosta de praias com mais espaço.

Além disso, Geribá é um bairro que conta com boas opções de hospedagem, bares e restaurantes.

Por outro lado, apesar de estar próximo do complexo gastronômico Porto da Barra, é uma das praias de Búzios que está mais deslocada do burburinho da Rua das Pedras.

praia de Geribá - Búzios
Praia de Gribá

14- Praia de Manguinhos

Fechando a lista de praias de Búzios que não são para curtir o mar, mas, para apreciar um cenário que por si só já faz valer a viagem, a Praia de Manguinhos é ideal para um fim de tarde agradável.

À beira do descolado Porto da Barra, não faltaram opções de bares e restaurantes pra você acompanhar o pôr do sol. Se quiser apenas tomar uma cerveja gelada em um ambiente com menos pompa, no canto esquerdo do complexo está o Quiosque Porto da Canoa.

praias de búzios - manguinhos
Praia de Manguinhos no trecho onde está o Porto da Barra

15- Praia da Tartaruga

Com extensa faixa de areia, além de uma estrutura rústica e cativante de frente para o mar, a Praia da Tartaruga é do tipo que vai conquistando aos poucos. Quando cheguei achei que estava muito lotada e considerei ir embora, porém, com um pouco de paciência ela pode te provar que vale a pena investir uma tarde inteira por ali.

O ambiente é familiar e a areia completamente ocupada com cadeiras e guarda-sóis que saem bem na foto. Programe-se para estar na praia até o fim do dia para ter a chance ser contemplado com um belo pôr do sol.

praia da tartaruga em Búzios
Praia da Tartaruga

»»» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas sobre as praias de Búzios? Me conta aí nos cometários! 🙂

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here