Búzios: Sugestão de roteiro de 4 dias para aproveitar as principais praias e atrações da cidade.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é que você precise de um roteiro detalhado para curtir Búzios. Afinal, o balneário mais badalado da Região dos Lagos é um daqueles lugares para se viajar sem muitos planos e preocupações. As praias estão ali, tão próximas uma das outras, que você pode fazer e desfazer sua programação a qualquer momento.

No entanto, é importante ter ao menos uma noção de como ocupar os seus dias por um único motivo: são tantos pedaços de areia para conhecer, que dificilmente você esticará sua canga em todos eles em apenas uma viagem. Isso, é claro, se você ficar apenas quatro dias em Búzios, que é um período razoável e que eu recomendo.

Se quiser uma estadia mais longa perto do mar, pode apostar que não faltarão programas para incluir no seu roteiro. Com menos tempo, apesar de ser possível relaxar nas suas águas calmas e esverdeadas, você deixará de conhecer muito lugares.

Leia também: Os melhores lugares para ficar em Búzios

# Dia 1: Chegada + Passeio

Como parte do seu primeiro dia de viagem a Búzios será preenchido com o deslocamento até lá, o ideal é você adequar as atividades deste dia de acordo com a sua realidade.

O cenário perfeito, obviamente, é chegar o mais cedo possível para aproveitar o restante do dia. Porém, nem sempre isso é possível.

Considerando que você esteja pronto para bater perna por volta da hora do almoço, a Rua das Pedras e a Orla Bardot podem ser sua primeira parada na cidade. Além de começar a entender a dinâmica da região, você terá dezenas de opções de restaurantes para repor as energias.

Já sobre a atividade da primeira tarde, recomendo que você faça algum passeio de reconhecimento de área, seja por terra ou mar, com alguma agência ou por conta própria.

Um programa popular na cidade é o passeio de escuna, que irá te dar um panorama das principais praias de Búzios. Algumas agências oferecem saídas pela tarde, o que pode ser conveniente para você.

Outra possibilidade é fazer um tour de buggy com algum guia, ou até mesmo alugar um buggy, e, por conta própria, percorrer algumas praias e mirantes da cidade. Lembrando, claro, que se você já estiver de carro fica ainda mais fácil e barato fazer o passeio.

O fim da tarde pode ser na Praia da Armação – perto do burburinho central – que é de onde se tem um pôr do sol pra lá de privilegiado.

orla bardot - roteiro por búzios
Orla Bardot, no centro de Búzios

Leia também: Onde comer em Búzios [Minhas Experiências]

# Dia 2: Praia Azeda e Azedinha + Praia João Fernandes e João Fernandinho

O segundo dia do seu roteiro em Búzios será dedicado a conhecer quatro praias bastante concorridas. E não se preocupe, pois apesar de quatro praias parecerem muito para um único dia, elas ficam próximas uma das outras.

Você pode começar pelas irmãs Azeda e Azedinha. Caso esteja hospedado no centro, pode chegar lá através de uma agradável caminhada que começa na Orla Bardot e passa pela Praia da Armação e Praia dos Ossos. O percurso, andando, leva cerca de trinta minutos.

Tanto a Azeda quanto a Azedinha possuem mar calmo e esverdeado, além de faixa de areia pequena. Para mim, formam um dos cenários mais bonitos de Búzios. A estrutura é limitada, portanto, não vá achando que terá dezenas de quiosques a disposição.

roteiro pela praia azeda, em Búzios
Praia Azeda

Aliás, se você gosta de uma boa estrutura à beira-mar, a urbana João Fernandes certamente te agradará. Por lá você encontrará bons lugares para comer e beber. Inclusive, a minha dica é que você faça sua refeição por lá, depois que sair da Azeda.

Para finalizar o dia, não deixe de visitar também a pequenina e simpática João Fernandinho. Apesar de ser vizinha da João Fernandes, o acesso não é pela faixa de areia, e exige uma trilha rápida de uns quinze minutos desde o acesso da rodovia.

dica de roteiro pelas praias de Búzios
Praia João Fernandes

Leia também: 7 coisas que você não pode deixar de fazer em Búzios 

# Dia 3: Praia da Tartaruga, Praia da Ferradurinha, Praia de Geribá, Porto da Barra

De ambiente familiar e estrutura rústica, a Praia da Tartaruga é uma boa pedida pra começar o terceiro dia do seu roteiro por Búzios. Chegue cedo e fique até a hora do almoço. Ou melhor, almoce por lá mesmo e depois vá para as outras praias indicadas.

Ao contrário do que possa parecer, a Praia da Ferradurinha não está grudada na Praia da Ferradura, mas sim, ao lado do canto esquerdo da Praia de Geribá. Por isso estes são os dois pedações de areia que eu recomendo que você visite.

Provando que tamanho não é documento, a Ferradurinha encanta exatamente pelo seu ambiente reservado e intimista.

roteiro de viagem para Búzios - RJ
Praia da Ferradurinha

Já sua vizinha Geribá vai na contra mão das principais praias de Búzios, e oferece um mar agitado e uma faixa de areia pra lá de espaçosa. Ideal para os viajantes que não gostam de ficar espremidos, ou que fazem questão de praticar alguma atividade física à beira-mar.

Pra terminar o dia vá até o complexo gastronômico Porto da Barra – que fica a menos de dois quilômetros da Praia de Geribá – e curta um fim de tarde agradabilíssimo. Seja em algum bar ou restaurante, ou apenas se esbaldando com o pôr do sol.

Búzios - roteiro de viagem para feriado
Fim de tarde no Porto da Barra

Leia também: 10 pousadas baratas em Búzios [Que valem a pena]

Passeio de escuna em Búzios

» 12 praias de escuna em Búzios

# Dia 4: Praia pela manhã + Retorno

Se possível, programe seu retorno somente para a tarde e tenha mais uma manhã inteirinha para poder curtir alguma praia de Búzios. Pode ser aquela que você mais tenha gostado e queira voltar, ou quem sabe um point que ficou faltando, como a Praia da Ferradura ou a Praia Brava.

Leia também: Top 10 | As melhores praias da Região dos Lagos, RJ

+ Dicas para um roteiro em Búzios

Se bater cartão em mais de uma praia por dia não é com você, lembre-se de que nada te impede de passar um dia todo de bobeira em apenas um local. Neste caso, recomendo apenas que você fique em alguma praia com estrutura legal, para que não tenha a preocupação com comes e bebes.

Além disso, vale lembrar que durante a alta temporada e finais de semana, as praias de Búzios costumam estar lotadas. Chegar cedo pra conseguir um lugar na areia, ou se for caso, até mesmo uma vaga no estacionamento, é extremamente recomendável.

>>> Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de roteiro por Búzios? Me conta aí nos comentários! 🙂

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here