Quando ir a Búzios, no Rio de Janeiro: Descubra qual é a melhor época para viajar, como é o clima, a época de chuva, vantagens e desvantagens da alta e da baixa temporada e se vale a pena viajar durante feriados!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Acredite: saber qual é a melhor época para ir a Búzios fará uma baita diferença na sua viagem.

E não me refiro apenas à condição climática. Embora visitar o balneário mais elegante do litoral fluminense seja mais proveitoso em dias de sol, há outro fator que devemos levar em consideração: grau de lotação da cidade.

Devido à sua proximidade com o Rio de Janeiro (175 km), em alguns períodos do ano Búzios pode ficar mais tumultuada do que gostaríamos. E, consequentemente, a sua programação pode ser afetada negativamente.

Ainda assim, sabendo de antemão dos possíveis perrengues em determinados meses e se preparando para eles, dá para arriscar uma viagem a Búzios em qualquer época do ano.

De qualquer forma, neste texto eu contarei como é o clima em Búzios durante cada estação e como é o fluxo de viajantes na região. Assim, você conseguirá se organizar adequadamente para as datas que tiver disponíveis.

Leia também: 10 pousadas baratas em Búzios

# Melhor época para ir a Búzios

Os melhores meses para ir a Búzios são abril, maio, setembro e outubro.

Isso porque, nestes períodos além de tempo firme e com calor, as praias de Búzios não estão lotadas como no verão.

Além disso, em junho ou agosto a viagem a Búzios também pode valer muito a pena. Afinal, além de dias ensolarados serem uma realidade, o fluxo de forasteiro não é tão intenso como em julho.

Por outro lado, tenha em mente que durante o inverno a passagem de frentes frias pode tornar o banho de mar congelante.

clima em Búzios
Praia da Ferradurinha

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Búzios

# Clima em Búzios (Mês a Mês)

O clima em Búzios se caracteriza por ter duas estações bem definidas: úmida e seca.

Sobre a temperatura, a média anual fica na casa de 26°C, com máximas de 33°C durante o verão e mínimas dificilmente abaixo de 18°C durante os meses de inverno.

Por fim, sobre a água do mar, vale lembrar que a temperatura não é tão agradável quanto nas praias do Nordeste. Mesmo nos meses de verão, dificilmente estará acima de 25°C.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

Essa é a alta temporada em Búzios, e, para mim, o pior período para visitar a cidade.

Apesar das temperaturas elevadas ideais para passar o dia de frente para o mar, essa é a época em que mais chove em Búzios. Sendo que, historicamente, dezembro e janeiro são os meses mais úmidos do ano, com precipitação acima de 200 mm ao mês.

Além disso, de dezembro a março é o período em que a região recebe mais turista. Como não poderia deixar de ser, os preços disparam, o trânsito é ferrenho e cada centímetro quadrado na areia é disputadíssimo.

Há ainda mais dois agravantes.

O primeiro, é que as melhores praias de Búzios não têm faixa de areia muito larga. Ou seja, não precisa de muito para que a sensação de superlotação seja desagradável.

E, não menos importante, é que o abastecimento de água e energia elétrica pode não ser suficiente para tantos forasteiros.

Dá para aproveitar um roteiro em Búzios nesta época? Até dá. Mas coloque um pacote extra de paciência na sua mala e torça para os aguaceiros serem passageiros.

Abril e maio

Se acaso você tem a chance de escolher em qual data viajar, se planeje para ir a Búzios em abril ou maio. Aliás, estive na cidade durante o mês de abril e não me arrependo da escolha.

Nestes dois meses, à parte de finais de semana e feriados, você terá a combinação perfeita para aproveitar Búzios ao melhor estilo: sol, céu azul, praias vazias e preços mais camaradas.

alta temporada em Búzios
Fim de tarde em Búzios

Junho, julho e agosto

O inverno é a época mais seca em Búzios. E, de um modo geral, os dias são ensolarados, com céu azul, mas não com aquele calorão perfeito para entrar no mar.

O mais comum é ficarmos em um dilema: sentir calor na areia e frio quando estamos na água. Ainda assim, os passeios em Búzios costumam ser bastante agradáveis.

Por outro lado, é necessário ter consciência de que eventualmente a temperatura pode cair mais do que o esperado. Portanto, levar um agasalho é fundamente para não ser pego desprevenido.

Além disso, julho, mês de férias escolares, deve ser evitado para quem estiver em busca de tranquilidade.

Setembro, outubro e novembro

Setembro e outubro são meses de transição e, para mim, ótimo período para viajar a Búzios.

De um modo geral, podemos esperar as mesmas condições de abril e maio: pouco movimento de turistas, tarifas de hospedagem mais acessíveis e um clima bastante favorável para os dias de praia.

Ainda assim, atenção: quanto mais próximo do verão, mais frequente se tornam as chuvas. Em novembro, por exemplo, o índice pluviométrico fica acima dos 150 mm.

# Réveillon e feriados em Búzios

O Réveillon em Búzios segue a mesma dinâmica de outros destinos do litoral brasileiro. Ou seja, como você não será o único a querer pular sete ondinhas na virada da noite do dia 31 para o primeiro dia do ano, espere encontrar a cidade bastante movimentada.

No centro de Búzios e na Praia de Geribá acontecem as tradicionais queima de fogos e apresentações musicais gratuitas organizadas pela prefeitura.

Porém, o que realmente se destaca durante o Ano Novo em Búzios são as festas privadas organizadas pelos clubes de praia, sendo que a maior parte da festança se concentra na Praia de Geribá.

Os ingressos para estas festas, normalmente, custam a partir de R$ 600,00 por pessoa. No entanto, saiba que a entrada nos lugares mais famosos, como o Réveillon Privilège Búzios, custa a partir de R$ 1.200,00 – neste caso, já com bebidas e comidas incluídas.

Por fim, em qualquer feriado prolongado que seja, uma viagem a Búzios certamente será mais caótica do que o desejado para dias de descanso.

3 lugares para se hospedar em Búzios

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Pôr do Sol tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Santa Fé.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Búzios

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here