Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O que fazer em Bogotá: 7 dicas para o roteiro

Alguns a odeiam e outros a amam. Assim como qualquer outra grande cidade na América Latina, a capital colombiana divide opiniões daqueles que a conhecem.

Divergências à parte, uma coisa é certa: há muito o que fazer em Bogotá.

Começando pelo centro histórico, passando por parques, museus, noites agitadas e até uma catedral que foi construída em uma antiga mina de sal.

Acredite: tudo isso pode ser encontrado em um dos principais centros econômicos da América do Sul.

E, para que você consiga organizar o seu roteiro adequadamente, neste texto eu contarei quais são as melhores atrações para você incluir na sua lista de atividades para fazer em Bogotá.

Leia também: Onde ficar em Bogotá | Melhores bairros e hotéis

# Dicas do que fazer em Bogotá

1- La Candelária
2- Museus em Bogotá
3- Cerro de Monserrate
4- Bairro Usaquén
5- Parque Simón Bolívar
6- Grafite bike tour em Bogotá
7- Catedral de Sal de Zipaquirá
» Contratar seguro viagem para a Colômbia

1- La Candelária

La Candelária, assim é conhecida a área histórica de Bogotá.

Reserve pelo menos um dia para percorrer as ruas da região e conhecer os diversos museus, igrejas, construções históricas, bares e restaurantes.

Uma boa maneira de iniciar seu passeio pelo centro histórico de Bogotá é ter como ponto de partida a Plaza Bolívar.

Considerada o coração da cidade, ao redor desta praça estão vários prédios importantes da cidade, inclusive, a catedral principal, uma das mais bonitas que já visitei.

Outra praça que você deve incluir na sua programação por estas bandas é a Chorro de Quevedo – uma pracinha cheia de vida onde Bogotá foi fundada.

Toda a região da Candelária é bem turística e muito movimentada. no entanto, apesar de ter bastante policiais circulando por toda a área, não relaxe com seus pertences.

Se acaso você quiser recorrer a região através de um tour guiado, dois passeios gratuitos são os oferecidos pela Free Walking Tour Bogota e pela Gran Colombia Tour.

dicas do que fazer em Bogotá

Centro histórico de Bogotá

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Bogotá

2- Museus em Bogotá

Bogotá é um lugar cheio de história e com muitos museus espalhados por toda a cidade. Muitos deles estão próximos da Candelária, portanto, você pode aproveitar a dica do primeiro passeio para conhecer os que são de seu interesse.

Alguns museus em Bogotá que você pode incluir no seu itinerário, são: Museo del Oro, Museo Internacional de la Esmeralda, Museo Botero e o Museo Nacional.

3- Cerro de Monserrate

Esse é um dos principais pontos turísticos de Bogotá. Afinal, do alto dos seus 3.152 metros acima do nível do mar, se tem uma vista privilegiada da cidade.

Para subir até o topo do Cerro você pode ir caminhando ou de teleférico.

O percurso a pé demora aproximadamente uma hora e é um pouco cansativo devido à altitude. Portanto se estiver cansado ou não tiver tempo para a caminhada, talvez seja melhor você ir com o teleférico.

pontos turísticos em Bogotá

Vista do Cerro de Monserrate

4- Bairro Usaquén

Esse bairro é uma pequena vila dentro de Bogotá e, seu principal atrativo, é uma feirinha que acontece todos os domingos. 

Ao melhor estilo mercado de pulgas, na Feira de Usaquén você encontrará roupas, badulaques antigos, barraquinhas de comida, roupas e muitos outros objetos.

Além disso, essa região conta com ótimas opções de bares, cafeterias e restaurantes. 

5- Parque Simón Bolívar

Esse é o parque mais movimentado de Bogotá e possuí as características tradicionais de um parque em uma cidade grande: arborizado, com opções para a prática de atividade física, playground para crianças e praça de alimentação.

Espere encontrar muita gente por  lá, principalmente nos finais de semana.

6- Grafite bike tour em Bogotá

Se você gosta de pedalar, um ótimo passeio para fazer em Bogotá é o Bike Tour.

Como o passeio tem duração de quase cinco horas, além do centro-histórico, o viajante conhece também outros bairros da região. Alguns, inclusive, são mais residências e possuem locais menos visitados pelos turistas.

Embora o percurso tenha muitas paradas e o caminho seja relativamente plano, lembre-se que durante uma viagem a Bogotá você estará a 2.640 metros acima do nível do mar, e o clima muda o tempo todo. Portanto, capriche na hidratação, e vá preparado para o frio e o calor.

Sobre as atrações deste passeio em Bogotá, espere visitar um mercado de frutas, um cemitério, uma fábrica de café, além de praças e parques da vizinhança.

» Grafite bike tour (US$ 30,00)

7- Catedral de Sal de Zipaquirá

Localizada no município de Zipaquirá, quarenta e um quilômetros distantes da capital da Colômbia, a Catedral de Sal é um dos passeios bate-volta mais clichê-imperdível de Bogotá.

Situada numa antiga mina, a cento e oitenta metros de profundidade, a catedral, inclusive, foi eleita em votação popular como a melhor atração da Colômbia.

Além do transporte até o local e das entradas para a catedral – que faz com que você não precise ficar na fila – o tour inclui uma parada no centrinho da cidade.

Para fazer este passeio, reserve um dia inteiro do seu roteiro em Bogotá. A atração em si pode ser visitada em cerca de duas horas. Porém, contando o tempo gasto com deslocamento e as outras paradas, você não terá muito tempo livre neste dia.

» Passeio para a Catedral de Sal de Zipaquirá (US$ 52,00)

passeios em Bogotá - Zipaquira

© Vero Villa [Wikimedia Commons]

+ Dicas do que fazer em Bogotá

Uma das principais coisas para fazem em Bogotá ainda não foi indicada no texto. Isso porque, embora seja uma região que vale a pena incluir no seu roteiro, não é uma vizinhança com um grande ponto turístico de destaque.

Ainda assim, recomendo que você reserve uma manhã, tarde ou noite – ou até mesmo um dia inteiro – para conhecer os bairros modernos de Bogotá, onde ficam as famosas Zona T e o Parque de la 93.

Toda essa região, que engloba mais de um bairro, possui ares elegantes, prédios bonitos e tudo de bom e do melhor que o seu dinheiro pode comprar.

Ainda que você não tenha a intenção de gastar os seus pesos, caminhar pelos arredores do Parque de la 93 ou do Parque El Virrey garante um passeio bastante agradável.

Além disso, é por estas bandas onde os mais festeiros serão mais felizes. Afinal, não faltam bares e baladas para curtir a noite em Bogotá.

Aliás, se acaso você já ouviu falar no famosíssimo e temático Restaurante Andrés Carne de Res, saiba que ele esta situado por estes lados de Bogotá.

3 lugares para se hospedar em Bogotá

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Botanico Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o CGH Candelaria Boutique tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Best Western Plus 93.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Bogotá.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Laura disse:

Oi, passarei 2 dias em Medelin e gostaria de ir ao El Peñol dá pra fazer isso de carro alugado? É tranquilo? Desde já Obrigada.

Murilo Pagani disse:

Oi, Laura, tudo bem?

Dá para fazer de carro alugado, sim.

Abraço!

Silvério Soares Ferreira disse:

Gostei muto do seu blog . Informações relevantes e muito bem organizadas
Estou viajando do para Colômbia no próximo dia 22 com minha mulher e um amigo.
Roteiro; Bogotá 22 a 25. Cartagena( aéreo) 25/02 a 01/03.Santa Marta 01/03 a 04/03.
Fializamos co San Andrés(aereo) 05/03 08/03.
Minha dúvida é só sobre o trajeto de ida e volta Catagena a Santa Marta.Penso em alugar um carro.Você sabe se é possivel percorrer o Parque Tayrana e suas praias de carro?

Murilo Pagani disse:

Faaala Silvério, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog! =)

Sobre alugar um carro, você até pode fazer isso para ir de Cartagena a Santa Marta (e voltar), e depois ir de Santa Marta até o Parque Tayrona. No entanto, para conhecer as praias do Parque Tayrona você deverá deixar o carro no estacionamento do parque, e então fazer trilha. Para conhecer o parque só caminhando mesmo… hehehe

O mais comodo que há por lá é a opção de percorrer algumas trilhas à cavalo. Eles oferecem este serviço (por um preço à parte), logo no início da trilha.

Abração!

Oi, tambem tem esse passeio novo, que é super bacana para entender toda a história recente da Colômbia dos ultimos 80 anos: como era Bogotá antes, o impacto de Escobar sobre os clichês atuais, o que é, mas importante, tem historias sobre Heroes colombianos esse mar seja apenas famosos do o o villano, uma história do conflito como as FARCs, o processo de paz, … tudo isso com degustaçao de 8 sabores locais e frutas
https://heroestourbogota.com
Elizeu

Murilo Pagani disse:

Oi Elizeu!

Obrigado pela dica!
Abraço