Alguns a odeiam e outros a amam. Assim como qualquer outra grande cidade na América Latina, a capital colombiana divide opiniões daqueles que a conhecem.

Divergências à parte, uma coisa é certa: há muito o que fazer em Bogotá.

Começando pelo centro histórico, passando por parques, museus, noites agitadas e até uma catedral que foi construída em uma antiga mina de sal.

Acredite: tudo isso pode ser encontrado em um dos principais centros econômicos da América do Sul.

E, para que você consiga organizar o seu roteiro adequadamente, neste texto eu contarei quais são as melhores atrações para você incluir na sua lista de atividades para fazer em Bogotá.

Leia também: Onde ficar em Bogotá | Melhores bairros e hotéis

# Dicas do que fazer em Bogotá

1- La Candelária
2- Museus em Bogotá
3- Cerro de Monserrate
4- Bairro Usaquén
5- Parque Simón Bolívar
6- Grafite bike tour em Bogotá
7- Catedral de Sal de Zipaquirá
» Contratar seguro viagem para a Colômbia

1- La Candelária

La Candelária, assim é conhecida a área histórica de Bogotá.

Reserve pelo menos um dia para percorrer as ruas da região e conhecer os diversos museus, igrejas, construções históricas, bares e restaurantes.

Uma boa maneira de iniciar seu passeio pelo centro histórico de Bogotá é ter como ponto de partida a Plaza Bolívar.

Considerada o coração da cidade, ao redor desta praça estão vários prédios importantes da cidade, inclusive, a catedral principal, uma das mais bonitas que já visitei.

Outra praça que você deve incluir na sua programação por estas bandas é a Chorro de Quevedo – uma pracinha cheia de vida onde Bogotá foi fundada.

Toda a região da Candelária é bem turística e muito movimentada. no entanto, apesar de ter bastante policiais circulando por toda a área, não relaxe com seus pertences.

Se acaso você quiser recorrer a região através de um tour guiado, dois passeios gratuitos são os oferecidos pela Free Walking Tour Bogota e pela Gran Colombia Tour.

dicas do que fazer em Bogotá
Centro histórico de Bogotá

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Bogotá

2- Museus em Bogotá

Bogotá é um lugar cheio de história e com muitos museus espalhados por toda a cidade. Muitos deles estão próximos da Candelária, portanto, você pode aproveitar a dica do primeiro passeio para conhecer os que são de seu interesse.

Alguns museus em Bogotá que você pode incluir no seu itinerário, são: Museo del Oro, Museo Internacional de la Esmeralda, Museo Botero e o Museo Nacional.

3- Cerro de Monserrate

Esse é um dos principais pontos turísticos de Bogotá. Afinal, do alto dos seus 3.152 metros acima do nível do mar, se tem uma vista privilegiada da cidade.

Para subir até o topo do Cerro você pode ir caminhando ou de teleférico.

O percurso a pé demora aproximadamente uma hora e é um pouco cansativo devido à altitude. Portanto se estiver cansado ou não tiver tempo para a caminhada, talvez seja melhor você ir com o teleférico.

pontos turísticos em Bogotá
Vista do Cerro de Monserrate

4- Bairro Usaquén

Esse bairro é uma pequena vila dentro de Bogotá e, seu principal atrativo, é uma feirinha que acontece todos os domingos.

Ao melhor estilo mercado de pulgas, na Feira de Usaquén você encontrará roupas, badulaques antigos, barraquinhas de comida, roupas e muitos outros objetos.

Além disso, essa região conta com ótimas opções de bares, cafeterias e restaurantes.

5- Parque Simón Bolívar

Esse é o parque mais movimentado de Bogotá e possuí as características tradicionais de um parque em uma cidade grande: arborizado, com opções para a prática de atividade física, playground para crianças e praça de alimentação.

Espere encontrar muita gente por lá, principalmente nos finais de semana.

6- Grafite bike tour em Bogotá

Se você gosta de pedalar, um ótimo passeio para fazer em Bogotá é o Bike Tour.

Como o passeio tem duração de quase cinco horas, além do centro-histórico, o viajante conhece também outros bairros da região. Alguns, inclusive, são mais residências e possuem locais menos visitados pelos turistas.

Embora o percurso tenha muitas paradas e o caminho seja relativamente plano, lembre-se que durante uma viagem a Bogotá você estará a 2.640 metros acima do nível do mar, e o clima muda o tempo todo. Portanto, capriche na hidratação, e vá preparado para o frio e o calor.

Sobre as atrações deste passeio em Bogotá, espere visitar um mercado de frutas, um cemitério, uma fábrica de café, além de praças e parques da vizinhança.

» Grafite bike tour (US$ 30,00)

7- Catedral de Sal de Zipaquirá

Localizada no município de Zipaquirá, quarenta e um quilômetros distantes da capital da Colômbia, a Catedral de Sal é um dos passeios bate-volta mais clichê-imperdível de Bogotá.

Situada numa antiga mina, a cento e oitenta metros de profundidade, a catedral, inclusive, foi eleita em votação popular como a melhor atração da Colômbia.

Além do transporte até o local e das entradas para a catedral – que faz com que você não precise ficar na fila – o tour inclui uma parada no centrinho da cidade.

Para fazer este passeio, reserve um dia inteiro do seu roteiro em Bogotá. A atração em si pode ser visitada em cerca de duas horas. Porém, contando o tempo gasto com deslocamento e as outras paradas, você não terá muito tempo livre neste dia.

» Passeio para a Catedral de Sal de Zipaquirá (US$ 52,00)

passeios em Bogotá - Zipaquira
© Vero Villa [Wikimedia Commons]

+ Dicas do que fazer em Bogotá

Uma das principais coisas para fazem em Bogotá ainda não foi indicada no texto. Isso porque, embora seja uma região que vale a pena incluir no seu roteiro, não é uma vizinhança com um grande ponto turístico de destaque.

Ainda assim, recomendo que você reserve uma manhã, tarde ou noite – ou até mesmo um dia inteiro – para conhecer os bairros modernos de Bogotá, onde ficam as famosas Zona T e o Parque de la 93.

Toda essa região, que engloba mais de um bairro, possui ares elegantes, prédios bonitos e tudo de bom e do melhor que o seu dinheiro pode comprar.

Ainda que você não tenha a intenção de gastar os seus pesos, caminhar pelos arredores do Parque de la 93 ou do Parque El Virrey garante um passeio bastante agradável.

Além disso, é por estas bandas onde os mais festeiros serão mais felizes. Afinal, não faltam bares e baladas para curtir a noite em Bogotá.

Aliás, se acaso você já ouviu falar no famosíssimo e temático Restaurante Andrés Carne de Res, saiba que ele esta situado por estes lados de Bogotá.

3 lugares para se hospedar em Bogotá

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Botanico Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o CGH Candelaria Boutique tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Best Western Plus 93.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Bogotá.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muto do seu blog . Informações relevantes e muito bem organizadas
    Estou viajando do para Colômbia no próximo dia 22 com minha mulher e um amigo.
    Roteiro; Bogotá 22 a 25. Cartagena( aéreo) 25/02 a 01/03.Santa Marta 01/03 a 04/03.
    Fializamos co San Andrés(aereo) 05/03 08/03.
    Minha dúvida é só sobre o trajeto de ida e volta Catagena a Santa Marta.Penso em alugar um carro.Você sabe se é possivel percorrer o Parque Tayrana e suas praias de carro?

    • Faaala Silvério, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do blog! =)

      Sobre alugar um carro, você até pode fazer isso para ir de Cartagena a Santa Marta (e voltar), e depois ir de Santa Marta até o Parque Tayrona. No entanto, para conhecer as praias do Parque Tayrona você deverá deixar o carro no estacionamento do parque, e então fazer trilha. Para conhecer o parque só caminhando mesmo… hehehe

      O mais comodo que há por lá é a opção de percorrer algumas trilhas à cavalo. Eles oferecem este serviço (por um preço à parte), logo no início da trilha.

      Abração!

  2. Oi, tambem tem esse passeio novo, que é super bacana para entender toda a história recente da Colômbia dos ultimos 80 anos: como era Bogotá antes, o impacto de Escobar sobre os clichês atuais, o que é, mas importante, tem historias sobre Heroes colombianos esse mar seja apenas famosos do o o villano, uma história do conflito como as FARCs, o processo de paz, … tudo isso com degustaçao de 8 sabores locais e frutas
    https://heroestourbogota.com
    Elizeu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here