Capitais do Brasil: Descubra a lista completa das capitais de todos os estados brasileiros! [Dicas de turismo sobre as 27 cidades]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
Você sabe quais são todas as capitais do Brasil?

Se acaso a resposta for negativa não precisa se preocupar, afinal, neste texto eu contarei quais são todas as capitais dos estados brasileiros.

No total, temos 27 capitais distribuídas pelo nosso território, sendo que são 26 capitais de estados, e uma capital nacional, que no caso, está situada no Distrito Federal – que não é um estado.

Além disso, como esse é um blog de viagem, também indicarei algumas informações turísticas sobre cada destino.

Porém, é claro: como daria para escrever um guia sobre cada capital do Brasil, e como ainda não conheço todas estas cidades, vou me limitar a algumas informações básicas.

Portanto, se você quiser compartilhar alguma dica ou a sua experiência, sinta-se mais do que convidado a deixar um comentário no final do texto.

# Capitais do Brasil no Mapa

» Clique aqui para fazer uma cotação de seguro viagem pelo Brasil

# Capitais da região Norte

Na região Norte há sete estados, portanto, há também sete cidades capitais.

1- Belém (capital do estado do Pará)

» Aniversário da cidade: 12 de janeiro.

» População estimada: 1.499.641 habitantes (2020).

» IDHM: 0,746 (2010).

» Quem nasce em Belém é: belenense.

Belém do Pará, ou simplesmente Belém, é uma das capitais do Brasil que eu mais tenho vontade de conhecer.

Mesmo sem ter nenhuma religião, meu fascínio com a cidade começou quando eu li a respeito do Círio de Nazaré – umas das maiores procissões católicas do mundo.

Depois disso, quanto mais eu me informo sobre Belém, mais o meu desejo de visitá-la aumenta.

O que é compreensível, afinal, Belém oferece um combo para viajante nenhum botar defeito. Tem culinária marcante, tem mercado de rua, tem muita história e cultura, e claro, tem a Amazônia.

2- Boa Vista (capital do estado de Roraima)

» Aniversário da cidade: 9 de julho.

» População estimada: 419.652 habitantes (2020).

» IDHM: 0,752 (2010).

» Quem nasce em Boa Vista é: boa-vistense.

Das capitais do Brasil, Boa Vista é a única que se encontra acima da linha do Equador. E, apesar da longa distância para chegar até lá (a depender de onde você morar, claro!), uma viagem à capital de Roraima pode ser uma boa surpresa.

Com ares interioranos, a cidade planejada possui bons pontos turísticos capazes de preencher facilmente dois ou três dias de roteiro. Além disso, é possível incluir na programação alguns passeios bate-volta pela região.

Se tiver mais tempo e disposição, se programe para aproveitar a viagem e ir até um dos lugares mais lindos da América Latina, que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana: o Monte Roraima.

3- Macapá (capital do estado do Amapá)

» Aniversário da cidade: 4 de fevereiro.

» População estimada: 512.902 habitantes (2020).

» IDHM: 0,733 (2010).

» Quem nasce em Macapá é: macapaense.

Além de ser cortada pela Linha do Equador, Macapá também chama atenção por outro motivo relacionado à sua localização: a cidade é banhada pelo Rio Amazonas.

Além disso – e também por conta disso – só se chega a Macapá pelo céu ou pelo rio. Isso porque, estrada conectando a capital amapaense com outros estados brasileiros, não há.

Com jeito de cidade do interior – ao menos para quem está habituado a grandes cidades – Macapáé uma capital que oferece tranquilidade e contato com a natureza.

Querendo ir além, a 580 quilômetros de Macapá se encontra a icônica cidade de Oiapoque. Apesar de não ser, de fato, o local mais ao norte do Brasil, foi ela quem ganhou essa fama.

4- Manaus (capital do estado do Amazonas)

» Aniversário da cidade: 24 de outubro.

» População estimada: 2.219.580 habitantes (2020).

» IDHM: 0,737 (2010).

» Quem nasce em Manaus é: manauara.

Dentre as capitais do Brasil que se encontram na região Norte, Manaus é a mais populosa. No entanto, verdade seja dita: não é isso que nos chama a atenção quando estamos pensando em uma viagem para a capital do estado do Amazonas.

Além de ser uma das principais portas de entrada para visitar a Floresta Amazônica, Manaus oferece ainda atrativos históricos e culturais dignos de uma capital.

Para aproveitar tanto as atrações como também esticar a viagem selva adentro, o ideal é ter ao menos sete dias disponíveis. No entanto, com mais tempo você poderá deixar as suas férias ainda mais completa.

Como nem só de lugares se faz uma viagem, vá preparado para experimentar dezenas de novos sabores que, talvez, você não esteja acostumado no seu dia a dia. Sair de Manaus sem provar ao menos uma vez os seus tradicionais X-caboclinho, tacacá, bolinho de pirarucu, pato no tucupi, tambaqui (e outros peixes!), será uma tremenda desfeita.

5- Palmas (capital do estado de Tocantins)

» Aniversário da cidade: 20 de maio.

» População estimada: 306.296 habitantes (2020).

» IDHM: 0,788 (2010).

» Quem nasce em Palmas é: palmense.

Você sabe qual das capitais do Brasil é a mais nova? Exatamente, Palmas, a capital do estado de Tocantins.

Fundada em 1989, Palmas é uma cidade inteiramente planejada. Portanto, é um destino cheio de particularidades. E, embora muitos viajantes não deem a devida atenção a ela, vale a pena reservar pelo menos três dias para visitar seus principais pontos turísticos.

Além de atrações urbanas, como praças, parques e museus, Palmastambém dá um refresco aos forasteiros. Por lá, praias de água doce e cachoeiras poderão fazer parte da sua programação.

Na própria área urbana, a Praia da Graciosa e a Ilha do Canela são os melhores points para mergulhar no Rio Tocantins.

Podendo ir mais longe, a cerca de 30 quilômetros da capital, no distrito de Taquaruçu, se programe para conhecer a Cachoeira da Roncadeira e a Cachoeira das Araras.

6- Porto Velho (capital do estado de Rondônia)

» Aniversário da cidade: 2 de outubro.

» População estimada: 539.354 habitantes (2020).

» IDHM: 0,736 (2010).

» Quem nasce em Porto Velho é: porto-velhense.

Mesmo estando encravada na região Amazônica e rodeada de florestas, Porto Velho não ostenta o mesmo apelo turístico de outras capitais da Região Norte, como por exemplo, Manaus e Belém.

O principal passeio na cidade é a navegação pelo Rio Madeira. No entanto, há ainda outros pontos turísticos que você pode incluir na sua programação, sendo o mais emblemático deles a Estrada Ferroviária Madeira-Mamoré.

Aliás, foi durante a construção da Estrada Ferroviária Madeira-Mamoré que o então povoado de Porto Velho começou a se formar, no ano de 1907.

Além disso, outra particularidade é que muitos dos forasteiros que passam em Porto Velho, na realidade, pretendem seguir viagem para o território boliviano. Afinal, uma das fronteiras entre Brasil e Bolívia se encontra no estado de Rondônia.

7- Rio Branco (capital do estado do Acre)

» Aniversário da cidade: 28 de dezembro.

» População estimada: 413.418 habitantes (2020)

» IDHM: 0,727 (2010).

» Quem nasce em Rio Branco é: rio-branquense.

Pouco é lembrado, mas o estado do Acre, e consequentemente a sua capital, Rio Branco, tem curiosas participações na história do Brasil.

Para começar, o Acre já foi da Bolívia, já foi estado independente, e, somente no ano de 1903, foi formalizado como território brasileiro através do Tratado de Petrópolis.

Além disso, não apenas o Acre, mas toda a região amazônica, foram fundamentais durante o então promissor Ciclo da Borracha – que deu suporte de matéria prima para o desenrolar da Revolução Industrial.

Portanto, turisticamente falando, você não encontrará em Rio Brancoapenas passeios por rios e florestas – embora, é verdade, essas atividades sejam imperdíveis. Por lá, também não faltam atrações históricas e culturais capazes de nos ensinar aquilo que não aprendemos na escola.

Não menos importante, vale destacar uma marca registrada da cidade que já ouvi de diversos colegas que estiveram em Rio Branco: a hospitalidade dos rio-branquenses.

Por fim, com tempo disponível, saiba que não é difícil esticar a sua viagem de Rio Branco para outros países vizinhos, como Peru e Bolívia.

O munícipio brasileiro de Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru, se encontra a apenas 343 quilômetros de Rio Branco. E, a cidade de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, está a 230 quilômetros da capital acreana.

# Capitais da região Nordeste

Na região Nordeste há nove estados, portanto, há também nove cidades capitais.

8- Aracaju (capital do estado de Sergipe)

» Aniversário da cidade: 17 de março.

» População estimada: 664.908 habitantes (2020).

» IDHM: 0,770 (2010).

» Quem nasce em Aracaju é: aracajuano.

A capital sergipana não desponta como um dos destinos mais desejados do Nordeste. Isso não significa, porém, que Aracaju não tenha atrações dignas de um roteiro de viagem.

Apesar de, um modo geral, Sergipe não ter praias com as águas azuis das suas vizinhas Bahia e Alagoas, há belos cenários neste estado. E, Aracaju, é o ponto de partida para visitá-los.

Na área urbana da cidade, alguns pontos turísticos para conhecer, são: Catedral Metropolitana de Aracaju, Museu da Gente Sergipana, Mercado Municipal Antônio Franco, Orla de Atalaia, Passarela do Caranguejo, Praia de Aruana e o Centro Cultural de Aracaju.

Além disso, você também poderá incluir no seu itinerário atrações de água doce, afinal, o majestoso Rio São Francisco se encontra por estas bandas. Embora os passeios bate-volta saindo de Aracaju exijam algum tempo na estrada, tenho certeza de que você não se arrependerá.

Por fim, outro passeio de um dia que não pode faltar na sua programação é o que vai até a Praia do Saco e Mangue Seco.

9- Fortaleza (capital do estado do Ceará)

» Aniversário da cidade: 13 de abril.

» População estimada: 2.686.612 habitantes.

» IDHM: 0,754 (2010).

» Quem nasce em Fortaleza é: fortalezense.

Das capitais do Brasil que estão no Nordeste, Fortaleza foi a primeira que visitei. E, sem dúvida, foi um excelente cartão de visitas.

Além das belas praias, a maior cidade do Ceará nos presenteia com atrações que vão além do mar. Aliás, vale a pena reservar um dia do roteiro apenas para visitar os pontos turísticos urbanos da cidade.

Para aproveitar a vida boa de frente para o mar, a Praia do Futuro é o melhor lugar na capital cearense. Porém, os pedaços de areia que realmente irão te impressionar estão em municípios vizinhos da capital.

No litoral oeste do Ceará, algumas das melhores praias para incluir no seu roteiro, são: Praia de Cumbuco (30 km de Fortaleza), Praia da Lagoinha (110 km de Fortaleza), Praia de Mundaú (145 km de Fortaleza) e Jericoacoara (300 km de Fortaleza).

Ao leste de Fortaleza, os destinos mais movimentados, são: Prainha de Aquiraz (35 km de Fortaleza), Praia de Águas Belas (62 km de Fortaleza), Morro Branco (90 km de Fortaleza) e Canoa Quebrada (160 km de Fortaleza).

tabela de capitais e estados do Brasil
Orla da Avenida Beira Mar, em Fortaleza

10- João Pessoa (capital do estado da Paraíba)

» Aniversário da cidade: 5 de agosto.

» População estimada: 817.511habitantes (2020).

» IDHM: 0,763 (2010).

» Quem nasce em João Pessoa é: pessoense.

Apesar de, normalmente, não ser o destino número 1 entre os viajantes que pretendem conhecer as capitais nordestinas, pode apostar: João Pessoa vale uma viagem inteirinha. Aliás, é difícil encontrar um forasteiro que não se surpreenda positivamente com a cidade.

Para visitar as principais praias da capital da Paraíba e seus arredores recomendo que você passe ao menos três ou quatro dias completos por lá.

Reserve um dia do seu itinerário para conhecer as atrações que estão ao norte de João Pessoa, no município de Cabedelo, como a Praia de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré.

Por outro lado, tenha em mente que são nos municípios ao sul de Jampa – apelido carinhoso de João Pessoa – na região conhecida como Costa do Conde, que se encontram as praias mais bonitas.

Algumas praias da Paraíba que não podem ficar de fora da sua rota, são: Praia de Barra de Gramame, Praia de Carapibus, Praia de Coqueirinho, Praia de Tambaba e Praia Bela.

Além disso, durante a sua viagem a João Pessoa você pode aproveitar para conhecer também destinos de outros estados, como por exemplo, Recife (em Pernambuco, a 120 km de João Pessoa) e Pipa (no Rio Grande do Norte, a 150 km de João Pessoa).

quais são as 27 capitais do Brasil?
Praia dos Seixas, em João Pessoa

11- Maceió (capital do estado de Alagoas)

» Aniversário da cidade: 5 de dezembro.

» População estimada: 1.025.360 habitantes (2020).

» IDHM: 0,721 (2010).

» Quem nasce em Maceió é: maceioense.

Maceió, a capital de Alagoas, é o ponto de partida para conhecer aquele que é, na minha opinião, um dos litorais mais bonitos do Brasil. Aliás, a própria orla da área urbana da capital alagoana já é um baita cartão postal.

Seja para passar uma semana ou até mesmo 15 dias, não faltarão destinos para você incluir no seu roteiro de viagem.

Não muito longe do perímetro urbano de Maceió, as praias mais badaladas, são: Praia do Francês (25 km de Maceió), Barra de São Miguel (30 km de Maceió), Praia do Gunga (42 km de Maceió), Praia de Ipioca (25 km de Maceió) e Praia de Paripueira (32 km de Maceió).

Por outro lado, ao norte do estado, mais afastado da capital, se encontram as praias com mar mais manso, areia mais clara e água mais cristalina.

Portanto, se acaso você quiser realmente aproveitar todas as melhores praias de Alagoas, além de ficar alguns dias em Maceió, divida a sua estadia também em São Miguel dos Milagres (100 km de Maceió) e Maragogi(140 km de Maceió).

mapa das capitais do Brasil
Praia de Guaxuma, em Maceió

12- Recife (capital do estado de Pernambuco)

» Aniversário da cidade: 12 de março.

» População estimada: 1.653.461 habitantes (2020).

» IDHM: 0,772 (2010).

» Quem nasce em Recife é: recifense.

Das capitais do Brasil, Recifeé uma das mais vibrantes e culturais. Inclusive, na minha opinião, das capitais do Nordeste é uma das menos dependentes do mar para o turismo.

Dá para fazer um roteiro de três ou quatro dias pela maior cidade pernambucana, por exemplo, sem nem ao menos botar os pés na areia.

Além de visitar os principais museus e centros culturais da cidade, como o Museu da Cidade do Recife, Museu do Homem do Nordeste, Paço do Frevo e Cais do Sertão, reserve um dia do itinerário para fazer um bate-volta até a cidade histórica de Olinda.

Se você gosta de mercados públicos, saiba que também há muitos deles em Recife. Na área central da cidade, o Mercado Boa Vista é o melhor local para deixar seu estômago contente, enquanto o Mercado de São José é o endereço certo para garimpar artesanato.

Também quer pegar uma praia durante as férias? A Praia de Boa Viagem é a principal de Recife, mas, para mim, o ideal é separar alguns dias para conhecer a região de Porto de Galinhas, que se encontra a apenas 60 quilômetros da capital.

capital de cada estado do Brasil
Centro Histórico de Recife

13- Salvador (capital do estado da Bahia)

» Aniversário da cidade: 29 de março.

» População estimada: 2.886.698 habitantes (2020).

» IDHM: 0,759 (2010).

» Quem nasce em Salvador é: soteropolitano.

Além de ser uma das capitais dos estados brasileiros, no caso, da Bahia, Salvador já foi a capital do próprio Brasil, entre os anos de 1549 e 1763. Consequentemente, mais do que belas praias para curtir o dia de frente para o mar, Salvador tem muita história para contar.

Como se não bastasse, Salvador ainda fisga os forasteiros pelo estômago e pelas dezenas de festividades que acontecem todos os anos. Ou seja, dá para ir apenas para turistar, apenas para festejar, ou, melhor ainda, para aproveitar tudo o que há de bom por lá.

Além disso, Salvador pode ser o ponto de partida para você perambular por outros cantos do território baiano, como por exemplo, Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e Costa do Sauipe.

Das capitais do Brasil que ainda não conheço, Salvador é a próxima que pretendo visitar. Portanto, se tiver dicas sobre a cidade, deixe um comentário no final do texto.

14- São Luís (capital do estado do Maranhão)

» Aniversário da cidade: 8 de setembro.

» População estimada: 1.108.975 habitantes (2020).

» IDHM: 0,768 (2010).

» Quem nasce em São Luís é: são-luisense ou ludovicense.

A capital do Maranhão costuma estar em segundo plano durante uma viagem por estas bandas. Afinal, a grande estrela do estado são os Lençóis Maranhenses. No entanto, pode apostar: vale a penas reservar ao menos dois dias das suas férias para visitar os principais pontos turísticos de São Luís.

Diferente de outras capitais nordestinas, as praias não são o grande atrativo da cidade. Por aqui, os turistas serão mais felizes se organizarem um roteiro pelo seu centro histórico, que tem arquitetura com grande influencia portuguesa.

Apesar de algumas áreas do centro estarem bastante abandonadas, seus casarões coloniais continuam saindo bem na foto. Para aproveitar melhor sua andança, recomendo que você faça algum tour guiado. Isso porque, dessa forma você conseguirá ir direto aos melhores pedaços históricos.

No segundo dia da sua viagem a São Luís reserve o dia inteiro para fazer um bate-volta até a cidade histórica vizinha de Alcântara.

Segundo o pessoal do Viaje na Viagem, o passeio até Alcântara seria mais bacana pernoitando uma noite por lá. Porém, se não for possível, é melhor ir e voltar no mesmo dia do que deixa-la de fora do seu roteiro.

15- Teresina (capital do estado do Piauí)

» Aniversário da cidade: 16 de agosto.

» População estimada: 868.075 habitantes (2020).

» IDHM: 0,751 (2010).

» Quem nasce em Teresina é: teresinense.

Das capitais do Nordeste, Teresina é a única que não é banhada pelo mar. E o motivo para tal particularidade é histórico, da época do Brasil Colônia.

Enquanto em todos os outros estados nordestinos a ocupação territorial se deu a partir do litoral, devido à produção e a exportação da cana de açúcar, o Piauí se desenvolveu através da produção de gado.

Ou seja, ter a maior cidade do estado e seu centro financeiro à beira-mar não era uma necessidade.

Porém, na falta de mar, Teresina compensa estando às margens de dois rios, o Parnaíba e o Poti.

Além disso, turisticamente falando, a ausência de praia não chega a ser um problema para Teresina.

A capital do Piauí presenteia os viajantes com parques bem cuidados, atrações culturais de primeira, e uma gastronomia que deixará seu estômago com saudades quando voltar para casa.

Portanto, não há desculpas para não conhecer mais esta capital do Brasil.

16- Natal (capital do estado do Rio Grande do Norte)

» Aniversário da cidade: 25 de dezembro.

» População estimada: 890.480 habitantes (2020).

» IDHM: 0,763 (2010)

» Quem nasce em Natal é: natalense.

Como se não bastasse ser banhada por um belo mar, Natal ostenta ainda outros dois tipos de cenários naturais que deixam a sua paisagem ainda mais especial: dunas e lagoas.

Aliás, um dos principais passeios na capital do Rio Grande do Norte não é para se divertir na água, mas sim, na areia, mais especificamente nas Dunas de Genipabu.

Porém, não precisa se preocupar, pois também não faltarão atrações dentro d’ água para você se refrescar do calorão, seja em água salgada ou doce. Inclusive, durante o próprio passeio de buggy em Genipabu uma das paradas costuma ser na Lagoa do Pitangui.

Se você pretende visitar piscinas naturais, duas praias que são o ponto de partida para este tipo de passeio são a Praia de Maracajaú (50 km de Natal) e a Praia de Perobas (75 km de Natal).

Na área urbana de Natal, o pedaço de areia mais movimentado é a Praia de Ponta Negra. Não à toa, essa também é uma das melhores praias para se hospedar na cidade.

Querendo dividir a sua estadia entre a capital do Rio Grande do Norte e algum outro destino do estado, os dois lugares mais convenientes são Pipa(85 km de Natal) e São Miguel do Gostoso (100 km de Natal).

dicas das capitais do Brasil
Dunas de Genipabu, em Natal

# Capitais da região Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste há três estados, portanto, há também três cidades capitais.

Além disso, é lá que também está o Distrito Federal (que não é um estado), e também a nossa capital federal.

17- Brasília (Distrito Federal)

» Aniversário da cidade: 21 de abril.

» População estimada: 3.055.149 habitantes (2020).

» IDHM: 0,824 (2010).

» Quem nasce em Brasília é: brasiliense.

Antes de tudo, vamos aos esclarecimentos.

Para começar, vale lembrar que o Distrito Federal não é um estado brasileiro, mas sim, apenas uma unidade federativa.

A principal diferença para os 26 estados do Brasil – que também são unidades federativas – é que o Distrito Federal não possui municípios. Porém, ainda assim, o DF é subdivido em regiões administrativas.

Por sua vez, Brasília, além de ser a capital federal, também é a sede de governo do Distrito Federal.

Além disso, outra particularidade é que Brasília não tem prefeito. Quem exerce a função de comandar Brasília é o governador do DF.

Eu sei, tentar entender essa questão pode dar um nó na nossa cabeça. No entanto, o mais importante é você ter em mente que uma viagem a Brasília pode ser mais empolgante do que você imagina.

Além de toda a sua vocação arquitetônica de encher os olhos, Brasíliaestá próxima de paisagens naturais que deixarão o seu roteiro ainda mais especial.

Aliás, nem precisar sair de Brasília para ter contato com a natureza. Na própria área urbana, o Parque Nacional de Brasília, o Parque Olhos D’Água e o Pontão do Lago Sul, já oferecem ótimos cenários.

Querendo ir além da capital federal, um dos destinos mais aclamados – e com razão – é a Chapada dos Veadeiros, localizada a 230 quilômetros de Brasília.

Ou ainda, gastando menos tempo na estrada é possível incluir no seu roteiro de viagem outra capital de estado brasileiro: a cidade de Goiânia, que está a 210 quilômetros de Brasília.

18- Campo Grande (capital do estado de Mato Grosso do Sul)

» Aniversário da cidade: 26 de agosto.

» População estimada: 906.092habitantes (2020).

» IDHM: 0,784 (2010).

» Quem nasce em Campo Grande é: campo-grandense.

Assim como outras capitais do Brasil, Campo Grande costuma ser apenas uma cidade de passagem para os forasteiros que pretendem visitar outros destinos do estado. No caso do Mato Grosso do Sul, especialmente Bonito e Pantanal.

No entanto, os viajantes que optam em dedicar pelos menos dois ou três dias em Campo Grande, dificilmente se arrependem. Afinal, a cidade de quase um milhão de habitantes possui boas atrações urbanas.

Para quem gosta de passear em parques, o Parque das Nações Indígenas é a principal área verde da cidade e está sempre movimentado. Ou, bem no centro, outra opção é o Horto Florestal.

Por outro lado, se você quiser começar suas andanças com atrações culturais, alguns lugares para incluir no seu roteiro são o Museu das Culturas Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea,

Por fim, se você não abre mão de bater perna em ferinhas e mercado públicos, vá ao Mercadão Municipal, à Feira Indígena e à Feira Central (Feirona).

19- Cuiabá (capital do estado de Mato Grosso)

» Aniversário da cidade: 8 de abril.

» População estimada: 618.124 habitantes (2020).

» IDHM: 0,785 (2010).

» Quem nasce em Cuiabá é: cuiabano.

De fato: competir com a Chapada dos Guimarães e com o Pantanal como destinos turísticos não é justo.

Porém, assim como a sua comadre Campo Grande, dedicar dois ou três dias da sua viagem ao Mato Grosso para conhecer a capital Cuiabá, pode ser uma boa ideia.

Dentre as atrações da cidade, parques, praças e pequenos museus ajudam a compor a uma ótima programação.

Para curtir as áreas verdes de Cuiabá, visite o Parque Mãe Bonifácia, o Parque Tia Nair e o Parque das Águas.

Outros atrativos que rendem horas de lazer na capital mato-grossense, são: Sesc Arsenal, Arena Pantanal, Museu do Morro da Caixa D’água, Casa do artesão e a revitalizada região do Porto, onde se encontra a simpática Vila Cuiabana.

20- Goiânia (capital do estado de Goiás)

» Aniversário da cidade: 24 de outubro.

» População estimada: 1.536.097 habitantes (2020).

» IDHM: 0,799 (2010).

» Quem nasce em Goiânia é: goianiense.

A capital do estado de Goiás pode ser um lugar surpreendente para aqueles viajantes que gostam de destinos urbanos, mas não fazem questão do auê de cidades como Rio e São Paulo.

Com dezenas de praças e parques, feiras de diversas modalidades e opções gastronômicas para viajantes nenhum botar defeito, uma viagem a Goiânia é ideal para escapar dos fluxos intensos de turistas durante um feriadão prolongado.

Sim, com três ou quatro dias você já consegue organizar um belo roteiro nesta capital do Brasil e visitar as suas principais atrações.

Além disso, se acaso você estiver em busca de uma viagem para férias mais longas, saiba que começar em Goiânia também é uma possibilidade.

Neste caso, basta você incluir outras cidades no seu roteiro, como exemplo, Pirenópolis (130 km de Goiânia), Caldas Novas (170 km de Goiânia), Goiás Velho (170 km de Goiânia) e Brasília (210 km de Goiânia).

# Capitais da Região Sudeste

Na região Sudeste há quatro estados, portanto, há também quatro cidades capitais.

21- Belo Horizonte (capital do estado de Minas Gerais)

» Aniversário da cidade: 12 de dezembro.

» População estimada: 2.521.564 habitantes (2020).

» IDHM: 0,810 (2010).

» Quem nasce em Belo Horizonte é: belo-horizontino.

Bons museus e centros culturais, parques bem cuidados, gastronomia de primeiríssima qualidade, preços camaradas se comparado ao Rio e São Paulo, e a possibilidade de passeios bate-volta: tudo isso poderá fazer parte da sua viagem a Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais.

Em um primeiro momento, BH pode até não parecer dentre as capitais do Brasil a mais convincente para um destino de férias, porém, um roteiro por lá certamente tem seu valor. Aliás, bota valor nisso!

Se sua intenção for conhecer apenas a capital mineira, saiba que dá para fazer uma boa programação em um feriadão prolongado. Por outro lado, com mais tempo sua viagem pode se tornar ainda mais especial.

A menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte, por exemplo, Ouro Preto e Mariana são duas cidades históricas que se encaixam facilmente em um mesmo roteiro com BH.

Além disso, vale lembrar: Belo Horizonte, assim como Ouro Preto, também pode ser uma opção de destino para os foliões em busca de diversão durante o carnaval.

capitais dos estados brasileiros
Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte

22- Rio de Janeiro (capital do estado do Rio de Janeiro)

» Aniversário da cidade: 1 de março.

» População estimada: 6.747.815 habitantes (2020).

» IDHM: 0,799 (2010).

» Quem nasce no Rio de Janeiro é: carioca.

Provavelmente, nenhuma das capitais brasileiras tenha tantos clichês quanto o Rio de Janeiro. E, para mim, os clichês do Rio são os mais irresistíveis do mundo. Portanto, se for a sua primeira vez na cidade, pode apostar nos clichês sem medo.

Capital do Brasil até o ano de 1960, o Rio de Janeiro é um destino turístico completo.

Quer ficar à toa na areia de frente para o mar? Vai para o Rio!

Sua praia são roteiros histórico-culturais? O Rio tem também.

É trilheiro e quer se enfiar no meio do mato? O Rio tem serra pra dar e vender.

Noite intensa? Rio de Janeiro não vai te decepcionar.

Tá sem rumo no carnaval e quer festejar? Não preciso nem repetir, certo?!

Além disso, não se engane: apesar das figurinhas batidas do Rio já valerem a viagem, quem quiser fazer um roteiro apenas por lugares menos badalados certamente terá inúmeras atrações para as férias.

A Zona Oeste do Rio, por exemplo, quase nunca entra nos itinerários de viagem, mas é lá que se encontram algumas das praias mais lindas da cidade.

Apesar de todas as mazelas que, de fato, existem no Rio de Janeiro, esta é uma das poucas capitais do Brasil que rendem três ou quatro viagens turísticas sem que esgotemos todos os seus atrativos.

capitais do Brasil antes de Brasília
Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

23- São Paulo (capital do estado de São Paulo)

» Aniversário da cidade: 25 de janeiro.

» População estimada: 12.325.232 habitantes (2020)

» IDHM: 0,805 (2010).

» Quem nasce em São Paulo é: paulistano.

Longe de ser uma unanimidade entre os brasileiros, a capital do estado de São Paulo pode sim ser um baita destino turístico.

É claro que se você prefere viajar para locais de natureza, São Paulo não vai ser a sua praia. No entanto, para os forasteiros que gostam de metrópoles, a mais populosa dentre as capitais do Brasil certamente é um bom lugar para passar alguns dias.

Se acaso for a sua primeira vez por estas bandas, recomendo que tenha pelo menos quatro dias completos para perambular pelas principais vizinhanças turísticas da cidade. E, ainda assim, pode ter certeza que você não conseguirá visitar todos os lugares que gostaria.

A melhor maneira de organizar o seu roteiro, como em qualquer grande cidade, é dividindo o seu itinerário bairro a bairro.

No caso de São Paulo, vale a pena reservar um dia inteirinho para a região do centro, mais um dia para a Avenida Paulista, e outras 24 horas para os bairros Vila Madalena e Pinheiros.

capitais brasileiras
Prédios no centro de São Paulo

24- Vitória (capital do estado do Espírito Santo)

» Aniversário da cidade: 8 de setembro.

» População estimada: 365.855 habitantes (2020).

» IDHM: 0,845 (2010).

» Quem nasce em Vitória é: capixaba.

Não sei dizer ao certo qual a razão de ainda não ter visitado Vitória, a capital do Espírito Santo. Embora eu já tenha até montado um itinerário para conhecer a maior cidade do estado, ainda não consegui tirar essa viagem do papel.

O que é curioso, afinal, Vitóriaé um baita destino turístico – daqueles que podem oferecer mil e um cenários em um mesmo roteiro.

Quer praia? Tem.

Quer serra? Tem também.

Atrações históricas? Confere.

Além disso, a gastronomia capixaba não decepciona. Aliás, longe de mim entrar no conflito sobre qual é o endereço da melhor moqueca do país, mas a verdade é que qualquer destino que ofereça uma moqueca, não tem como ser um destino ruim.

Por fim, os sudestinos que estiverem habituados com os preços do eixo Rio-São Paulo terão ainda outro om motivo para visitar essa capital do Brasil: de um modo geral, você sentirá que não gastará tanto para aproveitar as comodidades da cidade.

# Capitais da região Sul

Na região Sul há três estados, portanto, há também três cidades capitais.

25- Curitiba (capital do estado do Paraná)

» Aniversário da cidade: 29 de março.

» População estimada: 1.948.626 habitantes (2020).

» IDHM: 0,823 (2010).

» Quem nasce em Curitiba é: curitibano.

Gosta de museus, bons restaurantes, parques e atrações urbanas? Se sim, Curitiba é uma das melhores capitais do Brasil para você visitar. E o melhor: sem a confusão caótica encontrada na maior parte das grandes cidades.

Além disso, a capital do Paraná promove alguns eventos ao longo do ano que podem deixar o seu roteiro ainda melhor, como por exemplo, o Festival de Inverno e o Natal de Curitiba.

Apesar de ser possível visitar muitos pontos turísticos em apenas 48 horas, acredite: Curitibatem passeios suficientes para ocupar até mesmo cinco dias de viagem. Portanto, para aproveitar melhor este destino, e, quem sabe, incluir também alguns passeios bate-volta na sua programação, vá com tempo.

quais são as capitais do Brasil?
Jardim Botânico de Curitiba

26- Florianópolis (capital do estado de Santa Catarina)

» Aniversário da cidade: 23 de março.

» População estimada: 508.826 habitante (2020).

» IDHM: 0,847 (2010).

» Quem nasce em Florianópolis é: florianopolitano.

Não é à toa que Florianópolis é uma das capitais mais turísticas do Brasil, afinal, suas belas paisagens praianas, mesmo com um mar gelado, já são suficientes para justificar uma viagem até a capital de Santa Catarina.

No entanto, Floripaoferece ainda outros atrativos. Além das belas faixas de areia, o viajante encontra lindos cenários de água doce, uma vida noturna bacana e um bom astral contagiante.

Comer bem também é uma realidade por lá. E, como não poderia deixar ser, quem reina à mesa são os frutos do mar. Um dos pratos mais tradicionais-turístico da cidade é a sequência de camarão, que, como o nome indica, trata-se de sequência de camarões preparados de diferentes maneiras.

capital
Florianópolis

27- Porto Alegre (capital do estado do Rio Grande do Sul)

» Aniversário da cidade: 26 de março.

» População estimada: 1.488.252 habitantes (2020).

» IDHM: 0,805 (2010).

» Quem nasce em Porto Alegre é: porto-alegrense.

Na minha opinião, das capitais do Brasil na região Sul, Porto Alegre é a que melhor cabe em uma viagem de final de semana prolongado. Isso porque, apesar de ser uma cidade grande, seus principais pontos turísticos podem ser visitados em 48 horas – sem correria.

Porém, é claro, querendo esticar a viagem até outros destinos do Rio Grande do Sul, nada te impede de reservar mais tempo para os seus passeios. Com uma semana, por exemplo, dá para montar um belo roteiro entre Porto Alegre e Gramado.

Dentre os passeios pela capital gaúcha, os lugares mais bacanas para visitar estão pelos arredores do centro-histórico. Vale incluir na sua programação a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural Farol Santander e Centro Cultural Usina do Gasômetro – este último, às margens do Rio Guaíba.

melhores capitais do Brasil
Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Conheço muitas das capitais do Brasil de nome, mas só visitei 3 ou 4. Deve ser uma missão muito interessante viajar a cada uma delas. Vocês tem uma preferida?
    P.S. adoro a palavra “capixaba”, tem origens indígenas, acertei?

    • Oi Ruthia, tudo bem?

      Realmente, como cada região é bem diferente uma da outra, viajar pelas capitais do Brasil nos proporciona experiências únicas.

      Das que conheço, as minhas favoritas são São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Recife e Fortaleza… Quase todas! hahahaha

      Sim, é uma palavra de origem indígena! =)

      Abraço

  2. Que delícia de post! O Brasil é realmente incrível! Muitas capitais lindas para conhecermos. Já visitei quase todas. Tenho muita vontade de completar essa lista.

  3. Amei a idéia! É bom saber coisas das capitais, mesmo porque some da mente as vezes, né? tenho muitas pra conhecer ainda, não vejo a hora de voltar pro Brasil e aproveitar mais o país.

  4. Adorei o post! Confesso que preciso parar alguns segundos para lembrar algumas capitais… Dentre as que visitei e mais me surpreenderam estão Rio Branco (visitei em uma época de São João e tinha uma festa maravilhosa em homenagem ao Luiz Gonzaga!) e João Pessoa (linda demais!). Também sou apaixonada por Aracaju.<3 Esse país nosso é lindo demais mesmo!

  5. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here