Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

15 lugares incríveis para conhecer na América Latina

Listas de destinos de viagem são bastante polêmicas pois, raramente, elas serão unanimidade entre os viajantes. Ainda assim, decidi indicar neste texto alguns dos lugares mais incríveis para visitar na América Latina.
No entanto, já adianto: é provável que algum cantinho latino pelo qual você tenha se apaixonado não esteja neste texto. Afinal, seria impossível listar todos os cenários impressionantes do nosso continente.

Aliás, como me limitei a apenas 15 destinos, precisei deixar de fora muitas cidades pelas quais sou apaixonado e que ainda pretendo voltar muita vezes.

Portanto, caso ache que fui injusto por não incluir determinado destino neste texto, deixe um comentário com a sua dica no final do post. Dessa forma, podemos construir um grande acervo com todos os melhores destinos na América Latina.

» Clique aqui para ver preço de seguro viagem para América Latina

1- Glaciar Perito Moreno [Argentina]

A lista começa em território hermano, na fria e gelada Patagônia Argentina.

Localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares, o Glaciar Perito Moreno ostenta 5 quilômetros de largura e 60 metros de altura. 

O ponto de partida para quem deseja conhecer essa belezinha é a cidade de El Calafate.

Por fim, ainda por estas bandas, outro lugar incrível na América Latina que vale estar no seu roteiro de viagem é El Chaltén, um povoado para quem gosta trilhas e natureza. 

melhores destinos na América do Sul

Glaciar Perito Moreno

2- Isla Ometepe [Nicarágua]

Uma ilha em um lago e dois vulcões, assim é a Isla Ometepe.

Um dos destinos turísticos mais divulgados na Nicarágua, a ilha conquista pela simplicidade e diversas opções de atividades outdoor.

melhores destinos na América Central

Isla Ometepe

3- Caye Caulker [Belize]

Outra ilha, só que essa, no mar azul e tranquilo do Caribe.

Localizada em Belize, Caye Caulker é o lugar ideal para quem está em busca de relaxar, mergulhar, fazer snorkeling e curtir a vida sem pressa.

melhores destinos em Belize

Caye Caulker

4- Semuc Champey [Guatemala]

Esteja preparado para longas viagens. Isso porque, apesar de turística, o acesso a Semuc Champey não é dos mais fáceis.

Ainda assim, pode apostar que você não se arrependerá de incluir este destino no seu roteiro pela Guatemala.

lugares para visitar na América Latina

Semuc Champey

5- Laguna Quilotoa [Equador]

De norte a sul o território equatoriano é repleto de vulcões. E, mesmo inativo, o Vulcão Quilotoa recebe milhares de turistas todos os anos graças a lagoa que se formou na cratera do vulcão.

É possível visitar o lugar em apenas um dia fazendo um bate-volta a partir de Quito.

lugares para conhecer na América Latina

Laguna Quilotoa

6- Machu Picchu [Peru]

Certa vez eu li um relato em que o autor dizia ser impossível tentar explicar a energia de Machu Picchu através de textos ou fotos, e, que apenas o visitando entenderíamos essa sensação.

Na época achei meio clichê, mas anos depois pude compreender essa tal energia a que ele se referia. Portanto, faço das dele as minhas palavras.

É claro que o Peru possui muitos outros destinos incríveis. Porém, na minha opinião, a antiga cidade Inca é um clássico essencial no seu roteiro pelo país.

Machu Picchu

Machu Picchu

7- San Blás [Panamá]

Um dos vários paraísos que existem na terra encontra-se no Panamá e atende pelo nome de San Blás.

Sabe àquelas fotos de proteção de tela do seu computador? Uma ilha com vários coqueiros, água cristalina e areia branquinha que parecem existir somente na nossa imaginação?! Pois é, assim é San Blás.

Porém, tenha em mente que tudo neste arquipélago é bem rústico. Portanto, esqueça wifi, restaurantes e hotéis por um tempo.

melhores praias na América Latina

San Blás

8- Vulcão Santa Ana [El Salvador]

Localizado no Parque Nacional Cerro Verde e próximo da cidade de Santa Ana, a caminhada para se apreciar essa vista leva em torno de duas horas.

Além disso, o parque possui ainda mais dois vulcões: o Cerro Verde e o Izalco.

paisagens na América Latina

Vulcão Santa Ana

9- Torres del Paine [Chile]

Sem dúvida alguma este é um melhores lugares para trekking na América Latina.

Localizado na Patagônia chilena, o Parque Nacional Torres del Paine se encontra a 110 quilômetros da cidade de Puerto Natales.

Os percursos mais tradicionais para recorrer o parque são o Circuito W e Circuito O. Enquanto o primeiro pode ser realizado em quatro ou cinco dias, o segundo exige de sete a dez dias de caminhada.

Se acaso você não tiver tempo e nem disposição para tantos dias de trilha, é possível conhecer os principais pontos do parque em apenas um passeio bate-volta saindo de Puerto Natales.

Torres del Paine

Torres del Paine

10- Deserto do Atacama [Chile]

Foi apenas em 2019, oito anos após a minha primeira viagem internacional, que eu finalmente conheci o Deserto do Atacama, no Chile.

E, depois de passar uma semana inteira percorrendo essa parte da América Latina, a pergunta que eu me fiz, foi: “Por que raios eu demorei tanto tempo para conhecer este deserto?!”

Acredite: as paisagens deste lugar são de deixar qualquer viajante de queixo no chão.

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

11- Lago Titicaca [Bolívia]

Antes que você me pergunte porque não escolhi o Salar de Uyuni já adianto: ainda não tive a oportunidade de visitá-lo. Porém, é claro, está na minha lista de lugares que tenho que conhecer.

Mas convenhamos, o Lago Titicaca faz jus ao posto de um lugar incrível que também devemos conhecer em uma viagem pela América Latina, de acuerdo?!

Lago Titicaca

Lago Titicaca [Bolívia]

12- Parque Tayrona [Colômbia]

Próximo à cidade de Santa Marta, o Parque Tayrona é uma joia no caribe colombiano. O parque possui diversas praias, trilhas e até opções para acampar ou dormir em redes.

melhores parques na América Latina

Parque Tayrona

13- Riviera Maya [México]

Não consegui escolher apenas um lugar dessa região tão privilegiada do caribe mexicano pois as opções são muitas: Tulum, Playa del Carmen, Cancún, Holbox, Isla Mujeres, Bacalar, diversos cenotes e ruínas maias.

Portanto, a melhor coisa a fazer é passar pelo menos duas semanas inteiras neste pedaço do paraíso na América Latina.

Caribe na América Latina

Tulum

14- Montevidéu [Uruguai]

Pode parecer aleatório a capital do Uruguai fazer parte desta lista de destinos incríveis na América Latina. Afinal, é a única indicação de cidade-urbana.

Aliás, embora eu goste bastante de Montevidéu, ela é apenas a minha terceira capital latino-americana favorita – Oi, Buenos Aires; Oi, Cidade do México.

Ainda assim, decidi incluí-la no texto por conta do seu carisma.

Embora, na minha opinião, a cidade não tenha um grande atrativo daqueles do tipo “Uaaaau”,  uma viagem a Montevidéu, assim como também por outros destinos uruguaios, é bastante agradável.

Inclusive, é um local onde eu me sinto tão bem que é um dos poucos lugares em que tenho vontade de passar uma temporada maior, de alguns meses.

melhores cidades na América Latina

Montevidéu

15- Litoral de Alagoas [Brasil]

Escolher um único destino brasileiro para indicar neste texto foi uma das decisões mais demoradas que tomei nas últimas semanas.

E você certamente deve saber o motivo, afinal, o que não faltam em terras tupiniquins são lugares incríveis para se visitar.

De norte a sul, nosso território é recheado de paisagens, sabores e histórias capazes de preencher um roteiro de mais de cinco anos – sem exagero.

Acabei optando em indicar as praias de Alagoas porque esse litoral foi o que mais me surpreendeu durante as minhas andanças pelo Nordeste.

Porém, é claro, deixe seu comentário no final do texto contando qual o destino no Brasil que todo brasileiro deveria ter a chance de visitar ao menos uma vez na vida!

litoral de Alagoas

Praia do Patacho, em Alagoas

+ Destinos pela América Latina

Como já disse no começo do texto, listar todos os destinos fantásticos do nosso continente é uma tarefa impossível.

Neste post, priorizei destinos com paisagens naturais. No entanto, o território latino-americano também é composto por metrópoles fascinantes e cidades históricas que parecem ter saído de um conto de fadas – ao menos no que diz à respeito da sua arquitetura.

Portanto, pode apostar que independente do seu perfil de viajante, você certamente terá lugares incríveis para visitar na América Latina.

E claro, se você sentiu falta daquele cantinho pelo qual você é apaixonado, me conta aí nos comentários!

Evite este erro na sua viagem pela América Latina

Não contratar um bom seguro para sua viagem pela América Latina é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso a sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
SINEIA MARA disse:

Gosto de Bonito MS Brasil
Já viajei muito em diversos países latino americanos, um monte de lugares maravilhosos mas Bonito achei original, uma joia rara.

Murilo Pagani disse:

Oi, Sineia, tudo bem?

Que bacana. Ainda não conheço Bonito, mas tenho muita vontade de ir.

Espero conseguir montar um roteiro em breve.

Abraço

Adriane Amaral de Macedo disse:

Murilo vc tem a Instagran ,para podermos nós encantar com seus roteiros?

Murilo Pagani disse:

Oi, Adriane, tudo bem?

Tenho sim, mas praticamente não utilizo!

De qualquer forma, o perfil é @voltologoviagens

Abraço!

HIGOR ALMEIDA DE CAMPOS disse:

Vc prefere cidade do México ou Santiago do Chile?vc acha buenos Aires a melhor cidade urbana da América do Sul?

Murilo Pagani disse:

Oi Higor, tudo bem?

Entre Cidade do México e Santiago, prefiro a capital mexicana.

Eu sou apaixonado por Buenos Aires e é um lugar que não me canso de voltar. Acho difícil escolher A melhor, mas certamente está no meu TOP 3 na América do Sul.

Abraço!

Bruno M de disse:

Com essa lista de destinos da América do Sul já fiquei imaginando cá com meus botões um mochilão só visitando esses lugares incríveis. Quanta diversidade de paisagens tem em uma parte do continente apenas, ne? Adorei

Murilo Pagani disse:

Dá para montar um super roteiro pela América Latina, Bruno!

Abraço

VICTORIA disse:

Que lista mais diversificada de destinos pela América Latina! Adorei! Já fui em alguns é outros nunca tinha ouvido falar. Nicarágua me chamou atenção, com certeza! Que visual diferente e a cultura deve sde super interessante.

Murilo Pagani disse:

A Nicarágua foi uma das minhas melhores surpresas na América Central, Victoria!
Tem muitos destinos bacanas por lá!

Abraço

Para mim o Perito Moreno é um dos lugares mais belos de todo o mundo. Adorei a sua lista e lugares eleitos para visitar na América Latina. Muito bem escolhido.

Murilo Pagani disse:

Também acho o Perito Moreno surreal, Carla!

Que bom que gostou das lista de destinos na América Latina.

Abraço

Paula disse:

Achei essa lista excelente, e serviu para ver que eu ainda tenho muito a conhecer na América Latina!

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou, Paula!

É difícil dar conta de tanto lugar bacana neste mundão, ne?! hehehe

Abraço