viagem pela América Latina - San Blás

Listas, listas e mais listas, elas estão por praticamente todos os blogs da internet. Não raramente me deparo com alguma do tipo “As 10 cidades mais bonitas do mundo” ou “100 lugares para conhecer antes de morrer”.

E, apesar da diferença de gênero entre elas, todas têm algo em comum: nenhuma é unânime. Isso porque gosto cada um tem o seu e, cada pessoa, tem experiências completamente diferentes visitando o mesmo lugar.

Mesmo sabendo das polêmicas e até insatisfação que essas listas costumam causar, resolvi eleger os 12 lugares mais incríveis que você precisa conhecer em uma viagem pela América Latina. Já adianto que esse post poderia ter facilmente cinquenta, cem ou muitos outros lugares- afinal, o que não falta no território Latino Americano são lugares fantásticos para se conhecer. Mas para facilitar a minha vida e reduzir as opções, adotei alguns critérios:

⇒ ⇒ ⇒ Precisa ser um lugar que eu já tenha visitado e que pude comprovar que de fato que ele é incrível. (pelo menos para mim, hehehe)

⇒ ⇒ ⇒ Apenas um lugar por país entrou na lista

⇒ ⇒ ⇒ Lugares no Brasil ficaram de fora. Em breve teremos uma lista especial sobre o Brasil.

⇒ ⇒ ⇒ Os lugares não estão ranqueados por preferência, a ordem é aleatória.

Precisa de uma força para organizar sua viagem pela América Central?

Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!

»»» Clique aqui para baixar agora

1- Glaciar Perito Moreno – Argentina

A lista começa em território hermano, na fria e gelada Patagônia. Localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares, o Glaciar Perito Moreno possuí cinco quilômetros de largura e sessenta metros de altura.  O ponto de partida para quem deseja conhecê-lo, é a cidade de El Calafate. Definitivamente é um lugar que deve estar no seu roteiro pela Patagônia.

viagem pela América Latina - Perito Moreno

viagem pela América Latina - Perito Moreno

Leia também: 12 cidades que você precisa conhecer na Argentina

2- Isla Ometepe – Nicarágua

Uma ilha em um lago e dois vulcões, assim é a Ilha Ometepe. Um dos destinos turísticos mais divulgados na Nicarágua conquista pela simplicidade e diversas opções de atividades outdoor.

viagem pela América Latina - Isla Ometepe

viagem pela América Latina - Nicarágua

3- Caye Caulker – Belize

Outra ilha, só que essa, no mar azul e tranquilo do Caribe. Caye Caulker é o lugar ideal para quem está em busca de relaxar, mergulhar, fazer snorkeling e curtir a vida sem pressa.

viagem pela América Latina Caye Caulker

Caye Caulker viagem pela América Latina

Leia também: Belize, turismo em um paraíso desconhecido

4- Semuc Champey – Guatemala

Esteja preparado para longas viagens. Apesar de turística, o acesso a Semuc Champey não é dos mais fáceis. Esse é o preço para poder ver e nadar em um lugar como esse.

mochilão América Latina - Semuc Champey

mochilão América Latina Semuc Champey

5- Laguna Quilotoa – Equador

De norte a sul o território equatoriano é repleto de vulcões. Mesmo inativo, o Vulcão Quilotoa recebe muitos turistas durante boa parte do ano e, isso acontece,  devido a lagoa que se formou na cratera do vulcão.

É possível visitar o lugar em apenas um dia fazendo um bate-volta a partir de Quito.

mochilão pela América Latina Quilotoa

Leia também: Roteiro de viagem de 15 dias no Equador

6- Machu Picchu – Peru

Certa vez eu li um artigo em que o autor dizia ser impossível tentar explicar a energia de Machu Picchu através de textos ou fotos, que apenas o visitando você entenderia.

Na época achei meio clichê, mas anos depois pude compreender essa tal energia a que ele se referia e, faço das dele, as minhas palavras.

mochilão pela América Latina Machu Picchu

Leia também: Roteiro de viagem pela Bolívia e Peru

7- San Blás – Panamá

Um dos vários paraísos que existem na terra encontra-se no Panamá e se chama San Blás. Sabe aquelas fotos de proteção de tela do seu computador?!

Uma ilha com vários coqueiros, água cristalina e areia branquinha que parecem existir somente na nossa imaginação?! Pois é, assim é San Blás. Tudo nas ilhas é bem rústico, esqueça wifi, restaurantes e hotéis por um tempo.

mochilão pela América Latina San Blas

mochilão pela América Latina San Blas

guia de viagem américa central

8- Vulcão Santa Ana – El Salvador

Localizado no Parque Nacional Cerro Verde e próximo da cidade de Santa Ana, a caminhada para se apreciar essa vista leva em torno de duas horas. O parque possui ainda mais dois vulcões, o Cerro Verde e o Izalco.

mochilão pela América Latina El Salvador

mochilão pela América Latina Vulcão Santa Ana

Leia também: 5 músicas latinas regravadas pelo Playing for Change

9- Torres del Paine – Chile

Sem dúvida alguma é um dos melhores lugares para trekking na América Latina. O Parque Nacional Torres del Paine está localizado na Patagônia chilena, a 110 quilômetros da cidade de Puerto Natales.

Os percursos mais tradicionais são o Circuito W, que pode ser realizado em quatro ou cinco dias; e o Circuito O, também conhecido como Circuito Completo e que leva de sete a dez dias para ser completado.

Se você não tem tempo e nem disposição para tantos dias caminhando, é possível conhecer os principais pontos do parque em apenas um dia contratando algum tour guiado.

viagem pela América Latina Torres del Paine

viagem pela América Latina Torres del Paine

Leia também: 7 blogs essenciais para organizar uma viagem pela América Latina

10- Lago Titicaca – Bolívia/Peru (Representante da Bolívia)

Antes que você me pergunte por que não escolhi o Salar de Uyuni já adianto: ainda não tive a oportunidade de visitá-lo, porém está na minha lista de lugares que tenho que conhecer.

Mas convenhamos, o Lago Titicaca faz jus ao posto de um lugar incrível que também devemos conhecer em uma viagem pela América Latina, concorda?!

Lago Titicaca

Lago Titicaca

11- Parque Tayrona – Colômbia

Próximo à cidade de Santa Marta, o Parque Tayrona é uma joia no caribe colombiano. O parque possui diversas praias, trilhas e até opções para acampar ou dormir em redes.

Tayrona

Tayrona 2

12- Riviera Maia – México

Não pude escolher apenas um lugar dessa região tão privilegiada pois as opções são muitas: Tulum, Playa del Carmen, Cancun, Holbox, Isla Mujeres, Bacalar, diversos cenotes e ruínas maias.

Independente de qual seja o seu estilo de viagem ou orçamento, você encontrará algum lugar incrível que irá te impressionar.

Riviera Maya

Riviera Maya

+ Destinos de viagem pela América Latina

Como já disse no começo do texto, listar todos os destinos fantásticos do nosso contnente é uma tarefa impossível. Alguns que não estão aí mas que vale uma viagem de muitos dias são: Atacama, San Andrés e Uyuni.

Fora tudo isso ainda tem o nosso Brasil imenso e cheio de belezas. São tantos lugares que poderia viajar durante toda a minha vida por terras tupiniquins que, ainda assim, me faltariam lugares para conhecer.

Sentiu falta daquele lugar que você é apaixonado??? Me conta qual é aí nos comentários!!!

Evite este erro na sua viagem pela América Latina

Não contratar um bom seguro para sua viagem pela América Latina é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

11 COMENTÁRIOS

  1. O título deveria ser América Hispânica e não América Latina, desde que não incluiu o Brasil na lista. Por América Latina entende-se países de língua portuguesa e espanhola.

  2. Amigo,

    Estou querendo mochilar em outubro pela américa central, prentendo conhecer vários países de ônibus.

    acha que é possível? tens algum roteiro?

    obrigado!

    • Olá Fátima,
      Como comentei no início do post tive que adotar alguns critérios para que a lista não ficasse muita extensa. Um deles era de selecionar apenas 1 lugar por país. E foi justamente por isso que criei outro critério (Deixar o Brasil de fora dessa lista).

      Como escolher um único lugar nesse Brasil que ocupa quase metade do território Sul Americano??? É muita diversidade, lugares lindos, mágicos e belas praias como você mesma mencionou. Não quis ficar responsável por essa dificílima tarefa (acho impossível na verdade… hehe).

      Mas em breve espero publicar um post com os lugares mais incríveis do Brasil!

      Abraço

  3. Conheço Machu-Piccho-Peru ,alguns lugares da Argentina, Uruguai, Chile, Lago Titicaca – Peru e a maravilhosa Riviera Maya – México, Tulun, Playa del Carmen com sua belíssimas praias e também algumas ruínas maias.Também tive a oportunidade de conhecer o deserto de Atacama, as Cordilheiras dos Andes com seus famosos Caracóis.Quem tiver oportunidade de fazer essas viagens, façam, vale a pena!

  4. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here