Isla Ometepe, na Nicarágua - ViagemUm lugar tranquilo, isolado de todo o restante do país e que te reserva muitas atividades outdoors com paisagens incríveis-  assim é a Isla Ometepe, um dos principais destinos turísticos do país e que deve estar no seu roteiro pela Nicarágua.

Localizada no  grande Lago Nicarágua, a Isla Ometepe possui não um, mas dois atrativos que fazem dessa região um lugar único, e que desperta a curiosidade de muitos: os vulcões Maderas e Concepción. Sim, dois vulcões em uma ilha formada em um lago. Junte a isso a atmosfera tranquila e relaxada do lugar, piscinas naturais, praias de água doce, pessoas receptivas e preços baixos. A combinação perfeita pra viajante nenhum botar defeito.

# Como chegar

Chegar na Isla Ometepe é bem fácil e não custa muito. A maneira mais econômica é indo até a cidade de Rivas. Caso você desça no terminal de ônibus, será necessário pegar um táxi coletivo até o Puerto de San Jorge, que é de onde saem os ferrys para a ilha. O porto fica bem perto do terminal, de cinco a dez minuto de táxi, porém não há ônibus para esse percurso. O trajeto não te custará mais que US$ 5,00.

Chegando ao porto, basta você comprar seu ticket do ferry para a ilha, que custa em torno de US$ 3,00. O caminho leva aproximadamente uma hora até o principal vilarejo de Ometepe: Moyogalpa. É nele que a maioria dos turistas ficam hospedados, pois, além de estar perto do porto, possuí uma boa estrutura para viajantes.

Caso você queira ficar em outra região de Ometepe, como Mérida ou Altagracia, você deve pegar um táxi ou ônibus (dependendo do lugar) para chegar a seu destino final.

Para quem estiver em Granada existe a opção para fazer o caminho em um ferry desde a cidade colonial, diretamente para a ilha. Não é a melhor opção financeiramente falando, mas você evitará várias “conexões”. O percurso leva aproximadamente 4 horas, porém, há dias específicos para esse ferry- as saídas não são diárias.

Isla Ometepe - Como chegar

Leia também: Nicarágua, tudo o que você precisa saber

# Onde se hospedar

Fiquei hospedado na região de Moyogalpa, mais especificamente no hostel The Landing Hostel, a poucos metros do porto. Essa foi a minha escolha devido ao preço e localização e não me arrependi. O hostel está longe de ser um dos melhores que já fiquei, mas cumpriu com o básico.

>>> Pontos positivos: refeições que são vendidas a parte são muito boas e não são caras, atmosfera bacana, staffs bastante atenciosos e simpáticos.

>>> Pontos negativos: dormitório compartilhado é bem pequeno, não possuí cozinha para os hóspedes.

Outras opções com boa localização e que são bem avaliados, são: Hotel Casa Moreno e Pousada Casa Mauro.

# O que fazer em Isla Ometepe, na Nicarágua

>>> El Ojo de Água

Uma piscina natural onde turistas e moradores locais vão para relaxar e tomar algumas cervejas depois de um longo dia.

Isla Ometepe, Nicarágua - Dicas

Leia também: León, na Nicarágua | Dicas práticas para sua viagem

>>> Playa Santo Domingo

Bem próxima da atração acima, a Playa Santo Domingo é uma das mais procuradas da ilha. Há alguns bons restaurantes a beira-mar.

Leia também: San Juan del Sur | Praia, festa e surf na Nicarágua

>>> Punta Jesús Maria

Esse lugar é ideal para assistir um belíssimo por do sol além de poder se refrescar nas águas tranquilas do lago. Fica mais ou menos a 5 quilômetros do porto, uma ótima maneira de ir até lá é de bicicleta.

Isla Ometepe - O que fazer

>>> Hiking Vulcões Maderas e Concepción

Quer ter uma bela vista de toda a ilha? Fazendo o hiking em algum desses vulcões você pode conseguir isso. Mas é bom estar preparado, o que mais escutei quando estava por lá foi o quão difícil e desgastante é terminar esses hikings. Você precisará ir com algum guia, pois partes da trilha não são bem sinalizadas.

>>> Reserva Ecológica Charco Verde

Se você não está afim de algo muito cansativo como o passeio acima, caminhar por essa reserva ecológica é uma boa opção. Com trilhas bem demarcadas, boa sinalização e praias pelo caminho, a Reserva Charco Verde foi o meu lugar preferido na Isla Ometepe.

Isla Ometepe

# Leia mais sobre a América Central

>>> 7 razões para viajar pela América Central

>>> 5 roteiros de viagem pela América Central

>>> Quanto custa um mochilão pela América Central?

>>> Como se locomover pela América Central ?

>>> Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Murilo!
    Estou adorando seu blog, parabéns!
    Tenho apenas 2 dias na Nicarágua (chego domingo à tarde em San Juan e volto terça), você acha que vale à pena fazer um bate e volta San Juan del Sur-Ometepe? Pensei em pegar o primeiro ferry pra ir, passar o dia na ilha e voltar no último ferry.
    Obrigada pelas dicas…

    bjs

    • Oi Mariana, tudo bem?

      Que bom que está gostando do blog! 🙂

      Caraca, que difícil responder! Eu não faria porque não curto muito esses bate-volta correria, mas é possível.
      Além disso o ideal já é chegar em Isla Ometepe com algum passeio agendado, pra não perder tempo procurando. Em um dia dá pra conhecer alguns lugares por lá. Como estava com um pessoal do hostel, teve um dia que fechamos com um taxista e ele nos levou para uns três, quatro lugares – tipo das 9hs às 18hs. Só precisa confirmar também o horário do primeiro e do último ferry, pra ver quanto tempo livre você terá.

      De qualquer forma, se você curte praias pode aproveitar este dia para conhecer alguma de San Juan del Sur. As melhores praias de lá ficam afastadas da cidade, então o mais comum é ir de manhã e voltar só no fim do dia! Não deixa de ser uma possibilidade menos corrida!

      Mas aí vai do que você está a fim de conhecer! hehehe

      Abraço!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here