san juan del sur

Quando me perguntam sobre qual país eu mais gostei na América Central a resposta está na ponta da língua: Nicarágua. Sim, esse país que eu mal sabia a respeito foi o que mais me marcou durante a viagem. Atravessei a fronteira da Costa Rica com a Nicarágua sem grandes expectativas ou pretensões. Tinha em mente conhecer apenas duas ou três cidades do país, dez dias seriam mais do que suficientes, pensei.

Mas a Nicarágua é um lugar que vai te conquistando aos poucos. Primeiro você fica um pouco confuso com a enorme quantidade de informação que recebe: muitas cores, barulhos e um caos que parece viver harmoniosamente bem com todas aquelas pessoas que sempre sorriem para você e estão dispostas a te ajudar. Mesmo você tendo dificuldades para entender o diferente sotaque espanhol que eles têm.

Você começa a perceber que naquele país que você não tinha a menor ideia de onde ir ou o que visitar, possui atrações para mais de meses. E assim foi. A Nicarágua acabou se tornando o segundo lugar onde eu mais fiquei durante a viagem. Foram dois meses entre trabalho e viagens por esse país incrível.

Roteiro de viagem pela Nicarágua

San Juan → Isla Ometepe → Granada → León

# Dia 1

Sugiro que você inicie sua viagem em San Juan del Sur, uma praia localizada no sul do país, perto da fronteira com a Costa Rica. Se você estiver viajando por terra vindo da Costa Rica, provavelmente esse já seria o seu primeiro destino. Se você chegar de avião pela capital Manágua, pegue o primeiro ônibus com destino a Rivas e de lá outro para San Juan.

Depois de realizar todos as burocracias de inicio de viagem , você provavelmente estará livre pelo fim do dia. Uma ótima maneira de aproveitá-lo é caminhando pela praia, com uma Toña (cerveja mais popular da Nicarágua) e curtindo o pôr do sol.

roteiro de viagem pela Nicarágua
San Juan del Sur

>>> Confira algumas ofertas de hospedagem em San Juan del Sur

# Dia 2

Reserve o segundo dia para conhecer alguma das ótimas praias da região. Recomendo a Playa Madera ou a Playa Hermosa, que estão a vinte e quarenta minutos de San Juan del Sur respectivamente. Há shuttles em vários hostels ou agências que fazem esse percurso diariamente- informe-se do horários e preços no dia anterior.

roteiro de viagem pela Nicarágua
Playa Maderas

Leia também: 5 roteiros de viagem pela América Central

# Dia 3

Dia de acordar cedo e ir para um dos lugares mais encantadores da Nicarágua: Isla Ometepe, um verdadeiro oásis. Pegue um ônibus até Rivas, porém avise ao motorista que você quer ir até a ilha e ele te dirá onde descer (antes de chegar em Rivas). Pegue um táxi até o porto de San Jorge e de lá o ferry até Isla Ometepe.  A tarde pode ser aproveitada caminhando ou pedalando pelos arredores da ilha.

viagem pela Nicarágua
Isla Ometepe

Leia também: Isla Ometepe, um oásis na Nicarágua

# Dia 4

Quer uma vista de 360 graus da Isla Ometepe? Então bora fazer um hiking no Vulcão Concepcion. Não espere moleza, pois realmente essa caminhada não é das mais fáceis. Se não tiver um bom preparo físico talvez seja melhor não arriscar. O percurso dura em média sete ou oito horas, mas a vista no final do dia vale qualquer esforço.

# Dia 5

Dia para descansar ou relaxar em alguma das “praias” da ilha. Se você estiver com mais gente, contrate o serviço de um taxista para passar praticamente o dia inteiro com vocês e peça pra ele ir até a Punta Jesús Maria, Ojo de Agua e a Playa Santo Domingo. Os taxistas já estão acostumados a fazer esse tipo de serviço, e cobram uma média de sessenta dólares pelo serviço (esse já é o valor total para ser dividido entre o número de pessoas que estiverem com você).

turismo na Nicarágua
Punta Jesus Maria

mochilão na Nicarágua
Ojo de Agua

Leia também: Quanto custa um mochilão pela América Central?

# Dia 6

Dia de acordar cedo para ir para outra cidade: Granada. Essa cidade colonial é uma das mais antigas de toda a América Latina. Aproveite a tarde para conhecer o seu preservado centro histórico.

destinos na Nicarágua

Leia também: Guia prático para sua viagem pela Nicarágua

# Dia 7

Um ótimo lugar para se conhecer a partir de Granada é a Laguna de Apoyo. Reserve esse dia para relaxar, nadar, andar de caiaque ou fazer qualquer outra coisa nessas águas tranquilas. A Laguna de Apoyo tem crescido muito nos últimos anos como destino turísticos, e atualmente, há muitas opções de bares, restaurantes, hostels e pousadas em toda a sua orla.

>>> Confira algumas ofertas de hospedagem em Granada

# Dia 8

Acorde cedo para seguir viagem até León, a cidade mais legal da Nicarágua. Para ir de transporte público é necessário ir primeiro até Manágua e lá pegar outro ônibus até León. Muitos hostels em Granada oferecem serviço de shuttle que fazem esse trajeto sem paradas.

Aproveite a tarde em León para conhecer o centro histórico e se perder por alguns dos mercados que há na cidade.

cidades para conhecer na Nicarágua

Leia também: Guia dos principais destinos na América Central

# Dia 9

O último dia de atividades será intenso. Comece fazendo o Volcano Boarding, um “esporte” que nasceu na Nicarágua e que tem atraído pessoas do mundo inteiro. Durante a tarde vá para a praia Las Peñitas, está apenas a vinte e cinco minutos de León e você terá a chance de ver um dos entardecer mais lindos da América Central.

Dica: Contrate o passeio Volcano Boarding no BigFoot Hostel. Eles também oferecem transporte até a praia Las Peñitas por apenas dois dólares o trecho. O shuttle  até a praia sai diariamente as 15hs e regressa para León as 19hs.

praia na Nicarágua
Las Peñitas

>>> Confira algumas ofertas de hospedagem em León

# Dia 10

Dia de voltar a para a realidade e dizer adeus para esse país incrível. Lembre-se de verificar o horário do seu voo, León está aproximadamente duas horas e meia de Manágua (onde fica o aeroporto internacional).

Observação: Se você possui mais tempo para explorar esse país, pode reservar tranquilamente mais cinco ou até mesmo mais dez dias. Caso precise de mais dicas para descobrir o que fazer nesses “dias livre” deixe um comentário abaixo.

guia de viagem américa central

 

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Murilo, tudo bem?

    Bom, antes de mais nada, parabéns pelo blog, tem excelentes dicas, é muito detalhado e bem legal de ler, ajuda muito na montagem do roteiro!
    Então, eu tô planejando minha viagem pra América Central, mas ainda não sei exatamente pra onde ir, pois gostei muito do que vi sobre a Nicarágua, Honduras e Guatemala e tenho “só” 16 dias, que acaba ficando meio corrido pra ir pra mais de um desses países sem deixar algo legal de fora.
    Sobre a Nicarágua, li num outro texto aqui do blog que a capital Manágua é o melhor lugar do país pra curtir a noite, melhor até que San Juan del Sur e León, por exemplo? E vc acha que vale pena dedicar um ou mais dias para conhecer a capital? Ah, e no caso de ser 15 ou 16 dias, o que você adicionaria a esse roteiro acima?

    Desde já, muito obrigado pela paciência e ajuda! rs

    Abraço!

    • Faaala Matheus, tudo ótimo e contigo?
      Bom saber que gostou das dicas do blog! xD

      Com esse tempo dá pra fazer um roteiro beeem completo pela Guatemala. Mas se sua intenção é Nicarágua mesmo, dá pra incluir o Vulcão Masaya e deixar um dia a mais pra San Juan e outro para León (e Las Peñitas), por exemplo.

      Diria que são estilos diferentes de noite! Manágua você encontrará mais baladas mesmo, sabe? E com pouquíssimos turistas..
      Já em León e San Juan, são festas em bares, hostels e afins.. algo mais descontraído e informal. E com bem maaais viajantes!
      Pro meu gosto, Manágua é bastante desnecessário em roteiro. No meu caso escolheria dedicar mais tempo aos outros destinos que, ao meu ver, são mais promissores! hehehe

      Abração!

  2. Olá, Murilo!
    Primeiramente, parabéns pela página! Muito boa, está me ajudando a iniciar minha viagem para América Central.

    Minha dúvida é: gostaria de conhecer El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Nicarágua, sendo que pretendo/preciso ficar mais tempo em Managua e en San José, pra fazer umas pesquisas acadêmicas. Tenho 40 dias, entre março e abril do ano que vem. Vc acha que esse tempo é suficiente?

    Um abraço
    Flávia

    • Oi Flávia, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do blog! 🙂

      Olha, depende de quanto tempo você precisará se dedicar as pesquisas acadêmicas. Tem muuita coisa bacana nestes países, e, sinceramente, daria pra passar fácil fácil pelo menos 10 dias em cada um deles somente a turismo. hehehe

      Mas aí é questão de você também decidir quais lugares tem mais vontade de conhecer e definir quais são aqueles que considera imperdível.

      De qualquer forma, certamente dará pra você fazer uma bela viagem!

      Abraço

  3. Oi Murilo!

    Sou mochileira inveterada, já viajei por uns 50 países, mas só conheci o seu blog agora que marquei minhas férias do ano e estou pensando em ir para a América Central! Seu site é muito legal, parabéns!!!! Ainda bem q achei vc hahaah

    Então, tenho 33 dias de férias, e estou pensando em ir para o Panamá, Costa Rica e Nicarágua… Tô mto em dúvida achando q é pouco tempo para esses três países, o q acha? Meu estilo é bem parecido com o seu: viajo beeem devagar…. Se vc puder me dar uma luz, uma sugestão de qto tempo em cada país 🙂
    Se eu tiver que escolher apenas 2 países, o q recomendaria? Ah, eu AMO praia!

    Última perguntinha: provavelmente vou mochilar sozinha, vc acha q é tranquilo? Não sou nem um pouco encanada com essas coisas e já fui sozinha para países considerados perigosos para mulheres, mas essa perguntinha é de praxe, principalmente pra quem já esteve no local hahaha

    Muito obrigada, namastê!

    Bruna

    • Oi Bruna, tudo bem!?

      Que bacana!! Bom saber que gostou do blog! 🙂

      Olha, acho 33 dias um tempo bem ok para esses 3 países…Da pra conhecer lugares legais em cada um deles e sem correria!
      Dividiria o tempo de forma igual entre eles, uns 10 dias para cada um…

      Se tivesse que deixar um de fora, pegaria dois vizinhos para facilitar a logística. Por exemplo, faria Panamá e Costa Rica ou Costa Rica e Nicarágua.

      Lembrando que a Costa Rica é bem carinha, e a Nicarágua o lugar mais barato desses três países. Digo isso pois as vezes o fator $$$ pode influenciar seu roteiro! 🙂

      Conheci muuuitas mulheres viajando sozinha e todas me falaram que acharam bem tranquilo… Inclusive uma leitora do blog, que conheci quando estava na Nicarágua…
      Eu também achei bem sossegado…

      Bom, espero ter ajudado! 🙂

      Abraço

  4. Cara, há poucos dias você me enviou o e book por e mail pq não conseguia baixar.rs desde então já estou cuidando do meu planejamento. tenho pesquisado muito em bons blogs, mas o seu, irmão, tá maneiro demais. Parabéns!! tantas coisas legais que você posta cara. to fascinado. já fiz um mochilão pelo Uruguai e Argentina, mas foram apenas 20 dias. descobri que não curto correria tb. Gosto de conhecer o máximo do país e por isso decidi fazer uma viagem mais longa de 50 dias por Panamá, Costa Rica e Nicarágua. Já vi o quanto todos esses 3 países tem a oferecer, vi os roteiros do Panamá e Nicarágua, e queria uma opinião, brother, sobre uma divisão legal desses 50 dias para esses lugares. abraço

    • Faaala Diego, tudo bem?!

      Que bom que está gostando do blog cara, fico meeega contente em saber!!
      🙂 🙂 🙂

      Bacana… Bom, com 50 dias da pra conhecer muuuuita coisa nesses países!
      A princípio, 15 dias em cada um deles é uma excelente divisão! Da pra conhecer bem todos eles e bem devagar!

      Vale lembrar que, dependendo do seu orçamento, talvez você tenha que ficar mais ou menos tempo em cada país… Digo isso porque viajar pela Costa Rica, por exemplo, é bem mais caro do que viajar pela Nicarágua… Mas aí é só uma questão de equilibrar de acordo com o seu perfil…

      Abraço,
      Murilo

  5. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here