San Juan del Sur, Nicarágua - TurismoLá estava eu pedindo informação na fronteira entre a Costa Rica e Nicarágua de como chegar a Isla Ometepe, quando um sueco me disse sem acreditar muito no que estava ouvindo, “ Não acredito que você vai direto para Ometepe sem antes conhecer San Juan del Sur?”. Respondi que sim, essa era a ideia, mas aproveitei o gancho para me informar um pouco mais sobre a tal cidade que nunca tinha escutado nem sequer o nome.

Cinco minutos depois  estava em um táxi com mais três viajantes rumo a famosa (até o momento desconhecida para mim) San Juan del Sur.

O vilarejo a beira mar costuma ser uma parada obrigatória para os que viajam pela Nicarágua. Principalmente para pessoas que, assim como eu, chegam ao país através da fronteira de Peñas Blanca, com a Costa Rica. 

Sol, praia, festas, boa estrutura para turistas e preços baixos – a combinação que faz qualquer cidade se tornar um point entre mochileiros. Assim é San Juan del Sur.

# Como chegar

San Juan está a quarenta quilômetros da fronteira de Peñas Blanca, que limita a Costa Rica e a Nicarágua. A opção mais comum para ir da fronteira até a cidade é de táxi. A corrida custa aproximadamente US$ 30,00, ou seja, se você dividir com mais três pessoas, custará menos de oito dólares para cada um.

Se você estiver sozinho e quiser economizar essa grana, há ônibus da fronteira até a cidade de Rivas. Diga ao motorista que você vai para San Juan del Sur e ele te avisará quando descer no meio do caminho, assim você pega o outro ônibus até San Juan sem precisar ir até Rivas.

Caso você esteja em alguma outra cidade da Nicarágua, como Granada, León ou  Manágua, será preciso ir até Rivas, e em Rivas pegar outro ônibus até San Juan del Sur. Esse último trajeto demora aproximadamente uma hora.

San Juan del Sur - Dicas

Leia também: Roteiro de 10 dias pela Nicarágua

# Onde se hospedar

San Juan possui diversas opções de hospedagem pelo centro, porém,  muitas delas ficam lotadas, principalmente nos finais de semana que é quando acontece o Sunday Funday. Por isso, talvez seja uma boa ideia reservar seu hostel pelo menos para a primeira noite.

Fiquei hospedado no Hostel Casa Oro e recomendo, mesmo ele não ser a opção mais barata por lá. Os quartos são bem espaçosos, possui lockers, a área comum é grande e eles organizam diariamente shuttles até algumas das praias da região. Paguei US$ 11,00 no quarto compartilhado para nove pessoas com café da manhã incluso.

Caso você quer opções mais baratas, o Hostel Esperanza me pareceu bem legal. Essa era a minha primeira opção, porém estava lotado quando cheguei. Uma opção de party hostel é o Pacha Mama, que inclusive participa do Sunday Funday. O dormitório mais barato custa U$8,50/ noite.

Bares e restaurantes a beira mar

>>> Confira outras ofertas de hospedagem em San Juan del Sur

# O que fazer em San Juan del Sur, na Nicarágua

>>> Praias

A praia do vilarejo em si não é lá grandes coisas, mas vale a pena conhecer. Com certeza você verá um pôr do sol incrível.

Para curtir um dia de areia, ondas e mar, é necessário ir para outras praias que estão próximas do pequeno centro da cidade, como por exemplo,  Playa Madera ou Playa Hermosa. Normalmente as pessoas vão para alguma destas pela manhã e retornam a San Juan del  Sur no fim do dia.  Há várias agências e hostels que oferecem transporte até elas por preços bastante justos.

Se você não quer fazer essas viagens curtas todos os dias, é possível se hospedar em algum hostel ou pousada perto delas. Porém, lembre-se que você não terá tantas opções como em San Juan, e ficará de certa forma dependente do lugar onde se hospedar.

San Juan del Sur - O que fazer
Playa Madera

Leia também: Nicarágua, dicas de viagem e turismo

>>> Sunday Funday

Todos os domingos uma festa atrai muitas pessoas para San Juan, o Sunday Funday. Basicamente trata-se de uma mistura de Pool Party com Pub Crawl que começa pela manhã e só acaba no fim do dia.

A diversão inclui passar o dia em três hostels diferentes, curtindo piscina, drinks e música.

Os ingressos começam a ser vendidos no domingo pela manhã no hostel Pacha Mama e inclui a entrada nos  hostels e o transporte entre eles. Bebidas são compradas a parte. Caso você se hospede em algum dos três hostels que participam do evento (Pacha Mama, Naked Tiger e Pelican Eyes), terá 50% de desconto no ingresso.

guia de viagem américa central

# Leia mais sobre a América Central

>>> 7 razões para viajar pela América Central

>>> 5 roteiros de viagem pela América Central

>>> Quanto custa um mochilão pela América Central?

>>> Como se locomover pela América Central ?

>>> Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here