León, na Nicarágua - Dicas de turismoA princípio minha ideia era passar apenas uma noite em León, na Nicarágua – já que seria muito tarde para seguir viagem até a fronteira de Honduras. Não sabia praticamente nada sobre a cidade e tampouco me importei em procurar saber, já que a intenção era cair na estrada bem cedo no outro dia.

Mas aí, eis que pesquisando um lugar pra passar a noite, descobri que o hostel que havia escolhido precisava de gente para trabalhar no bar. Dois ou três e-mails depois e eu já estava empregado e começaria no novo serviço em poucos dias.

León foi uma surpresa, uma das mais agradáveis durante toda a minha viagem. Foram dois meses trabalhando e conhecendo a cidade mais divertida e completa da Nicarágua, na minha opinião. Uma cidade agitada, com mercados movimentados, um trânsito meio doido e vida por todos os lados.

León possui uma combinação de caos e tranquilidade que resulta em uma harmonia vista em poucos lugares. Possuí um centro histórico que, apesar de não ser tão bem preservado como em Granada, não deixa de ser interessante. Ali bem perto, há praias para caminhadas tranquilas, para amantes do surf ou para quem não dispensa uma boa noite de tequilas.

León consegue unir pessoas de diversos estilos, gostos e idades em um único lugar- o que acaba a tornando muito especial. Léon é definitivamente uma cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Nicarágua.

Igreja La Recolección

# Como chegar

Se você estiver em Granada, a opção mais rápida e confortável é fazer esse percurso em shuttle – transporte privado em uma van que é oferecido por muitas agências e hostels. O custo é de aproximadamente US$ 15,00 e a viagem levará cerca de 3 horas.

Para ir de transporte público de Granada até León, você precisará ir primeiro até Manágua, a capital da Nicarágua. De lá saem muitos ônibus durante todo o dia com destino à León.

Onde se hospedar

Basicamente todas as opções de hospedagem ficam na região central da cidade, e não seria assim se essa não fosse a melhor área para você ficar em León.

É lá que você encontrará tudo o que precisa para a sua estadia: bancos, supermercados, restaurantes, bares, lavanderias, ponto de informação ao turista, mercados de rua e todos aqueles itens que fazem uma localização ser considerada excelente.

Em relação a onde se hospedar sou suspeito para indicar, afinal, foram dois meses trabalhando em um dos hostels mais  incríveis que já estive : o BigFoot Hostel and Volcano Boarding.

Brincadeiras a parte, se você curte festas praticamente todos os dias, um lugar descontraído e pessoas com o único objetivo de se divertir, então o BigFoot é o lugar ideal para você.  Se você é do tipo mais reservado e quer um lugar sossegado para descansar, é melhor dar uma pesquisada e ficar em outro hostel.

León, Nicarágua - Onde ficar
Bigfoot Hostel

Outros dois hostels bem avaliados e com ótimo custo benefício para quartos privados ou compartilhados, são: Hostal El Jardin Hostal Las Vacaciones.

Se você prefere se hospedar em pousadas ou hotel, vale conferir as opções do Hotel La Posada del DoctorPaz de Luna Bed & Breakfast. Ambos bem localizados e com ótima reputação em sites de avaliação de hospedagem.

>>> Confira outras ofertas de hospedagem em León

# O que fazer em León, na Nicarágua

>>> Centro Histórico

Reserve uma manhã ou tarde para conhecer as diversas igrejas e casas antigas do centro de León. Apesar de algumas atrações serem um pouco afastadas umas das outras, é possível conhecer toda a região a pé e sem se cansar muito.

León, Nicarágua - O que fazer
Catedral principal

>>> Volcano Boarding

Oito entre dez turistas que vão a León estão em busca de adrenalina e velocidade com o Volcano Boarding. Afinal, essa “modalidade esportiva” surgiu aqui mesmo e é o único lugar do mundo onde é possível realizá-la.

A brincadeira consiste basicamente em escorregar um vulcão ativo sobre uma prancha de madeira desenvolvida especificamente para isso. A diversão disso tudo? Você pode atingir sem muito esforço velocidades superiores a 50 km/hora.

León, Nicarágua - Volcano Boarding

Leia também: Isla Ometepe, um oásis na Nicarágua

>>> Praias

Las Peñitas e Poneloya são duas praias que estão a menos de trinta minutos de León. Há ônibus que fazem esse percurso durante todo o dia e a passagem custa menos de um dólar.

Las Peñitas é famosa pelas boas ondas para surf e pelas festas organizadas pelo BigFoot Beach House, o mesmo hostel que eu trabalhei em León e que também possui uma filial na praia.

Outra marca registrada dessas praias é o pôr do sol. Todos os dias por volta das 18hs, o sol nos presenteia com belos entardeceres.

León, na Nicarágua - Dicas

Leia também: Nicarágua, tudo o que você precisa saber

>>> Mercados de Rua

Frutas, comidas, roupas, corte de cabelo, brinquedos ou seja lá o que você estiver procurando. Se você não encontrar nos mercados de rua de León, provavelmente não encontrará na cidade. A mistura de carros, bicicletas, ônibus, clientes, vendedores, cheiros e sabores dão um ar peculiar e  caótico a esses mercados.

>>> Festas

Se você curte festas e barzinhos, León tem boas opções para você. Próximo a Catedral principal há diversos bares tranquilos para você sentar e tomar alguma coisa. Se você curte lugares mais agitados, algumas das opções são:

– BigFoot Hostel and Volcano Boarding: a programação de festas do BigFoot é bem puxada durante toda a semana. Uma coisa bacana é que há festas no hostel em León e também na Beach House em Las Peñitas. Quando a festa for na praia, normalmente há transporte de graça de ida e volta.

-Via Via: Esse também é uma opção de hospedagem, restaurante e bar. Está localizado bem em frente ao BigFoot. A noite de destaque fica para as sextas-feiras que é quando rola música ao vivo. Nos outros dias o ambiente é mais tranquilo, mas continua sendo uma boa opção para uma cerveja ou jantar.

-Oxygene: Próximo a catedral principal, na conhecida Zona Rosa de León, esse clube é bem animado e onde as festas costumam ir até mais tarde. É um lugar eclético e que semanalmente há festas com diferentes temas.

guia de viagem américa central

# Leia mais sobre a América Central

>>> 7 razões para viajar pela América Central

>>> 5 roteiros de viagem pela América Central

>>> Quanto custa um mochilão pela América Central?

>>> Como se locomover pela América Central ?

>>> Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro Murilo,

    Antes de mais deixe que este viajante lhe agradeça pelo seu site que muito ajuda quem viaja. Chamo-me Pedro e sou pai de duas miúdas com 14 e quinze anos, juntamente com a minha mulher e apesar dos momentos difíceis que se vivem na Nicarágua, decidimos marcar três semanas de férias e finalmente viajarmos para a Améerica Central. Eu já estive no México; sou surfista e fui passar 1 mês em Puerto Escondido e gostava muito que as minhas miúdas experimentassem a vida na América Latina pela qual me apaixonei enquanto estive no México, daí a decisão de ir à Nicarágua.

    Uma vez que o Murilo é um viajante conhecedor da Nica Live, gostaria de lhe pedir ajuda para os temas em baixo:

    1 – Se conhece alguma locadora barata para alugar carro em Manágua e se acha necessário alugar um carro 4×4 (vamos nas três primeiras semanas de Julho?

    2 – Onde ficar e comer em León? Estamos a viajar com um orçamento apertado e gostamos de sítios típicos. qaunto a comida, peço o seu conselho porque sou um foodie e sinto uma grande frustração por ir para um sítio e não saber o que como e e onde comer.

    3 – Onde ficar e comer em Granada?

    Agradecia muito a ajuda!!

    Sem mais de momento, OBRIGADO!

    • Faaala Pedro, tudo bem?

      Que bacana! =)

      1- Infelizmente não conheço nenhuma locadora para indicar. Precisar ou não de um 4×4 vai depender dos lugares que você quer conhecer, mas de um modo geral, não há necessidade não!

      2- Sobre hospedagem, vou indicar dois lugares que possuem boa reputação e fazem a linha mais familiar nestas cidades:
      >>> Granada: Hotel El Almirante

      >>> León: La Posada del Doctor

      De qualquer forma, nas duas cidades há muitas opções de hostels caso você prefira!

      3- Dicas de lugares eu vou ficar devendo! =(
      Na época eu quase não frequentava restaurantes, e não me atentava a anotar este tipo de dica para o blog.

      Em Granada você encontra muitos restaurantes aos arredores da rua La Calzada, que é uma rua só para pedestres cheia de lugares para comer.

      Em León, o centrinho turístico, principalmente ao em torno da Catedral principal também há boas opções!

      Sinto muito não ter mais detalhes sobre esse assunto.

      Espero ter ajudado.

      Abração

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here