COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Caribe do México: Dicas práticas para você organizar uma viagem inesquecível. Descubra quando ir, quantos dias ficar, quais lugares conhecer, como se locomover e como se dar bem com o câmbio.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Poucos lugares no mundo oferecem tantos atrativos como o Caribe do México. E, apesar do mar azulado ser o grande responsável por pintar um cenário desejado na cabeça dos viajantes, a região da Riviera Maya possui outros motivos para você visitá-la.

Sítios arqueológicos, cenotes (cavernas que são verdadeiras piscinas naturais), parques temáticos, passeios de barco, mergulhos, noites agitadas e uma culinária de lamber os beiços. Tudo isso poderá fazer parte do seu dia a dia durante uma viagem pelo caribe mexicano.

Sobre os custos, embora viajar por esta parte do México seja mais caro do que em outros destinos do país, é possível fazer uma baita viagem sem precisar gastar uma fortuna.

Pois bem. Se você já se convenceu de que passou da hora de conhecer o Caribe do México, leia este texto atentamente até o final e descubra tudo o que você deve saber para organizar suas férias.

# Se preferir, clique e vá direto ao que procura:

1- Documentos necessários
2- Quando ir
3-  Os principais lugares para conhecer no Caribe do México
4- Quantos dias ficar
5- Roteiro pelo Caribe Mexicano
6- Como se locomover
7- Câmbio

1- Documentos necessários

Viajantes brasileiros que pretendem viajar ao México precisam ter um passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data da viagem.

Recomenda-se também que você tenha em mãos um comprovante da sua passagem de volta ao Brasil ou de saída do México para algum outro destino. Apesar da comprovação desta exigência ser feita aleatoriamente na hora da imigração, muitos viajantes precisam apresentar tal documento. Eu mesmo, que entrei no México através da fronteira com Belize, precisei mostrar o ticket do meu voo para o Brasil.

Já a vacina contra a febre amarela não é exigida.

2- Quando ir

Uma preocupação compreensível na hora de organizar uma viagem ao Caribe do México é sobre a melhor época para visitá-lo, afinal, ninguém quer pegar dias chuvosos na praia.

Para aumentar suas chances de ter apenas dias ensolarados durante suas férias organize sua viagem entre os meses de dezembro e maio.

Em junho e julho as chuvas ficam mais frequentes e, apesar de não ter sua viagem completamente arruinada, a possibilidade de perder um ou dois dias de praia é mais alta. Ainda assim, pode ser uma boa pedida para os viajantes que estejam com o roteiro mais folgado.

Já agosto, setembro, outubro e meados de novembro são os meses que você deve evitar. Junto com as temperaturas mais altas chegam também as tempestades constantes. Apesar de nos últimos anos a região não ter tido furacões com grandes danos ou vítimas, acredito que não vale a pena arriscar a viagem para esta época.

Caribe Mexicano - Playa del Carmen
Playa del Carmen

Leia também: 3 roteiros de mochilão pelo México (Pra todos os gostos)

3- Os principais lugares para conhecer no Caribe do México

Três cidades se destacam no caribe mexicano quando pensamos em regiões para ter como base: Cancun, Playa del Carmen e Tulum. Cada uma delas possui diferentes características e funcionam melhor para um ou outro roteiro.

Cancun, por exemplo, é ideal para os festeiros de plantão e para quem quer passar horas do dia com as comodidades de um resort all inclusive.

Playa del Carmen oferece uma estrutura mais despretensiosa e agradabilíssima. Além disso, sua localização é ideal para diversos passeios bate-volta, como para Chichén Itzá, Ruínas de Tulum, Isla Cozumel, cenotes e parques temáticos.

E Tulum, que costuma ser visitada pela maioria dos viajantes num único dia, também pode ser usada como base pelos viajantes que preferem fugir do agito e badalação dos demais destinos.

Caribe do México - Roteiro
Praia em Tulum

Outro lugar no Caribe do México ideal para quem está a fim de tranquilidade por alguns dias é a Isla Holbox. Apesar de ser um paraíso ainda pouco frequentado pelos brasileiros, quem conhece garante que é um verdadeiro refúgio apaixonante.

Sobre ilhas para fazer passeios de um dia, além da Ilha Cozumel, que é muito procurada devido às boas condições para mergulho e pode ser visitada a partir de Playa del Carmen, outro cantinho no meio do oceano que merece sua visita é a Isla Mujeres. Esta, no entanto, fica mais fácil ser visitada desde Cancun.

Para uma experiência além do mar, os parques Xcaret, Xel-Há e Xplor são atrações que merecem espaço no seu roteiro. Apesar de não serem passeios econômicos, vale a pena reservar uma verba para conhecer ao menos um deles.

O Xcaret é o maior deles e se destaca pelas atrações culturais. Já o Xel-Há chama atenção pelas atividades aquáticas e o Xplor por ter um perfil mais aventureiro.

Leia também: 13 cidades e lugares que você precisa conhecer no México

4- Quantos dias ficar

Para fazer valer o investimento da passagem aérea, minha recomendação é que você passe ao menos cinco dias inteiro no Caribe do México. É pouco, mas já dá pra você ficar com um gostinho de quero mais.

Caso tenha uma semana para viajar, escolha uma única cidade como base e faça passeios bate-volta para conhecer ilhas e praias mais distantes.

Com dez dias você já pode considerar dividir a estadia em dois destinos, como Cancun e Playa del Carmen, Playa del Carmen e Tulum, Playa del Carmen e Isla Holbox, ou qualquer outra combinação que atenda melhor as suas pretensões pelo México.

Para mim, dez dias é o tempo ideal para ter uma boa ideia de tudo que existe por estas bandas. Com mais tempo, é só ir prolongando a estadia nos lugares que mais gostar. Pode apostar que não faltarão atrações para você conhecer. 

Leia também: 9 dicas essenciais para viajar pelo México

5- Roteiro clássico pelo Caribe Mexicano

Com tantos lugares para visitar, as possibilidades de um roteiro pelo caribe mexicano são infinitas. Porém, pra te ajudar nesta tarefa, deixarei uma sugestão de 10 dias que tem como base Cancun e Playa del Carmen.

Comece sua viagem por Cancun, afinal, é lá que você deve aterrissar. Dedique quatro dias inteiros na cidade: um para um bate-volta até Chiché Itzá, outro para um passeio pela Isla Mujeres, e mais dois dias para as praias e atrações de Cancun.

Depois rume para Playa del Carmen e passe mais quatro dias por lá. Aproveite para conhecer Cozumel, as Ruínas de Tulum, algum parque temático e fique um dia de bobeira pelas praias de Playa del Carmen.

chichén itzá - caribe mexicano
Chichén Itzá

6- Como se locomover

O Aeroporto Internacional de Cancun é o local de desembarque para àqueles que chegarem voando à Riviera Maya. Caso seu destino final seja outro, os ônibus da empresa ADO é a pedida certa para se locomover com conforto pagando um preço justo.

A ADO oferece diversas linhas não apenas pelo Caribe do México, mas por todo o país. Confira abaixo as rotas mais utilizadas nesta região, duração do deslocamento e o preço médio:

» Cacun x Playa del Carmen, 1h30, MX$ 75,00
» Cancun x Tulum, 2h30, entre MX$ 80,00 e MX$ 170,00 (dependendo do horário)
» Cancun x Chiquila (Isla Holbox), 3h30, MX$ 255,00
» Playa del Carmen x Tulum, 1h, entre MX$ 50,00 e MX$ 80,00 (dependendo do horário)

Outra alternativa bastante adequada para se locomover por terra é alugando um carro. Se você é do tipo de viajante que curte dirigir, saiba que as estradas estão em bom estado e são bem sinalizadas.

Além disso, o barco é meio de transporte oficial para chegar em algumas ilhas, como na Isla Mujeres (saindo de Cancun) ou em Cozumel (saindo de Playa del Carmen)

7- Câmbio

A primeira dica de câmbio sobre uma viagem ao Caribe do México, é: não compre pesos mexicanos no Brasil. Fazer isso, sem dúvida alguma, será o pior negócio.

Já entre levar dólar ou reais, opte em levar a moeda estadunidense já que ela oferece uma cotação mais vantajosa, e pode ser trocada ou usada num maior número de estabelecimentos.

Além disso, boa parte dos comércios estão acostumados com o uso de cartão de crédito. Portanto, pode ser uma maneira alternativa para pagar parte das suas despesas.

Evite este erro na sua viagem pelo Caribe do México

Não contratar um bom seguro para sua viagem ao Caribe do México é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here