COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado. E também, utilize o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para garantir 5% de desconto.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
México: Dicas de cidades e lugares para você conhecer durante a sua viagem. Descubra quais são os melhores destinos para turismo no país.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Organizar uma viagem pelo território mexicano é uma arte. Afinal, são tantas cidades e lugares para conhecer no México, que decidir quais vamos incluir no nosso roteiro, e quais vamos deixar de fora, pode se tornar um dilema sem fim.

Pra complicar ainda mais, quando finalmente escolhemos quais destinos visitar, podemos descobrir que eles estão a milhares de quilômetros distantes, e que se locomover entre eles exige uma logística pouco viável.

Neste caso, o melhor a fazer, na minha opinião, é alterar a rota. Até porque, aos poucos você vai se dar conta que conhecer todos os lugares incríveis que há no México em uma única viagem, não é uma realidade para a maioria dos viajantes. Seja por falta de tempo, ou dinheiro.

O que não chega a ser um problema, afinal, os mexicanos não se cansam de nos receber de braços abertos. Seja uma, duas, três, ou quantas vezes forem necessárias, para conhecermos todas estas cidades e lugares que indicarei a seguir.

Leia também: 9 dicas essenciais para viajar pelo México

# Localização dos lugares para conhecer no México

1- Cidade do México

Os viajantes que gostam de metrópoles vibrantes vão desejar passar um mês inteiro somente na capital mexicana. O que não seria má ideia, já que não faltam atrações e lugares para conhecer na Cidade do México.

Reserve ao menos quatro dias inteiros da sua viagem para se perder nas suas dezenas de museus, parques, restaurantes, livrarias e construções históricas.

Para curtir a noite, o descolado bairro La Condesa é um dos redutos mais animados da cidade.

Alguns dos pontos turísticos convenientes para uma primeira viagem, são: Centro Histórico (Zócalo), Mirante da Torre Latinoamericana, Bosque Chapultepec e o Museu Nacional de Antropologia.

principais destinos no México
Centro histórico da Cidade do México

Leia também: Os melhores lugares para se hospedar na Cidade do México

2- Pirâmides de Teotihuacán

A menos de setenta quilômetros da Cidade do México. A Zona Arqueológica de Teotihuacán é um daqueles passeios bate-volta indispensável pra quem vai à capital mexicana.

Ao contrário de outras cidades antigas que existem no país, muitos fatos sobre a civilização de Teotihuacán ainda são um mistério até os dias de hoje. É claro que existem algumas hipóteses sobre a sua história, porém, nenhuma das teorias é unanimidade entre os pesquisadores.

Apesar disso, uma coisa é certa, é impossível não se impressionar com a grandiosidade dos templos e construções que estão aí. 

ruínas para conhecer no México
Pirâmides de Teotihuacán

3- Puerto Vallarta

Quem pensa que só de Caribe vive as praias mexicanas está muito enganado. Apesar de não ter a fama da Rivera Maya, Puerto Vallarta, que se encontra na Riviera Nayarit – Costa Pacífica – também tem seu valor.

Além das paisagens dignas de cartão postal, espere encontrar uma estrutura pra lá de diversificada, e um astral animadíssimo.

4- Puebla

A apenas duas horas de ônibus desde a Cidade do México, Puebla é um dos lugares históricos mais emblemáticos do país. E, apesar das suas construções coloniais por si só já valerem qualquer viagem, o destino oferece muito mais.

Pra quem não abre mão de comer bem durante a viagem, essa é a oportunidade de provar alguns dos pratos mais mexicanos que existem, dentre eles, o Mole Poblano.

Outros lugares igualmente merecedores da sua atenção por estas bandas, é o povoado de Cholula e o imponente Vulcão de Popocatépetl, que estão a menos de trinta minutos de Puebla.

Leia também: 3 roteiros de mochilão pelo México

5- Oaxaca

Outro destino cultural, gastronômico e com belos cenários naturais é a cidade de Oaxaca.

Na cidade em si, vale reservar um dia inteirinho para bater perna pelo seu centro-histórico e mercados. E, além disso, outras atrações que você não deveria deixar de visitar são as piscinas naturais Hierve el Água, as ruínas de Mitla e Monte Albán, além de conhecer uma fábrica Mezcal – bebida típica mexicana, parente da tequila.

6- Puerto Escondido

Longe da ostentação da Riviera Maya, Puerto Escondido, que está na Costa Pacífica a 250 quilômetros de Oaxaca, é uma dos vilarejos praieiros mais autênticos e despretensiosos que você poderá conhecer no México.

O turismo, obviamente, já chegou por estes lados. Porém, os viajantes que aqui desembarcam estão em busca de tranquilidade e não fazem questão de sofisticação, ou querem saber das suas ondas perfeitas.

Sim, Puerto Escondido é um daqueles points pra surfista nenhum botar defeito. Mas que, nem por isso, deixa de atrair viajantes comuns que querem, no máximo, se equilibrar numa cadeira de praia.

7- San Cristóbal de las Casas

Localizado no estado de Chiapas, San Cristóbal de las Casas foi uma das surpresas mais simpáticas que tive durante a minha viagem pelo México.

O destino, que fica perto de uma fronteira com a Guatemala, tem tudo àquilo que uma típica cidade colonial pode oferecer: construções graciosas, bares e restaurantes à vontade, mercados de rua, e, o melhor de tudo, preços pra lá de amigáveis.

Apesar do seu centro-histórico poder ser percorrido em apenas um dia, vale a pena reservar mais tempo para conhecer também alguns lugares que estão pela região e que indicarei no próximo tópico.

cidades para conhecer no México
Centro histórico de San Cristóbal de las Casas

8- Cascadas El Chiflón e Cañion del Sumidero

Dois lugares que você pode conhecer no México, em passeios bate-volta desde San Cristóbal, é o Centro Ecoturístico Cascadas El Chiflón e o Cañion del Sumidero, ambos localizados a cerca de cem quilômetros de San Cristóbal, porém, em direções opostas.

Apesar de ser possível chegar a estes lugares com o transporte público, vale a pena contratar o tour com alguma agência. Além do passeio ser mais confortável e não exigir tantas horas na estrada, os preços são bastante razoáveis. Prova disso é que fazer tudo por conta própria não fará com que você economize muito dinheiro.

destinos turísticos no México
Cascadas El Chiflón

9- Palenque

Também no estado de Chiapas, outro lugar para conhecer no México é o Sítio Arqueológico de Palenque, que fica a poucos quilômetros da cidadezinha de mesmo nome.

Apesar de não ser tão imponente quanto outras construções Maias, Palenque foi uma das cidades mais influentes daquela época, principalmente por conta da sua localização estratégica.

10- Mérida

Apesar dos seus quase um milhão de habitantes, Mérida é um destino que oferece ambiente agradável e organizado pouco comum em cidades deste porte.

Considerada um dos polos culturais mais importantes do país, graças as suas dezenas de museus e eventos do tipo, a cidade é uma parada perfeita pra quem quer combinar lugares urbanos e as praias caribenhas numa mesma viagem.

Além disso, Mérida oferece boas opções de acomodações e restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

turismo no México
Catedral principal no centro-histórico de Mérida

11- Riviera Maya

Velha conhecida entre os brasileiros, a Riviera Maya não é popular entre nós sem motivos. Por estas bandas, não faltam lugares capazes de nos impressionar por conta daquela água que parece ter sido pintada cuidadosamente.

Seja em Cancún, em Playa del Carmen ou em Tulum, o mar azulzinho será a grande atração em todas estas cidades mexicanas. Porém, como se apenas isso não bastasse, ainda somos presenteados com diversas maneiras de explora-lo. 

Mar caribenho ao lado de ruínas maias? Listo. Mar caribenho com resorts pé na areia? Listo. Mar caribenho dentro de parques temáticos? Listo.

Isso sem mencionar as ilhas – como Isla Mujeres e Cozumel – e os cenotes, que rendem um capítulo à parte.

praias para conhecer no México
Playa del Carmen

Leia também: Os melhores lugares para se hospedar em Playa del Carmen

12- Chichén Itzá

Há quem viaje ao México com a única intenção de conhecer este lugar. O que é compreensível, afinal, a antiga cidade maia foi eleita em 2007 como umas das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Independente disso, a verdade é que a zona arqueológica, de fato, impressiona pelas grandes construções e bom estado de conservação.

O melhor de tudo é que o lugar é relativamente próximo da Riviera Maya. Portanto, deixar de fazer um passeio bate-volta desde o Caribe mexicano até Chichén Itzá, seria um tremendo vacilo.

ruínas maias para conhecer no México
Chichén Itzá

13- Bacalar

Localizada perto da fronteira com Belize e a três horas de Playa del Carmen, a Laguna Bacalar oferece águas tão azuis e cristalinas quanto as do mar do Caribe. E, diferente das cidades utilizadas como base na Riviera Maya, o turismo por estas bandas é menos frenético.

Quer realmente relaxar com uma paisagem estonteante? Vá, sem pensar duas vezes, para Bacalar.

# Bônus: Los Cabos

Burburinho turístico principalmente entre os viajantes dos Estados Unidos e Canadá, aos poucos os brasileiros começam a considerar Los Cabos como um lugar para conhecer no México.

E já era hora, já que este destino localizado na região conhecida como Baixa Califórnia, não deixa a desejar em nenhum quesito.

Além das praias e paisagens de tirar o fôlego, a estrutura por lá é bastante adequada.

»»» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de lugares para conhecer no México? Me conta aí nos comentários! 🙂

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito!!
    Ainda durante o roteiro que realizei, me deram como dicas visitar as praias de mahahual (próximo as lagoas de bacalar), grutas de tolotongo em hidalgo, ilha contoy (ao norte de cancun), Tamasopo em san luis potosi, a cidade de Guadalajara, muita gente ia até umas ruinas (esqueci o nome) do lado guatemalteco a partir de san cristobal de las casas.
    A decepção foi Cancun.. mil vezes playa del carmen e tulum.
    Infelizmente não dá para visitar tudo! Mas fica como sugestão para um proximo planejamento.
    p.s. Adorei seu site!

    • Oi Aline, tudo bem?

      Uau, quantas dicas boaaaas! xD
      Realmente, o México é cheio de atrações, né?!

      Super obrigado pela contribuição!

      Abração

      PS: Acredito que as ruínas que você se refere é Tikal

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here