Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

13 cidades e lugares que você precisa conhecer no México

Organizar uma viagem pelo território mexicano é uma arte. Afinal, são tantas cidades e lugares para conhecer no México, que decidir quais vamos incluir no nosso roteiro, e quais vamos deixar de fora, pode se tornar um dilema sem fim.

Pra complicar ainda mais, quando finalmente escolhemos quais destinos visitar, podemos descobrir que eles estão a milhares de quilômetros distantes, e que se locomover entre eles exige uma logística pouco viável.

Neste caso, o melhor a fazer, na minha opinião, é alterar a rota. Até porque, aos poucos você vai se dar conta que conhecer todos os lugares incríveis que há no México em uma única viagem, não é uma realidade para a maioria dos viajantes. Seja por falta de tempo, ou dinheiro.

O que não chega a ser um problema, afinal, os mexicanos não se cansam de nos receber de braços abertos. Seja uma, duas, três, ou quantas vezes forem necessárias, para conhecermos todas estas cidades e lugares que indicarei a seguir.

Leia também: 9 dicas essenciais para viajar pelo México

# Lugares para conhecer no México

» Clique aqui para fazer uma cotação de seguro viagem para o México

1- Cidade do México

Os viajantes que gostam de metrópoles vibrantes vão desejar passar um mês inteiro somente na capital mexicana. O que não seria má ideia, afinal, não faltam atrações e lugares para conhecer na Cidade do México.

Reserve ao menos quatro dias inteiros da sua viagem para se perder nas suas dezenas de museus, parques, restaurantes, livrarias e construções históricas.

Para curtir a noite, o descolado bairro La Condesa é um dos redutos mais animados da cidade.

Alguns dos pontos turísticos convenientes para uma primeira viagem, são: Centro Histórico (Zócalo), Mirante da Torre Latinoamericana, Bosque Chapultepec e o Museu Nacional de Antropologia.

» Melhores passeios na Cidade do México

» Ofertas de hospedagem na Cidade do México

principais destinos no México

Centro histórico da Cidade do México

2- Pirâmides de Teotihuacán

A menos de 70 quilômetros da Cidade do México, a Zona Arqueológica de Teotihuacán é um daqueles passeios bate-volta indispensável pra quem vai à capital mexicana.

Ao contrário de outras cidades antigas que existem no país, muitos fatos sobre a civilização de Teotihuacán ainda são um mistério até os dias de hoje.

É claro que existem algumas hipóteses sobre a sua história, porém, nenhuma das teorias é unanimidade entre os pesquisadores.

Apesar disso, uma coisa é certa: é impossível não se impressionar com a grandiosidade dos templos e construções que estão aí. 

ruínas para conhecer no México

Pirâmides de Teotihuacán

3- Puerto Vallarta

Quem pensa que só de Caribe vive as praias mexicanas está muito enganado.

Apesar de não ter a fama da Rivera Maya, Puerto Vallarta, que se encontra na Riviera Nayarit – Costa Pacífica – também tem seu valor.

Além das paisagens dignas de cartão postal, espere encontrar uma estrutura pra lá de diversificada e um astral animadíssimo.

» Melhores passeios em Puerto Vallarta

» Ofertas de hospedagem em Puerto Vallarta

4- Puebla

A apenas duas horas de ônibus desde a Cidade do México, Puebla é um dos lugares históricos mais emblemáticos do país. E, apesar das suas construções coloniais por si só já valerem qualquer viagem, o destino oferece muito mais.

Para quem não abre mão de comer bem durante a viagem, essa é a oportunidade de provar alguns dos pratos mais mexicanos que existem, dentre eles, o Mole Poblano.

Outros lugares igualmente merecedores da sua atenção por estas bandas é o povoado de Cholula e o imponente Vulcão de Popocatépetl, que estão a menos de 30 minutos de Puebla.

Leia também: 3 roteiros de mochilão pelo México

5- Oaxaca

Outro destino cultural, gastronômico e com belos cenários naturais é a cidade de Oaxaca.

Na cidade em si, vale reservar um dia inteirinho para bater perna pelo seu centro-histórico e mercados.

Além disso, outras atrações que você não deveria deixar de visitar são as piscinas naturais Hierve el Água, as ruínas de Mitla e Monte Albán, além de conhecer uma fábrica Mezcal – bebida típica mexicana, parente da tequila.

» Melhores passeios em Oaxaca

» Ofertas de hospedagem em Oaxaca

6- Puerto Escondido

Longe da ostentação da Riviera Maya, Puerto Escondido, que está na Costa Pacífica, a 250 quilômetros de Oaxaca, é uma dos vilarejos praieiros mais autênticos e despretensiosos que você poderá conhecer no México.

O turismo, obviamente, já chegou por estes lados. Porém, os viajantes que aqui desembarcam estão em busca de tranquilidade e não fazem questão de sofisticação, ou querem saber das suas ondas perfeitas.

Sim, Puerto Escondido é um daqueles points para surfista nenhum botar defeito. Mas que, nem por isso, deixa de atrair viajantes comuns que querem apenas se equilibrar numa cadeira de praia.

» Ofertas de hospedagem em Puerto Escondido

7- San Cristóbal de las Casas

Localizado no estado de Chiapas, San Cristóbal de las Casas foi uma das surpresas mais simpáticas que tive durante a minha viagem pelo México.

O destino, que fica perto de uma fronteira com a Guatemala, tem tudo àquilo que uma típica cidade colonial pode oferecer: construções graciosas, bares e restaurantes à vontade, mercados de rua, e, o melhor de tudo, preços pra lá de amigáveis.

Apesar do seu centro-histórico poder ser percorrido em apenas um dia, vale a pena reservar mais tempo para conhecer também alguns lugares que estão pela região.

» Melhores passeios em San Cristóbal de las Casas

» Ofertas de hospedagem em San Cristóbal de las Casas

cidades para conhecer no México

Centro histórico de San Cristóbal de las Casas

8- Cascadas El Chiflón e Cañion del Sumidero

Dois lugares que você pode conhecer no México, em passeios bate-volta desde San Cristóbal, é o Centro Ecoturístico Cascadas El Chiflón e o Cañion del Sumidero, ambos localizados a cerca de 100 quilômetros de San Cristóbal, porém, em direções opostas.

Apesar de ser possível chegar a estes lugares com o transporte público, vale a pena contratar o tour com alguma agência. Isso porque, além do passeio ser mais confortável e não exigir tantas horas na estrada, os preços são bastante razoáveis.

Prova disso é que fazer tudo por conta própria não fará com que você economize muito dinheiro.

destinos turísticos no México

Cascadas El Chiflón

9- Palenque

Também no estado de Chiapas, outro lugar para conhecer no México é o Sítio Arqueológico de Palenque, que fica a poucos quilômetros da cidadezinha de mesmo nome.

Apesar de não ser tão imponente quanto outras construções Maias, Palenque foi uma das cidades mais influentes daquela época, principalmente por conta da sua localização estratégica.

10- Mérida

Apesar de os seus quase um milhão de habitantes, Mérida é um destino que oferece ambiente agradável e organizado pouco comum em cidades deste porte.

Considerada um dos polos culturais mais importantes do país, graças as suas dezenas de museus e eventos do tipo, a cidade é uma parada perfeita pra quem quer combinar lugares urbanos e as praias caribenhas numa mesma viagem.

Além disso, Mérida oferece boas opções de acomodações e restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

turismo no México

Catedral principal no centro-histórico de Mérida

11- Riviera Maya

Velha conhecida entre os brasileiros, a Riviera Maya não é popular entre nós sem motivos.

Por estas bandas, não faltam lugares capazes de nos impressionar por conta daquela água que parece ter sido pintada cuidadosamente.

Seja em Cancún, em Playa del Carmen ou em Tulum, o mar azulzinho será a grande atração em todas estas cidades mexicanas. Porém, como se apenas isso não bastasse, ainda somos presenteados com diversas maneiras de explora-lo. 

Mar caribenho ao lado de ruínas maias? Listo. Mar caribenho com resorts pé na areia? Listo. Mar caribenho dentro de parques temáticos? Listo.

Isso sem mencionar as ilhas – como Isla Mujeres e Cozumel – e os cenotes, que rendem um capítulo à parte.

» Melhores passeios em Cancun

» Melhores passeios em Playa del Carmen

praias para conhecer no México

Playa del Carmen

12- Chichén Itzá

Há quem faça uma viagem ao México com a única intenção de conhecer este lugar. O que é compreensível, afinal, a antiga cidade maia foi eleita em 2007 como umas das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Independente disso, a verdade é que a zona arqueológica, de fato, impressiona pelas grandes construções e bom estado de conservação.

O melhor de tudo é que o lugar é relativamente próximo da Riviera Maya. Portanto, deixar de fazer um passeio bate-volta desde o Caribe mexicano até Chichén Itzá, seria um tremendo vacilo.

ruínas maias para conhecer no México

Chichén Itzá

13- Bacalar

Por fim, localizada perto da fronteira com Belize e a três horas de Playa del Carmen, a Laguna Bacalar oferece águas tão azuis e cristalinas quanto as do mar do Caribe.

E, diferente das cidades utilizadas como base na Riviera Maya, o turismo por estas bandas é menos frenético.

Quer realmente relaxar com uma paisagem estonteante? Vá, sem pensar duas vezes, para Bacalar.

# Bônus: Los Cabos

Burburinho turístico principalmente entre os viajantes dos Estados Unidos e Canadá, aos poucos os brasileiros começam a considerar Los Cabos como um lugar para conhecer no México.

E já era hora, porque este destino localizado na região conhecida como Baixa Califórnia, não deixa a desejar em nenhum quesito.

Além das praias e paisagens de tirar o fôlego, a estrutura por lá é bastante adequada.

Evite este erro na sua viagem pelo México

Não contratar um bom seguro para sua viagem ao México é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Julio Pereira disse:

Murilo, até agora o seu blog foi o melhor: sem preconceito e bem informativo. Qual a melhor forma de se deslocar entre as cidades que estão mais distantes: voo? E para as próximas, você sugere alugar um carro, ou apenas contratar o passeio no hotel? E última, que é bem clássica, tirando a Riviera Maya (que não me interessa muito, para dizer a verdade), você acha que 3 semanas dá para ter uma ideia de tudo isso que você escreveu? Valeu!

Murilo Pagani disse:

Oi, Julio, tudo bem?

Que bacana, obrigado pelas palavras!

Sim, se você tiver orçamento para os voos, vai facilitar bastante. Ainda assim, eventualmente você precisará pegar alguns ônibus.

Os ônibus intermunicipais são confortáveis e pontuais. Ah, e comprando a passagem antecipada, dois ou três dias, costuma ser mais barato.

Na minha opinião, para os bate volta será mais cômodo contratar passeios.

E sim, tirando a Rivera Maya, em 3 semanas dá para ter uma ideia destes destinos e aproveitar bastante.

Espero que aproveite a viagem ao México.

Abraço

Márcia disse:

Oi Murilo amei seu blog , queria escolher uma cidade calma e tranquila que fosse entre a fronteira dos estados unidos e o mexico ,para que meu namorado pudesse ir me visitar . voce pode me indicar alguma.

Murilo Pagani disse:

Oi, Márcia, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas do blog.

Infelizmente não conheci a região de fronteira do México com os Estados Unidos. Não consigo te indicar nenhuma cidade nesta região.

Abraço

Nielso disse:

Nielso. Estou em Cancún, para quem tiver só 10 dias, é um bom local para ficar, muitos passeios para lugares históricos, e belas praias.

Murilo Pagani disse:

Oi Nielso, tudo bem?

Obrigado por compartilhar a sua experiência!

Abraço!

Nara disse:

Oi Nielson, como você está em Cancun nessa época (dez/2020) poderia dizer como estao as coisas por ai com relação ao covid… Dá pra viajar tranquilo!?
Estou com viagem marcada pra janeiro!

Juliana disse:

Olá! Minha filha tem interesse em cursar uma faculdade no México. Há essa possibilidade? O que preciso saber para tornar esse sonho uma realidade?

Murilo Pagani disse:

Oi Juliana, tudo bem?

Infelizmente não sei te informar como funciona o processo para estuda no México! =(

Abraço

ALEXANDRE DA disse:

Muito legal o México

Murilo Pagani disse:

Eu também adorei, Alexandre!

Abraço

Maria Lúcia M. B. Martins disse:

Oi Murilo, quais as principais cidades e lugares pra se conhecer no Mexico em 10 dias.? Vmos agora em abril.

Murilo Pagani disse:

Oi Maria, tudo bem?

Depende do tipo de lugar que você gosta! Em dez dias dá para focar apenas na Riviera Maya ou Cidade do México e mais alguma outra cidade!

No mais, como disse, vai mais do seu estilo!

Abraço

Alice Suete disse:

Estou planejando minha PRIMEIRA viagem da vida, pra passar 20 dias sozinha, mochilando e tirando fotos. Seu blog é maravilhoso e ajudou a dar o primeiro start no roteiro. Estou a procura de vilarejos, fotografar pessoas, uma cultura inteira, e suas dicas foram incríveis. Muito, muito obrigada. 😉

Murilo Pagani disse:

Oi Alice, tudo bem?

Que bacana… Fico contente em saber que gostou do blog e que as dicas estão ajudando! =)

Espero que sua viagem seja incrível, e que venham muitas outras depois dela!

Abração

Dulce disse:

Murilo, esse post foi essencial pra basear meu roteiro pelo México. Visitei a maioria dos lugares indicados e outros diferentes.
Valladolid (que entrou no nosso roteiro entre Mérida e Riviera Maya) foi a minha grande paixão! A cidade é super charmosa e tranquila, com muitos cenotes próximos pra conhecer. Alugando uma scooter é possível conhecer os mais afastados do centro da cidade, que são lindíssimos e praticamente desertos (Agua Dulce foi apenas nosso por uma hora!).
Bacalar, que tinha ficado fora dos planos iniciais, foi o melhor imprevisto que poderia ter acontecido (quando soubemos que as praias de Tulum, Playa del Carmen e Cancun estavam com toneladas de sargazo, mudamos a rota pra lugares possíveis de aproveitar tudo). De lá conseguimos explorar as redondezas (Mahahual e Chetumal – lindas mas com sargazo tbm – e as ruínas de Kohunlich, Dzibanche e Kinichná – quase destertas).
Trocamos a hospedagem de Cancun (que, na minha opinião, é decepcionante) por Isla Mujeres, o que super recomendo. Só dormimos uma noite em Cancun porque o voo de retorno era bem cedo. A estrutura turística de Playa del Carmen é infinitamente melhor!
México é um país mágico e encantador que em 30 dias vc só pensa em planejar mais 30 e quem sabe mais 30…

Murilo Pagani disse:

Oi Dulce, tudo bem?

Bom demais saber que as dicas te ajudaram! =)
E que bom que, apesar dos imprevistos, vocês conseguiram improvisar no roteiro e fazer uma baaaita viagem!

Realmente, o México é um destino pra voltar muitas e muitas vezes! Eu mesmo não vejo a hora de ir pra lá novamente! Há muito o que conhecer.

Abração

Karine otis disse:

Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou, Karine!

Abração

aline disse:

Perfeito!!
Ainda durante o roteiro que realizei, me deram como dicas visitar as praias de mahahual (próximo as lagoas de bacalar), grutas de tolotongo em hidalgo, ilha contoy (ao norte de cancun), Tamasopo em san luis potosi, a cidade de Guadalajara, muita gente ia até umas ruinas (esqueci o nome) do lado guatemalteco a partir de san cristobal de las casas.
A decepção foi Cancun.. mil vezes playa del carmen e tulum.
Infelizmente não dá para visitar tudo! Mas fica como sugestão para um proximo planejamento.
p.s. Adorei seu site!

Murilo Pagani disse:

Oi Aline, tudo bem?

Uau, quantas dicas boaaaas! xD
Realmente, o México é cheio de atrações, né?!

Super obrigado pela contribuição!

Abração

PS: Acredito que as ruínas que você se refere é Tikal