Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

9 dicas essenciais para viajar pelo México

Viajar pelo México nunca foi um sonho antigo. Na realidade, visitar o país só entrou nos meus planos porque ele era a consequência óbvia depois de uma longa trip pela América Central.

Admito que fui sem grandes expectativas. E hoje, percebo que o motivo para isso era apenas um: falta de conhecimento – ou curiosidade, interesse ou qualquer outra coisa – pelo nosso conterrâneo latino.

Durante muito tempo associei uma viagem pelo México somente a badalada Cancún. Porém, ao chegar lá, compreendi que apesar da Riviera Maya ser digna da fama que tem, é muito, muito pouco perto de tudo que um mochilão por este país pode nos proporcionar.

Pois bem. Se você já entendeu isso, e decidiu que vale a pena dedicar uma férias inteira para desbravar o território mexicano, neste post eu te darei algumas dicas práticas para você organizar o seu roteiro.

Leia também: 13 cidades e lugares que você precisa conhecer no México

# Dicas de viagem pelo México

1- O que esperar de uma viagem para o México?
2- Documentação para viajar pelo México
3- Qual moeda levar?
4- Melhor época para viajar pelo México
5- Principais destinos para turismo no México
6- Culinária e pratos típicos do México
7- Transporte
8- Quanto custa viajar pelo México
9- Roteiros de viagem pelo México
» Reservar passeios no México
» Contratar seguro viagem para o México

1- O que esperar de uma viagem para o México?

Não importa qual seu estilo e que tipo de lugar você prefira conhecer, é bastante provável que você encontre uma viagem pelo México que atenda as suas necessidades.

Gosta de natureza? Os possíveis destinos são incontáveis e não será fácil decidir entre praias, cenotes, cachoeiras, cânions e montanhas.

Para os viajantes mais urbanizados, a capital mexicana é uma das metrópoles mais impressionantes do nosso continente e conquista boa parte dos turistas.

E claro, sítios arqueológicos e cidades históricas também estão espalhadas pelos quatro cantos do país.

Como nem só de lugares se faz uma viagem, espere encontrar um povo animado, alegre e bastante hospitaleiro. Há quem diga que os mexicanos – principalmente nas zonas mais turísticas, como em Cancún – não pensam duas vezes ao tentar tirar proveito de um turista mais ingênuo.

Eu, no entanto, não senti isso em nenhum momento. Ou talvez tenha sido tão inocente que nem sequer me dei conta disso, o que eu acho pouco provável.

Sobre a culinária local, só posso dizer que este é um dos países latinos de onde meu estômago sente mais saudades. Os pratos clichês conhecidos no mundo inteiro estarão lá e muito mais saborosos. No entanto, pode apostar que a gastronomia mexicana vai muito além do Tex-Mex.

E, como se não bastasse tudo isso, a cereja do bolo é que viajar pelo México não precisa ser caro.

México - dicas de viagem

Palacio de Bellas Artes, na Cidade do México

Leia também: 3 roteiros de mochilão pelo México

2- Documentação para viajar pelo México

Para viajar pelo México a turismo não é necessário emitir nenhum visto antecipadamente. No entanto, você precisará do seu passaporte com validade mínima de seis meses.

Outro item que não é obrigatório é a vacina contra a febre amarela. Porém, lembre-se de verificar se o seu voo não terá nenhuma escala em um país onde o certificado é exigido, como por exemplo, na Colômbia ou no Panamá.

Por outro lado, um item que deve estar em mãos na hora da imigração é a passagem de volta, ou um bilhete que comprove a saída do país. Não é sempre que eles pedem para apresentar este documento. Porém, vá ciente de que eles podem solicita-lo. (Eu mesmo tive que apresentar).

Eventualmente, na hora da imigração ainda podem te questionar sobre o motivo da viagem, lugares que visitará e onde ficará hospedado. Para este último item, inclusive, podem até mesmo solicitar um comprovante de reserva.

Porém, de um modo geral, todo este processo costuma ser bem rápido, tranquilo e aleatório. Entenda por “aleatório” que são poucos viajantes que passam por isso, mas que pode acontecer com você.

Seguro viagem para o México

Apesar de não ser obrigatório, recomendo que você contrate um seguro viagem para sua viagem ao México. Aliás, esse é um cuidado que, na minha opinião, devemos ter em qualquer ocasião em que vamos sair do nosso país.

Uma boa plataforma para contratar seu seguro é a Seguros Promo. Lá você encontrará planos de diversas seguradoras que custam a partir de R$ 15,00 por dia de viagem.

Além disso, saiba que utilizando o cupom VOLTOLOGO5 você ganha 5% de desconto. E, fazendo o pagamento através de boleto bancário, pagará mais 5% a menos. Portanto, sua economia pode chegar até 10%.

Se acaso quiser fazer uma cotação online, clique aqui.

3- Qual moeda levar?

De um modo geral, a melhor moeda para levar em uma viagem pelo México é o dólar dos Estados Unidos.

Mesmo com a cotação nas alturas, quando fazemos as contas essa costuma ser a opção com melhor custo-benefício na hora da conversão.

O Real não é tão valorizado por lá e a cotação não costuma ser das melhores.

Outra solução não adequada é comprar pesos mexicanos no Brasil. Isso porque, ela é considerada uma moeda fraca. Além de não ser tão fácil de encontrar nas casas de câmbio, a cotação costuma ser pouco atraente.

Cartões pré-pago, do tipo Visa Travel Money, pode ser uma alternativa extra para levar seu dinheiro de um modo mais seguro, e fazer saques na moeda local. Ou até mesmo para fazer pagamentos com o próprio cartão. Neste caso, melhor ainda pois não precisa pagar a taxa de saque.

O bom e velho conhecido cartão de crédito, apesar das suas taxas e restrições, pode salvar a vida em alguma emergência.

Lembrando que em comércios de pequeno porte, principalmente em cidades pouco turísticas, é sempre bom ter dinheiro em espécie para pagamento, ou perguntar se o estabelecimento aceita cartão de crédito como forma de pagamento.

Ou melhor, tenha dinheiro em espécie até mesmo nas cidades mais turísticas, porque pagamento com cartão não é tão usual como estamos acostumados no Brasil.

4- Melhor época para viajar pelo México

É difícil definir uma única melhor época para viajar pelo México. Afinal, com um território tão vasto e diverso, cada região tem suas próprias particularidades.

É o mesmo que pensar sobre qual a melhor época para viajar pelo Brasil. Ou seja, dependendo da cidade que você pretende visitar, há uma época do ano mais adequada.

Ainda assim, nem tudo está perdido. Como boa parte das viagens pelo México incluem o caribe mexicano no roteiro, podemos dizer que de dezembro a maio são meses bastante convenientes. Afinal, é a época mais quente e seca por estas bandas.

No entanto, lembre-se de que é a alta temporada e sua viagem pode ficar um pouco mais cara por conta disto.

De junho a primeira quinzena de agosto as chuvas começam a aparecer. Dias ensolarados se intercalam com dias nublados e chuvas ocasionais. É uma boa pedida pra quem vai viajar com o roteiro mais folgado, e pode se dar ao luxo de ter uma manhã, tarde ou até mesmo um dia, “perdido” por conta da chuva.

De setembro a novembro são os meses mais molhados – ao menos na Riviera Maya, onde está Cancún, Playa del Carmen e Tulum. Inclusive, é a época com maior probabilidade de furacões. Evite.

No mais, vale lembrar mais uma vez que o México é um país enorme. Dependendo dos destinos que você pretende visitar, as condições mencionadas podem não ser a realidade de tal região.

quando viajar para o México

Tulum

5- Principais destinos para turismo no México


Você conseguiria conhecer todos os lugares que tem vontade em uma única viagem pelo Brasil? Pode apostar que o mesmo vale para uma viagem pelo México.

Portanto, a menos que você tenha dois meses ou mais para explorar o país, certamente terá que deixar alguns destinos para uma próxima oportunidade.

A Cidade do México é um daqueles lugares imperdíveis para os viajantes que gostam de metrópoles vibrantes e culturais. Tenha certeza de que quatro dias inteiros não serão suficientes para conhecer nem metade do que ela pode te oferecer.

Até porque, pertinho dali estão as Pirâmides de Teotihuacán, que rende um bate-volta indispensável desde a capital.

E, como destinos culturais e cidades históricas são um dos fortes do país, outras cidades que você pode considerar para viajar pelo México, são: Guanajuato, Puebla, Oaxaca, San Cristóbal de las Casas e Mérida. 

Os sítios arqueológicos também rendem um roteiro especial só pra eles. Além das já citadas Pirâmides de Teotihuacán, Palenque, Uxmal e claro, Chichén Itzá, merecem sua atenção.

No caribe mexicano, Cancún é a queridinha de muitos, porém, não a única.

A descolada Playa del Carmen e a simpática Tulum também são ótimas bases para explorar a Riviera Maya. Aliás, essa parte do México mereceria ao menos dez dias para ser explorada como merece.

Há tantas praias, parques temáticos e cenotes que é quase impossível conhecer tudo em uma única viagem. Isso sem falar nas ilhas, como as paradisíacas Isla Mujeres, Isla Cozumel e Isla Holbox.

Por fim, se você acha que as únicas praias dignas de cartão postal estão no Caribe, sinto lhe informar que está enganado. Afinal, do lado Pacífico, Puerto Escondido, Puerto Vallarta e Los Cabos são destinos pra lá de fascinantes que você pode incluir na sua viagem.

viajar pelo México - cidades

Cascadas El Chiflón, perto de San Cristóbal

6- Culinária e pratos típicos do México

Sim, a tortilla e os tacos são facilmente encontrados em qualquer lugar que você vá. Porém, isso é apenas uma parte – muito pequena, por sinal – de tudo o que você pode provar no México.

O prato que me deixa salivando até hoje é o Queso Relleno, que é típico e comum no estado de Yucatán (experimentei em Mérida).

Outros dois muito tradicionais são o Mixiote e o Mole Poblano. Para um maior entendimento destes últimos, e descobrir outras iguarias que você não pode deixar de provar, recomendo que leia o texto “Comida mexicana: pratos típicos do país”, do blog 360 Meridianos.

7- Transporte

Viajar pelo México certamente te exigirá longos deslocamentos. A menos que você se limite a uma única região, esteja preparado para enfrentar distâncias consideráveis.

O jeito mais rápido e prático para se locomover pelo país é, obviamente, de avião. Porém, dependendo da rota em questão os preços podem não ser dos mais atraentes.

Se acaso  precisar comprar trechos avulsos para viajar dentro do país, vale consultar as tarifas da companhia de baixo custo Viva Aerobus. Uma passagem de ida e volta desde a capital mexicana até Cancun, por exemplo, deve custar em torno de US$ 100,00.

E claro, se seu roteiro já estiver bem definido, também indico que faça uma pesquisa utilizando a ferramenta múltiplos destinos, quando for comprar a sua passagem aérea principal. Às vezes é possível conseguir um excelente custo-benefício.

Por outro lado, para quem pretende viajar pelo México de ônibus, a boa notícia é que isso pode ser mais confortável do que você imagina.

Apesar de alguns deslocamentos exigirem facilmente mais de dez, ou até mesmo quinze horas na estrada, os veículos são novos e as empresas – ao menos as mais tradicionais – respeitam os horários.

Uma das maiores no país é a ADO, que viaja praticamente pra qualquer canto do território mexicano.

Só para você ter uma ideia de valor e tempo de deslocamento, uma viagem de quinze horas entre San Cristóbal de las Casas e Cidade do México me custou cerca de US$ 45,00.

Para você descobrir o tempo de percurso e preço entre outros trechos, o site ClickBus dá uma boa referência. (Atualmente o site da ADO está dando erro).

Lembrando ainda que quando comprada com um ou dois dias de antecedência, as passagens são mais baratas do que comprando no mesmo dia da viagem.

8- Quanto custa viajar pelo México

Assim como em qualquer outro destino, a resposta sobre quanto custa viajar pelo México é um sonoro DEPENDE. Eu sei, isso é pouco esclarecedor para você, mas nem por isso deixa de ser verdade.

Porém, fique tranquilo, pois a seguir vou detalhar um pouco mais este depende.

» Passagem Aérea

Uma passagem aérea de ida e volta desde São Paulo até a Cidade do México, varia, normalmente, entre R$ 1.800,00 e R$ 2.300,00, já com todas as taxas.

Isso, é claro, se você não conseguir uma promoção relâmpago. Vale ficar de olhos nos sites de ofertas, pois não é difícil ter promoções para lá.

Se precisar adquirir trechos avulsos, consulte os preços no site da Viva Aerobus.

Para deslocamentos de ônibus, a página da ClickBus te dará essa referência.

» Acomodação

Quem não se importa em ficar em quartos compartilhados de hostels, é possível se hospedar em um bom albergue gastando cerca de R$ 50,00 por noite.

Já quem prefere a privacidade e conforto de um hotel, é possível encontrar boas acomodações com tarifas entre R$ 170,00 e R$ 260,00, em uma suíte para duas pessoas.

» Alimentação

É o item mais difícil de calcular em qualquer viagem. Porém, vale destacar que comer bem no México não precisa custar uma fortuna.

Boas comidas de rua, como tortas, tacos e afins, dificilmente irá custar mais do que R$ 15,00 a porção.

Já um prato executivo simples dificilmente sai mais do que R$ 25,00. Ou se preferir, gastando cerca de R$ 35,00 por refeição é possível comer em lugares mais organizados.

» Passeios

Outro item que você não pode se esquecer de incluir no seu orçamento de viagem para o México são os gastos com passeios.

Neste caso, como cada atração possui valores muito diferentes, o ideal é que você faça uma lista com tudo que quer conhecer, e depois pesquisar os preços de cada uma delas.

Museus e entradas de parques na capital mexicana não custam muito. Por outro lado, os passeios na Riviera Maya, que duram o dia inteiro, devem custar entre US$ 60,00 e US$ 150,00 cada um. O valor depende, obviamente, da atração em questão.

quanto custa viajar pelo México - passeios

Pirâmides de Teotihuacán

9- Roteiros de viagem pelo México

O tempo mínimo que eu recomendo para uma viagem pelo México é de sete dias. Obviamente é pouco, porém, já justifica os gastos com passagem aérea e a longa jornada até lá.

E, no caso de ter apenas uma semana disponível, o ideal é escolher uma única região para visitar e usar alguma cidade como base para um ou outro passeio bate-volta.

Qual destino conhecer vai ao gosto do viajante. Numa primeira viagem ao país, o mais convencional é optar pela Cidade do México ou Playa del Carmen, para explorar o que cada uma delas – e seus arredores – têm a oferecer.

Com dez dias já dá pra combinar estas duas regiões em um único roteiro. Pode ficar corrido e você não vai conseguir visitar tudo o que há em cada zona. Porém, é uma realidade possível para os viajantes que não abrem mão de explorar tanto as praias caribenhas, quanto a cosmopolita capital mexicana.

Se praia não é com você, em dez dias dá pra fazer um itinerário folgado pela Cidade do México e Puebla.

Com duas semanas de férias e um roteiro bem otimizado, dá para explorar Cidade do México, Puebla, San Cristóbal e parte da Riviera Maya. Indico quatro, dois, dois e cinco dias para cada um destes destinos, respectivamente. Além do dia de ida e o dia de volta, que totalizam quinze dias para viajar pelo México.

Se acaso tiver três semanas, vale incluir Oaxaca na mesma rota acima.

Enfim, estas são apenas algumas sugestões de como você pode organizar o seu roteiro pelo México. O mais importante é você pesquisar com cuidado o que cada destino tem pode te proporcionar, selecionar aqueles que mais fazem o seu gosto, e começar a priorizar cada um deles, montando uma rota que tenha uma logística sensata.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Gustavo disse:

Prezados, dica de amigo, NÃO VIAJEM PARA O MÉXICO. O consulado simplesmente não disponibiliza agenda para visto, que é necessário desde o ano passado, e não fornecem nenhum tipo de suporte. Sugiro Colombia, Porto Rico, Barbados, Aruba, qualquer um MENOS México

Murilo Pagani disse:

Oi, Gustavo, tudo bem?

Poxa, que chato essa situação, hein?!

Não sabia que estava assim.

Obrigado por compartilhar a sua experiência.

Abraço

Priscila Santos Melo disse:

Olá.
Vi o valor da passagem que vc postou e queria saber onde conseguiu por esse preço. Poderia me indicar?
Eu sempre encontro valores acima de 3000 reais, poucas vezes abaixo disso. Uso buscadores como Mondo, Google Flights, Kayak e Skyscanner.
Além disso, em que época vc foi?
Super obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi, Priscila, tudo bem?

Infelizmente o preço das passagens subiram muito nos últimos 12 meses.

Esses que indiquei no texto estão desatualizados. Normalmente, utilizo estes buscadores que você mencionou.

Estive no México durante o mês de março.

Abraço

Paula Salvo disse:

Oi Murilo,

Adorei seu blog, to amando as dicas e a parte dos gastos ta me ajudando muito. Tenho uma pergunta bem pontual.
Quanto custa mais ou menos um drink/cerveja num bar?

Obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi, Paula, tudo bem?

Depende muito do bar e da cidade, mas, na média, uma cerveja lata/long neck em um bar deve custar em entre R$ 10,00 e R$ 13,00.

Um drink geralmente custa a partir de R$ 25,00.

Abraço

CRISTINA disse:

Murilo tudo bem?
Estou renovando meu passaporte, será que consigo ir neste mês ou mesmo sendo renovação tenho que aguardar 6 meses?

Murilo Pagani disse:

Oi Cristina, tudo bem?

Não entendi muito bem sua pergunta… Você já está com o novo passaporte em mãos? Ou ainda precisa “renovar”?

Abraço

Gabriel Gomes disse:

Murilo,
To planejando um mochilão no México + América Central. Fiquei com uma dúvida quanto a imigração, como eu não vou ter passagem de volta pro Brasil, e nem para os outros países, pq gostaria de ter uma flexibilidade nisso, oq vc sugere pra mim? O que faço pra nao ser barrado na imigração?

Murilo Pagani disse:

Faaala Gabriel, tudo bem?

Cara, você já comprou a passagem só de ida? Pergunto pois às vezes, comprar ida e volta sai o mesmo preço ou até mais barato do que só ida. E aí ao menos você fica com a passagem para mostrar na imigração, mesmo que não vá utilizá-la.

Abração!
Murilo

Grilão disse:

Show de bola! Gostei das dicas. Acabei de voltar do México e de todas as suas dicas as mais importantes para mim foram as de que moeda levar e quanto custa ir ao México. Tanto é que falei sobre todos os meus gastos e de uma excelente maneira de economizar com o câmbio neste post https://www.partiucomgrilao.com/quanto-custa-uma-viagem-ao-mexico/

Meu blog não é de venda de nenhum produto, apenas de relato das minhas viagens pelo mundo. Gostaria muito que desse uma passada lá e desse dicas de como melhorar

Abraço!

Murilo Pagani disse:

Faaala Grilão, beleza?

Que bom que as dicas te ajudaram! =)

Pô, que bacanaaa! Vou ver sim… Dicas de melhorar o que exatamente você gostaria?

Abraço!

Anderson Vaz disse:

Murilo,
pra ir pro México não precisa passaporte com um mínimo de 6 meses de validade… Pode ser menos. Eu vou em setembro e meu passaporte é válido somente até dezembro. Entrei em contato com consulado por duas vezes e me garantiram que o passaporte precisa ser válido enquanto a pessoa estiver lá. Ou seja, ela precisa sair do país com o passaporte ainda válido, mas isso pode ser até 1 dia antes do prazo de expirar. Me garantiram que no meu caso não haverá problema nenhum.

Murilo Pagani disse:

Faaala Anderson, tudo bem?

Entendi!!
Fica mais simples então…

Só estranho eles não atualizarem essa informação lá no site do Portal Consular.

Facilitaria a vida de muuuuitos viajantes!
Brigadão pela dica!

Abraço