viagem surpreendente para El Salvador
Lago Coatepeque

Ir ou não ir, esse foi meu dilema durante boa parte da viagem a respeito de El Salvador. Diferente da sua vizinha Honduras, ele não era um lugar que eu teria que passar obrigatoriamente para chegar da Nicarágua até a Guatemala. Porém, com um pequeno desvio de rota seria possível conhecer esse país com um território menor que o estado de Sergipe, e depois seguir viagem para o norte.  

Conversando com outras pessoas que já tinham passado por El Salvador, a dúvida só aumentava. Enquanto alguns diziam que o destino não tinha nada de especial e que não valeria a pena conhecê-lo, outros me encorajavam falando que apesar de pequeno, era fácil passar dez dias aproveitando as mais diversas paisagens.

El Tunco - Surpresa na América Central
Praia El Tunco

Fui. E o que posso dizer é que El Salvador foi minha maior surpresa pela América Central. Talvez ele tenha me surpreendido tanto, pelo fato de eu ter ido sem nenhuma expectativa, ou  talvez não.

Praias, vulcões, lagos e ruínas formam belas paisagens, porém nada disso me surpreendeu mais do que os salvadorenhos. Se até então o povo mais amável e receptivo que eu havia conhecido eram os colombianos, depois de ir a El Salvador já não tenho tanta certeza. Cada pedido de informação era sempre atendido com um sorriso no rosto e um “Bienvenido a El Salvador”. Um  alemão que conheci em um hostel, me contou que El Salvador estava sendo o país mais fácil de toda América Latina para viajar sem falar espanhol, graças ao interesse das pessoas em ajudá-lo quando precisava de alguma coisa.

El Salvador - Destino surpreendente na América Central
Vista para o Lago Coatepeque

É uma pena que informações como essa não são notícias nos grandes meios de comunicação. Muito pelo contrário, a fama de El Salvador não é das melhores. Tráfico de drogas, violência e as maras costumam estampar as manchetes relacionas a esse país.

Claro que não vou ser hipócrita e dizer que não há nada disso lá. Sim, pode ter certeza que há tudo isso e muito mais. Seguranças armados em padarias, bares, lojas ou qualquer outro estabelecimento será uma cena comum nos seus dias por El Salvador. Assim como a vigilância do exército, seja em um terminal de ônibus ou até mesmo te acompanhando durante um hiking em um vulcão.

No entanto, o conselho que quero te deixar é: se você está em dúvida se deve ou não visitar El Salvador, seja pela falta de segurança ou por ser um país sem grandes atrativos, é que você faça as malas agora mesmo. Esteja certo de que você terá muito o que fazer e conhecer pelo país.  

guia de viagem américa central

# Leia mais sobre El Salvador

>>> El Salvador: Dicas de viagem e turismo

>>> Roteiro de viagem por El Salvador

>>> Santa Ana, em El Salvador: Dicas para sua viagem

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada pelo seu relato! Confesso que as vezes as pessoas me desanimam falando sobre a segurança. E penso: poxa, sou de SP aonde tem manchete de tragédia todos os dias e ainda assim tanta coisa linda pra conhecer no meu país. Estou na CR e vou sentido Mexico, vou parar na Guatemala com certeza, mas queria muuuuuuuito passar or todos os paises no caminho. Feliz em encontrar pessoas que nos motivam e mostrar que ali há sim lugares e pessoas lindas para conhecer! Obrigada Murilo 🙂

    • Oi Cecília, tudo bem?

      Que demaaais! Saudades dessa trip! hehehe

      El Salvador é bem legal, e sobre a questão de segurança, os lugares turísticos são bem tranquilos!

      Pra te deixar mais confortável, deixarei abaixo o link de um texto do pessoal do blog 360Meridianos. Além de relatar a experiência de uma mulher, eles foram pra lá a menos tempo do que eu! =)

      Espero que ajude!

      >>> https://www.360meridianos.com/dica/el-salvador-seguranca

      Abração

  2. Murilo, você acha que é possível ir à El Salvador sem saber falar espanhol? Dá pra se virar?
    Pois fui à Montevideo sem saber falar quase nada de Espanhol e fiz uma viagem tranquila pois as pessoas tinham paciência em nos escutar e se fazerem entender. Gostaria de saber se em El Salvador também é possível.

    • Oi Tais, tudo bem?

      Olha, o pessoal de El Salvador foi um dos mais simpáticos e prestativos que conheci na América Central.

      Inclusive, conheci um alemão por lá que também comentou que viajar por El Salvador estava sendo mais fácil do que em outros países que falam espanhol, por conta da atenção das pessoas!

      Então acho que será tranquilo sim!

      Abração

  3. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here