El Salvador viagem
Trilha pelo Parque Nacional los Volcanes

Uma das maiores surpresas que tive pela América Central não é tão grande assim, territorialmente falando. Menor país desse subcontinente, El Salvador possui todos os ingredientes necessários para agradar qualquer pessoa durante uma viagem: diversidade natural, boa gastronomia, ótimos preços e um dos povos mais hospitaleiros de toda a América Latina.

E mesmo assim, com todos esses atrativos, muita gente ainda acaba deixando esse país de escanteio durante uma viagem pela América Central. O que eu acho uma pena.

Além de combinar muito bem com seus vizinhos Honduras, Guatemala e Nicarágua, El Salvador é um país que pode ser explorado em uma viagem dedicada exclusivamente a ele. E é exatamente isso que você encontrará nesse post, um roteiro de dez dias por terras salvadorenhas.

Roteiro de viagem em El Salvador

San Salvador >>> El Tunco >>> Santa Ana

Antes de iniciar nossa viagem, quero lembrá-lo de que essas cidades mencionadas acima servirão como base para que você possa explorar muitos destinos turísticos de El Salvador. Portanto, elas não serão os únicos lugares que você visitará.

Se você pegar um voo do Brasil à El Salvador, muito provavelmente sua porta de entrada ao país será pela capital San Salvador.

Apesar da fama da maior cidade do país não ser das melhores, confesso que gostei de passar três dias inteiros por lá. Acho que esse tempo foi mais o que suficiente para conhecer as principais atrações da cidade e arredores. Caso não tenha todos esses dias disponíveis, fique apenas dois.

Um bom lugar para se hospedar em San Salvador é na região próxima ao centro comercial Metrocentro. Além de ser considerada uma área segura, há muitos restaurantes, supermercado e além de fácil acesso ao transporte público.

Reserve uma tarde ou uma manhã da sua estadia para conhecer a Puerta del Diablo, um lugar onde você terá uma bela vista. O passeio fica bem perto da capital e há ônibus públicos que te levam até lá.

El Salvador viagem
Centro de San Salvador

Leia também: Quanto custa um mochilão pela América Central ?

Passado os primeiros dias em San Salvador é hora de você pegar um ônibus rumo a El Tunco, uma das praias mais populares do país.

Esse pequeno vilarejo fica na região de Libertad, a aproximadamente uma hora e meia de San Salvador. Apesar de pequena, El Tunco possui uma boa infraestrutura para receber diversos perfis de viajantes.

Sol, praia, surf,  boa gastronomia, várias opções de barzinhos e tudo isso a preços bastantes acessíveis- essas são as razões que tornam El Tunco tão procurada.

Reserve três dias para aproveitar a vida boa perto ao mar.

El Salvador viagem

Reserve três dias para aproveitar a vida boa perto ao mar.

Leia também: El Salvador, tudo que você precisa saber

Hora de seguir viagem por esse pequeno país, e o próximo destino é Santa Ana.

Para chegar até lá será necessário passar por San Salvador mais uma vez. Pegue um ônibus de El Tunco à capital (aproximadamente uma hora).

Em San Salvador você terá que ir até ao Terminal Occidente, pois é desse terminal que saem os ônibus com destino a Santa Ana. A viagem leva aproximadamente duas horas e o percurso é feito em ônibus convencionais que possuem até ar condicionado. Uma raridade na América Central.

Em Santa Ana não pense duas vezes em se hospedar no Hostel Casa Verde, simplesmente o melhor que já fiquei hospedado. E olha que já fiquei em muitos.

Carlos, o dono do hostel, faz de tudo para agradar os hospedes e ao mesmo tempo deixá-los a vontade.  Os quartos compartilhados possuem lockers, as camas NÃO são beliche e há banheiros masculino e feminino dentro dos dormitórios. Cada cama ainda possui tomada, luz, ventilador de teto, criado mudo e um suporte para acomodar sua mala ou mochila.

A área comum também é incrível. Está sempre limpa (assim como os dormitórios), possui piscina, sala de TV, duas cozinhas super bem equipadas e terraço.

Faça desse hostel a sua casa para você explorar a região.

El Salvador viagem
Hostel Casa Verde

Leia também: Dicas práticas de Santa Ana, em El Salvador

É a partir de Santa Ana que você poderá conhecer alguns dos lugares mais bonitos de El Salvador. Recomendo que você reserve pelo menos quatro dias inteiros para visitá-los com calma, pois dificilmente conseguirá fazer mais de um passeio por dia.

Apesar de não estarem dentro de Santa Ana, todos os que vou citar aqui ficam a aproximadamente uma hora da cidade e os deslocamentos podem ser feito em transporte público. Ou seja, você gastará muito pouco para conhecê-los já que não precisará contratar nenhum tour ou agência.

Alguns dos lugares que visitei e recomendo são:

>>> Lago Coatepeque: Um enorme lago onde há muitos bares e restaurantes ao seu redor. É possível fazer passeios de lancha e visitar algumas prainhas.

El Salvador viagem

>>> Parque Nacional los Volcanes: É nesse parque que fica o famoso vulcão Santa Ana e onde você terá essa vista incrível. Além dele, outros dois vulcões fazem parte do parque- o Cerro Verde e o Izalco.

El Salvador viagem

>>> Ruínas de Tazumal: Uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a civilização Maia a apenas 13 quilômetros de Santa Ana.

Outros lugares que também são bastante procurados  por quem vai à Santa Ana, mas que infelizmente não pude conhecer, são o Parque Nacional El Imposible e a Ruta de las Flores.

guia de viagem américa central

# Leia mais sobre a América Central

>>> 7 razões para viajar pela América Central

>>> 5 roteiros de viagem pela América Central

>>> Quanto custa um mochilão pela América Central?

>>> Como se locomover pela América Central ?

>>> Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

4 COMENTÁRIOS

  1. Eai meu, tranquilo?
    Conheci o blog hoje pesquisando sobre El Salvador.
    Depois de conhecer percebi que o tempo que quero viajar é possível fazer dois países.
    Mas tem algo que você não falou sobre El Cuco, no sul de El Salvador. Não fez essa cidade por falta de tempo ou não valia a pena mesmo ? De El Cuco, posso tentar ir para Honduras, não sei se é possível, porque pelo que vi o ônibus sai somente de San Salvador e não sai nada de San Miguel.
    Ou de La Liberdad consigo conhecer algumas das praias de El Salvador?
    Porque se conseguir ir algumas praias de La Liberdad, eu mudaria para Guatemala a partir de Santa Ana, eu vi em um dos seus posts que é possível.
    Bem foda seus posts cara, além de estar planejando essa viagem, já consigo imaginar a depois desta para os outros países da América Central.
    Abs.,

    • Faaala Feliphe, tudo bem e aí!?

      Não fui por falta de tempo… hehehe

      E sim, El Tunco está na região de La Liberdad. Bem perto de San Salvador!

      Fico contente em saber que gostou dos posts!! 🙂

      Abraço

  2. Excelente seus comentarios.Me ajudou muito, pois no final de agosto pretendo dar um giro pela America Central, icluindo El Salvador, Honduras, Guatemala e Mexico

  3. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here