feria de las flores colombiaTendo seu nome associado na maioria das vezes somente ao Cartel de Medellín, o que nem todos sabem é que Medellín é considerada a Cidade da Eterna Primavera. Sua temperatura agradável durante todo o ano e sem estações definidas faz dessa cidade um lugar privilegiado para o cultivo de flores. Sua produção anual contribui fortemente para que a Colômbia seja atualmente o  segundo maior exportador de flores mundial, ficando atrás apenas da Holanda.

E para celebrar esse fato, é em agosto que a cidade mostra porque merece essa fama e realiza a Feria de las Flores.  A primeira feira aconteceu em 1957 no mês de maio, com o objetivo de expor um dos símbolos mais representativos da Colômbia. Em 1958, passou a ser realizada em agosto, mês da independência Antioquenha. A partir de então, diversos eventos foram se acrescentando na feira e atualmente são 10 dias de festas com uma programação capaz de satisfazer a todos os gostos e idades.

Como é a feira?

Algumas pessoas dizem que a Feria de las Flores é o carnaval de Medellín. Claro que não é exatamente o carnaval que nós brasileiros estamos acostumados, porém alguns aspectos são semelhantes. As músicas, danças e o clima de festa, realmente me fizeram acreditar que estava em um carnaval fora de época.

A festividade tem inicio em uma sexta- feira a noite com um show de abertura. Esse ano, mais de sessenta mil pessoas se reuniram na região da estação de metrô “Estádio” para dar inicio a mais um ano de tradição. Se você faz questão de curtir o show de frente para o palco, sugiro que chegue exatamente no horário em que o evento está marcado para começar.

Durante os demais dias da feira há muitos eventos espalhados por toda a cidade. Há programação para todos os gostos e idades, e o mais importante- de graça. Exposição de jardins, desfile de carros antigos, shows, concursos de fotografia e apresentações de danças são apenas alguns dos eventos que você encontra durante a feira.

medellin
Exposição de animais gigantes feitos com flores

 

feria de las flores medellin
Desfile de carros

 

Leia também: Medellín, informações importantes sobre a cidade

Dez coisas para fazer em Medellín

Os Silleteros

O evento mais esperado de toda a feira também marca o seu encerramento, o Desfile dos Silleteros.

Durante a época colonial, não era permitido utilizar animais para transporte de carga em caminhos que percorriam as cordilheiras. Sem opção, o transporte de mercadorias e produtos entre os povoados era realizado com a força humana. Essas pessoas que realizavam esse tipo serviço, eram chamadas de silleteros.

Atualmente, Silleteros são os camponeses que produzem enormes arranjos de flores e desfilam por aproximadamente seis quilômetros no último dia da Feria de las Flores. Durante o desfile centenas de homens, mulheres e crianças carregam orgulhosamente seus arranjos nas costas, apresentando- os a toda a população que acompanha a tudo de perto.

E se você pensa que verá apenas flores durante o desfile, está muito enganado. Durante todo o percurso também há muita música e apresentações de danças.

silleteiros
Foto: Mazen Ayman Amer

 

Confira no vídeo abaixo um pouco do último dia da feira deste ano!

Caso você esteja em Medellín durante a feira dos próximos anos, basta acessar o site oficial do evento que você encontrará toda a programação, com locais, datas e horários.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here