Melhores passeios em Montevidéu, no Uruguai: Descubra quais tours incluir no seu roteiro de viagem e como comprar seus ingressos!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora não seja uma metrópole imensa como outras capitais da América do Sul, há excelentes passeios em Montevidéu. E, a primeira dica que eu posso te dar sobre a capital do Uruguai, é: fique ao menos quatro dias inteiro por lá.

É bem verdade que as atrações da cidade podem ser visitadas em menos tempo. No entanto, desde Montevidéu é possível fazer diversos passeios bate-volta para outros destinos da região.

De cidades-históricas ao litoral, de enormes mercados gastronômicos a pequenas cafeterias escondidas, e de parques urbanos a vinícolas cheias de charme. Os melhores passeios em Montevidéu podem te levar a todos estes lugares.

E, para você decidir quais programas devem fazer parte da sua viagem pelo Uruguai, neste texto eu vou revelar como são as atividades que mais conquistam os viajantes.

Leia também: Onde ficar em Montevidéu | Melhores bairros e hotéis

# Melhores passeios em Montevidéu

Assim como qualquer grande cidade, é possível fazer muito passeios em Montevidéu por conta própria.

Visitar museus, andar sem rumo pelas ruas históricas da capital, e descobrir por acaso um restaurante escondido numa esquina pouco movimentada, são prazeres inestimáveis em qualquer viagem. E, de fato, você deve ter espaço na sua programação para fazer tudo isso.

No entanto, alguns tours guiados em Montevidéu podem deixar sua viagem ainda mais especial.

Portanto, mais do que contar quais são os principais pontos turísticos da capital uruguaia, ou mencionar tudo o que há para fazer por lá, neste texto eu indicarei alguns passeios para fazer em grupo.

Tenho certeza que estas atividades podem te ajudar de alguma forma. Seja para facilitar o deslocamento entre destinos, descobrir detalhes históricos revelados por guias experientes, ou até mesmo para ter experiências mais inusitadas durante as suas férias.

Não menos importantes, vale informar que os passeios indicados neste texto são atividades que podem ser reservadas na Get Your Guide – uma plataforma onde é possível pesquisar, reservar e comprar seus tours com praticidade e segurança.

1- Ônibus turístico em Montevidéu

Seja para quem tem pouco tempo disponível, para quem gosta de conhecer várias atrações num mesmo dia, ou para quem quer facilidade para se locomover na cidade – o ônibus turístico em Montevidéu ostenta todas estas facilidades.

Com uma rota única, que passa pelos principais pontos turísticos da capital do Uruguai, esse é um ótimo passeio para o início da sua viagem. Isso porque, além de conseguir fazer um reconhecimento de área, você mata as atrações mais famosas logo de cara.

A dinâmica do passeio é simples. Você compra seu ingresso, embarca em alguma das paradas estabelecidas, e desembarca e embarca novamente quantas vezes quiser. Durante todo o caminho você tem disponível um serviço de áudio-guia que vai contando detalhes sobre a história de cada local.

Os pontos de paradas do ônibus, são: Mercado do Porto, Praça da Independência, Prefeitura de Montevidéu, Palácio Legislativo, Mercado Agrícola, Monumento à Diligência, Jardim Botânico, Shopping Tres Cruces, Estádio Centenário, Montevideo Shopping, Punta Carretas Shopping e Parque Rodó.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

ingressos de passeios em Montevidéu
Parque Rodó

Leia também: Seguro viagem para o Uruguai | Dicas indispensáveis

2- City tour em Montevidéu

Cumprindo um papel semelhante ao do ônibus turístico, este city tour também é um dos melhores passeios em Montevidéu para fazer no início da sua viagem.

Embora os dois passeios passem por lugares diferentes, muitas atrações estão nos dois itinerários. Por essa razão, recomendo que você escolha fazer apenas um dos dois programas.

Diferente do ônibus, o city tour tem o acompanhamento de um guia profissional durante todo o percurso. É ideal para quem gosta de passeios mais humano e de tirar possíveis dúvidas que surgirem.

Apesar dos deslocamentos mais longos serem feitos num veículo, algumas caminhadas entre as atrações mais próximas fazem parte da trip.

Alguns lugares visitados, são: centro-histórico, Mercado do Porto, Catedral Metropolitana, Praça Independência, Avenida 18 de Julho, Palácio Legislativo, Congresso Nacional, Mercado Agrícola, Estádio Centenário, Parque Batlle, bairro Carrasco e Ramblas de Montevidéu.

Também importante, vale destacar que o tour dura cerca de quatro horas. O passeio pode ser feito em meio período, tanto de manhã como à tarde.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

melhores tours em Montevidéu
Praça da Independência

3- Bike tour

Para os viajantes mais dispostos, este bike tour é uma ótima maneira de conhecer as principais atrações de Montevidéu.

Aliás, por conta da liberdade e agilidade que uma bicicleta oferece, o passeio acaba indo além dos principais pontos turísticos. Durante a aventura, há paradas em lugares que não são visitados em nenhum outro passeio estilo city tour.

A programação começa no centro de Montevidéu, onde os viajantes visitam as principais atrações dessa região. Em seguida, continua rumo a Punta Carretas, um bairro moderno e à beira-rio. Durante o caminho diversas paradas são realizadas!

Considerando o caminho de ida e volta, o total do percurso a ser vencido é de aproximadamente quinze quilômetros. Mesmo quem não está acostumado a pedalar não precisa se preocupar, afinal, o trajeto é plano em sua maioria.

O passeio dura cerca de três horas e há saídas de manhã e à tarde.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

passeio de bicicleta em Montevidéu
Rambla, o calçadão de Montevidéu

4- Passeio fotográfico

Que tal conhecer o centro-histórico de Montevidéu e ainda ter um registro fotográfico profissional do seu passeio? É exatamente essa a proposta deste tour.

Durante duas horas e meia você visitará diversos pontos turísticos do centro, terá informações sobre cada lugar através de um áudio-guia, e será clicado por um fotógrafo. Como não poderia deixar de ser, depois do tour você receberá as fotos tratadas.

O passeio normalmente acontece no final da tarde para fazer uso da iluminação natural favorável que há nessa hora do dia. Não menos importante, saiba que em caso de chuva o passeio terá que ser remarcado para outro dia ou horário.

Sem dúvida um passeio/serviço com excelente custo-benefício. Ideal para quem quer conhecer a cidade e, além disso, ter um registro especial da viagem ao Uruguai.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

passeios no Uruguai - dicas
Centro-histórico de Montevidéu

Leia também: 10 hotéis baratos em Montevidéu

5- Vinícola Bodega Bouza

Embora não tenha a tradição da sua vizinha Argentina, o Uruguai também produz excelentes vinhos. E, um dos melhores passeios para fazer em Montevidéu, é justamente visitar uma vinícola.

Apenas vinte quilômetros do centro da cidade, a Bodega Bouza é uma das produtoras de vinho mais bem estruturadas para receber os viajantes.

Além da curta distância de Montevidéu, a vinícola disponibiliza três tipos de visitas em diversos horários, tem restaurante, e é super bem cuidada.

Ainda assim, apesar de ser um passeio pra lá de agradável, tenha em mente que a visita guiada não foge dos padrões deste tipo de turismo.

O tour dura cerca de uma hora e meia, conta a história da vinícola, informa sobre seu processo de produção de vinhos, leva os viajantes a percorrer seus espaços de operação, e é finalizado com uma degustação dos principais rótulos da casa.

Além disso, dependendo do horário da sua visita dá para incluir um almoço no restaurante da Bodega Bouza.

Ao contratar seu passeio com o pessoal da Get Your Guide, note que há duas opções disponíveis. Enquanto uma delas refere-se apenas a visita guiada, a outra já inclui o transporte de Montevidéu até a vinícola. O melhor custo-benefício é contratar tudo junto!

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

6- Passeio de Montevidéu para Punta del Leste

O passeio de Montevidéu para Punta del Leste é o tour mais clássico da capital do Uruguai.

Tenha em mente, porém, que neste bate-volta não é contemplado tempo de praia. Ou seja, os viajantes fazem um recorrido apenas com paradas pelos principais pontos turísticos da região.

Caso você queira aproveitar o dia e a noite em Punta del Leste, considere passar dois ou três dias por lá.

Sobre o passeio em si, esteja preparado para um dia intenso, daqueles que começa bem cedo e só termina ao anoitecer.

Alguns dos destinos visitados neste passeio, são: Piriápolis, Argentino Hotel e Cerro San Antonio, Punta Ballena, Casapueblo e Monumento La Mano. Além disso, também há caminhadas por diversos bairros de Punta del Leste.

A quem interessar, saiba que dá para incluir almoço na hora de contratar o passeio. Eu, no entanto, acredito que seja mais bacana deixar para decidir na hora. Isso porque, você pode encontrar algum cantinho que lhe agrade mais do que o restaurante indicado no passeio.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

7- Passeio para Colonia del Sacramento

Localizada a cento e oitenta quilômetros de Montevidéu, Colonia del Sacramento é uma cidadezinha histórica às margens do Rio da Prata. Inclusive, é de lá que saem as embarcações que fazem a travessia até Buenos Aires, na Argentina.

Com uma arquitetura graciosa, ruas de paralelepípedo e ares extremamente acolhedores, Colonia é aquele tipo de lugar para conhecer sem pressa e aproveitar ao máximo a magia das suas vielas.

Apesar de passar uma noite por lá ser uma experiência mais completa, o passeio bate-volta de Montevidéu dá conta de preencher as principais atrações da cidade. Aliás, da até mesmo para almoçar com calma e perambular sem rumo pela cidade.

Além disso, outra vantagem de fazer o passeio de um dia é que o guia deixará sua viagem muito mais completa. Afinal, ele dará detalhes importantes sobre a história de Colonia e dos seus principais atrativos.

Durante as suas andanças, não deixe de visitar a Calle de los Suspiros, a Plaza de Toros, a Basílica do Santíssimo Sacramento, a Puerta de la Ciudadela, o Farol de Colonia e o Porto de Iates.

Caso seu roteiro de viagem inclua Buenos Aires, um bom plano é sair cedo de Montevidéu, passar o dia e pernoitar em Colonia, e no dia seguinte fazer a travessia até a Argentina.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

# Como comprar ingressos para passeios em Montevidéu?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para passeios em Montevidéu é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios, ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas da sua viagem a Montevidéu, verifique se a atração indica que o cancelamento é gratuito.

» A maior parte dos passeios em Montevidéu são com guias que falam espanhol e inglês. Alguns até incluem guias em português, mas não costuma ser regra!

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios em Montevidéu.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here