Normalmente, os viajantes buscam o que fazer em Caruaru quando querem complementar um roteiro que será tirado do papel durante o tradicional São João da cidade. E, na minha opinião, este é de fato o melhor momento para conhecer este destino que está localizado no agreste de Pernambuco.

Apesar de haver alguns pontos turísticos em Caruaru que podem ser visitados em qualquer época do ano, é durante as comemorações do mês de junho em que o turismo se torna ainda mais especial. Portanto, se puder, prefira viajar neste período.

Embora a região esteja mais movimentada e as diárias dos hotéis podem chegar a valores dignos de Ano Novo, é somente durante o São João de Caruaru que você terá a chance de experimentar os reais encantos de lá. No mais, para descobrir quais são as outras atrações que podem preencher o seu itinerário, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

o que fazer em Caruaru
Caruaru é um dos principais destinos de Pernambuco para quem quer aproveitar o São João

Quantos dias ficar em Caruaru?

Dois dias inteiros são suficientes para visitar os pontos turísticos de Caruaru. Como as festas de São João geralmente começam por volta das 17h, dá para turistar durante o dia e ir aos festejos depois do entardecer.

Para conseguir montar um roteiro desta forma, programe a viagem entre quinta-feira e domingo. Isso porque, são nestes dias em que acontecem os shows nos palcos montados pelos quatro cantos da cidade. Apenas na última semana de evento é que também costuma acontecer apresentações de segunda a quarta-feira.

quantos dias ficar em Caruaru?
Dois dias são suficientes para visitar os pontos turísticos de Caruaru

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Caruaru

Como chegar a Caruaru e se locomover pela cidade?

Caruaru está localizada a 170 quilômetros de Recife e o jeito mais prático para chegar lá é desembarcando na capital pernambucana e seguindo viagem de carro por conta própria. Ainda assim, quem não estiver com um veículo consegue fazer este deslocamento de ônibus.

Os ônibus de Recife para Caruaru saem do Terminal Rodoviário do Recife (TIP), que está 16 km do aeroporto. A empresa responsável pela linha é a Progresso, a passagem custa cerca de R$ 35,00, há saídas quase que de hora em hora e o tempo de deslocamento é de 2h.

Além disso, também dá para chegar a Caruaru de ônibus saindo de Maceió e João Pessoa. Tenha em mente, porém, que para estes trechos costuma ter apenas um horário ao dia.

Ao chegar a Caruaru, é possível se locomover pela cidade utilizando aplicativos de transporte. Na área central até dá para circular a pé, porém, os deslocamentos entre a rodoviária e bairros mais afastados precisarão ser feitos de carro. De modo geral, Uber e 99 funcionam razoavelmente bem, mas dependendo do percurso pode ser que precisemos de uma pitada de paciência e sorte para encontrar um motorista.

Em todo caso, saiba que fiz todos os meus deslocamentos desta forma e consegui visitar todas as atrações que gostaria.

como chegar a Caruaru
Rodoviária de Caruaru

Pontos turísticos de Caruaru

Apesar de não ser um destino repleto de atrações turísticas, há alguns lugares bem bacanas para visitar durante uma viagem a Caruaru. Além disso, a cidade também oferece boas paradas gastronômicas a qualquer hora do dia – portanto, inclua pequenas pausas durante os passeios para deixar o seu estômago contente.

Por fim, se você estiver com pouco tempo para as andanças, saiba que acordando cedo dá para conhecer todos os locais mencionados em um único dia. Ainda assim, com 48 horas a sua programação ficará menos cansativa.  

Monte Bom Jesus

O primeiro lugar que visitei durante a minha viagem a Caruaru foi o Monte Bom Jesus, que é onde está o mirante com a melhor vista panorâmica da cidade. Para chegar lá no alto dá para ir tanto de carro como também caminhando. Neste último caso, o melhor caminho é pela escadaria que tem acesso pela Rua Cristovão Colombo.

Além do bonito visual, no Monte Bom Jesus também há uma capela de mesmo nome. E, durante as festas de São João, um pequeno palco é montado e há apresentações artísticas em alguns finais de semana.

Apesar de ser um passeio rápido, é uma boa atração para ir assim que chegar na cidade para ter uma ideia da dimensão de Caruaru.

Morro Bom Jesus Caruaru
Vista do Monte Bom Jesus

Museu Memorial Caruaru

Depois de descer do Monte Bom Jesus pela escadaria da Rua Cristovão Colombo, basta caminhar por apenas 10 minutos em direção ao burburinho central que você chegará ao Museu Memorial Caruaru – um dos principais pontos turísticos da cidade.

Instalado em um prédio histórico que funcionou como mercado de cerais e farinha até 1992, atualmente o casarão – que foi inaugurado em 1924 – guarda as memórias mais ilustres de Caruaru. Além de expor objetos antigos, fotografias e obras de arte, o museu ainda conta com excelentes monitores que estão sempre dispostos a orientar os visitantes.

A visita é rápida, não se gasta mais do que 45 minutos. Porém, na minha opinião, não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Caruaru.

museus em Caruaru
Museu Memorial Caruaru

Feira de Caruaru

Também localizada no centro, a Feira de Caruaru é mais uma atração que deve fazer parte das suas andanças. Aliás, havia anos em que eu não encontrava uma feira tão impressionante quanto essa. Além da dimensão do seu tamanho, outro detalhe que chama atenção é a presença de diversos setores. Não à toa, este conjunto comercial é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Por lá, você encontrará todos os produtos típicos de mercados públicos de respeito: artesanato de diversas categorias, objetos de decoração, brinquedos, roupas, calçados, eletrônicos, carnes, frutas e verduras, farinhas e cereais, além de restaurantes com refeições baratinhas.

Além disso, há até mesmo atrações culturais, como por exemplo, o Museu do Cordel. Ou seja, para quem gosta deste tipo de ponto turístico, a Feira de Caruaru é um prato cheio que tem tudo para ser o destaque do seu roteiro. Portanto, vá com tempo e disposição para conseguir percorrer todas as áreas da feira.

Museu do Forró e Museu do Barro

Forró e artesanato feito com barro são dois símbolos de Caruaru que merecidamente têm casas culturais próprias na cidade. E, ambas, estão localizadas no Espaço Cultural Tancredo Neves, que fica ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Enquanto o Museu do Forró homenageia um dos maiores compositores e cantores brasileiros, o Luiz Gonzaga, o Museu do Barro expõem as obras de diversos artesão que fazem parte da história da cidade.

São João de Caruaru

É impossível escrever um texto sobre o que fazer em Caruaru sem mencionar a maior atração da cidade: o São João. Embora ele não esteja disponível o ano inteiro, é o grande responsável por levar o nome deste município pelos quatro cantos do Brasil. O que é compreensível, afinal, trata-se de um período realmente especial tanto para os caruaruenses como também para os visitantes.

Normalmente, o São João de Caruaru acontece durante todo o mês de junho, mas a programação exata varia a cada ano. Em 2022, começou no dia 4 de junho e encerrou em 2 de julho. Ainda assim, tenha em mente que os maiores eventos – aqueles que você provavelmente já viu na televisão com uma multidão festejando – acontecem apenas de quinta a domingo.

Além de um espaço principal – o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga – que é onde acontecem os shows com artistas famosos e outras apresentações típicas, a cidade também monta outros polos em diferentes bairros.

Pertinho do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, por exemplo, costumam ter outros quatro polos com programações diferentes: Polo Infantil, Polo Juarez Santiago, Estação Ferroviária e Polo Azulão. Todos estes locais citados estão muito próximos uns dos outros e dá para ir andando.

As atrações do São João de Caruaru são todas gratuitas e, de modo geral, acontecem a partir do final da tarde e à noite. Porém, o horário exato depende do polo em questão e do dia.

Por fim, tenha em mente que os hotéis em Caruaru chegam a ficar três vezes mais caros durante essa época e, ainda assim, ficam lotados com meses de antecedência. Portanto, não deixe para fazer a sua reserva na última hora.

o que fazer em Caruaru em um dia
O Polo Mestre Vitalino, no bairro Alto do Mouro, é um dos mais animados do São João de Caruaru
o que fazer em Caruaru São João
Na minha opinião, o melhor momento para visitar Caruaru é durante o São João

Alto do Moura

Situado aproximadamente seis quilômetros do centro, Alto do Moura é uma das vizinhanças mais simpáticas da cidade. Além do astral despretensioso interiorano, o bairro tem como marca registrada ser o burburinho do artesanato local – especialmente de peças produzidas com barro.

É por aqui, inclusive, que estão alguns dos mais famosos pontos turísticos de Caruaru: a Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial Mestre Galdino, dois artesãos que foram dos mais talentosos.

Além disso, durante o São João, Alto do Moura tem um dos polos de eventos mais animados – e concorridos – da cidade. Apesar de não ser tão grande, a programação que coloca o forró pé de serra em destaque atrai uma legião de apaixonados por este ritmo. E, como por aqui é mais comum ter eventos à tarde, também costuma ser bastante frequentado por famílias.

Ainda assim, tenha em mente que um passeio pelo Alto do Moura não precisa acontecer apenas nos períodos de São João. Aliás, será mais sossegado visitar os ateliês, museus e conseguir uma boa mesa nos restaurantes, se você ir em horários fora dos eventos juninos.

Alto do Moura
Alto do Moura
dicas do que fazer em Caruaru
Casa Museu Mestre Vitalino

Cafeterias, bares e restaurantes em Caruaru

Na minha opinião, vale a pena dedicar um espaço no seu roteiro em Caruaru para aproveitar a boa culinária da cidade. Apesar de não ter planejado as comilanças de antemão, durante a minha chuvosa estada fui forçado a procurar por lugares em ambientes fechados para passar algum tempo. E, para a minha surpresa, encontrei bons endereços para comer e beber.

A vizinhança com maior oferta de bares e restaurantes bacaninhas é a Maurício de Nassau – que também é uma das áreas mais novas da cidade e um dos melhores bairros para se hospedar. Além de ótimos estabelecimentos, outra comodidade é que essa região também está bastante próxima do centro e tem fácil acesso.

Na categoria de cafeterias, as minhas três favoritas foram O Bosque Café, Delicatto Café e Confeitaria e Times Café. Nesta última, inclusive, provei um dos melhores cheesecakes que já comi na vida.

Já para combinar ambiente descontraído para ir à noite com bons cardápios de comes e bebes, os Restô Cozinha de Charme e o Rood Comida Afetiva valem a visita. Aliás, ambos estão na mesma rua, um quase de frente para o outro.

Por fim, outro lugar que me pareceu ser uma boa opção para ir à noite, mas que não conheci por causa da falta de tempo, é o The Garden, que tem ótimas avaliações em sites de recomendações.

onde comer em Caruaru?
A Times Café foi uma das minhas cafeterias favoritas em Caruaru
restaurantes em Caruaru
As porções do Restô Cozinha de Charme , assim como o ambiente, fazem jus ao seu nome

3 lugares para se hospedar em Caruaru

($) Para os viajantes que querem economizar, o Hotel Central Caruaru é um dos mais em conta da cidade.

($$) Com bom custo-benefício, o Citi Hotel Premium Caruaru é um dos mais bem avaliados para a sua estada.

($$$) Outro que oferece excelente relação preço x conforto é o Hotel Maysa Caruaru. Que por sinal, também está em um dos melhores bairros para se hospedar.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hotéis em Caruaru.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here