Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

São João de Caruaru [Pernambuco]: Guia prático

O São João de Caruaru, em Pernambuco, é nacionalmente conhecido por ser uma das maiores e melhores comemorações juninas do país. E verdade seja dita: as celebrações fazem por merecer a boa fama que ostentam.

Ainda assim, saiba que se você não se organizar adequadamente – e com antecedência – é bem possível que talvez não vivencie toda a magia do São João de Caruaru.

Se por um lado, a dança, a música e a comilança deste período são os ingredientes perfeitos para deixar qualquer viajante contente, por outro, os tumultos, os preços altos de hospedagem e a falta de informação podem causar chateações durante a viagem.

Não há dúvidas: participar do São João de Caruaru é algo que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de fazer ao menos uma vez na vida. Porém, para realmente aproveitar aquele que é considerado por muitas pessoas o maior São João do Mundo, é necessário alinhar as expectativas com a realidade antes de sair de casa.

Dicas do São João de Caruaru

» História do São João de Caruaru

» Quando começa o São João de Caruaru?

» Como funciona o São João de Caruaru?

» Hotéis para ficar durante o São João

» Turismo em Caruaru

São João de Caruaru dicas
Os principais polos do São João de Caruaru estão próximo do centro da cidade

História do São João de Caruaru

Não há um consenso sobre a história do São João de Caruaru. Uma das poucas certezas incontestáveis é que as celebrações passaram por diversas transformações para chegar ao porte e às características que tem hoje em dia.

Os primeiros registros que há das festas juninas da região são datados em 1854, época em que a cidade ainda possuía o título de vila. Apesar de animado, o São João tinha um perfil mais familiar e era celebrado principalmente nas áreas mais rurais.

Aos poucos o São João de Caruaru foi ganhando forma. Porém, até meados de 1960 as festividades ainda eram realizadas quase que exclusivamente em sítios e fazendas. Na área urbana, o mais comum era que os moradores enfeitassem e fechassem algumas poucas ruas para comemorar o 24 de junho com os vizinhos.

Foi somente no final da década de 70 e a partir dos anos 80 que a prefeitura começou a enxergar o potencial turístico do seu São João. Além de centralizar as festas, o poder público começou a investir em estrutura e programação mais robustas, atraindo consequentemente visitantes de outros municípios.

Em 1995 foi inaugurado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, também conhecido como Pátio do Forró. Atualmente, este é o principal polo do São João de Caruaru e onde acontecem os principais shows da temporada.

história do São João de Caruaru
Polo Estação Ferroviária

Quando começa o São João de Caruaru?

A cada ano o São João de Caruaru começa em uma data diferente. Porém, via de regra, as festas acontecem da primeira semana de junho até o final do mês, sendo que em alguns anos pode terminar nos primeiros dias de julho.

Em 2022, por exemplo, as celebrações foram realizadas de 4 de junho a 2 de julho. O São João de Caruaru 2023 já tem datas definidas e promete ser ainda maior: de 3 de junho a 18 de julho.

Além disso, há outro detalhe importantíssimo sobre a programação do São João de Caruaru: de modo geral, as festas acontecem de quinta a domingo. Ou seja, o ideal é que você se programe para estar na cidade aos finais de semana.

Em algumas datas especificas – como no feriado de São João (24 de junho) ou na semana de encerramento – até há celebrações nos outros dias da semana, mas essa não é a regra. Se você for a Caruaru em uma segunda ou terça-feira comum, por exemplo, provavelmente não irá encontrar nenhuma programação junina.

Sobre os horários, saiba que as apresentações artísticas geralmente acontecem à tarde e à noite – a depender do polo em questão e do dia da semana.

Por fim, saiba que todos os eventos do São João de Caruaru são gratuitos e não é necessário comprar ingresso para nenhum show. Ainda assim, saiba que também há camarotes pagos nos shows principais que acontecem no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

São João de Caruaru 2023
De modo geral, o São João de Caruaru acontece de junho ao começo de julho

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Caruaru

Como funciona o São João de Caruaru?

Para conseguir aproveitar todas as experiências que o São João de Caruaru é capaz de proporcionar é necessário entender a dinâmica de como o evento é organizado.

Além dos dias da semana em que as festas acontecem, é preciso saber também em quais lugares ir. Explico: O São João de Caruaru tem mais de 24 polos espalhados por toda a cidade, sendo que cada polo nada mais é do que uma estrutura para evento.

Cada polo do São João de Caruaru é independente, com programação própria e quase sempre com uma temática específica. Em todo caso, saiba que é perfeitamente possível aproveitar um pouco de cada polo.

Aliás, na área central da cidade há pelo menos três polos que são praticamente lado a lado. Ou seja, dá para ir andando de um canto ao outro. E, nos dias mais lotados, a multidão forma uma única massa entre uma área e outra.

Além de palcos para apresentações artísticas, cada polo do São João costuma ter estrutura com barraquinhas de comes e bebes. Não menos importante, vale destacar que também há espaços com programação dedicada ao público infantil.

O principal polo do São João de Caruaru é o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Provavelmente, esse é o local que você vê na televisão com um marzão de gente a perder de vista. Inclusive, é aqui onde acontecem os grandes shows com os artistas mais famosos.

Além de receber nomes consagrados da música brasileira, no Pátio Luiz Gonzaga também acontecem as principais apresentações de quadrilhas e é onde há maior quantidade de atrativos juninos. Portanto, independente de qual seja o artista principal do dia, vale a pena ir até lá.

Tenha em mente, porém, que o Pátio Luiz Gonzaga é sempre o local mais concorrido e para conseguir entrar é preciso chegar cedo.

Outros polos do São João de Caruaru

Apesar de ser o principal espaço de eventos na cidade o Pátio Luiz Gonzaga não é único local para aproveitar o São João de Caruaru. Inclusive, há quem defenda que o melhor da festa não acontece lá.

O Polo Mestre Vitalino, por exemplo, é um dos mais tradicionais do São João e está sempre cheio. Além de estar situado no bairro Alto do Moura, que por si só já é uma atração turística por causa da sua vocação artística, a programação de shows se destaca por valorizar o forró tradicional, os artistas locais e por ter apresentações durante o dia.

Se não quiser ir tão longe, afinal, o Alto do Moura está a sete quilômetros do burburinho central, no próprio centro de Caruaru, pertinho do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, há outros polos de São João. Alguns dos que oferecem excelentes programações, são:

» Polo Infantil

» Polo Juarez Santiago

» Estação Ferroviária

» Polo Azulão

» Polo do São João na Roça

» Mercado Cultural Casa Rosa

polos São João de Caruaru
Polo Juarez Santiago

Hotéis para ficar durante o São João

Os hotéis para ficar em Caruaru estão distribuídos em três áreas: centro da cidade, bairro Maurício de Nassau e às margens das rodovias BR-104 e BR-232. Dentre estas possibilidades, para mim, a melhor vizinhança é Maurício de Nassau – especialmente para quem estiver viajando sem carro.

Além de ser a área mais nova e bonita da cidade, Maurício de Nassau tem uma boa estrutura comercial, excelentes bares e restaurantes para ir a qualquer hora do dia e está bastante próximo do centro e dos locais onde acontecem as festas de São João. Apesar de as diárias serem mais altas nesta vizinhança, na minha opinião, o investimento vale a pena.

O centro também é um lugar bastante prático para ficar em Caruaru. Aliás, hospedando-se no burburinho central você estará grudado nos principais polos de eventos de São João. Dá até mesmo para ir andando ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga – local onde acontecem os shows principais. Por outro lado, tenha em mente que as acomodações nesta região são mais antigas.

Por fim, os hotéis situados nas rodovias podem ser boas opções para quem estiver de carro próprio e não se importa em usá-lo para ir de um canto a outro (lembre-se de que durante o São João o trânsito fica mais caótico e encontrar uma vaga para estacionar pode ser uma dor de cabeça).

Hotéis e pousadas para reservar

Confira a seguir quais são alguns dos melhores hotéis em Caruaru para a sua estada. Para mais detalhes sobre cada um deles, ver preços para as suas datas ou fazer a sua reserva, basta clicar no nome da hospedagem que está destacado com esta cor.

» Hotel Central Caruaru ($): O Hotel Central de Caruaru é um dos melhor localizados para quem quer aproveitar o São João sem precisar gastar uma fortuna. Situado praticamente ao lado do Marco Zero da cidade, gasta-se menos de 10 minutos para ir andando até os principais polos de eventos (Pátio Luiz Gonzaga, Estação Ferroviária e Polo Azulão).

» Center Plaza Hotel ($): Com suítes individuais que custam a partir de R$ 80,00 por dia, o Center Plaza é um dos hotéis mais baratos em Caruaru. E, apesar de diárias acessíveis e do ambiente básico, é uma acomodação que cumpre muito bem a função de boa, bonita e barata. Localizado no centro, quem fica por aqui consegue ir e vir com bastante facilidade às atrações.

» Citi Hotel Premium Caruaru ($$): Localizado no melhor bairro para ficar em Caruaru, o Maurício de Nassau, o Citi Hotel Premium é também uma das acomodações com melhor nota de avaliação entre os viajantes. Portanto, se você pode investir em uma estada mais especial, e precisa de uma suíte para no máximo duas pessoas, aqui é uma boa escolha.

» Hotel Maysa Caruaru ($$): De perfil semelhante ao seu vizinho-concorrente, o Citi Hotel Premium, o Hotel Maysa é outra acomodação que é presença garantida em qualquer seleção de melhores hotéis em Caruaru. Por aqui, porém, há suítes maiores que podem acomodar até três pessoas por quarto.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros lugares para ficar em Caruaru.

São João de Caruaru hotéis
O centro é uma das melhores áreas para se hospedar em Caruaru

Turismo em Caruaru

Apesar de não ser um destino repleto de atrações turísticas, há alguns lugares bem bacanas para visitar durante uma viagem para o São João de Caruaru. Além disso, a cidade também oferece boas paradas gastronômicas a qualquer hora do dia – portanto, inclua pequenas pausas durante os passeios para deixar o seu estômago contente.

O primeiro lugar que visitei durante a minha viagem a Caruaru foi o Monte Bom Jesus, que é onde está o mirante com a melhor vista panorâmica da cidade. Para chegar lá no alto dá para ir tanto de carro como também caminhando. Neste último caso, o melhor caminho é pela escadaria que tem acesso pela Rua Cristovão Colombo.

Depois de descer do Monte Bom Jesus pela escadaria da Rua Cristovão Colombo, basta caminhar por apenas 10 minutos em direção ao burburinho central que você chegará ao Museu Memorial – um dos principais pontos turísticos de Caruaru.

Também localizada no centro, a Feira de Caruaru é mais uma atração que deve fazer parte das suas andanças. Aliás, havia anos em que eu não encontrava uma feira tão impressionante quanto essa. Além da dimensão do seu tamanho, outro detalhe que chama atenção é a presença de diversos setores.

Por fim, outras duas atrações que fazem parte do circuito turístico da cidade estão localizadas no Espaço Cultural Tancredo Neves, que fica ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: Museu do Forró e Museu do Barro.

turismo em Caruaru
Região próxima à Feira de Caruaru

3 lugares para se hospedar em Caruaru

($) Para os viajantes que querem economizar, o Hotel Central Caruaru é um dos mais em conta da cidade.

($$) Com bom custo-benefício, o Citi Hotel Premium Caruaru é um dos mais bem avaliados para a sua estada.

($$$) Outro que oferece excelente relação preço x conforto é o Hotel Maysa Caruaru. Que por sinal, também está em um dos melhores bairros para se hospedar.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hotéis em Caruaru.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *