Em um primeiro momento podemos ter a ideia de que Vila Velha é uma modesta coadjuvante ao lado da capital do Espírito Santo, Vitória. Porém, a realidade não é bem assim.

Para começar, Vila Velha tem mais história para contar. Além de ser a cidade mais antiga do território capixaba, ganha também em número de habitantes: são aproximadamente 500 mil pessoas vivendo no munícipio – 25% a mais do que na sua vizinha.

Além disso, também há um grande apelo dentre os passeios para fazer em Vila Velha: as praias. Isso porque, de modo geral, seus pedaços de areia são mais atraentes do que o trecho do litoral situado na capital. Portanto, para os viajantes que prezam por um bom banho de mar, visitar a cidade faz ainda mais sentido.

Em todo caso, saiba que mesmo que você não queira esticar a canga na areia o passeio a Vila Velha continua valendo a pena. E, neste texto, eu te contarei quais são os pontos turísticos que você pode conhecer – seja em um passeio bate-volta a partir de Vitória, ou passando mais tempo por lá.

O que fazer em Vila Velha em 1 dia?

Há muito o que fazer em Vila Velha em 1 dia – especialmente se você tiver disposição para começar as atividades bem cedo. Aliás, foi exatamente isso que eu fiz e consegui visitar os principais pontos turísticos da cidade em um passeio por conta própria a partir de Vitória.

Por outro lado, tenha em mente que se você quiser pegar praia, o ideal é dedicar pelo menos dois dias para os passeios em Vila Velha.

De modo geral, o itinerário de um dia que eu recomendo é basicamente o que eu fiz: orla das praias urbanas, trilha e atrações históricas. Eu fiz exatamente nesta sequência, porém, é perfeitamente possível alterar a ordem se você desejar. Inclusive, começar o dia na trilha é um bom plano para evitar o calorão do meio dia durante o percurso.

o que fazer em Vila Velha em 1 dia
Se você pretende pegar praia em Vila Velha, recomendo dedicar dois dias para a cidade

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Vila Velha

Pontos turísticos em Vila Velha

Os pontos turísticos em Vila Velha se encontram muito próximos um dos outros. Ou seja, é bastante rápido e prático circular pela cidade. No meu caso, fiz uma combinação ônibus, caminhadas e serviços por aplicativo de transporte.

Há muitas linhas de ônibus disponíveis entre Vitória e Vila Velha, por isso, essa foi a maneira que utilizei para ir e voltar do passeio. Como estava hospedado na Praia do Canto (Vitória), que fica a apenas sete quilômetros do burburinho turístico de Vila Velha, o deslocamento não demorou nem 30 minutos.

Para me locomover entre as atrações mais centrais fui caminhando – na maior parte do tempo, pela orla da cidade.

Por fim, também utilizei os serviços de aplicativo de transporte para chegar às atrações mais afastadas do centro.

1- Praia de Itaparica e Praia de Itapoã
2- Praia da Costa
3- Morro do Moreno
4- Convento Nossa Senhora da Penha
5- Centro histórico de Vila Velha
6- Fábrica de Chocolates Garoto
7- Museu Vale

centro de Vila Velha
O Parque Prainha é um dos pontos turísticos do centro de Vila Velha

1- Praia de Itaparica e Praia de Itapoã

Estas duas praias estão lado a lado na mesma faixa de areia e fazem parte da orla urbana da cidade. Portanto, não há lista do que fazer em Vila Velha que não inclua ao menos um passeio por este calçadão à beira-mar. E, se desejar, também dá para esticar a canga na areia e curtir a boa vida de frente para o mar.

Além de ser uma das praias mais extensas da cidade, com quase cinco quilômetros, Itaparica oferece uma excelente estrutura de comércio para os visitantes. Sua faixa de areia é um imenso tapete dourado a perder de vista e raramente se encontra tumultuada. Até porque, as ondas sempre agitadas acabam afastando os banhistas que preferem um mar piscininha.

Além disso, Itaparica é o endereço de muitas pousadas em Vila Velha. Para quem pretende se hospedar na cidade, saiba que nesta vizinhança há hotéis com excelente custo-benefício.

Por outro lado, Itapoã é menos ocupada pelos banhistas. Isso porque, esse pedaço da praia tem o mar mais agitado do que o desejável para brincar na água. Além disso, essa parte das praias de Vila Velha é bastante utilizada pelos pescadores capixabas. Ou seja, é comum ter barcos na faixa de areia e na água.

Por falar em barco, saiba que eles também podem ser úteis para os visitantes. Afinal, bem em frente à Praia de Itapoã estão as pequenas ilhas de Pituã e Itatiaia. Para chegar lá, o jeito mais conveniente é fazendo a travessia de barco, que custa em torno de R$ 30,00 por pessoa (ida e volta).

Completamente desertas e sem estrutura, estas ilhas tem prainhas de água mansa e cristalina. Inclusive, dependendo da maré dá até mesmo para curtir a presença de piscinas naturais.

o que fazer em Itaparica - Vila Velha
Praia de Itaparica

2- Praia da Costa

Pertinho da Terceira Ponte – o principal acesso entre Vitória e Vila Velha – a Praia da Costa é considerada uma das melhores praias da cidade. E há várias razões para isso.

Para começar, o banho de mar é mais proveitoso por estas bandas – especialmente no canto esquerdo da praia e no pedaço de areia vizinho, conhecido como Praia da Sereia. Devido à boa estrutura e ao mar calminho, essa região é um dos locais mais adequados para famílias com criança.

Além disso, a orla da Praia da Costa também atrai parte dos visitantes – especialmente quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta à beira-mar. Além de amplo, o calçadão é bem cuidado e há diversos carrinhos vendendo água de coco geladinha.

A estrutura comercial bairro adentro também cumpre seu papel com maestria. Afinal, há uma grande oferta de hotéis, bares, restaurantes e comércios em geral.

Outra comodidade é que a Praia do Canto é muito próxima de outros pontos turísticos de Vila Velha, como por exemplo, as duas estrelas da cidade: o Morro do Moreno e a Convento da Penha.

A partir da ponta esquerda da Praia do Canto se gasta em torno de uma hora para chegar ao ponto mais alto do Morro do Moreno. Lembre-se, porém, que é preciso ter disposição para encarar a trilha de subida até lá.

Já o Convento da Penha se encontra no centro da cidade, a 2,5 quilômetros da Praia do Canto. Neste caso, o ideal é ir de carro até a entrada, e lá utilizar o serviço de van para subir o caminho até a atração propriamente dita.

passeios para fazer em Vila Velha
Praia da Costa

3- Morro do Moreno

Um dos principais passeios para fazer em Vila Velha é a trilha do Morro do Moreno, que oferece uma vista panorâmica da Terceira Ponte e de Vitória. Além do visual, o fácil acesso e o caminho relativamente curto são outros dois motivos que atraem muitos visitantes ao local.

Localizado ao lado da Praia da Costa, dá para subir o morro e voltar à beira-mar gastando de duas a três horas – a depender do seu ritmo na trilha e de quanto tempo pretende passar lá em cima.

Por falar em trilha, saiba que há dois caminhos para chegar ao ponto mais alto do Morro do Moreno: o Acesso Sul (que é a entrada principal) e o Acesso Norte (chamado também de Trilha João Moreno). Ambos os percursos possuem praticamente a mesma distância, cerca de 1,5 quilômetros.

Ainda assim, o Acesso Sul é o mais utilizado pelos visitantes. Isso porque, o trecho inicial deste percurso é amplo e pavimentado com pedras, enquanto que o outro é, de fato, uma trilha mais fechada no meio da mata.

Em todo caso, os dois caminhos são bem marcados e praticamente todo o percurso das duas trilhas é de subida – em alguns momentos, bem íngreme. Como antes de começar a trilha eu quis visitar a Praia do Bananal, eu fiz a ida pelo Acesso Norte (Trilha João Moreno) a volta pelo Acesso Sul (entrada principal).

Em média, dá para fazer cada pernada do deslocamento gastando entre 30 e 45 minutos.

lugares para passear em Vila Velha
A trilha do Morro do Moreno, que termina com esta vista, é um dos melhores passeios para fazer em Vila Velha

4- Convento Nossa Senhora da Penha

No alto de um penhasco a 154 metros acima do nível do mar se encontra o principal cartão postal de Vila Velha: o Convento da Penha, um dos templos religiosos mais antigos do Brasil, construído a partir do ano de 1558.

Além de sua importância histórica e religiosa, outro atrativo do convento é a linda vista panorâmica que há de lá de cima. Portanto, até mesmo os viajantes menos devotos também podem se render a este belo passeio em Vila Velha.

A entrada do Convento da Penha tem endereço no centro da cidade, a apenas duas quadras da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Como a construção está no alto de uma colina há serviço de transporte em vans para subir até lá (R$ 5,00 ida e volta, saídas a cada 15 minutos).

Também dá para ir andando pela famosa Ladeira da Penitência. Aliás, me surpreendi com a quantidade de visitantes fazendo este caminho a pé. Porém, como o nome do acesso não é em vão, vá preparado para encarar uma subida bastante íngreme por aproximadamente 30 minutos.

Na minha opinião, a menos que você esteja cumprindo alguma promessa ou tenha seus motivos de fé, não há nem o que pensar: pague pelo serviço de van e agilize o seu passeio.

Convento da Penha

» Endereço: Rua Vasco Coutinho, Prainha, Vila Velha.

» Horário de funcionamento: Diariamente, das 6hs às 17h30.

» Preço: Gratuito.

Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos principais pontos turísticos de Vila Velha

5- Centro de Vila Velha

Talvez por causa do nome da cidade e uma infundada associação da minha parte, confesso que esperava mais do centro de Vila Velha. Em todo caso, a região tem algumas atrações que você pode visitar durante o seu passeio. Até porque, a grande estrela do roteiro, o Convento da Penha, está por esta região.

A principal referência para as suas andanças será o Parque Estadual da Prainha, que nada mais é do que um enorme gramadão com árvores, parquinho para crianças e espaço para eventos. Aliás, algumas das festas da cidade, como a programação Vila Natalina, acontecem aqui.

Em frente ao Parque Prainha estão outras duas atrações: a Casa da Memória de Vila Velha e o Museu Homero Massena. Por fim, no mesmo quarteirão se encontra a simpática Praça da Bandeira e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

pontos turísticos de Vila Velha
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

6- Fábrica de Chocolates Garoto

Com quase 100 anos de história, a Fábrica de Chocolates Garoto foi fundada em 1929, na cidade de Vila Velha. Naquela época, porém, o único produto da empresa era…bala. Somente alguns anos depois que os chocolates começaram a fazer parte da marca, transformando-a assim em uma das protagonistas desta indústria.

Para saber mais sobre a história da Garoto e se deliciar com os seus bombons, um dos passeios para fazer em Vila Velha – especialmente para quem está com crianças – é conhecer a fábrica da empresa. Além disso, o Chocotour – como é chamada a visita guiada e que está temporariamente suspensa devido à pandemia – também mostra aos turistas o processo de fabricação dos seus produtos.

Ainda assim, apesar do tour principal não estar funcionando neste momento (19/01/2022), dá para visitar o museu e a loja da Garoto que, inclusive, ficam no mesmo local da fábrica. Embora este passeio seja mais curto, na minha opinião, também vale a pena incluir no roteiro.

Como ele está em um pouco mais afastado dos outros pontos turísticos de Vila Velha, recomendo começar ou terminar o seu passeio pela cidade com esta atração.

Fábrica de Chocolates Garoto

» Endereço: Praça Meyerfreund, 1, Glória, Vila Velha.

» Horário de funcionamento da loja:

– Segunda a sexta, das 9hs às 17hs.

– Sábado, das 9hs às 14hs.

» Preço:

– Acesso à loja: Gratuito.

– Museu: R$ 16,00 (Necessário agendamento antecipado através do site da empresa).

Fábrica de Chocolates Garoto
A loja de chocolates da Garoto é um dos lugares para visitar em Vila Velha

7- Museu Vale

Instalado no antigo casarão onde funcionava uma das estações da Estrada de Ferro Vitória – Minas, o Museu Vale é um dos mais empolgantes não apenas de Vila Velha, mas de toda a Região Metropolitana de Vitória.

Aliás, saiba que o centro da capital capixaba é mais próximo do museu do que o centro de Vila Velha. Portanto, é uma boa ideia visitá-lo no dia em que estiver pela área central de Vitória. Até porque, se você pretende fazer apenas um passeio de um dia em Vila Velha, a logística para ir até lá não será conveniente.

 Além do prédio histórico que por si só já valeria a visita, o Museu Vale tem um rico acervo composto por fotografias, ferramentas e objetos relacionados à construção Estrada de Ferro Vitória-Minas. E, como se não bastasse, eventualmente também há exposições artísticas temporárias relacionadas à outras temáticas.

Museu Vale

» Endereço: Rua Vila Isabel, s/n, Estação Pedro Nolasco, São Torquato, Vila Velha.

» Horário de funcionamento: Visitas temporariamente suspensas devido à pandemia.

» Preço: Gratuito.

O que fazer em Vila Velha à noite?

Quem reina em Vila Velha à noite são os bares localizados no eixo entre a Praia da Costa e Itaparica. Tanto para comer como pra beber, é por estas bandas onde você encontrará os melhores endereços gastronômicos e boêmios da cidade.

Na Praia da Costa, a animação fica por conta do Budas Pub, do Jacksons Pub e do Só Santo Botequim. Ou, se preferir um boteco sem tantas firulas, o Brothers & Beers Steak Butiquim também é uma excelente pedida.

Na região de Itaparica, um bom nome para ter anotado é o Blackjack Bar e Petiscaria.

Por fim, caso você tenha outras dicas do que fazer em Vila Velha à noite, deixe um comentário com a sua sugestão no fim do texto. Afinal, tenho certeza que dessa forma você também ajudará outros viajantes.

O que fazer em Vila Velha com chuva?

Verdade seja dita: um passeio de um dia em Vila Velha será parcialmente comprometido no caso de chuva. Ou ao menos, será preciso mais paciência para conseguir cumprir toda a programação entre um aguaceiro e outro.

Ainda assim, como você deve ter notado, dentre as atrações que foram indicadas algumas continuam valendo a pena mesmo com o clima não colaborando. Visitar o Convento da Penha, os museus e a Fábrica de Chocolate Garoto, são algumas atividades que também funcionam como dicas do que fazer em Vila Velha com chuva.

Por outro lado, curtir um dia de praia ou fazer a trilha do Morro do Moreno são passeios que ficarão para outro dia.

Para tentar aumentar as suas chances de pegar apenas dias ensolarados e conseguir aproveitar as praias de Vila Velha, prefira viajar entre abril e outubro. Afinal, historicamente, esse é o período do ano com menor quantidade de chuvas. Lembre-se, porém, que durante os meses de inverno a passagem de frente fria pode atrapalhar os seus planos de conseguir uma marquinha de biquíni ou sunga.

3 lugares para se hospedar em Vila Velha

($) Para os viajantes que querem economizar, A Casa Morro do Moreno é uma das opções mais em conta da cidade.

($$) Na Praia de Itaparica, o Hotel Olympia é uma das acomodações com melhor nota de avaliação no bairro.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Quality Suítes Vila Velha, na Praia da Costa.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Vila Velha.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here