Verdade seja dita: as praias de Vila Velha, na minha opinião, não são as mais lindas do Espírito Santo. Veja bem, não estou dizendo que elas são feias, aliás, longe disso. Porém, há outros destinos que oferecem cenários mais paradisíacos.

Ainda assim, para quem viaja à região metropolitana de Vitória, as praias de Vila Velha são as melhores opções para esticar a canga na areia. Inclusive, mesmo que você não pretenda entrar na água salgada, a orla da cidade rende um belo passeio à beira-mar.

Além disso, as próprias praias de Vitória também podem entrar no seu roteiro de viagem. Apesar de muita gente torcer o nariz para os pedaços de areia da capital capixaba, achei que certos locais ostentam um charme cativante.

E, para te ajudar a entender o que dá para esperar desta parte do litoral do Espírito Santo e se você deve ou não dedicar muito tempo a ela, neste texto eu contarei com detalhes como são as melhores praias de Vila Velha e Vitória.

praias de Vila Velha - Espírito Santo
A Praia da Costa é considerada uma das melhores praias de Vila Velha

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Vila Velha

Melhores praias de Vila Velha

De modo geral, as praias de Vila Velha estão situadas em uma única faixa de areia urbana. Portanto, apesar de cada vizinhança ter as suas próprias particularidades bairro adentro, as características naturais da paisagem praiana não sofrem mudanças tão bruscas.

Além disso, saiba que das cinco praias que serão indicadas, quatro delas estão no burburinho central da cidade e localizadas lado a lado. Portanto, com disposição, dá para fazer uma bela caminhada à beira-mar de sete quilômetros, começando na Praia do Bananal e terminando em Itaparica.

1- Praias ao sul de Vila Velha

De todas as sugestões desta lista de praias de Vila Velha e Vitória a primeira indicada é justamente a única região que eu… não visitei. E, em minha defesa, alego que o clima pouco convidativo do dia em que iria até lá não me convenceu a deslocar os 13 quilômetros do centro da cidade às paisagens do sul.

Com um perfil menos urbano do que eixo turístico central, essa vizinhança de Vila Velha é conhecida como Barra do Jucu. E, além da própria praia que dá nome ao bairro, há outros pedaços de areia que você também pode visitar, como, por exemplo, a Praia da Barrinha e a Praia da Concha.

Outra particularidade é que na Barra do Jucu também tem um… castelo. Com estilão medieval e tudo. Embora não seja possível visitar o interior desta propriedade privada, que pertence a um antigo morador do bairro, a construção acabou se tornando uma atração turística mesmo que seja apenas para tirar uma foto do lado de fora.

Por fim, para completar esse caldeirão de peculiaridades vale mencionar que a Barra do Jucu também é conhecida por abrigar diferentes grupos musicais de congo. Basta ter alguma festa ou programação cultural que as bandas animam e ditam o ritmo da diversão – inclusive, é a trilha sonora oficial do carnaval por estes lados capixaba.

2- Praia de Itaparica

Itaparica é uma das principais e mais movimentadas praias de Vila Velha. Além de ser uma das mais extensas da cidade com quase cinco quilômetros, também oferece uma excelente estrutura de comércio para os visitantes.

A faixa de areia é um imenso tapete dourado a perder de vista. Ou seja, é maior do que coração de mãe e raramente se encontra tumultuada. Até porque, as ondas sempre agitadas acabam afastando os banhistas que preferem um mar tipo piscininha.

Ainda assim, a boa estrutura de quiosques à beira-mar é um convite e tanto para ficar à toa na areia, mesmo que você não bote os pés na água. Se não quiser ficar parado, uma caminhada pelo bem cuidado calçadão pode te ajudar a gastar as energias da comilança na praia.

Além disso, Itaparica é o endereço de muitas pousadas em Vila Velha. Para quem pretende se hospedar na cidade, saiba que por estas bandas há hotéis com excelente custo-benefício. E, via de regra, as tarifas são mais simpáticas do que na vizinha Praia da Costa.

No mais, tenha em mente que também não faltarão opções de bares e restaurantes para ir de dia ou à noite.

melhores praias de Vila Velha
A Praia de Itaparica oferece uma boa estrutura de quiosques à beira-mar

3- Praia de Itapoã

A Praia de Itapoã é o trecho localizado entre a Praia de Itaparica e a Praia da Costa. Porém, diferente das suas vizinhas, ela é menos ocupada pelos banhistas.

Para começar, esse pedaço da praia tem o mar mais agitado do que o desejável para brincar na água. Consequentemente, a estrutura de quiosques acabou não vingando aqui. Há sim alguns comércios na orla – do outro lado da avenida – porém, eles aparecem em menor quantidade.

Além disso, essa parte das praias de Vila Velha é bastante utilizada pelos pescadores capixabas. Ou seja, é comum ter barcos na faixa de areia e na água.

Por falar em barco, saiba que eles também podem ser úteis para os visitantes. Isso porque, bem em frente à Praia de Itapoã estão as pequenas ilhas de Pituã e Itatiaia. Para chegar lá, o jeito mais conveniente é fazendo a travessia de barco, que custa em torno de R$ 30,00 por pessoa (ida e volta).

Completamente desertas e sem estrutura, estas ilhas tem prainhas de água mansa e cristalina. Inclusive, dependendo da maré dá até mesmo para curtir a presença de piscinas naturais. Se a sua intenção for passar algumas horas por aqui, leve todas as parafernálias de praia que precisar – cadeira, guarda-sol, comes e bebes. E claro, traga tudo de volta e não deixe que o vento leve nenhum tipo de resíduo para o mar.

Aliás, para evitar os ventos fortes que podem deixar a água do mar mexida, prefira fazer o passeio para as ilhas de Pituã e Itatiaia pela manhã.

Praia de Itapoã em Vila Velha
A partir da Praia de Itapoã é possível fazer uma travessia de barco para as ilhas Pituã e Itatiaia

4- Praia da Costa

Pertinho da Terceira Ponte – o principal acesso entre Vitória e Vila Velha – a Praia da Costa é considerada uma das melhores praias da cidade. E há várias razões para isso.

Para começar, o banho de mar é mais proveitoso por estas bandas – especialmente no canto esquerdo da praia e no pedaço de areia vizinho, conhecido como Praia da Sereia. Devido à boa estrutura e ao mar calminho, essa região é um dos locais mais adequados para famílias com criança.

Além disso, a orla da Praia da Costa também atrai parte dos visitantes – especialmente quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta à beira-mar. Além de amplo, o calçadão é bem cuidado e há diversos carrinhos vendendo água de coco geladinha.

A estrutura comercial bairro adentro também cumpre seu papel com maestria. Afinal, há uma grande oferta de hotéis, bares, restaurantes e comércios em geral.

Outra comodidade é que a Praia do Canto é muito próxima de outros pontos turísticos de Vila Velha, como, por exemplo, as duas estrelas da cidade: o Morro do Moreno e a Convento da Penha.

A partir da ponta esquerda da Praia do Canto se gasta em torno de uma hora para chegar ao ponto mais alto do Morro do Moreno. Lembre-se, porém, que é preciso ter disposição para encarar a trilha de subida até lá.

Já o Convento da Penha se encontra no centro da cidade, a 2,5 quilômetros da Praia do Canto. Neste caso, o ideal é ir de carro até a entrada, e lá utilizar o serviço de van para subir o caminho até a atração propriamente dita.

Praia da Costa em Vila Velha
O trecho que une a Praia da Costa com a Praia da Sereia tem o mar mais calmo dentre as praias de Vila Velha

5- Praia do Bananal

Dentre as praias de Vila Velha que estão localizadas no burburinho central a Praia do Bananal é uma das que ostenta a paisagem natural mais privilegiada. E o melhor: chegar lá não é difícil.

Escondida no meio do caminho de um dos acessos para o Morro do Moreno, a Praia do Bananal está a 20 minutos de caminhada da Praia da Sereia.

Tenha em mente, porém, que esta é uma praia bem pequena e que quando a maré está alta a faixa de areia diminui ainda mais. Portanto, não precisa de muitos banhistas para ela ficar lotada. Além disso, trata-se de uma praia sem nenhum tipo de comércio.

Por fim, vale mencionar também outra praia que tem acesso por estes lados, mais especificamente indo em direção ao Farol Santa Luzia: a Praia Secreta. Apesar de atualmente já não ser mais tão secreta assim, o lugar continua sendo menos tumultuado do que as suas vizinhas.

praia escondidas de Vila Velha
A Praia do Bananal é uma das praias escondidas de Vila Velha

Melhores praias de Vitória

Assim como em Vila Velha, as praias de Vitória também são urbanas e estão muito próximas uma das outras. Porém, alguns pedaços de areia podem nos dar a sensação de estar afastado de uma capital brasileira – especialmente em dias de semana, que é quando há menos movimento nas orlas.

Se vale ou não a pena pegar praia em Vitória vai depender do seu gosto por praia e do seu roteiro. Ainda assim, mesmo sem entrar no mar, acho válido incluir ao menos algumas delas na sua programação pela cidade.

6- Praia Grande da Ilha do Boi

Mesmo estando ao lado de um dos eixos mais movimentados de Vitória – entre a Terceira Ponte, o Shopping Vitória e a Curva da Jurema – a Ilha do Boi parece ignorar tudo isso. Inclusive, não é nenhum exagero dizer que este é um dos bairros mais sossegados da capital capixaba.

De vocação residencial e com pouquíssimos comércios, a ilha tem duas praias que atrai moradores e turistas: a Praia da Direita e a Praia Grande. E, dentre as duas, a que possui um astral mais bacana, na minha opinião, é a Praia Grande.

Embora não seja deserta ou selvagem, a Praia Grande da Ilha do Boi tem um jeitão de praia bairrista ideal para dar uma escapada durante o dia a dia. Apesar de não ter serviços de quiosque, há árvores que garantem uma bela sombra na faixa de areia.

No geral, achei um lugar bastante agradável para passar uma manhã ou um fim de tarde à toa sem tanto vuco-vuco. Porém, vale ressaltar que aos finais de semana e durante os meses de verão, o maior número de visitantes acaba levando embora parte do encanto desta praia.

Ilha do Boi
A Praia Grande da Ilha do Boi é um dos lugares mais sossegados para pegar praia em Vitória (ao menos durante a semana!)

7- Curva da Jurema e Praia da Guarderia

Situada na parte mais continental entre a Ilha do Boi e a Ilha do Frade, a Curva da Jurema e a Praia da Guarderia dividem a mesma faixa de areia. Na prática, a principal diferença é que a Curva da Jurema tem mais espaço e quiosques à beira-mar, enquanto a Guarderia é menor e sem estrutura.

Apesar de, atualmente, a balneabilidade da água do mar estar constantemente própria para banho, o mais bacana desta região é passear pela orla ou aproveitar para comer e beber nos simpáticos restaurantes da Jurema. Aliás, o fim de tarde por estas bandas também é animado porque muita gente acaba fazendo a hora feliz nos quiosques na areia.

Além disso, outras atividades bastante comuns por aqui são o stand up paddle e o caiaque. Ambos já fazem parte do cenário desta região e dá até mesmo para alugar estes equipamentos por lá.

Curva da Jurema
A Curva da Jurema tem alguns bons quiosques de frente para o mar
Guarderia
O trecho perpendicular a Curva da Jurema é chamado de Praia da Guarderia

8- Praia das Castanheiras da Ilha do Frade

Seguindo caminho pelas praias de Vitória, se você estiver na Curva da Jurema e atravessar toda a Guarderia, antes de chegar à Praia do Canto poderá fazer um desvio para visitar as praias da Ilha do Frade – mais especificamente a Praia das Castanheiras.

Assim como a Ilha do Boi, a Ilha do Frade é um bairro residencial, tranquilo e com algumas praias que formam um lindo visual. E, na minha opinião, o cantinho mais simpático e que faz o passeio valer a pena é a Praia das Castanheiras.

A praia não é muito grande e não há estrutura, mas a faixa de areia é larga e há algumas árvores fazendo sombra. O mar, por sua vez, é bastante manso e tem água verdinha. No dia em que estive lá havia apenas mais uma pessoa, porém, imagino que durante os finais de semana ensolarados o espaço na areia seja mais concorrido.

Por fim, saiba que na Ilha do Frade também há outras praias que podem render belas fotos. Logo na entrada da ilha está a praia principal, conhecida como Praia da Ilha do Frade. E, um pouco mais adiante, mas do outro lado da ilha, se encontra a Prainha do Meio.

Ilha do Frade
Praia das Castanheiras da Ilha do Frade

9- Praia do Canto

Todo munícipio tem um bairro abastado com localização central privilegiada, boa estrutura de comércios, e ruas mais limpas e bem cuidadas do que a maioria das outras áreas da cidade. E, em Vitória, esse lugar atende pelo nome de Praia do Canto.

Ou seja, mais do que a praia propriamente dita – que não é nem tão bonita e nem o melhor local para um banho de mar – o que faz essa vizinhança ser um bom lugar a ser visitado é a sua combinação urbanística. Inclusive, trata-se de um dos melhores bairros para ficar em Vitória.

Ainda assim, se quiser dar uma chance para a beira-mar da Praia do Canto faça uma caminhada pela orla, começando na Praça dos Namorados em direção a Praça da Ciência – está última, já situada no trecho conhecido como Praia da Guarderia.

Por outro lado, para aproveitar o que há de melhor na Praia do Canto – os seus bares, restaurantes, cafeterias e a noite animada – deve-se caminhar pelas ruas bairro adentro paralelas à orla: Joaquim Lírio, Aleixo Netto e Avenida Rio Branco. É nestes endereços que está localizado o burburinho comercial da vizinhança.

Uma das melhores referências para as suas andanças é o Triângulo das Bermudas, que é o quarteirão mais animado do pedaço e onde há diversos bares lado a lado com mesas em área externa. Três dos mais conhecidos são o Di DomDom Botequim, o Ensaio Botequim e o Bar Abertura, porém, há muitos outros que também atraem os boêmios de plantão.

Praia do Canto em Vitória
O grande atrativo da Praia do Canto é… a estrutura do bairro, e não a praia propriamente dita

10- Praia de Camburi

Ao lado da Praia do Canto, a um simples cruzar de ponte, começa a orla da Praia de Camburi – uma das mais extensas da capital capixaba. Porém, o logradouro do bairro como um todo acaba sendo Jardim da Penha. Ou seja, ao consultar o endereço de algum estabelecimento é muito provável que ele seja indicado no Jardim da Penha.

O mais importante, porém, é você saber que essa região imediatamente ao lado da Praia do Canto também é uma das melhores praias de Vitória. Aliás, diferente da sua prima rica que tem uma orla sem sal, em Camburi o calçadão é cheio de vida e com muitos quiosques de frente para o mar. Portanto, trata-se de um bom pedaço de areia para esticar a canga.

E por aqui não tem essa de ficar se espremendo ao lado de outros grupos que também querem aproveitar um dia de sol. Afinal, sobra espaço na faixa de areia em Camburi – tanto de comprimento como também de largura, você terá uma imensidão a sua disposição.

Além disso, embora sua estrutura seja mais modesta e sem tanto estrelismo, a Praia de Camburi dispõem de bons comércios para o dia a dia. Inclusive, alguns famosos hotéis de rede estão por ali, como por exemplo, o Bristol Alameda Vitória e o Ibis Praia de Camburi.

praias de Vitória - dicas
Praia de Camburi

3 lugares para se hospedar em Vila Velha

($) Para os viajantes que querem economizar, A Casa Morro do Moreno é uma das opções mais em conta da cidade.

($$) Na Praia de Itaparica, o Hotel Olympia é uma das acomodações com melhor nota de avaliação no bairro.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Quality Suítes Vila Velha, na Praia da Costa.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Vila Velha.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here