Decidir onde ficar em Vitória é menos complicado do que em outras capitais do Sudeste. Afinal, por ser um destino de menor porte, a rede hoteleira da cidade se concentra em pouquíssimas vizinhanças.

Ainda assim, isso não significa que encontrar uma acomodação que atenda às suas necessidades será tão simples. Apesar de dispor de uma razoável quantidade de quartos, os hotéis mais convencionais da capital do Espírito Santo não são exatamente os mais baratinhos de lá.

Portanto, para que você consiga uma suíte com bom custo-benefício, é importante reservar a hospedagem com antecedência. E, para te ajudar nesta etapa do planejamento da sua viagem, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber sobre os melhores bairros para ficar em Vitória, e indicarei pousadas e hotéis que costumam oferecer uma excelente relação preço x conforto.

Quais são os melhores bairros e praias para ficar em Vitória?

Via de regra, para uma viagem a turismo, o melhor bairro para ficar em Vitória é a Praia do Canto. Há sim outras vizinhanças onde você poderá se instalar, porém, acredito que esta região é a mais adequada para a maior parte dos turistas a passeio.

Pertinho dali, os hotéis do Jardim da Penha e da orla da Praia de Camburi oferecem localização e estrutura tão boas quanto os da Praia do Canto. Portanto, também as considero boas áreas para ficar em Vitória.

Há ainda a possibilidade de se hospedar no centro ou na cidade vizinha, Vila Velha. Porém, na minha opinião, essas regiões atenderão apenas uma minoria dos turistas que pretendem fazer um roteiro de viagem a Vitória menos convencional. Se este for o seu caso não se preocupe, pois ao longo deste texto também indicarei acomodações por estas bandas.

Por fim, deixo uma dica que poderá ser útil independente da sua escolha de bairro para ficar em Vitória. Para encontrar promoções de hotéis e pousadas e até mesmo reservar o seu quarto, recomendo ficar de olho nas ofertas do site Booking.com.

onde ficar em Vitória - ES
De modo geral, os melhores bairros para ficar em Vitória estão próximos ao mar

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis e pousadas em Vitória

Praia do Canto

Todo munícipio tem um bairro abastado com localização central privilegiada, boa estrutura de comércios, e ruas mais limpas e bem cuidadas do que a maioria das outras áreas da cidade. E, em Vitória, esse lugar atende pelo nome de Praia do Canto.

Ou seja, mais do que a praia propriamente dita – que não é nem tão bonita e nem o melhor lugar para um banho de mar – o que faz essa vizinhança ser um bom pedaço para se hospedar é a sua combinação urbanística. Afinal, além de facilitar a logística do viajante, garante agradáveis caminhadas com objetivo gastronômico – tanto durante o dia como também à noite.

Aliás, uma das características mais marcantes da Praia do Canto é justamente a sua vocação noturna. É lá, inclusive, que está o burburinho conhecido como Triângulo das Bermudas, onde há um enorme conjunto de bares e restaurantes lado a lado.

Por fim, saiba que toda essa estrutura comercial não se encontra na orla da praia. Conforme mencionado, a praia em si é uma mera figurante do bairro. Sua orla – entre a Praça dos Namorados e a Praia de Guarderia – até rende um simpático passeio à beira-mar. Porém, para comes e bebes você deve ir para as três ruas paralelas bairro adentro: Joaquim Lírio, Aleixo Netto e Avenida Rio Branco.

Hotéis e pousadas na Praia do Canto

Apesar de ser uma das melhores praias para ficar em Vitória, a Praia do Canto não tem uma quantidade imensa de hotéis. Portanto, de modo geral, as diárias podem ser mais altas do que em outras vizinhanças.

Um dos hotéis mais em conta por estas bandas da cidade é o Hotel Costa Victória, sendo que muitas vezes há suítes para duas pessoas, já com o café da manhã na diária, que custam em torno de R$ 200,00 por dia. Além disso, localização, conforto e limpeza têm ótima avaliação em sites como o Booking.com.

Outra acomodação que não custa muito é o apartamento do Apart Quartier Latin Hotel. Apesar de compactos, os APs tem sala de estar com cozinha integrada, quarto e banheiro. Na minha opinião, é um excelente lugar para gastar pouco e ter mais independência durante a viagem.

Voltando para as opções de hotéis mais convencionais, outra figurinha carimbada no bairro é o Ibis Vitória Praia do Canto. Além da estrutura moderna e confortável, o serviço profissional também é marca registrada da rede. No geral, é um dos hotéis em Vitória com melhor custo-benefício para a sua estada.

Por fim, se preferir investir em uma categoria acima, o Comfort Suítes Vitória é quem reina dentre os quatro estrelas do pedaço. Além das suítes enormes e equipadas com ar condicionado, TV, cofre e frigobar, o hotel se destaca por oferecer a opção de incluir o jantar no preço da diária (além do café da manhã, que já está incluído na tarifa padrão).

onde ficar na Praia do Canto - Vitória
É na Praia do Canto que está o Triângulo das Bermudas, que é uma região para curtir a noite

Praia de Camburi e Jardim da Penha

Ao lado da Praia do Canto, a um simples cruzar de ponte, começa a orla da Praia de Camburi – uma das mais extensas da capital capixaba. Porém, o logradouro do bairro como um todo acaba sendo Jardim da Penha. Ou seja, ao consultar o endereço de algum estabelecimento é muito provável que ele seja indicado no Jardim da Penha.

O mais importante, porém, é você saber que essa região imediatamente ao lado da Praia do Canto também é um excelente lugar para ficar em Vitória. Inclusive, alguns hotéis de redes famosas – como o Bristol e o Ibis – estão aí.

Apesar de não ser um bairro tão cheio de pompa quanto o seu vizinho, há uma excelente estrutura comercial para o dia a dia. Além disso, como está ao lado da Praia do Canto, será bastante rápido ir até lá caso você queira. Dependendo da localização do seu hotel dá até mesmo para ir andando.

Outra particularidade é que a orla na Praia de Camburi tem mais vida. Seu calçadão com quiosques de frente para o mar acaba ganhando mais protagonismo do que a praia ao lado.

No mais, saiba que o Jardim da Penha também é um dos bairros de Vitória conhecido pela vida noturna movimentada, destacando-se pelos botecos mais descolados e sem firulas. O burburinho mais animado está a aproximadamente dois quilômetros da orla bairro adentro, próximo do campus da Universidade Federal do Espírito Santo. Para se orientar geograficamente, pesquise pelos bares Sofá da Hebe e Abertura.

Hotéis e pousadas na Praia de Camburi

O Onça da Praia Hostel é o lugar mais barato para ficar em Vitória sem abrir mão da localização da Praia do Canto. Apesar de estar oficialmente no Pontal de Camburi, basta caminhar uma quadra para chegar ao bairro vizinho. Além disso, o hostel dispõem quartos privativos e dormitórios compartilhados – ambos com um precinho que cabe no bolso de qualquer viajante.

Caso hostel não seja o seu tipo de hospedagem, os dois hotéis mais bem cotados no bairro são o Bristol Alameda Vitória e o Ibis Praia de Camburi. Localizados na avenida à beira-mar, são hotéis de grande porte e convencionais que oferecem diversas comodidades ao hóspede.

Não menos importante, vale mencionar que tanto o Bristol como também o Ibis, têm uma ótima nota de avaliação e sempre recebem muitos elogios nos sites de reserva como o Booking.com.

melhores bairros para ficar em Vitória
Praia de Camburi

Centro de Vitória

De modo geral, não vejo grandes benefícios em ficar no centro da cidade. Embora essa região tenha alguns pontos turísticos e você possa incluí-la na sua lista de passeios para fazer em Vitória, no quesito de hospedagem, acho mais pertinente os bairros indicados anteriormente.

Particularmente, só me hospedaria no centro de Vitória se eu tivesse algum compromisso que limitasse a minha viagem exclusivamente a essa parte da cidade. Ainda assim, dependendo da categoria do hotel que você pretende de se hospedar, talvez seja mais fácil encontrar uma opção fora do centro.

Caso queira encurtar a distância até o centro sem precisar se hospedar lá, uma boa opção é ficar nos hotéis que estão na vizinhança da Enseada do Suá, localizada cinco quilômetros distantes.

Hotéis e pousadas no centro de Vitória

O Cannes Palace é um dos principais hotéis no centro de Vitória. Localizado próximo ao Palácio Anchieta, é um hotel sem muitas firulas que cumpre com o prometido de uma boa noite de sono. E o melhor: o precinho é pra lá de simpático.

Na Enseada do Suá e pertinho do Shopping Vitória, o Golden Tulip desponta como o favorito de muitos viajantes. Aliás, este é um dos hotéis mais concorridos da cidade. Além dos serviços impecáveis de um legítimo hotel quatro estrelas, o Golden Tulip se destaca pela estrutura moderna, suítes espaçosas e confortáveis, e um café da manhã digno de férias.

bairros de Vitória
Não há muitos hotéis no centro de Vitória

Qual é melhor: Vitória ou Vila Velha?

Muitos visitantes ficam em dúvida se é melhor ficar em Vitória ou Vila Velha. Afinal, além de ter qualidades suficientes que justificam a estada, a cidade vizinha está – quase – grudada na capital do estado, separada apenas por três pontes.

Em todo caso, se o foco da sua viagem é Vitória e seu roteiro será majoritariamente lá, na minha opinião, é melhor ficar em Vitória mesmo. Dessa forma, você pode fazer um passeio de um dia para conhecer Vila Velha e as suas atrações.

Por outro lado, a estada fora da capital pode valer a pena se você pretende fazer uma viagem para curtir o mar. Isso porque, as praias de Vila Velha são consideradas melhores para esticar a canga na areia.

Portanto, aqui vai a solução para a sua dúvida:

» Não faz questão de ser banhista por mais um dia, pretende visitar atrações além da praia e preza por uma variada rede de bares e restaurantes? Fique em Vitória.

» Fará uma viagem sem compromisso de bater cartão em pontos turísticos, quer ir à praia todos os dias e não faz questão de uma vida noturna tão agitada? Fique em Vila Velha.

Hotéis e pousadas em Vila Velha

Os hotéis e pousadas em Vila Velha estão concentrados em dois bairros: Praia de Itaparica e Praia da Costa. Estes são os dois principais pedaços de areia da cidade e, de fato, é a região com melhor localização e estrutura comercial para os turistas.

Na Praia de Itaparica, o Hotel Santorini e o Hotel Olympia são as duas opções com melhor custo-benefício. Fazendo a linha clássico-convencional, ambos entregam tarifas realistas, estrutura organizada e café da manhã caprichado.

Na Praia da Costa, A Casa Morro do Moreno é o lugar perfeito para quem quer economizar e se hospedar em um local estilo pousadinha praiana aconchegante. Além de suítes privativas, lá você também encontrará dormitórios compartilhados.

Ou, se preferir investir em um hotel padrão quatro estrelas, o melhor endereço na Praia da Costa é o Quality Suítes Vila Velha. As diárias, que custam entre R$ 400,00 e R$ 500,00, já incluem diversas comodidades, como, por exemplo: café da manhã caprichado, estacionamento, acesso à piscina, sauna, academia e espaço infantil.

onde ficar em Vitória ou Vila Velha?
A Praia de Itaparica é um dos melhores bairros para ficar em Vila Velha

» Se acaso preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Vitória.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here